Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

• Supermoderador
Postado
3 minutos atrás, Zanfran disse:

Um deles é do Lyle McDonald e o outro do treinador do AIS (Australian Institute Sport) do programa de ciclismo. 

Já vi os dois. O problema nem é o conjunto de lesões, é que o alvo ali é um ciclista bem mais avançado, que domina bem o básico e o intermediário do ciclismo. Não é o meu caso e eu tenho pouco tempo disponível. Então a coisa flui mais devagar: primeiro aprender a andar, depois aparar as arestas. Mas eu chego lá.

Publicidade

Postado
6 horas atrás, busarello disse:

Notei que do ponto de vista de composição corporal ter um deficit gigante 3 dias na semana e um "empate técnico" nos outros dias não fazem mais meu peso cair significativamente: estou no "jogo das águas".

4 horas atrás, mootley disse:

Também percebi isso comigo. Manter uma ingestão média diária (só aumento uns carbos no dia de PL), hipocalórica pero no mucho, está me dando um resultado melhor.

Sinais do metabolismo pós 40?

4 horas atrás, busarello disse:

desconfio.

Po, to apostando minhas fichas justamente nessa estratégia! 3 dias de déficit bruto e depois a ideia é ficar quase no zero a zero (leve superávit)...

Postado
2 horas atrás, Shrödinger disse:

Po, to apostando minhas fichas justamente nessa estratégia! 3 dias de déficit bruto e depois a ideia é ficar quase no zero a zero (leve superávit)...

Mas você ainda está na classe sub 40...rs. 

• Supermoderador
Postado

Bom dia.

16 horas atrás, Shrödinger disse:

14 horas atrás, mootley disse:

Mas você ainda está na classe sub 40...rs. 

Eu trabalho com várias hipóteses.

A mais simples e, provavelmente, mais acertada é considerar que eu como mais do que penso e gasto menos do que imagino.

Digo porque estou convencido de que o peso baixa quando o individuo está em déficit calórico e não apresenta nenhuma patologia (que afete o metabolismo). E acho que faz sentido porque calculo o intake com o MyfitnessPal, que é sabidamente ruim em calcular calorias, e o gasto nos treinos de bike com o strava, que também é ruim neste ponto. 

Para sanar este viés resolvi adotar uma estratégia bastante simples: acrescentar 15% ao intake calórico apontado pelo MyFitnessPal e retirar 20% do gasto apontado pelo Strava. Isto deve me deixar com números mais realistas.

A outra hipótese é a da sobrevivência. Meu gasto calórico diário é baixo já que trabalho quase sempre parado. Mesmo nas épocas em que viajo muito há mais stress do que desgaste físico. Mas 3 vezes na semana o gasto dobra em virtude de uma exigência concentrada em curto período de tempo. ACHO que o corpo (e isso piora com a idade) reluta em entender uma rotina tão complexa. Acho, ainda, que nestes momentos de exigência mais elevada (aka suicidas) o gasto não é linear. Primeiro porque o rendimento cai depois de um tempo e acho que isso se deve não apenas ao estado reduzido de glicogênio muscular e fadiga cardio vascular mas também a estar o corpo "em estado de alerta" ou, dito de outra forma, poupando-se. Segundo por não fazer sentido mesmo. Em tese eu gasto 4000 calorias em um pedal forte tipo este. No dia eu ingeri umas 4000 calorias no total. Sobrou praticamente o GCD, algo perto de 2000 calorias. MAS estes números são totais, o gasto maior foi muito concentrado e isso é muito relevante. Uma coisa é gastar 4000 e ingerir 2000 ambos ao longo do dia. Outra coisa é gastar 4000 em 4 horas tendo um intake (nestas 4 horas) de somente 2 litros de água, 60 gramas de "isotônico" e duas paçoquinhas (durante). Isso foi feito bem cedo, as 6:00. Então tem a janta anterior e o desjejum, mas a janta é residual e o desjejum foi fraco (para o esforço), café, whey, ovo, cacau e banana.

Meu resumo:

01 - É preciso aferir com mais precisão o aporte calórico e o gasto;

02 - Demandas energéticas altas e concentradas geram um efeito menor no gasto como um todo, comparado com a mesma demanda espalhada durante o dia.

