Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Resistência a insulina?

FranGui

Posts Recomendados

Olá, iniciei musculação há pouco tempo e não entendo muito. Me disseram que o excesso de carboidrato e muitas refeições durante o dia pode gerar uma resistência a insulina, podendo aumentar a glicose e gerar diabetes, é isso mesmo? Pensando a longo prazo, é vantajoso comer carboidratos demais ou é bobagem? Só quem tem tendência ao aumento da glicose é prejudicial?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

9 minutos atrás, lukao1993 disse:

O que seria excesso de carbo pra você?

Não sei. Eu gostaria de saber, sou leigo no assunto se tratando de hipertrofia. Até quantos gramas de carbo por quilo corporal seria ideal para um indíviduo que quer ganhar massa magra de maneira saudável a longo prazo? 

Link para o comentário

O que lhe disseram sobre resistência à insulina está absolutamente correto. Ingerir uma quantidade excessiva/inadequada de carboidratos não lhe será vantajoso.

Sobre a quantidade correta:

1 - Descubra seu gasto calórico diário;

2 - Ingira esta quantidade de calorias ou até 20% mais - não recomendo um excedente maior que 20%;

3 - Os carboidratos devem contribuir com aproximadamente 40% a 60% da quantidade de energia (calorias) que você ingere. Seria uma faixa considerada saudável e adequada para promover bom desempenho. 

Link para o comentário

2 horas atrás, FranGui disse:

Olá, iniciei musculação há pouco tempo e não entendo muito. Me disseram que o excesso de carboidrato e muitas refeições durante o dia pode gerar uma resistência a insulina, podendo aumentar a glicose e gerar diabetes, é isso mesmo? Pensando a longo prazo, é vantajoso comer carboidratos demais ou é bobagem? Só quem tem tendência ao aumento da glicose é prejudicial?

Sim, não e não.

Link para o comentário

Exemplo:

Digamos que você constate que a quantidade de energia (calorias) que seu corpo precisa diariamente seja de 2000 kcal (estou usando essa quantidade de calorias apenas como exemplo, como demonstrarei a seguir;)

40% de 2000 = 800 kcal. A queima de 1 grama de carboidrato pode gerar uma quantidade de energia equivalente a 4 kcal.

Portanto, 200 gramas de carboidratos poderiam gerar uma quantidade de energia equivalente a 400 kcal. (800/4=200).

Ora, se das 2000 kcal, os carboidratos já se encarregam de fornecer 800 kcal, temos 1200 kcal ainda restantes a ingerir.

Proteína e gordura serão os macronutrientes que se encarregarão de fornecer as 1200 kcal restantes em sua dieta. Ambos são diferentes dos carboidratos, são metabolizados de forma diferente, e são requeridos pelo organismo por motivos diferentes.

1 grama de carboidrato = 4 kcal

1 grama de proteína = 4 kcal

1 grama de gordura/lipídeos = 9 kcal.

Gorduras/lipídeos: Vou sugerir que vc os faça compor ao menos 20% da dieta (é muito importante que não seja menos de 20%. Há evidências científicas de que uma ingestão menor que essa prejudica a saúde e desempenho.) Entre 20% a 30% do total calórico (2000kcal) seria adequado.

Proteínas: O restante das calorias. Isso deverá ser pelo menos aproximadamente 1,6 gramas para cada quilo corporal (note que aqui não há uma resposta única da comunidade científica. Entre 1,6 gramas por cada kg de quilo corporal até 2,2 gramas por kg há de ser eficaz.)

Isso é o início/ponto de partida. Será interessante você

aprender sobre metabolismo/hormônios. Pensando em médio/longo prazo, há peculiaridades a serem consideradas.

Ou seja, conclusão:

Uma dieta equilibrada e correta é o que lhe proporcionará ganhos ótimos e saúde adequada.

Link para o comentário

2 horas atrás, FranGui disse:

Exato. O excesso é prejudicial e nada vantajoso em todas as situações.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...