Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estou com 23 anos e me sinto sem rumo. O que fazer para recuperar autoestima e vontade de viver ?


GuileBR

Posts Recomendados

Publicidade

Não me leve a mal, falei a mesma coisa pro meu sobrinho qdo engravidou a mulher: primeiro pare de vitimismo, seja Homem e corra atrás do que tem que correr e faça o que tem que fazer, faça exames hormonais, tome vitamina D, sobre estudo: segundo o max gehringer, faça curso profissionalizante, tenha uma profissão e não um emprego, isso é um puta diferencial no momento atual do país, milhões fazem faculdade e não sabem p*rra nenhuma sobre trabalho, vc sabendo sobre o trabalho larga bem na frente, na minha época faculdade era diferencial, hj não mais. Se seu pai está disposto a te ajudar, ótimo, aceite a ajuda dele, faça por merecer e principalmente siga esse conselho pra sua vida: respeite e ouça seus pais, eles são os que mais te amam e querem sempre seu melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faça exame, testosterona e vitamina d3, me manda  o resultado por MP qdo ficar pronto...

 

 

se vc vê pornografia com frequencia, mais ainda se fica  abrindo várias abas haha, tá  com os receptores de dopamina desregulados...

 

que fazem vc nao ter motivação pra nada, nem se sentir feliz por quase nada... a  vida é branca e preta, sem cor, sem brilho

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso esses pensamentos negativos sejam recorrentes em seu dia a dia, a melhor coisa a se fazer é ir a um bom psiquiatra. Pois parece ser uma depressão leve. Quanto antes tratar melhor, pois depressão é algo negligenciado pela maioria das pessoas, só tendem a buscar ajudar quando estão no fundo do poço.

 

Em relação a faculdade, eu não sei, alguns pais não querem que os filhos estudem em faculdades federais, outros o querem. É algo relativo. Quanto ao cursinho, é normal encontrar pessoas diferentes idades por lá, caso você se sinta mal por estar apenas no meio da garotada de 16/17 anos; tente o semi-intensivo noturno, geralmente as pessoas que o frequentam são mais velhas e trabalham a noite.

 

Não deposite todas suas fichas numa faculdade federal também, pois você pode acabar se frustrando. Eu sou ex-aluno de uma, o que mais tem naquele lugar são greves, você sabe quando entra e não sabe quando sairá. Às vezes é melhor cursar uma boa faculdade particular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

 Já tentou dar um salto em altura sobre uma barra, ou mesmo por cima de uma cerca ou dum muro? Caso a altura não tenha sido muito grande e você tenha achado que o conseguiria, é provável que tenha saltado com bom êxito. Mas, se teve medo, não o conseguiu, o salto talvez tenha fracassado, com conseqüências desagradáveis.  Assim se dá com muitas outras coisas. Por exemplo, se tiver medo de entrar na água, nunca aprenderá a nadar. Cara viva a sua vida da melhor maneira possível, a confiança tem muito que ver com isso. Não poderá ser realmente feliz ou fazer bom progresso na estrada da vida sem ter confiança no que está à sua frente. 

Já pensou em abrir o coração a seus pais? Talvez ache que eles não têm condições de entender seus problemas. Será que não têm mesmo? É possível que não entendam plenamente todas as pressões que os jovens enfrentam no mundo atual; mas não é verdade que eles o conhecem melhor do que ninguém?
A tristeza persistente pode ser indício de grave distúrbio emocional ou físico. Nesses casos, convém procurar ajuda médica prontamente.

Fica tranquilo que tudo vai dar certo!!!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vivo situação parecida, tenho 25 anos. Nunca tive carteira assinada, era concursado, saí pra fazer minha 2ª faculdade, pois a primeira desisti. Essa segunda facul também desisti pois vi que não estava me adaptando, não era o que eu queria. Saí, falei "não dá mais". Ambos os cursos numa faculdade pública, estadual.

 

Vivo também o dilema de ainda fazer facul que eu goste ou fazer um curso técnico. Não sei.

