Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Minha Luta

busarello

Posts Recomendados

Publicidade

• Supermoderador

Buenas!

Testarei a uva passa hoje. 

Expectativa do treino - giro de média intensidade, uns  50 KM em pouco mais de 2 horas.

40 gramas de uva passa

27 gramas de isotônico em 1 litros de água

Dados:

Frutose / Glicose  1/2
Sodio / Potassio 1/1   

Glicose (g) 25,484
Frutose (g) 12,038
Gordura (g) 0,200
Proteina (g) 1,240
Sodio (mg) 321,871
Potassio (mg) 334,118
Magnesio (mg) 7,941
Fósforo (mg) 27,000
Vit C (mg) 21,567
Calcio (mg) 74,000

Corrigi as coisas antes de sair. Tanto o açúcar quanto os eletrolitos principais ficaram dentro do esperado.

Editado por busarello
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, busarello disse:

A proporção entre Sódio e Potássio também está ruim e sobre esta eu não tenho opinião formada

Também tenho dúvidas em relação a isto, não sei se existe uma proporção ideal. ex.: 1/1. Sei que durante minhas corridas, um balanço com sódio bem acima da quantidade de potássio sentia as puxadas para câimbras nas pants e pés com mais facilidade (edit.: além de desidratar mais rápido), por via das dúvidas tentava deixar em 1/1 e nunca tive problemas (nas bobeiras de 2h+ sob o sol de meio-dia)

ps.: em média 1g de sal de cozinha tem ~300mg de sódio.

Link para o comentário

• Supermoderador
1 minuto atrás, Ricardo Queiroz disse:

Também tenho dúvidas em relação a isto, não sei se existe uma proporção ideal. ex.: 1/1. Sei que durante minhas corridas, um balanço com sódio bem acima da quantidade de potássio sentia as puxadas para câimbras nas pants e pés com mais facilidade, por via das dúvidas tentava deixar em 1/1 e nunca tive problemas (nas bobeiras de 2h+ sob o sol de meio-dia)

ps.: em média 1g de sal de cozinha tem ~300mg de sódio.

Eu vi isso em uma tabelinha por ai... Pensando mesmo em colocar sal nas uvas, farei hoje.

Preciso primeiro convencer o lado #ControlFreak sobre o controle deste sal, especialmente para não tentar lamber o pacotinho por dentro a fim de garantir os micros ;)

Link para o comentário

• Supermoderador
5 horas atrás, Ricardo Queiroz disse:

Também tenho dúvidas em relação a isto, não sei se existe uma proporção ideal. ex.: 1/1.

Este texto aborda um pouco o assunto, de onde extraio:

O potássio é o principal cátion intracelular em mamíferos, enquanto que o sódio é o principal cátion extracelular. Normalmente, a concentração de sódio no fluido extracelular (FEC) é de aproximadamente 140 mEq/L, e a concentração de potássio no ECF de 4 mEq/L. Esta relação é inversa no fluido intracelular (FIC), na qual a concentração de sódio é de aproximadamente 10 mEq/L e a de potássio 140 mEq/L. 

Ou seja, a proporção é 14:1 e 35:1, dependendo do ponto de vista...

No parágrafo seguinte:

O conteúdo corporal total de potássio em humanos é de aproximadamente 50 a 55 mEq/kg de peso corporal, e quase todo o potássio é prontamente intercambiável.

(...)

Quase 95% do potássio corporal está localizado no interior das células, sendo sua maior parte (de 60 a 75%) localizada no músculo

Vamos ao Google:

Spoiler

Equivalência – peso atômico dividido pela valência

Miliequivalente – é a milésima parte do equivalente

Portanto, o equivalente dos elementos monovalentes é igual ao peso atômico, o bivalente é igual ao peso atômico dividido por 2 e assim por diante.

Ex:  -  K  -  39/1

39 g de K = 1Eq

39 mg de K = 1 mEq

Portanto para os meus 95 quilos:

Potássio = 5.225 mEq ou ~204g de Potássio.

