Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Fala ae galera!

De um tempinho pra cá eu resolvi melhorar minha técnica e mobilidade para o agacho (finalmente!). E com isso eu fiz dois vídeos para quem puder contribuir com uns 0,5 cents :D

Eu tenho a sequinte opinião sobre meu lift atual: Estou "tirando" um pouco a barra do centro, ou seja, o path bar está zoado, e minha lombar é fraca. Isso é puro achismo meu, podem ter N coisas.

Quem puder ajudar, agradeço! Segue os vídeos:

Publicidade

Postado

Não está de todo mau.

Primeiramente, trabalha teu setup, nem que seja em casa, em dados momentos parando com os pés na mesma distância do teu agacha, agachando ou não. Tirou a barra do suporte, deu um ou dois passos para trás, nada de ficar duas horas mexendo os pés, barra, tronco, pescoço, não! Tirou a barra, foi para trás e deu! Puxe o ar, prenda no abd, levante o queixo e inicie a decida com um leve deslocamento do quadril para trás.

EU, Eu, eU, eu não começaria a flexão dos joelhos já os jogando para fora, acho que pode ser mais cômodo para o teu coro que tu os leve para frente e com o decorrer da decida você vá jogando os joelhos para fora.

O fato de tu estar deslocando o centro de gravidade é por que está jogando demasiadamente os joelhos pra frente sem deslocar o quadril para trás. Com isto, quanto teu corpo se inclina naturalmente pra frente, acaba deslocando teu centro de gravida. Coloca mais movimento de quadril nisso, afinal back squat é quadril dominante.

Postado
8 horas atrás, debew disse:

Não está de todo mau.

Primeiramente, trabalha teu setup, nem que seja em casa, em dados momentos parando com os pés na mesma distância do teu agacha, agachando ou não. Tirou a barra do suporte, deu um ou dois passos para trás, nada de ficar duas horas mexendo os pés, barra, tronco, pescoço, não! Tirou a barra, foi para trás e deu! Puxe o ar, prenda no abd, levante o queixo e inicie a decida com um leve deslocamento do quadril para trás.

EU, Eu, eU, eu não começaria a flexão dos joelhos já os jogando para fora, acho que pode ser mais cômodo para o teu coro que tu os leve para frente e com o decorrer da decida você vá jogando os joelhos para fora.

O fato de tu estar deslocando o centro de gravidade é por que está jogando demasiadamente os joelhos pra frente sem deslocar o quadril para trás. Com isto, quanto teu corpo se inclina naturalmente pra frente, acaba deslocando teu centro de gravida. Coloca mais movimento de quadril nisso, afinal back squat é quadril dominante.

Quanta honra! Obrigado pelas dicas, man.

Sobre o setup, isso já me incomodava meio que "sem querer", porque todo agacho que eu fazia (isso em toda série) eu ficava procurando a melhor posição dos pés. Notei que a distância no qual eu me sinto mais confortável são com os pés mais fechados, na largura dos ombros ou um pouco menos, e com os pés levemente para fora. Acredito que isso seja bem pessoal também. Ou não?

E a flexão de joelhos eu não fazia ideia, eu faço porque acreditava que esse movimento me ajudaria a chegar em uma boa posição, isso de imediato, nunca parei para pensar em como estava o caminho do quadril.

Como a acadêmia não abre de domingo (<_<) então meu treino de pernocas ficará para segunda, nesse dia eu voltarei a filmar meu squat e a postar aqui.

Hoje, eu faço meu agacho 5x5 com 70%. Acha interessante eu manter essa porcentagem? Ou acha que seria mais vantajoso aumentar as reps? Porque meu objetivo nesse exato momento é melhorar a mecânica do lift.

Abraços.

Postado

Tb não achei ruim, apesar de ser possível melhorar a profundidade e manter o tronco mais ereto (até pq vc tem boa dorsiflexão).

Duas coisas que fazem o tronco ficar mais ereto são boa dorsiflexão (ou um tênis com salto grande) e abertura do quadril. Tente sentar no calcanhar, pra isso vc vai ter que abrir o quadril (não é simplesmente jogar os joelhos pra fora, isso é consequência). Pense em abrir as coxas contraindo os glúteos e o core, mantendo o peito alto e olhando suavemente pra cima, e desça tentando sentar no calcanhar.

Agachamentos pausados e wall squats podem ajudar na propriocepção. Fazer plank e glute bridge antes do agacho podem melhorar a ativação do core e dos glúteos e ainda incluiria nesse drill de aquecimento um overhead squat com um bastão ou barra leve.

Não sei se ficou claro o que quis dizer.

Debew, me permita discordar, mas o agacho é sempre joelho dominante, mesmo que se inicie o movimento com o quadril ;)

Abraços

Postado
3 horas atrás, MarcioMe disse:

Quanta honra! Obrigado pelas dicas, man.