Agora o contraponto: 

Eu comecei o ano com 106 quilos e BF na casa de 21% (sim, eu menti no primeiro post). Com pouco deficit gerado pela dieta e, de abril para cá, com o gasto da bike, o peso caiu para 95,6 quilos, medidos hoje, com BF de 18%. A queda de peso é incerta se traçada semanalmente: estável de segunda a quarta, cai bastante na quinta e na sexta, sobe no domingo. Mas quando plotada mensalmente é uma reta, para baixo. O peso variava sempre para perto dos 102 ou 103 quilos na segunda feira graças ao FDS sem controle. Comecei a controlar o FDS em julho, junto com os pedais mais exigentes uma vez por semana. Em agosto os pedais exigentes (em tempo e distancia) subiram para 2 vezes na semana. Em setembro o peso na segunda feira tem ficado na casa de 96,5 a 97. A inclinação da reta aumentou (para baixo) a partir de agosto. 

Então, na prática, há sim variação no deficit (e na perda de peso) por conta das exigências calóricas, mesmo concentradas. Mas eu tenho um feeling de que a coisa tende bastante para a hipótese da sobrevivência que eu expus acima.

Postado

Busa, não sei se no pedal fica da mesma forma, mas fiquei fazendo um comparativo de corridas e caminhadas stravaXFC c/ o garmin, e o cálculo do strava batia sempre de 15-30% (em algumas corridas, as mais longas, passava a uns 35) a mais que da leitura do FC, ele superestimava demais esse gasto. Então esses 20% de redução que está fazendo podem ser uma boa, se quiser jogar um pouco mais alto também é uma boa (lá nos seus 25-30%)

Infelizmente do MyfitnessPal eu não posso falar, pois nunca usei o app, mas está aí um teste a ser feito só p/ ver se bater o dele com o meu controle.

Sobre a variação do peso, o meu oscila demais também, e principalmente nos dias seguintes a corrida mais longa o peso sobe a um patamar acima da média, bem provável que reposição de glico e retenção extra, mas depois de alguns dias ele cai um pouco e se mantém na faixa e vai caindo, até recomeçar o ciclo

• Supermoderador
Postado (editado)

Bom dia.

Quarta  Feira (21/09/2016)

Não teve treino. Levei as crianças em um aniversário.

Aproveitei e ferrei a dieta também, porque besteira pouca é bobagem.

Estimativa de gasto calórico diário = 2100 calorias

Estimativa da dieta = "SNAFU" - Situation Normal: All Fucked Up

Quinta Feira (22/09/2016)

Funcional - 07:30 - 

• Alongamentos - aquecimento
  • Overhead Squat (15) / Jump Sprint (30'') - 4x
  • Clean & Press (10) / Lateral Step Up (30'') - 3x
  • Push Press (10) / Two arms rope swing (30'') - 3x
  • Push Press medicine ball (15) / pular corda (30'') - 3x
  • Abd Crunch (30) / Abd full (30) / Abd bicicleta (60) - 3x
  • Alongamentos

Estimativa de gasto calórico Treino = 350 calorias

Estimativa da dieta = 2800 calorias

• Carb = 180
  • Gordura = 100
  • Proteina = 200

Editado por busarello
  • Supermoderador
Postado (editado)

Sexta Feira (23/09/2016)

Sem treinos.

Estimativa da dieta = 4200 calorias

Desisti de contar os macros. Teve um hambúrguer artesanal de Entrecote de Angus, outro, menor, de berinjela e uns 5 chopes, artesanais.

Editado por busarello
Postado
21 horas atrás, busarello disse:

Sexta Feira (23/09/2016)

Sem treinos.

Estimativa da dieta = 2800 calorias

• Carb = 180
  • Gordura = 100
  • Proteina = 200

Não teve a sexta-feira-happy? Ou tá economizando pra um pega mais violento?

• Supermoderador
Postado (editado)
Em 24/09/2016 at 13:03, Jaraqui disse:

Não teve a sexta-feira-happy? Ou tá economizando pra um pega mais violento?

Vou editei ;)

Boa tarde

O longo não rolou, fiquei sozinho já que a maioria do pessoal vai pedalar no domingo e abortaram hoje.

Sai perto das 07:00 para um regenerativo. Nem cheguei no final da rua e pensei, regenerativo o car$%#, bora subir.

30km, 800 de altimetria, 2 PRs no parque atalaia. Tá bom prum sábado cinza e frio.

Gasto calórico estimado, 1100 calorias, já descontando 30% do que o Strava marcou.

Editado por busarello

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...