Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado
17 horas atrás, Ricardo Queiroz disse:

Ruy, eu usava 80% do valor total do tempo de treino nas estimativas, bateu bem com os dados do fc, pouco a mais, pouco a menos, mas ficou na média

Rick, mas vc não acha que tempo de treino é uma variável ruim pra estimar o gasto calórico? Um treino low reps gasta mto menos calorias que um treino high reps. Além disso, um treino low reps costuma ter mais tempo de descanso, o que torna o tempo líquido treinado mto menor.

Sei que é complicado ficar controlando tonelagem, mas acho que é a variável mais significativa no gasto calórico. 

Spoiler

T= F.d.cosθ

onde:

T = trabalho realizado

F= força

d = distância percorrida (deslocamento do corpo)

cosθ = cosseno do ângulo formado pela força e o deslocamento

Publicidade

Postado

Bom dia gente, só informando algumas mudanças no post e pdf (já disponível lá no tópico principal)

1 - Adição do item 2.3.1, remodelando o item de TEA e criando um índice com alguma coisa a mais sobre EPOC.
2 - Adição das referências 38 e 39;
3 - Adição do item 5.6 com dicas de slowcut e slowbulk sugeridas pelo user @Shrödinger

Lembrando que no pdf os itens possuem um incremento de 1.

• 2 semanas depois...
Postado
14 horas atrás, Ruy de Freitas disse:

Ricardo e outros control freakers:

Qual a opinião de vocês em relação às smart bands e smart watchs, que dizem controlar o gasto calórico via número de passos e/ou frequência cardíaca monitorada 24 horas?

Um abraço!

Ruy, é uma ferramenta como qualquer outra, se isso vai te trazer conforto, melhorar sua aderência, dar sossego e paz de espírito, pq não?

Sobre a monitoração 24h eu acho prescindível, bem, pelo menos para meros mortais, ainda mais aqueles que possuem uma rotina muito fixa: acorda -> trabalho -> casa...

A depender do trabalho é mais jogo usar aquele multiplicador conservador (1.1 a 1.2 se for trabalho sentado - isso atende muito bem). É questão de custo x benefício, a pessoa analise e veja se vale a pena.

Para pessoas que andam bastante durante o dia acho uma boa usar o contador de passos por um período para ajudar a chegar em um número adequado do gasto (algum app de celular já está de ótimo tamanho), apesar de parecer bobeira andar algumas horas por dia eleva bastante o consumo calórico da pessoa, e muita gente deixa isso passar.

Eu uso o FC em todos os treinos que faço, pois tenho meus motivos, mas não vejo necessidade alguma de ficar 24h com ele, é ferramenta que acho ótima para treino, mas para afazeres tem outras tão boas quanto.

Abraços

Postado
2 horas atrás, Ricardo Queiroz disse:

Para pessoas que andam bastante durante o dia acho uma boa usar o contador de passos por um período para ajudar a chegar em um número adequado do gasto (algum app de celular já está de ótimo tamanho), apesar de parecer bobeira andar algumas horas por dia eleva bastante o consumo calórico da pessoa, e muita gente deixa isso passar.

Também acho válido nesse tipo de situação - onde me enquadro.

Para dar uma ideia, na semana passada eu tive um dia com registro de 19.500 passos(12.6km) e outro com 15.500 passos (10km). Isso só movimentação relacionada ao meu trabalho e atividade do dia-a-dia. Como ainda teve uma corrida, em um dia foram 18km...então é uma movimentação que precisa ser contabilizada.

O que acho importante é comparar diferentes medidores para ter uma ideia mais clara do quanto cada um sub/super estima o gasto calórico.

Postado

Ricardo,

Eu quis dizer aquelas bands ou watches que dispensam o uso do FC, que fazem a monitoração 24 horas através do pulso. Pelo menos é isso que eu imagino que elas façam, para estimar o seu GCD.

O FC faz assim, correto?

Mootley,

Eu experimentei o Google Fit e apesar de ter andando quase 20.000 passos num dia, ele me estimou um GCD de menos de 2.000 calorias diárias. Isso porque ele contabiliza também as calorias "inativas" ( repouso ).

