Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Compreendendo a Recuperação

Por Dentro do Fenômeno da Recuperação Muscular após o Exercício Físico

Sempre que as células musculares são sujeitadas ao stress do treinamento anaeróbio de alta intensidade, ocorre dano a nível celular.

O GRAU de dano depende do grau de intensidade – quanto mais alta a intensidade, maior o dano.

É o processo de cura deste dano que então tornará a célula muscular maior e mais forte.

A recuperação de uma sessão de treinamento requer vários passos; cada um dos quais tem que proceder até sua conclusão, ININTERRUPTAMENTE, para recuperação e resposta adaptável COMPLETA.

Esta sucessão de eventos acontece da seguinte maneira e seqüência:

1- Durante contrações musculares intensas ocorre dano no tecido conjuntivo/contrátil (célula muscular), particularmente durante a ação excêntrica (fase negativa).

2- Dentro das primeiras 24 horas, os níveis de neutrófilos (células brancas do sangue que respondem ao dano) sofrem aumento e migram para o local do dano ou do trauma do exercício.

3- Ao mesmo tempo, são lançadas enzimas lisossômicas que digerem o tecido danificado se inicia a atividade de quebra de proteínas.

4- Macrófagos (células que ajudam os lisossomos e que sintetizam uma variedade de substâncias químicas em resposta à inflamação) começam a se acumular cerca de após 24 horas, e continuam fazendo isso por até vários dias. Estas células secretam uma substância química chamada PGE2, à qual se acredita que torna os nervos mais sensíveis à dor, o que pode ajudar a explicar a sensação de dor que inicia 24 horas ou algo assim após o exercício, e que dura por tanto tempo quanto 7 dias ou mais.

5- Esta resposta inflamatória produz dano adicional à área afetada e pode continuar durante vários dias além da imposição do dano tensional INICIAL do treinamento.

6- Uma vez estas respostas inflamatórias iniciais (passos 1 a 5) sejam completadas, então a sinalização inicial para o INÍCIO da regeneração tecidual (reconstrução do músculo) pode ser observada. A célula muscular precisa primeiramente reconstruir os níveis normais de estrutura e função, e então, só então, e só SE for permitido TEMPO ADICIONAL, irá super-compensar e construir níveis MAIORES que os anteriores.

A próxima pergunta é: Quanto tempo leva para que este processo ocorra por INTEIRO? Quanto mais intenso seu treinamento, mais muito tempo você terá que permitir para a recuperação. Se você acrescenta 50% à carga que você usa normalmente para repetições de alta intensidade, ou então, então segue executando repetições NEGATIVAS, você simplesmente aumentou dramaticamente o stress, e então, o TEMPO necessário para o músculo se recuperar.

Lembrem-se sempre de equalizar os fatores Treino x Intensidade x Frequência x Descanso. Na academia nós damos apenas o estímulo de crescimento, mas é necessário dar ao nosso corpo a chance de se recuperar e crescer mais forte do que nunca.

Bons treinos e principalmente boa supercompensação a todos!

Fonte:Alta testosterona.

_________________________________________

è um artigo bem simples e direto.. achei bem interessante..

Obvio que a velocidade de recuperação varia de pessoa a pessoa , musculo a musculo..

Abraços!

Publicidade

Postado

Muito bom! Tava procurando algo assim ha tempos! acho importante aumentar o tempo de descanso. Estou testando um ABCDE diferente: A na segunda, B na quarta e C na sexta. Na outra semana D na segunda, E na quarta e A na sexta. Nas terças e quintas faço abdominais, panturrilha e pescoço.

Ta dando pra recuperar legal. As pernas ficaram doendo por 5 dias. Não daria pra treinar antes.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...