Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Publicidade

Postado (editado)
1 hora atrás, Thelastboss disse:

Essa frase é falsa.

A frase anterior é verdadeira ou falsa? Sendo que se ela for verdadeira, ela é falsa, então seria verdadeira e se ela for falsa ela é verdadeira e então meu cérebro explodiu D:

Os livros de raciocínio lógico costumam utilizar esse exemplo para explicar os princípios. Quando você pergunta se uma frase é verdadeira ou falsa, significa que está considerando que esta frase é uma proposição ( ou seja, pode ser classificada em verdadeira ou falsa). Acontece que "Essa frase é falsa" é uma contradição, qualquer um dos valores lógicos atribuídos a essa frase irá causar contradição, e um dos princípios da lógica é justamente o da não-contradição(não pode ser verdadeiro e falso ao mesmo tempo), se algo é uma contradição,logo não é uma proposição e não pode ser classificado em nenhum dos valores lógicos de verdadeiro ou falso. Os outros dois princípios fundamentais da lógica são o do terceiro excluído (uma proposição é verdadeira ou falsa, não existe outra possibilidade) e o princípio da identidade (uma proposição verdadeira sempre será verdadeira e uma proposição falsa sempre será falsa).

1 hora atrás, LucasBora disse:

o frango tem carbo?

hqdefault.jpg

Editado por Tanin
Postado
2 minutos atrás, hylian disse:

Se eu chegar pra uma mina falando pra ela que sou advogado, e que li em um blog como ser macho alfa, quanto tempo demora pra ela abrir as pernas?

Depende de quanto tempo demora para falar isso.

Postado

Só eu acho desnecessário colocar ponto no final de uma frase? Se tratando de uma frase virtual, e que não terá mais nada em seguida.

Exemplo:

Não, o frango tem gordura

Gosto do carbo do frango. Pensando bem, eu prefiro proteína por causa da batata

Postado
2 horas atrás, Tanin disse:

Tá manjando das lógicas.

Supondo que "essa frase é falsa", é meramente o caso de ela ser verdadeira ao apontar uma falsidade que existe de fato em alguma coisa, ou o fato d'ela ser falsa ao apontar uma falsidade que não existe em relação a este ou aquele objeto. O problema surge justamente quando fica-se no plano meramente formal da lógica e não se faz referência a nada que exista concretamente no mundo real. E, como você disse, ela não pode ser considerada uma proposição no mero plano da lógica formal.

Exemplifico:

1 - O ser humano é um animal.

2 - Essa frase (1) é falsa.

3 - A proposição 2 é falsa, pois se refere à 1 que é verdadeira.

-

1 - O ser humano é um vegetal.

2 - Essa frase (1) é falsa.

3 - A proposição 2 é verdadeira, pois se refere à 1 que é falsa.

Postado
14 horas atrás, Tanin disse:

Os livros de raciocínio lógico costumam utilizar esse exemplo para explicar os princípios. Quando você pergunta se uma frase é verdadeira ou falsa, significa que está considerando que esta frase é uma proposição ( ou seja, pode ser classificada em verdadeira ou falsa). Acontece que "Essa frase é falsa" é uma contradição, qualquer um dos valores lógicos atribuídos a essa frase irá causar contradição, e um dos princípios da lógica é justamente o da não-contradição(não pode ser verdadeiro e falso ao mesmo tempo), se algo é uma contradição,logo não é uma proposição e não pode ser classificado em nenhum dos valores lógicos de verdadeiro ou falso. Os outros dois princípios fundamentais da lógica são o do terceiro excluído (uma proposição é verdadeira ou falsa, não existe outra possibilidade) e o princípio da identidade (uma proposição verdadeira sempre será verdadeira e uma proposição falsa sempre será falsa).

hqdefault.jpg

14 horas atrás, Tanin disse:

hqdefault.jpg

Pior que eu entendi, boa

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...