 

Como o amigo acima falou, são greves que atrasam o curso, e mais 5 anos com a bunda sentada na cadeira pra aprender algo que eu não vou exercer como profissão muito melhor nem fazer.

 

Haverá concursos que podem me agradar também...

 

Sempre há possibilidades e não adianta ficar se culpando, existem milhares de jovens como vc, como eu... Se não estiver fazendo nada para melhorar, não piore, não se culpe, deixa a maré baixar e reflita com calma...

 

A maioria das pessoas que eu conheço com nivel superior ou estão desempregadas ou trabalhando numa área totalmente diferente da que se formou. Isso é vantagem? Pra mim foi um desperdício de tempo fazer uma faculdade só pra mostrar pros amigos que tem nivel superior, que é "superior".

 

Como diz Nando Moura " O brasileiro não quer SER algo, ele quer PARECER algo." Por isso se endivida até o pescoço pra comprar um carrão, ter casa própria, roupas caras...Como se isso fosse investimento, e não apenas bens de consumo.

 

Quando vc não gosta de um curso, por exemplo, e mesmo assim o faz está entrando nesse rol de pessoas insatisfeitas. Por isso a necessidade de auto-conhecimento.

 

A maioria dos meus colegas de infancia estão formados ou formando. O que EU tenho a ver com isso? Sucesso pra eles. Eu não me adaptei a certas coisas, fazer o que... é a individualidade humana cumprindo seu papel...não chegou minha hora ainda. Buscar a Deus, e perguntar o que devo fazer é a forma mais eficiente de encontrar sua vocação.

 

Nada é por acaso, se vc tá assim é pq precisa de algo interno, uma crença, um alicerce. Toda mudança é de dentro pra fora.

 

 

Editado por nan101
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria que meu pai pagasse uma faculdade para mim e tenho 33 anos sou casado e tenho filhos, não é vergonha aceitar ajuda, pai é para isso, e com certeza o seu pagará com muita alegria, o fato de ele largar umas piadinhas, deve ser o jeito dele de tentar te incentivar. Com certeza, ficar se lamentando pelo que não deu certo até agora é que não vai ajudar, levanta a cabeça, sacode a poeira e segue em frente. Tenta de novo, tenta diferente, estuda, aproveita que os teus pais tem condições de te ajudar, se durante a faculdade aparecer um emprego que não atrapalhe os teus estudos vai em frente, trabalho é sempre bom, vai te ajudar a ter o teu dinheiro e de repente até dar um retorno pros teus pais, ajudar a pagar umas contas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, GuileBR disse:

Acompanho o forum um tempo já, mas só agora resolvi criar a conta e pedir ajuda ao pessoal que já postaram em tópicos parecido e acredito que esses membros podem me ajudar.

 

Em resumo, estou com 23 anos e estou perdido. não tenho praticamente experiencia com carteira assinada ( 2 meses apenas como operador de caixa), e infelizmente não tenho poupança. Meus pais tem condições aceitáveis, mas não são ricos. Me incomoda o fator de nessa idade ser totalmente dependente.

 

não sei o que faço, vou logo para facul com meu pai disposto a pagar ? ou trabalho e faço poupança ? "aaah pq não os dois" isso com certeza vai depender do emprego certo ? e pra uma pessoa que não tem quase nada de experiencia, é bem provavel que pegue algo que pode afetar os estudos.. estou com psicológico abatido e essa situação me corrói a cada dia. vejo amigos que era da minha infancia progredindo seja no trabalho e facul eu aqui na mesma. isso me faz forçadamente isolar o contato com eles por pura vergonha..mas não era isso que queria.  por favor, me ajudem! =(
serei grato para vida toda por me ajudarem a sair do meu pior momento!

