Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

E este massacre em Manaus?

Coverdale

Posts Recomendados

Publicidade

1 minuto atrás, nwalker disse:

Mas se você desenvolver algum problema de saúde e for utilizar o SUS, aí passa a ser problema meu. Ou desenvolver problemas sociais

Entäo o uso de álcool, café, analgésicos, etc, por qualquer pessoa do país é um problema seu. Uma pessoa viciada em Sorine, por exemplo, é um problema seu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Bigatti disse:

O grande problema das drogas é que "foi feito para poucos". Eu já fui usuário de drogas, gostava de cheirar uma "farinha", e confesso que muitos dos meus amigos deram a primeira cheirada comigo e alguns deles chegaram ao fundo do poço ou até mesmo começaram a usar drogas mais forte ( se é que existe). Hoje em dia não uso mais nada e já faz um bom tempo, na realidade tudo isso tem que haver um controle seja a maconha, coca, anbolizantes etc.. nem todo mundo sabe lidar com isso.

Concordo mas com um adendo, tem droga que não é viciante do mesmo modo que a cocaína... Então é mais "reelex", como eu sempre cito o exemplo do LSD, ecstasy e maconha, nenhuma dessas três de deixa chegar ao fundo do poço. Ao contrário da que você citou, crack, heroina etc.

Sim, deve ser liberado, mas deve ser feito uma questão de conscientização e uma melhoria dos processos do SUS.

Link para o comentário

7 minutos atrás, Torf disse:

Você dava a entender que concordava com o uso estético dos anabolizantes. Agora vejo que você concorda com as regras atuais de venda de anabolizantes. =)

O uso estético até um certo ponto também pode ser medicinal. Roacutan pode ser considerado uma medicação de uso estético e é liberada. Existem muitos médicos receitando fórmulas para auxiliar na perda de peso e os pacientes nem sempre são obesos. Isso também pode ser considerado fim estético e é permitido.

Aquilo que a princípio parece somente uma melhoria estética pode ser utilizado justamente para combater um problema de ordem psicológica (baixa auto estima, rejeição da aparência,etc).

9 minutos atrás, Torf disse:

Entäo o uso de álcool, café, analgésicos, etc, por qualquer pessoa do país é um problema seu. Uma pessoa viciada em Sorine, por exemplo, é um problema seu.

O abuso de qualquer droga, não só as ilícitas.

Link para o comentário

Poxa, que exemplo fraco hein? Estatisticamente qual é a incidência de problemas de saúde causados por cafeína em indivíduos saudáveis? Causa alterações de comportamento, de percepção, efeitos psicológicos como ansiedade, depressão?

Fora que o próprio organismo se adapta...praticamente em poucos dias você não sente mais nenhum efeito estimulante.

Link para o comentário

PRISÃO NÃO É CAMPO DE EXTERMÍNIO

Prisões não devem ser hotéis, é verdade, mas tampouco sucursais do inferno

Nos últimos dias, muita gente por aí, algumas poucas pessoas da imprensa e, curiosamente, uma bela parcela da classe política tem reagido de uma forma curiosa, bastante virulenta e pérfida, diante das ocorrências macabras nos presídios do Norte do país. Num momento ou noutro, dizem algo como “mas prisão não é hotel” para justificar que está tudo ok com nosso infernal sistema carcerário.

É óbvio e ululante que, em geral, a enorme maioria dos presídios brasileiros é um ambiente inabitável, desde as condições físicas do local até as relações sociais doentias que se estabelecem por lá. Alega-se, muitas vezes, que para evitar tal ambiente degradante basta não cometer crimes, então tudo bem o ambiente carcerário ser o quão terrível puder ser.

Há um curioso paralelo religioso com esta forma de pensamento. No cristianismo medieval, principalmente no tardio, aquele que mais herdamos no início da colonização e que é recorrentemente reavivado pelos neopentecostais, a situação é simples: o pecador será lançado aos tormentos infernais pela eternidade, como punição por seus maus atos e maus pensamentos; para evitar o inferno basta não pecar. E a punição é eterna e cumpre o único objetivo de fazer sofrer os danados e, como diz Tertuliano, aumentar o agrado da beatitude dos puros ao observarem a pena dos danados, divertindo-se sadicamente.

