Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Estava lendo alguns artigos e vendo alguns videos de treinamento e vi um que fala de treinamento funcional, [i]por questões estéticas ou mesmo falta de informação, as pessoas fortalecem apenas a musculatura mais superficial, sem se preocupar com a musculatura estabilizadora.
Assim, os músculos fortes ficam cada vez mais fortes e conseqüentemente os músculos mais fracos (e não menos importantes) ficam cada vez mais fracos. E isso gera um desequilíbrio progressivo, com redução da eficiência dos movimentos, o que se torna fonte de lesões comuns. [/i]

A musculação vem ganhando cada vez mais adeptos para melhorar a performance e prevenir lesões em corredores. Todavia, alguns estudos estão sugerindo que é preciso ir um pouco além dos pesos e dos aparelhos. O treinamento funcional vem sendo citado como mais eficaz tanto para melhorar o rendimento como para diminuir o risco de lesões em meio fundistas e fundistas.

[b]O que é?[/b] - É um método de treinamento de força que se baseia no princípio da instabilidade mecânica para gerar estímulo sensório-motor (equilíbrio é apenas um dos aspectos desenvolvidos). Por exemplo, um agachamento feito no solo exige apenas força para superar a resistência oferecida pela carga a ser levantada e a força da gravidade. Agora imagine o mesmo exercício executado em uma cama elástica, mole e instável? Acrescenta-se ao mesmo exercício instabilidade, o que recruta mais fibras musculares e de forma mais global e intensa, aumentando a dificuldade do exercício.

[b]Como utiliza-lo?[/b] - O uso do treinamento funcional exige a supervisão direta de um profissional habilitado e de uma base razoável de treinamento com musculação. É um método altamente complexo, desafiador e por isso muito extenuante principalmente nas primeiras sessões.

[b]O futuro é funcional [/b]- As pesquisas indicam o treinamento funcional para a reabilitação de atletas lesionados, programas de atividade física para a terceira idade, para a prevenção de lesões e para aprimorar o condicionamento neuromuscular de diversos esportistas.

Aqui tem um video que mostra isso ( bem no fim 3'57'' ) ! [url="http://www.youtube.com/watch?v=V4zwrUEtT1Y"]http://www.youtube.com/watch?v=V4zwrUEtT1Y[/url]

Fazer exercicios funcinais apos treinar hipertrofia sera uma boa?

Publicidade

Postado

Posso contar uma experiencia pessoal e uma em que fui testemunha:

Treinei atletismo na adolescencia. Fui velocista. Salto em distancia e 100m eram minha especialidade.
Depois tive que começar a trabalhar e a beber e fumar e ai fudeu tudo..
Mas com 21 anos fui pra academia para puxar ferro e descobri que apesar das perninhas finas que eu tinha, eu era muito mais forte que muito "marombado" que tinha por lá.
Sempre tive muita impulsão(87cm vertical) quando treinava e isso se traduz em força na musculação.
Outro caso foi quando houve um campeonato de atletismo na minha cidade, e alguns atletas foram treinar perna la na academia.
Faltou peso pros caras, e tudo perninha meia-boca, nada de anormal.

Conclusão:
Treinamento de força é diferente de treinamento de Hipertrofia que também é diferente de treinamento de Resistência.
Já ví isso aqui nesse forum e tem isso muito discutido por ai nas paginas que tratam desse esporte.

Mas quando voce faz uma serie pirâmide por exemplo:
Vamos pensar em agachamento:
Põe peso e faz 15 repetições.
Mais peso e faz 12 repetições. (tá cansando só de ler né?)
Mais peso e faz 8 a 10 repetições.
Mais peso e faz 6 a 8 repetições.
Se quiser moer de vez e se tiver força ainda, mas mais peso e faz o que conseguir até 6 repetições.

Um exercício assim é tão complexo, que voce vai trabalhar musculos e grupo musculares inimagináves.
Pode acreditar, quando o grupo muscular ou fibras musculares principais requisitadas neste exercícios começarem a "Pifar", outras fibras e outros grupos musculares vão auxiliar no movimento.
Tudo é questão de quão forte voce se dedica a treinar.

Se voce treinar pernas assim desse jeito voce vai treinar força e hipertrofia mas pouca resistencia.
Ou seja, não será um bom treino para correr na São Silvestre.

Uma Cama elástica também força um grupo muscular de forma intensa, porém com amplitude reduzida.
No proprio atletismo, voce tem buscar uma variação enorme de exercicio para buscar a totalidade de grupos musculares envolvidos, só a corrida não tras a preparação necessaria.

Mas eu acredito no treinamento de força e hipertrofia, acho que é um excelente e um dos mais completos exercícios.
Mas eu não tenho formação e nem embasamento para afirmar, só acredito nisso.

Postado

Pois é zemagrissa, bem legal oque voce posto.. Mais cheguei hoje e falei do pro instrutor daquele video que mostra o exercicios e talz e mostra que era importante, ai meu instrutor chegou e disse porque tu não fala isso pro Ronnie Colleman e saiu rindo... Ai ignorei e continuei meu treino e vim pergunta :D

Postado

Putz! Tem dessas coisas...

Eu também comecei agora e esse é assunto com muitas variáveis, muito pouco linear e até pessoal as vezes.
Aquela velha historia que um treinamento funciona bem com fulano, mas com cicrano não dá nada...

Mas sei que treinamento de força está sendo utilizado para os velhinhos ficarem mais "espertos" físicamente falando.
Como ficam com todo sistema osteomuscular mais forte, há menos quedas, menos fraturas e por aí vai.

Melhora a vida da terceira idade.
Quem sabe aí há uma pista da resposta que tu procura, se é que tem resposta pra isso né?
De qualquer forma os musculos requisitados são os tais funcionais, e o treinamento é o de força normal, claro que respeitando os limites físicos dos velhinhos né.

Valeu.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...