Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Fala galera

Andei lendo sobre periodização e seus benefícios para uma melhor performance em qualquer modalidade desportiva (incluindo fisiculturismo), mas achei um tanto quanto perigoso de proceder sozinho, visto que é (ou parece ser) necessário um amplo conhecimento técnico.

Por isso, gostaria de saber se vale a pena pedir ao instrutor um acompanhamento nessa 'empreitada'. Queria saber opiniões de quem utiliza esse método, se é bacana, eficaz, e como procede nos treinamentos (ajuda do preparador, objetivos, etc).

Abraços!

Publicidade

Postado

Fala galera

Andei lendo sobre periodização e seus benefícios para uma melhor performance em qualquer modalidade desportiva (incluindo fisiculturismo), mas achei um tanto quanto perigoso de proceder sozinho, visto que é (ou parece ser) necessário um amplo conhecimento técnico.

Por isso, gostaria de saber se vale a pena pedir ao instrutor um acompanhamento nessa 'empreitada'. Queria saber opiniões de quem utiliza esse método, se é bacana, eficaz, e como procede nos treinamentos (ajuda do preparador, objetivos, etc).

Abraços!

Professor nenhum de academia vai ser dar ao trabalho de fazer uma periodização completa para algum aluno, pois exige muuuuuito trabalho incluindo avaliação física, testes e etc.

A não ser que seja um grande amigo seu.

No mais, caso queria trabalhar com periodização que é o melhor a ser feito, contrate um personal capacitado.

A musculação convencional que é tão discutida nesse e em outros fóruns não é nem 50% do que realmente representa uma trabalho bem feito baseado em periodização do treinamento de um indivíduo.

Abraços

Postado

Hehe, eu li um bocado a respeito e, pela complexidade e individualidade de um programa destes, já imaginava que seria um trabalho típico de um personal trainer.

Mas não entendi muito bem o que você quis dizer com periodização completa. Seria o programa individualizado de periodização?

Abraços

Postado (editado)

Edchabal,

Minha meta é puramente estética, busco hipertrofia como grande maioria aqui. Tenho 2,5 anos de treino ao todo, e sempre realizei treinos destinados à hipertrofia.

Acontece que eu estava lendo sobre e me deparei com informações sobre períodos de treinamento, alternando fases de força, hipertrofia e (no caso do fisicult.) qualidade muscular. Me interessei e pesquisei muito, mas acredito que seja um assunto meio obscuro, pouco acessível à pessoas sem informações técnicas pela sua dificuldade de planejamento. Portanto, não achei quase ninguém relatando experiências e discutindo a eficácia do método. Daí criei esse tópico, destinado à quem pudesse compartilhar opiniões e experiências, pois estou muito interessado em fazê-lo.

Entendido? heheh :)

Abraços

Editado por .JG
Postado

Entendido sim, agora fica bem mais fácil.

Bem é sempre legal ter o apoio de um instrutor, mas infelizmente a maioria não sabe o q é um treino de força.

Bem o q eu li num livro, Acho que é o black book of strengh training que eu baixei aqui no forum msm é q fisiculturistas deviam fazer um aperiodização que seria 1/3 do tempo em treino de força e 2/3 em treino de hipertrofia, eu acho isso meio exagerado e recomendaria 2 a 3 meses por ano de força no máximo, que se vc acompanha o blog deve saber como são.

Treino pra qualidade muscular eu não acredito muito não, acredito em cutting e isso vc vai ter q programar segundo seus objetivos, tipo dezembro vou pra praia e quero estar com um corpo legal, então programe o cutting para outubro ou novembro, pra chegar lá no seu máximo de definição

do que eu sei é só isso, vale a pena tb lembrar que muitos treinadores desacreditam q treino de força é importante para hipertrofia, dai vc escolhe o que vc acredita.

tem gente aqui mais preparada pra responder sobre isso do que eu, mas acredito que tenha ajudado

[]'s e qualquer coisa pergunte

Postado

Hehe, eu li um bocado a respeito e, pela complexidade e individualidade de um programa destes, já imaginava que seria um trabalho típico de um personal trainer.

Mas não entendi muito bem o que você quis dizer com periodização completa. Seria o programa individualizado de periodização?

Abraços

Cara...

São tantas varioções que podem ser utilizadas, é como os diversos treinos que o pessoal discuti por aqui, só que como vc notou, com aspectos bem mais complexos.

Periodização completa seria o planejamento de um macrociclo que é composto de mesociclos que por sua vez é composto por microciclos que se subdivide em sessões de treino.