 

Historia completa aqui abaixo: :(

  Ocultar conteúdo

Galera minha situação é a seguinte:

 


estou com 23 anos e estou muito mal. Me sinto mal pois não me imaginava em chegar nessa situação em que me encontro, sempre fui um cara que caguei para o futuro.. acredito que eu tinha medo de pensar sobre o meu futuro e acabava tirando foco para me divertir, me entreter, aproveitar as amizades que eu tinha (mudei de estado, sabia disso e queria ao máximo aproveitar aqueles momentos). essa minha imaturidade está me custando caro e sei os frutos que estou colhendo hoje.

acontece que hoje estou pagando caro por não fazer pelo menos um planejamento minimo. até hoje tenho dificuldade para dizer que faculdade fazer (será que preciso nesse momento ?) , mas ao que tudo indica minha vocação está voltada para Educação física, e dependendo do que acontecer, posso começar próximo ano..

 

Mas essa é minha duvida, a facul será financiada pelo meu coroa ( que vergonha  :sad02: ) .. hoje com mais cabeça, me passa em minha mente se é melhor eu trabalhar em algo ( trabalhei apenas como operador de caixa 2 meses na carteira, em 2014) sei que será um subemprego, mas o que vcs indicam para mim nesse momento ?? eu não tenho reserva nenhuma de grana, sou totalmente dependente do meu coroa..


Alguns podem me dizer, pq não trabalhar e facul ao mesmo tempo ? confesso que fico com insegurança ao pensar sobre isso, pois muitas das pessoas que eu vejo sempre acabam desistindo de um dos dois, seja pelo cansaço, questão de logistica, ou outros motivos.. porém, caso eu esteja na facul, é logico que tentarei fazer pelo um menos um teste. logico que vai depender muito do subemprego/emprego..

 

Basicamente deu uma resumida para não ficar tão grande. Fico triste de pensar em passar 4/5 anos estudando e não ter reserva financeira para os meus gastos pessoais.. assim, me passa na cabeça tambem de fazer curso tecnico de algo apenas para entrar no mercado mais rapido e não será um emprego tão dificil como um subemprego por exemplo e com isso fazer reserva e só depois financiar minha faculdade.. Mas se eu terminar um curso tecnico por exemplo e não arranjar nada ?!   :( :(

 

Não sei o que faço galera. Faço a facul com meu coroa financiando ? faço um curso tecnico para eu tentar conquistar minha independência financeira e assim financiar uma facul depois ? ou trabalho em um subemprego mesmo (já que não tem experiencia de nada, vai ser osso arranjar algo bom) ??

 

Hoje acredito que estou com depressão por tudo isso (tento esconder isso com meus pais e amigos que moram longe, fingindo que tá tudo bem), por essa pressão toda. sinto que não sou mais o mesmo até antes de chegar nessa nova cidade em que era uma pessoa bem extrovertido, tenho pouquíssimos contatos tbm..Fiz o enem ano passado e tentei estudar, mas confesso que foi muito difícil manter a concentração e foco sozinho..e com uma nota abaixo do esperado, fiquei com mais vergonha ainda perante aos meus pais..mas ainda sim é uma nota suficiente para entrar na facul proximo ano caso eu queira mesmo..enfim, é uma situação em que preciso muito de ajudar por onde dar o primeiro passo. sozinho infelizmente estou com muita dificuldade..

abraços e sucesso a todos!

 

 

Cronologia da minha idade 18 anos até 23 (hoje)

  Mostrar conteúdo oculto

 


18 anos - Meu ultimo ano no estado no RJ, só queria aproveitar a vida, um animal completo em relação as perspectivas de futuro e etc. incrivel como eu escrevia mal nesse tempo, não sei como eu fui aprovado no colégio..enfim nada de produtivo, apenas uma despedida e aproveitar ao maximo grandes pessoas que até hoje nunca mais vi e que tenho vergonha de voltar a falar diante dessa situação.

 

19 anos - chegando nesse novo lugar, sem amigo e sem ninguem, fiz um curso de Montagem e Manutenção de informatica para tentar arranjar um emprego. Na minha cabeça funcionava que era só fazer o curso e automaticamente ja iria arrumar emprego. mero engano, mais uma vez meu mundo de fantasia me enganando..não pensava em superior nem curso tecnico aqui, achava que era besteira.