Sobre o setup, isso já me incomodava meio que "sem querer", porque todo agacho que eu fazia (isso em toda série) eu ficava procurando a melhor posição dos pés. Notei que a distância no qual eu me sinto mais confortável são com os pés mais fechados, na largura dos ombros ou um pouco menos, e com os pés levemente para fora. Acredito que isso seja bem pessoal também. Ou não?Também é pessoal. Pra mim por exemplo a tua distância dos pés é muito grande, eu fico com eles mais próximos que isso e menos rotacionados pra fora. Como eu sempre costumo falar, tem a forma padrão de ensino e a sua forma, mas até achar a sua forma é uma coisa muito demorada. Apesar de não fazer tanto tempo que eu treino, somente hoje eu consigo fazer todo movimento com a mesma forma, desde o unrack da barra, até o rack.

E a flexão de joelhos eu não fazia ideia, eu faço porque acreditava que esse movimento me ajudaria a chegar em uma boa posição, isso de imediato, nunca parei para pensar em como estava o caminho do quadril.O agachamento assim como o lev terra, são quadril dominante, o primeiro movimento de flexão é feito pelo quadril, depois o joelho só acompanha.

Como a acadêmia não abre de domingo (<_<) então meu treino de pernocas ficará para segunda, nesse dia eu voltarei a filmar meu squat e a postar aqui.

Hoje, eu faço meu agacho 5x5 com 70%. Acha interessante eu manter essa porcentagem? Ou acha que seria mais vantajoso aumentar as reps? Porque meu objetivo nesse exato momento é melhorar a mecânica do lift.Faz sempre nesse volume e int?

Abraços.

1 hora atrás, Shrödinger disse:

Tb não achei ruim, apesar de ser possível melhorar a profundidade e manter o tronco mais ereto (até pq vc tem boa dorsiflexão).

Duas coisas que fazem o tronco ficar mais ereto são boa dorsiflexão (ou um tênis com salto grande) e abertura do quadril. Tente sentar no calcanhar, pra isso vc vai ter que abrir o quadril (não é simplesmente jogar os joelhos pra fora, isso é consequência). Pense em abrir as coxas contraindo os glúteos e o core, mantendo o peito alto e olhando suavemente pra cima, e desça tentando sentar no calcanhar.

Agachamentos pausados e wall squats podem ajudar na propriocepção. Fazer plank e glute bridge antes do agacho podem melhorar a ativação do core e dos glúteos e ainda incluiria nesse drill de aquecimento um overhead squat com um bastão ou barra leve.

Debew, me permita discordar, mas o agacho é sempre joelho dominante, mesmo que se inicie o movimento com o quadril ;) BS, FS, DL, são todos quadril dominantes, conviva com isso :heart:

Abraços

Postado
15 minutos atrás, debew disse:

BS, FS, DL, são todos quadril dominantes, conviva com isso :heart:

Há quem diga que o agachamento equipado é quadril dominante. Ou até mesmo aqueles agachamentos estilo good morning, como o do Layne Norton ou do Bret Contreras. Mas, via de regra, o consenso é de que agachamentos são joelho dominantes, sobretudo highbar e frontal :heart:

Postado
3 minutos atrás, Shrödinger disse:

Há quem diga que o agachamento equipado é quadril dominante. Ou até mesmo aqueles agachamentos estilo good morning, como o do Layne Norton ou do Bret Contreras. Mas, via de regra, o consenso é de que agachamentos são joelho dominantes, sobretudo highbar e frontal :heart:

O Candito, que apesar de não ser cientista do esporte ou afins, teve que se "retratar" em um vídeo por ter cometido a blasfêmia de no seu vídeo instrucional de agachamento ter feito as pessoas acharem que back squat high bar era joelho dominante...fale mais sobre ahushauhsua

Postado

Eu acredito que no agachamento low-bar o quadril é que vai para trás e o joelho só segue o restante do movimento no corpo. Já no frontal o quadril tenta ficar "encaixado" e o joelho que vai para fora. Mas isso com base na minha experiência (que não é lá grande coisa).

Postado

No frontal o quadril também se desloca para trás de forma leve, bem sutil, pro corpo poder se encaixar no botton

Postado (editado)
8 horas atrás, Shrödinger disse:

Debew, me permita discordar, mas o agacho é sempre joelho dominante, mesmo que se inicie o movimento com o quadril ;)

Abraços

Obrigado pelas dicas, adicionarei agachamentos pausados e wall squats na minha rotina de mobs. Acha uma boa?

A única coisa que não ficou muito claro para mim é o abrir as coxas contraindo os glúteos e o core, não consegui entender como isso funcionaria. O core seria prendendo o ar no abs?

Obrigado pelas dicas, @debew !

E respondendo sua pergunta (Faz sempre nesse volume e int?): Não, eu vário bastante o número de séries x reps, porém a intensidade eu não passo de 70%. Acha interessante aumentar a int?

5 horas atrás, hylian disse:

Eu acredito que no agachamento low-bar o quadril é que vai para trás e o joelho só segue o restante do movimento no corpo. Já no frontal o quadril tenta ficar "encaixado" e o joelho que vai para fora. Mas isso com base na minha experiência (que não é lá grande coisa).

Valeu pela participação, man. 

No caso você concorda com o debew ou o Shrödinger? Que o movimento dominante seja o quadril?

Editado por MarcioMe

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...