O sistema de periodização mais conhecido e clássico é o de Matveev, mas existem outros bem difundidos também.

Enfim...

É bem complexo e são poucos os profissionais que dominam ou tem conhecimento razoável/satisfatório a respeitor desse assunto.

Valeu

Postado (editado)

Bom galera, vocês captaram legal o que eu queria saber, e estão ajudando bastante! Obrigado!

EdChabal,

Obrigado pelo seu reply. Li seu tópico sobre treino explosivo, achei muito massa o treino com levantamentos olímpicos, acho muito legal mesmo. Você comentou sobre treino de força, realmente, li a respeito no blog sobre treino de força, que utiliza poucas reps com muita carga (80-90% 1RM), e um ritmo acelerado de reps. Mas acontece que, pelo que li, há inúmeras formas de treinar força, como força explosiva (que é o seu caso), força máxima, força isométrica, força dinâmica... Enfim, isso me deixou bastante em dúvida, pois n sei exatamente qual treino se aplicaria à melhora da hipertrofia num próximo mesociclo. PS: uma curiosidade, quem é o ogro do seu avatar?

Aryel,

Realmente, há várias formas de periodizar, com métodos que desconheço exceto pelo nome. O que achei e entendi foi este mais básico que citei, um macrociclo dividido em mesociclos de ativação metabólica, força, hipertrofia, qualidade e cutting, cada um com sua variável de volume x intensidade. E todos dependem de testes como 1RM, os quais não podem ser conduzidos sem ajuda profissional. Esse é o meu maior problema. Mas hoje vou à academia conversar com o instrutor, pq estou perdido no que fazer exatamente. Obrigado!

Iceman

Exatamente, era esse meu planejamento. Pelo que estava pensando em fazer, seria um período de força, hipertrofia, qualidade (que seria a utilização de isoladores para corrigir a simetria) e cutting, mas também desconheço a duração de cada um. Pensei em usar o exemplo deste site: http://www.cdof.com.br/musc5.htm#2

Obrigado

Com tanta informação, receio proceder sozinho. Não sei se vocês fazem os seus treinos sozinhos, se são profissionais, se têm ajuda de profissionais, mas quando o assunto fica mais complexo, sempre fico com medo de errar e provocar lesões e etc.

Continuem opinando galera, obrigado!

Abraços

Editado por .JG
Postado (editado)

Para iniciar uma periodização é necessário definir algumas coisas como:

Modalidade

Intensidade

Volume Máximo

Volume Inicial

Progressão

Uma periodização que já realizei e que deu muito certo foi a seguinte:

Modalidade: Musculação

Intensidade: 70% de 1 RM em todos os exercícios.

Volume Máximo: 30 repetições ou 3 x 10

Volume Inicial: 40% = 12 repetições ou 2 x 6

Progressão: de 5 a 10%, no caso utilizei 10%

Então fiz os testes de carga, determinei os 70% da carga em cada exercício e comecei fazendo 2 x 6

Utilizei um esquema mais complexo de microciclos, mas você pode utilizar 3 estímulos em progressão e um estabilizador.

Como seria isso?!

Você iniciaria os treinos realizando 2 x 6 e por 3 treinos seguidos você aumentaria 10% do volume, que corresponde a 3 repetições e no quarto treino manteria o volume (estabilizador)

Então ficaria assim:

1º - 2 x 6

2º - 1 x 8 e 1 x 7

3º - seria 2 x 9, mas recomendo utilizar 3 x 6 - é muito pesado 10% de progressão

4º - 3 x 6 (estabilizando)

5º - 3 x 7

6º - 3 x 8

7º - 3 x 9

8º - 3 x 9

9º - 3 x 10 (100% do volume desejado)

10º - 3 x 10

Pronto, fecharia o 1º mesociclo de hipertrofia com 10 treinos.

Utilizando o sistema de treino ABC 2x você finalizaria o mesociclo em 5 semanas.

Essa periodização é básica, onde a sobrecarga não é atravez de carga e sim do volume, pois a carga é fixa.

Aí dependendo do caso, pode fazer um microciclo de recuperação, realizar novos testes de 1 RM para repetir o processo ou apenas utilizar 80 a 85% de 1 RM do primeiro teste.

Entretanto como você nunca realizou uma periodização, recomendo começar com uma progressão um pouco menor como 7%

Como disse antes, há várias possibilidade, esse foi só um exemplo bem simplista.

Espero ter ajudado.

Editado por Aryel

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...