 

20 anos - Com dificuldade de arranjar emprego na area de montagem e manutenção, fui fazer um curso de balconista de farmácia para ingressar na area de comercio mais rapido. além disso, estava começando a estudar mais sobre musculação, suplementação e já aproveitei o embalo para cursar algo rapido no ramo da saude e assim trabalhar. terminei o curso e a mesma coisa, foi bem dificil não arranjei nada. cabeça zero ainda para faculdade e curso tecnicos.. e nisso me isolava mais, pois tinha vergonha de 20 anos e até agora não ter conseguido arranjar um emprego.

 

21 anos - Praticamente foi a continuação de 2013..procurava empregos na area de comercio e tal, fazia alguns processos seletivos e nada.. até que me veio uma opção para fazer bico na copa do mundo (foi muito maneiro) e nisso ja foi uma pequena experiencia que usei pro curriculum. mais tarde quando eu achava que nao ia vim mais nada, foi aprovado para trabalhar como operador de caixa em uma farmácia. Infelizmente só fiquei dois meses pois houve um problema com uma funcionaria que era da antiga lá e também os problemas psicológicos nesse período já tinha chegado. Confesso que muito mole nesse perido, se eu tivesse a maturidade de hoje eu não pediria para sair.

 

22 anos - A experiencia da farmácia me tocou. Precisava voltar a estudar para tentar pegar algo melhor e também dar uma resposta aos meus pais passando em uma federal. Acontece que senti muito o ano de estudos e me incomodava do fato da maioria da turma ser bem nova..eu sentia vergonha de fazer novas amizades e contar minha verdadeira historia. A verdade era q eu so queria entrar na Federal, nem sabia o curso que eu queria fazer direito, só para mostrar para os outros que eu era capaz. um abestalhado completo.
Mas o que tiro de bom do cursinho é que eu aprendi muita coisa que não aprendi no ensino médio. me pergunto como completei o terceiro ano daquela forma..Meu Deus. No final das contas, com uma pressão gigantesca por tudo já, não consegui tirar uma média boa pra nenhum cursos que pensava até o ano passado (estatistica e administração). Fiz alguns amigos lá apesar de eles serem mais novos, mas a vergonha era sempre presente.

 

23 anos (hoje) - Muito triste que aconteceu ano passado, queria dar uma resposta novamente mas evitei que pai pagasse o cursinho novamente. Meu pai ficou me esnobando ano passado e tal, dizendo que não tenho capacidade e tudo mais, isso me fazia me sentir mais mal ainda e por isso que não quis. assim, resolvi estudar por conta própria mas confesso que foi uma bela burrada. Estou sentido que vou pior preparado que o ano passado. Apesar do meu pais me esnobar e tal, ele queria pagar o cursinho novamente..era pra eu ter aceito e de preferencia a noite pois talvez eu encontrasse pessoas da minha idade. Vou fazer o ENEM este ano, mas confesso para vc que estou desanimado, varios pico de depressão e ansiedade foram visto durante a rotina de estudo..estava bem, mas tudo desandou no meio do ano infelizmente, me sinto tão velho com essa de vestibular ainda, isso que me faz muito mal.. se eu tivesse uma poupança talvez minha cabeça estivesse mais tranquila para isso.

Assim, estou pensando logo em entrar em uma Facul particular mesmo, pois para Federal infelizmente as minhas condições psicológicas e idade estão me atrapalhando muito a fazer um estudo de qualidade.. mas ai vem a duvida que me fez criar o topico.
 

 

 

 

 

 

faz faculdade de q?n tem sonhos?acho q se eu contar minha historia p tu vc se sente bem cara....auhauahu

começa aos poucos,tvlz vc consiga trabalhar e estudar ao mesmo tempo,ja é um avanço,sobre a depressao,arruma alguém ou troca de curso mesmo,tvlz seja esse o motivo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...