Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Publicidade

Postado
4 minutos atrás, Aless disse:

http://wp.clicrbs.com.br/ladonatureba/2016/08/25/teste-reprova-oito-de-20-azeites-de-oliva-analisados/?topo=52,1,1,,171,e171

Teste reprova oito de 20 azeites de oliva analisados

Por Giane Guerra

14539471-e1462554759595.jpg

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Agencia RBS.

Pela quinta vez, a Proteste Associação de Consumidores testou azeites de oliva. E novamente os resultados decepcionam: ainda há fabricantes colocando nas prateleiras produtos adulterados. A entidade considera fraude.

De 20 azeites testados, quatro foram eliminados. Outros quatro não são indicados para compra.

Em quatro marcas, havia indícios de outros óleos vegetais adicionados. Ou seja, não tinha apenas a gordura da azeitona.

“São reincidentes os fabricantes dos azeites Figueira da Foz, Tradição e Quinta d`Aldeia que parecem pouco se importar com o consumidor. Essas mesmas marcas haviam sido denunciadas em 2013, por conta da mesma irregularidade apontada agora. A eles se juntou o Pramesa, que no último teste não havia sido eliminado. Estes produtos foram eliminados do teste após a análise em laboratório comprovar adulteração, com adição de outros óleos vegetais, o que não é permitido por lei.”

Embora tragam a palavra extravirgem na embalagem, os azeites da Qualitá, Beirão, Carrefour Discount e Filippo Berio foram apontados como virgens na análise. Significa que, na hora da compra, o consumidor paga mais caro por um extravirgem, mas leva um produto virgem.

Segundo a avaliação da Proteste, sete marcas não poderiam ser classificadas como extravirgens: quatro são virgens (Qualitá, Beirão, Carrefour Discount, Filippo Berio); e três são o que chamamos de lampantes, ou seja, adequados somente para uso industrial devido à alta acidez: Figueira da Foz, Tradição e Quinta D’Aldeia.

Segundo a entidade, os fabricantes estão infringindo o Código de Defesa do Consumidor e outras legislações.

Notícias boas

Mas o teste trouxe notícias boas: cinco marcas que tinham sido avaliadas como virgens, em 2013, agora apresentaram um azeite melhor. A avaliação mostrou que são extravirgem agora. Foram os casos de La Española, Carbonell, Serrata, Gallo e Borges.

O melhor

O produto mais bem avaliado foi o Cocinero. É indicado pela Proteste como autêntico azeite extravirgem, que apresentou excelente qualidade, apesar de sua embalagem de plástico. Isso porque as garrafas de vidro escuro tendem a conservar melhor o alimento.

Além disso, teve o melhor custo-benefício entre os produtos analisados. O ponto negativo é o rótulo que precisa de adequações porque não informa a data de envase do produto.

Pesquisa:
Marcas testadas: Andorinha; Beirão; Borges; Carbonell; Cardeal; Carrefour; Cocinero; Figueira da Foz; Fillippo Berio; Gallo; La Espanhola;La Violetera; O-Live; Pramesa; Qualitá; Quinta da Aldeia; Renata; Serrata; Tradição e Taeq.

===

Leia mais:

Dossiê dos óleos e azeites – Qual escolher?

Leitor pede avaliação sobre o óleo de arroz

Leitora pergunta como identificar o ponto de fumaça dos óleos e azeites

Excelente contribuição!

Postado

Obrigado pela contribuição.

Lá em casa meu velho tava comprando um lixo chamado "Quinta do cais".. fui olhar e ele é do mesmo produtor do tal "Quinta d'Aldeia" que é o pior azeite existente.. mostrei pra ele e dessa vez ele comprou o Cocinero.. O azeite lixo então eu to usando só pra cozinhar como se fosse óleo de cozinha msm, afinal é mais ou menos oq ele é.

Postado

Puts, fiz minha compra do mês ontem.... se tivesse lido o tópico antes compraria alguma marca aprovada.

Obrigado pela contribuição, sempre são úteis tópicos nesse estilo.

Postado

Pois é... Mas näo pensem que isso é algo exclusivo do Brasil näo. Na Itália, por exemplo, contrabando de azeite é täo grande quanto o tráfico de drogas.

Mas vejamos pelo lado positivo, algumas marcas melhoraram em relacäo ao último teste. =)

Postado
2 minutos atrás, Torf disse:

Pois é... Mas näo pensem que isso é algo exclusivo do Brasil näo. Na Itália, por exemplo, contrabando de azeite é täo grande quanto o tráfico de drogas.

Mas vejamos pelo lado positivo, algumas marcas melhoraram em relacäo ao último teste. =)

Na verdade o que eu to achando é que esse processo de produção é muito irregular, e os produtos variam muito conforme os lotes...

vejo várias marcas variando entre virgens/extravirgens e não acho que todas essas empresas que melhoraram foi pq melhoraram seus processos de produção... tampouco as que pioraram tbm pode ser q nao pioraram em nada

é a minha percepção do assunto

Postado
6 minutos atrás, Thorun disse:

Na verdade o que eu to achando é que esse processo de produção é muito irregular, e os produtos variam muito conforme os lotes...

vejo várias marcas variando entre virgens/extravirgens e não acho que todas essas empresas que melhoraram foi pq melhoraram seus processos de produção... tampouco as que pioraram tbm pode ser q nao pioraram em nada

é a minha percepção do assunto

Ou seja, o teste (é) foi meio que inútil? Näo entendi muito bem seu raciocínio.

Postado
2 minutos atrás, Torf disse:

Ou seja, o teste (é) foi meio que inútil? Näo entendi muito bem seu raciocínio.

Não. 

O teste serve pra se ter uma base, pra descartar as marcas mais lixo.
Mas o que eu percebi analisando diversos desses testes é o seguinte: Muitas marcas mesmo são enquadradas/desenquadradas constantemente do processo.. Por exemplo o Gallo já deu virgem em dois testes e extravirgem em dois. Outras marcas também variam muito. Já vi marca ser eleita o melhor azeite em um teste e ser enquadrada como virgem em outro. E eu não acredito que elas ficam constantemente mudando seus processos de produção do tipo, "Ah, agora vou piorar/melhorar a qualidade". Acho que o controle de qualidade da maioria delas é meio ruim e a variação da qualidade ocorre com frequencia de lote pra lote, até pq é um alimento dificil de vc manter um padrão, ele varia conforme diversas coisas como estocagem, embalagem, condições de temperatura, etc.

Então o importante é ter uma noção das marcas ótimas (que sempre deram extravirgens), das marcas péssimas (que usam outros óleos - essas também variam pouco). Assim dá pra ter uma idéia do custo/beneficio de cada uma.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...