Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

CETONAS: O COMBUSTIVEL
DO CÉREBRO PARA FOCO E PERFORMANCE MENTAL

Seu cérebro pode funcionar melhor sem depender de carboidratos? As cetonas, produzidas na cetose, são uma fonte de energia eficiente que melhora o foco, a clareza mental e reduz a fadiga.

Como funciona?

Ao reduzir carboidratos, o corpo passa a quebrar gordura e produzir cetonas, como o beta-hidroxibutirato (BHB). 

Essas moléculas estabilizam os níveis de energia, reduzem a inflamação e melhoram a comunicação neuronal.

Evidências científicas apontam benefícios da cetose para o cérebro:

• Melhora cognitiva e memória: O BHB reduz o estresse oxidativo e aumenta a biogênese mitocondrial, otimizando a função neuronal. (Newman et al., 2017)
  • Neuroproteção e menor risco de doenças neurodegenerativas: A cetose reduz a neuroinflamação e estimula o BDNF, essencial para plasticidade sináptica. Dietas cetogênicas já demonstraram melhorar a cognição em Alzheimer e Parkinson.
  • (Cunnane et al., 2020)
  • Menor fadiga mental: Modulação do glutamato, GABA e dopamina contribui para maior resistência mental. (Hallbook et al., 2015)
  • Estabilização da glicose e proteção contra resistência à insulina cerebral: Cetonas fornecem energia independentemente da insulina, beneficiando pacientes com disfunções metabólicas cerebrais.
  • (Krikorian et al., 2012)

Como aproveitar esses benefícios?

• Dieta cetogênica ou low carb, priorizando gorduras boas e evitando carboidratos refinados.
  • Jejum intermitente para estimular a produção de corpos cetônicos.
  • Suplementação de ésteres de cetonas para otimizar a performance mental.

Quer mais energia mental e clareza? A cetose pode ser uma excelente estratégia! 

Texto de Franciele Conter

Postado

Uma pergunta cretina...

Durante um deficit calórico, o corpo utilizará gordura corporal como fonte de energia. Dessa forma, é possível notar algum desses benefícios citados, mesmo que em menor nível, ou somente quando se está em cetose?

Postado
Em 18/03/2025 em 23:49, CDR disse:

Uma pergunta cretina...

Durante um deficit calórico, o corpo utilizará gordura corporal como fonte de energia. Dessa forma, é possível notar algum desses benefícios citados, mesmo que em menor nível, ou somente quando se está em cetose?

Supostamente os benefícios citados são obtidos com a cetose.

Até onde eu sei, não tem evidências robustas sobre esses benefícios mentais da cetose, por isso supostamente. Mas pra quem quiser vale o teste.

Eu mesmo me sinto mto bem em jejum, q é um estado cetogênico, fico mto mais ligado. Já fiz cetogênica tb e gostei, mas hj é difícil tirar pizza, batata e pipoca da dieta kkk

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...