Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Salve rapaziada, alguem que manja de bioquimica ai poderia me responder o por que da ingestao de bicarbonato de sodio apresentar um aumento  da concentracao de lactato sanguineo e da performance?

**O bicarbonato eh impermeável ao sarcolema entao ele só diminuiria a acidemia formando acido carbônico e que posteriormente formara água e gás carbônico. Nao havendo relacao com o lactato formado dentro da célula, entretanto o estudo diz que com o aumento da alcalose sanguínea eh gerado um gradiente de concetracao de íons H+, o que promoveria um aumento do efluxo destes e dos ácidos.

-Segue o artigo Os efeitos do bicarbonato de sódio na concentração de lactato e na performance de corredores de meio-fundo e fundo. AQUINO, David et al, 2009.

grafico lactato e rendimento.png

grafico lactato e rendimento2.png

Publicidade

Postado

Não lembro mais muito de cabeça sobre lactato, só que ele é acido. Quando vc treina muitas reps e sente arder é o lactato gerado não lembro se na aero o anaerobiose (Krebs ATP), não lembro muito de cabeça. O bicarbonato (base) entra como tampão pra vc não morrer por acidose sanguinea. Mais bicarbonato, provavelmente mais lactato vc aguenta. Existem outros tampões tbm.

Postado
3 horas atrás, surf disse:

Não lembro mais muito de cabeça sobre lactato, só que ele é acido. Quando vc treina muitas reps e sente arder é o lactato gerado não lembro se na aero o anaerobiose (Krebs ATP), não lembro muito de cabeça. O bicarbonato (base) entra como tampão pra vc não morrer por acidose sanguinea. Mais bicarbonato, provavelmente mais lactato vc aguenta. Existem outros tampões tbm.

Será que com limão acontece a mesma coisa?

Postado (editado)

Entao meus amigos, a relacao com o aumento da performance e a concentracao de lactato eu consegui compreender.

O lactato nada mais eh do que a molecula de piruvato oxidada, acoplado a reducao de NADH em NAD+ catalisada pela LDH. E com a reducao de NADH em NAD+ a glicolise podera ocorrer pois  esta coenzima "NAD+" eh essencial em alguma de suas 10 etapas q eu n lembro kkkk

mas agr onde q o bicarbonato entra eu n sei

Editado por Sodexo
  • 6 meses depois...
Postado

O bicarbonato de sódio é uma base, ou seja, ela consegue neutralizar ácidos. No meio aquoso, as bases liberam íons OH-, enquanto os ácidos liberam íons H+, ambos as moléculas se atraem formando água e liberando uma sal derivado das outras moléculas presentes na base e no ácido.

• 3 semanas depois...
Postado

Já tomei bicarbonato de sódio durante uma semana quando treinava natação e boxe, aumentou sim minha performance, mas eu passava mal demais depois, e o gosto nem vale a pena. Mas pra quem é atleta e compete deve ser um boa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...