Caso nosso sistema carcerário tivesse como objetivo única e exclusivamente fazer sofrer, um simulacro terreno dos tormentos imaginados pelos religiosos reservado aos pecadores, nosso modelo seria bastante bom. Entretanto, oficialmente pretende-se recuperar os criminosos, reeducá-los, recondicioná-los, para que voltem a ser cidadãos produtivos, pacíficos. Tanto que nosso sistema penal não prevê penas capitais ou sequer prisão perpétua.

Outra coisa demasiado óbvia é que nosso atual modelo carcerário não se presta à recuperação, reeducação, recondicionamento dos detentos. Longe disso, serve como uma “Universidade” do crime, onde para sobreviver o detento é obrigado a se “profissionalizar” de vez, adentrar no crime organizado e, ao invés de sair da cadeia apto a ser um cidadão produtivo e pacífico, sai devendo a vida a facções criminosas que o utilizarão para fins criminosos dentro e fora do sistema prisional.

Nosso sistema jurídico é demasiado ineficiente e lento e nossa polícia tem uma capacidade investigativa pífia. Sendo assim, parte da superlotação das cadeias se deve a dois terríveis fatores: detentos que já cumpriram pena a esperam anos pela soltura e detentos que sequer foram julgados, portanto não foram condenados e podem vir a ser considerados inocentes (e talvez o sejam, de fato) e aguardam anos pelo julgamento. Some-se a isso quaisquer casos bizarros onde se condena uma pessoa inocente. Tendo isso em mente, é simples concluir que nem todo mundo que está preso sequer é criminoso.

Sociedades capazes de apartar os criminosos da fúria dos que receberam as más ações e da fúria da população são mais pacíficas, porque uma entidade impessoal soberana, o Estado, impede o ciclo infinito de vinganças decorrentes dos maus atos: protegendo os criminosos e punindo-os de forma impessoal, sistemática. Isso é muito mais antigo do que a ideia de Direitos Humanos e remonta aos princípios das sociedades melhor organizadas.

Sociedades capazes de recuperar criminosos são ainda mais pacíficas e mais prósperas do que aquelas nas quais os criminosos são simplesmente punidos não pela vítima, seus familiares ou amigos, mas pelo Estado. E sociedades deste tipo preveem, ainda, que erros de condenação são possíveis, um motivo adicional para tratar criminosos como humanos.

A enorme maioria dos presídios brasileiros está longe de ser parecida com uma rede hoteleira, mas antes como um simulacro dantesco da crença medieval num inferno para castigar eternamente os danados. O triste mesmo é que isso só torna nossa sociedade mais violenta e menos próspera.

Fosse possível que nossas prisões se assemelhassem a hotéis e/ou centros educativos, melhor seria nossa sociedade. E desconfio, inclusive, que uma sociedade melhor do que a nossa, pra começo de conversa, já produziria um sistema carcerário mais humano e mais eficiente. No momento nós pagamos — e caro — por um simulacro de inferno terreno que só contribui para engordar as fileiras do crime organizado e pauperizar nossa sociedade como um todo, além de torná-la menos segura.

Na imagem, uma cela típica de uma prisão japonesa, onde a disciplina é muito rigorosa, mas as condições sanitárias e humanitárias são elevadas, permitindo um aproveitamento muito grande na tarefa de recuperar criminosos e recondicioná-los como cidadãos pacíficos e produtivos. E, curiosamente, no Japão há também pena Capital (que não é aplicada desde 1996, quando executou Shoko Asahara, um terrorista que causou dezenas de vítimas num ataque com gás venenoso no metrô lotado em 1994: era um fanático religioso) e prisão perpétua. Nós pagamos ainda mais do que os japoneses por preso ao ano para obter um resultado completamente diferente do obtido pelos “presídios-hotéis” do Japão.

Prisões não tem de parecer com hotéis, é verdade, mas com internatos escolares, eu diria. Não me diverte um cosplay de inferno na Terra e, já que eu pago por isso, eu quero que as prisões cumpram seu papel.

http://ano-zero.com/prisao-hotel/

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...