Vocês tem idéia de algum app ou gadget que estime o GCD de uma forma menos errônea?

Eu acho legal essa idéia, pois uma das variáveis que não temos controle, na hora da estimativa é o NEAT. Um gadget/app que estime o GCD de forma melhor já incluiria o NEAT, pois, quanto mais você se movimenta, maior o GCD.

Um abraço!

Ruy

Postado
26 minutos atrás, Ruy de Freitas disse:

Ricardo,

Eu quis dizer aquelas bands ou watches que dispensam o uso do FC, que fazem a monitoração 24 horas através do pulso. Pelo menos é isso que eu imagino que elas façam, para estimar o seu GCD.

O FC faz assim, correto?

Sim, todos eles funcionam baseados em sua frequência cardíaca, essas pulseiras fazem a leitura da pelo batimento lido no pulso, o fc que uso fica no peito. Se eu ficar com o FC 24h vai ser como se estivesse como uma dessas pulseiras, agora o nível de precisão de um e outro não sei. O frequencímetro funciona da mesma forma, através do seu batimento (mais uma série de configurações adicionais: peso, idade e uma gama de outros dados).

Ruy, independente do app ou método escolhido, todos eles vão sofrer com algum tipo de imprecisão, uma série de fatores altera essa estimativa, o máximo que pode ser controlado de forma "humana" foi exposto nos diversos comentários anteriores e muita coisa não pode nem ser estimada através dessas formas (é o caso de neat, e genética componente adaptativo - que sofrem constantes alterações), acima disso só ficando dentro de uma câmara calorimétrica 24/7 rsrsrsr. As ferramentas estão a disposição, como mencionei todas estão suscetíveis a algum tipo de falha, você precisa saber de onde começar, mas depois disso - a não ser que efetue alguma grande mudança na sua rotina ou sua rotina seja sempre muito diferente de um dia a outro - é bem fácil estimar sua necessidade, a partir daí basta ter controle do seu intake.

Sobre os apps para estimar passos, existem vários deles que fazem esse controle, acho que o Lucas já abordou os que ele testou em outro post (acho que foi o pedometer), a mootley também, creio ter sido o Pacer.

Postado

Então, Rick, os gadgets tem métricas diferentes.

O Mi Band II, por exemplo, tem FC, mas estima o GCD somente através de passos. Outras bands usam o FC, etc.

O que eu acho interessante nesta abordagem, é que, no dia em que você se movimentou mais, teoricamente, o seu GCD sobe, podendo comer mais e adicionar mais macros.

Um abraço!

Postado

Eu faço o seguinte:

1. Calculo a TMB -> arredondando, dá 1800;
  2. Multiplico por 1,1 -> novamente arredondando, dá 2000;
  3. Somo um TEF médio (mas todo dia fico na psico calculando o TEF com a fórmula que postei aqui no tópico pra ver se tá ok kkk) -> +300kcal (mta proteína e sempre rola um álcool, portanto meu TEF é acima da média) -> resultado até aqui é 2300kcal.

Pronto, essa é a minha "meta" base do myfitness pal. Agora as variáveis mais variáveis:

1. Somo o gasto do PACER (o myfitnesspal soma automaticamente o gasto calórico do PACER, basta sincronizar os apps);
  2. Somo o gasto com treino, se houver.

Depois que eu insiro todos os alimentos do dia no myfitnesspal, automaticamente fico sabendo o saldo calórico daquele dia. Dá pra puxar o relatório da semana também e saber o saldo semanal.

E dá certo? Na maioria das vezes, sim. Mas quase sempre tem alguma diferença... Não tem como ter uma precisão 100%. O objetivo é ter um parâmetro pra seguir.

Abraços

Postado

@Shrödinger, eu tive a mesma idéia que você:

Calcular a minha TMB e adicionar os passos do dia e o treino.

Não quis incluir a TEF, deixei sem calcular para abater as calorias escondidas dos alimentos.

Só não entendi porque você multiplica a sua TMB por 1,1.

Pode me passar o nome completo do Pacer que você usa e o desenvolvedor, se for possível? Na loja do Android, tem vários Pacers...

Um abraço!

Ruy

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...