Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como anda a questão da soja?


Zé Ninguém

Posts Recomendados

8 minutos atrás, cotozin disse:

Mas esse papo de que a "indústria da soja paga por estudos pra provar x ou y" porque tem interesse em aumentar o consumo da mesma. Não pode servir para o outro lado da moeda?

Também há N indústrias (também bilionárias) que querem que a soja seja cada vez mais desacreditada, eles são os bonzinhos e não pagariam estudos também?


Qual o objetivo econômico teria em barrar a soja??? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

1 minuto atrás, mut4nt3 disse:


Qual o objetivo econômico teria em barrar a soja??? 

 

?


Vocês estão discutindo isso há exatas 13 páginas.

Quando você faz a opção de comprar soja, você deixa de comprar alguma outra coisa (proteína em geral, carne, por exemplo). A indústria da carne não é bilionária?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, GianToledoNunes disse:

Tem, inclusive em adolescentes em época de puberdade. 

E nada mudou na composição hormonal.

A verdade é que não existe NENHUM estudo comprovando nada disso. 

 

Numa pesquisa rápida eu realmente não encontrei nada muito robusto... Tem algumas correlações, mas nada realmente concreto. Vou procurar mais infos...

 

Citar

Entendo, assim como existem onívoros que reconhecem malefícios de carnes e etc. 

Sempre vão existir vertentes contrárias, não significa que algum lado está certo.

Eu procuro não consumir grandes quantidades de soja assim como não consumo qualquer coisa em grandes quantidades, mas é um dos alimentos mais completos para uma dieta vegana..

 

A galera vegana de repente até entende mais disso... 

 

31 minutos atrás, mut4nt3 disse:


Vamos partir do princípio básico, a soja hoje em sua maioria é de produção transgênica. Não existe até hoje nenhum estudo que comprovou a segurança dos transgênicos, há países que proíbem os transgênicos inclusive. Coincidência (kkkk) ou não, os maiores produtores de transgênicos são também os maiores produtores de agrotóxicos, nisso cabe uma pesquisa sobre a Monsanto. Cabe ressaltar também que, o aumento de crianças alérgicas e inclusive o aumento de problemas como autismo e outras complicações PODE ser relacionado ao consumo de transgênicos.

 

Mas aí o problema seria específico dos transgênicos, não (se é que tem problema)? Não algo da soja em si.

 

Citar


O segundo ponto é que já foi provado que a soja tem fitohormônios (que seria o "turkesterone" do estrogenio), tem 2 anti nutrientes ativos (lectina e protease), além disso ela dificulta a absorção de mineirais e vitaminas.

 

Ok. Esses fitohormônios e anti nutrientes tem efeitos colaterais adversos no mundo real? Em que dose? Pergunto pq geralmente a dose é que faz o veneno... 

 

Citar

Terceiro ponto: Com relação a PIS, o processo de isolamento da proteína é feita com lavagem de alumínio que penetra nesse farelo resultante e o contamina.

 

Acho que vc postou algum estudo nesse sentido. Tem estudo sobre isso?

 

Citar

Quarto ponto: A indústria da soja paga estudos para provar que é saudável, justo porque ela é produzida em larga escala e precisa dar lucro no mercado, mesmo com essa campanha ela ainda é rejeitada, tanto é que na indústria de suplementação, algumas marcas usam pra baratear a produção de whey a PIS, proteína do trigo, colágeno etc mas quando se trata de produtos premium eles ainda fazem questão de colocar no rótulo: SOY FREE.

 

Aí eu já acho um papo de teoria da conspiração. A industria de suplemento banca uma porrada de estudos e a galera mais informada não fica usando esses suples todos. E numa análise mais criteriosa esses estudos tendenciosos ficam conhecidos como tal. Vide os estudos recentes sobre HMB+ATP (que teve resultados superiores a um estudos com esteroide kkk) e um com BCAA, que foi alvo de uma carta ao editor de um grupo de cientistas do meio (Schoenfeld, Aragon e Dieter, se não me engano).

 

Fora que tem os casos em que o estudo é bancado na intenção de provar um ponto e o tiro sai pela culatra - vide o estudo do Taubes que não mostrou superioridade de dietas low carb, como ele esperava.

 

Essa teoria da conspiração não me convence mesmo. Os estudos mal feitos e mal intencionados podem existir, mas não passam pelo crivo da melhor ciência. 

 

Ainda acho que seguir a ciência é o melhor caminho pra saber os reais efeitos de qualquer substância.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, cotozin disse:

 

?


Vocês estão discutindo isso há exatas 13 páginas.