Potássio Intra (95%) = 194 gramas

Proporção Potássio / Sódio Intra = 14/1

Sódio Intra = 13,85 gramas

Potássio Extra (5%) = 10 gramas

Proporção Sódio / Potássio Extra = 35/1

Sódio Extra = 350 gramas

Totais:

Sódio = 364 Gramas

Potassio = 204 Gramas

Isso dá mais ou menos 30/17 (Na / K), praticamente 2:1

Meu combo (uva passa e isotônico) está gerando uma proporção de 10:1 (K / Na), vou colocar o sal (1g), deixando a coisa mais ou menos no 1:1. Minha dieta é, creio, mais rica em sódio que em potássio. Aliás, há bastante material (de fontes razoáveis) falando sobre a deficiência de potássio na rotina alimentar moderna, portanto...

Editado por busarello
Link para o comentário

• Supermoderador

Bom dia.

Sobre o post anterior, sódio e potássio: Antes que alguém tome por verdade absoluta, questionem:

01 - A minha fonte de informação foi um único paper;

02 - Os dados sobre concentração de sódio e potássio em humanos, no paper, carecem de explicação ou fonte;

03 - Mesmo considerando válidos os dados e as extrapolações sobre eles, há um hiato bem grande: a demanda. Apresentei números hipotéticos para a concentração sódio/potássio no average joe, mas não apresentei dados sobre a demanda. Está subentendido que a demanda é na mesma proporção, a excreção de minerais é na mesma proporção e, portanto, a reposição pode ser na mesma proporção. É praticamente um ato de fé, um salto gigante entre os dados (de pouca fiabilidade) iniciais e a conclusão (quanto de uva passa / sal / isotônico consumir).

Quarta Feira (28/09/2016)

Bike- 19:30 -

40 KM - 350 elevação - 23 km/h de média - Um pneu furado.

O pedal foi bem curto mas testei a uva passa com sal e o isotônico. Gostei, achei mais tranquilo do que a paçoquinha.

Não houve demanda suficiente para um julgamento mais acurado.

Sábado, se o tempo deixar, tem triangulo da morte. Expectativa de 4:30 já que vamos de carro até o pé do primeiro morro. Se formos sem carro acrescentamos duas horas e acho que ninguém vai render. Semana que vem eu terei mais dados sobre o combo.

Estimativa de gasto calórico diário = 2100 calorias

Estimativa de gasto calórico Treino = 1000 calorias

Estimativa da dieta = 2700 calorias

• Carb = 282
  • Gordura = 70
  • Proteina = 118

Quinta Feira (29/09/2016)

Funcional - 07:30 - 

• Alongamentos - aquecimento
  • Corrida (800 metros) / prancha (1') - 2x
  • terra (30') / Jump Sprints (30'') /  Abd full (30'') / Rope Swing (30'') / Abdutor maquina (30'') - 3x
  • Remada Alta (30'') / abd full (30'') / Polichinelos com corda (30'') / Box Jump (30'') - 3x
  • Alongamentos

Estimativa de gasto calórico Treino = 350 calorias

Estimativa da dieta = 2500 calorias

• Carb = 187
  • Gordura = 88
  • Proteina = 170
Editado por busarello
Link para o comentário

• Supermoderador
2 horas atrás, Corleone disse:

Uma dúvida quanto à sua vida privada: tem problemas para conciliar os treinos de pedal (que parecem demandar horas) com a convivência em família?

Boa pergunta.

Não, mas demanda algum planejamento. Eu pedalo segunda e quarta. A esposa corre terça e quinta. Eu pedalo sábado, saio cedo e volto perto das 11:00. Neste horário a mulherada acorda e sempre tem algo (delas) para fazer: cabelo, unha, depilar, comprar, trocar, etc.

Link para o comentário

• Supermoderador

Buenas.

Sexta Feira (30/09/2016)

Estimativa da dieta = 2900 calorias

• Carb = 200
  • Gordura = 120
  • Proteina = 190

Quinta Feira (29/09/2016)

Pedal - Circuito Marcio May

68 km - 1550 elevação - 17,3 km/h

3:51:50 duração

* na chuva, com MUITA lama, a ponto de travar roda e cambio dianteiro. Ultimo pedaço da primeira subida feito a pé com a roda travada e a bike nas costas...

Estimativa de gasto calórico Treino = 3000 calorias

Estimativa da dieta = 3300 calorias

• Carb = 387
  • Gordura = 100
  • Proteina = 170
Editado por busarello
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...