Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Publicidade

Postado

barra_olimpica_masculina_11017_3_2015040

Essa é a diferença principal da barra olímpica.

Agora olhe esse exercício

clean-jerk3.png?09be21

Esse movimento é o Clean & Jerk, conhecido também como arremesso. Repare que o atleta começa o movimento com as palmas da mão apontando para seu corpo. Na penúltima figura de cima, é possível ver o momento que ele gira a barra para poder encaixar a primeira parte do movimento. A barra olímpica possibilita que ele faça força somente para girar a barra. Se fosse uma barra "convencional", ele teria que girar a barra E OS PESOS, sobrecarregando bastante a musculatura do manguito rotator.

manguito.jpg

Espero ter ajudado.

Postado
3 minutos atrás, pibols disse:

@Torf ta ai a importancia da rotula numa estrutura, nao transmitir momento fletor, permitir giro livre, se o levantador tivesse que 'girar o peso' na subida, provavelmente se lesionaria. 

yeahsciencebitch.PNG

Postado

A um tempo atrás cheguei a brincar com clean and press numa barra rosqueada de 1,80m, num bumper plates improvisado com pneus nas extremidades. A rosca eu utilizei para deixar fixos os pneus que são aparafusados em anilhas. Se a intenção for treinar em casa não vejo necessidade de barra rolamentada, na época cheguei a pouco mais de 1 bw(100kg) no exercício, a falta de rolamento não atrapalhou em nada. 

Postado
7 minutos atrás, Norton disse:

A um tempo atrás cheguei a brincar com clean and press numa barra rosqueada de 1,80m, num bumper plates improvisado com pneus nas extremidades. A rosca eu utilizei para deixar fixos os pneus que são aparafusados em anilhas. Se a intenção for treinar em casa não vejo necessidade de barra rolamentada, na época cheguei a pouco mais de 1 bw(100kg) no exercício, a falta de rolamento não atrapalhou em nada. 

Concordo que pra quem vai fazer ocasionalmente não tem problema nenhum. Acho que só teria problema se o cara fosse periodizar o treino tendo como exercícios principais alguns levantamentos olímpicos. Fazer de vez em quando de improviso não tem problema, mas se é alguém que busca performance ou treina nesse improviso por 2, 3 anos, aí sim é indesejável.

Postado

Depende a barra convencional também. A que eu usava a anilha tinha um buraco mais largo do a espessura da barra, então a anilha girava em um exercício como o Clean. Faz um tempo que não faço, não lembro muito bem da sensação com uma anilha mais justa (tinha os dois tipos na minha academia). Pelo que eu me lembre, a barra continuava girando e você tinha que fazer certa força para frear o movimento dela.

Não só em movimentos olímpicos é possível notar a diferença. No agachamento e no terra também há mudança de mecânica com barra olímpica em vez da tradicional. Não me lembro bem, acho que falavam que agachamento é mais fácil com barra olímpica e terra com barra tradicional.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...