Quando você faz a opção de comprar soja, você deixa de comprar alguma outra coisa (proteína em geral, carne, por exemplo). A indústria da carne não é bilionária?


Ah, mas o mesmo que produz bovinos e leite são os mesmos que produzem soja... os bovinos já são consagrados na nutrição como proteína essencial.

comprar soja não muda o consumo de laticínios e proteína animal porque a produção de soja é em uma escala anormal cara, a soja RENDE demais, ela é barata justo porque é muito fácil de produzir 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, cotozin disse:

 

?


Vocês estão discutindo isso há exatas 13 páginas.

Quando você faz a opção de comprar soja, você deixa de comprar alguma outra coisa (proteína em geral, carne, por exemplo). A indústria da carne não é bilionária?

Os caras se auto anulam. ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
4 horas atrás, mut4nt3 disse:


Vamos partir do princípio básico, a soja hoje em sua maioria é de produção transgênica. Não existe até hoje nenhum estudo que comprovou a segurança dos transgênicos, há países que proíbem os transgênicos inclusive. Coincidência (kkkk) ou não, os maiores produtores de transgênicos são também os maiores produtores de agrotóxicos, nisso cabe uma pesquisa sobre a Monsanto. Cabe ressaltar também que, o aumento de crianças alérgicas e inclusive o aumento de problemas como autismo e outras complicações PODE ser relacionado ao consumo de transgênicos
 

 

Errado

Existem estudos mostrando que GMO são seguros.

 

Estudo de 90 dias a 2 anos com animais

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22155268

 

Overview dos ultimos 10 anos e mais de 1800 pesquisas sobre o assunto

http://www.tandfonline.com/doi/full/10.3109/07388551.2013.823595?scroll=top&needAccess=true

 

Estudo sobre 29 anos de GMO  :

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25184846

review aqui http://www.skepticalraptor.com/skepticalraptorblog.php/trillions-data-points-gmo-foods-safe-no-debate/

 

Aprox. 400 estudos sobre em GMO (geral) aqui:
http://genera.biofortified.org/viewall.php

 

--

 

Quando a discussão sobre Monsanto, concordo que os caras são um monopólio desgraçado (principalmente nos EUA), ao ponto de ferrar os produtores facilmente se quiserem. Não torna o produto deles "ruim" ou inseguro, mas economicamente eles fazem o que quiserem de quem depender deles.

 

O banimento por alguns países vem ou de governantes mentindo que GMO não é seguro ou não há interesse em deixar entrar empresas como Monsanto na industria local.

 

--

 

Não existe estudos que mostrem que autismo e outras complicações "podem" estar relacionados com GMO.

 

Mas existe a "boa e velha" (e errada) correlação:

1WZ6h.png

 

Nesse caso autismo "claramente" é causado por comida orgânica. Mesma lógica do pessoal sem noção que correlaciona autismo com GMO ou vacinas, mas com outros dados no meio.

 

 

3 horas atrás, Shrödinger disse:

Aí eu já acho um papo de teoria da conspiração. A industria de suplemento banca uma porrada de estudos e a galera mais informada não fica usando esses suples todos. E numa análise mais criteriosa esses estudos tendenciosos ficam conhecidos como tal. Vide os estudos recentes sobre HMB+ATP (que teve resultados superiores a um estudos com esteroide kkk) e um com BCAA, que foi alvo de uma carta ao editor de um grupo de cientistas do meio (Schoenfeld, Aragon e Dieter, se não me engano).

 

Fora que tem os casos em que o estudo é bancado na intenção de provar um ponto e o tiro sai pela culatra - vide o estudo do Taubes que não mostrou superioridade de dietas low carb, como ele esperava.

 

Essa teoria da conspiração não me convence mesmo. Os estudos mal feitos e mal intencionados podem existir, mas não passam pelo crivo da melhor ciência. 

É por ai mesmo.

 

Tem aquela:

beleza, existem pesquisas pagas para provar que é bom e/ou ruim (pra todo lado).

Mas:

-Qual delas foi financiada pela "industria da soja"? Todas que falam bem do soja?

-Qual foi financiada apenas por faculdade/institutos/etc sem dinheiro "da industria"? Se elas falam bem também, estão erradas?

-As pesquisas negativas contra soja estão corretas? Essas não podem ter sido também financiadas por industria contrária ao soja?

 

Por mais que a suspeita exista, a "lógica" só bate pra um lado e não pra outro... Isso que mal existe evidencia que estudo XYZ foi financiado (ou não) para ter resultado manipulado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...