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O DINHEIRO QUE JOE ME PAGAVA NUNCA durava muito. Eu vivia tentando encontrar maneiras de
ganhar mais. À medida que meu inglês foi melhorando e pude começar a explicar como
treinar, passei a dar seminários na Gold’s e em outras academias. Cada um deles me rendia
500 dólares.


Também criei um negócio de vendas por correspondência com sede no meu próprio
apartamento. Tudo começou por causa das cartas de fãs que eu recebia. As pessoas queriam
saber como era meu treinamento para os braços ou o peito e me perguntavam como elas
próprias poderiam entrar em forma. Eu não conseguia responder a tantas cartas, então, no
início, pedi aos redatores da revista que me ajudassem a elaborar alguns modelos que eu
pudesse enviar. Foi assim que tive a ideia de vender uma série de apostilas.

Ao contrário da Europa, nos Estados Unidos não havia um milhão de obstáculos para se
abrir um negócio. Eu só tive que ir à prefeitura e pagar 3,75 dólares por um alvará, depois
alugar uma caixa postal para receber os pedidos. Em seguida precisei ir ao Conselho de
Uniformização Fiscal do estado da Califórnia e à Receita Federal. Eles me perguntaram:


– Quanto o senhor acha que vai ganhar?
– Mil dólares por mês, assim espero.


Então paguei 320 dólares, valor estimado da primeira parcela de impostos. Não houve
nenhum interrogatório. Os funcionários eram educados, gentis e prestativos. Quando Franco e
eu abrimos uma empresa de serviços de pedreiro, foi a mesma coisa. Saímos balançando a
cabeça e ele comentou: “É por isso que chamam este país de terra das oportunidades.”
Estávamos felicíssimos.


As apostilas eram, basicamente, os artigos que eu vinha escrevendo para Joe e que os
redatores e fotógrafos me ajudavam a aprimorar acrescentando detalhes e fotos. Fizemos uma
para braços, outra para peito, uma para costas, uma para panturrilhas e coxas, sempre
explicando como obter um corpo mais simétrico, como ganhar peso, como posar e assim por
diante. Foram 10 apostilas no total. Era possível encomendar a série inteira por 15 ou 20
dólares, ou então escolher qualquer volume avulso por 1 ou 2 dólares cada um. As pessoas
também pediam fotografias minhas, de modo que mandei imprimir um álbum com as minhas
preferidas. Joe Weider tinha um grande negócio de venda por correspondência, é claro, mas
ele na verdade não considerava seus fisiculturistas concorrentes. Eu o convenci a me ceder
espaço publicitário de graça nas suas revistas. “Você poderia começar a me pagar por me usar
nos seus anúncios”, falei, “mas prefiro que me dê essa oportunidade.” Achava que Joe fosse
aceitar, porque ele sempre odiava gastar dinheiro. Ele não só concordou como nos deu total
apoio: disse que eu poderia começar com uma página inteira e que, se o negócio deslanchasse
mesmo, poderíamos passar para uma página dupla.


Muitos fisiculturistas fracassaram nas vendas por correspondência porque recebiam o
dinheiro mas não conseguiam se organizar para enviar o produto. Pela lei, era preciso entregar
as encomendas dentro de determinado prazo. Se o correio recebesse reclamações, sua caixa
postal era confiscada e seu negócio ia para o espaço. Você podia até pegar cadeia. Mas eu era
supereficiente. Tirei as portas do armário do meu quarto para criar um nicho e pedi a um
amigo que fizesse prateleiras e uma pequena escrivaninha dobrável para mim. Cada apostila
tinha seu próprio escaninho numerado, e havia cestos para correspondência recebida, cheques,
envelopes e encomendas a serem enviadas.
Minhas apostilas foram um sucesso. Em pouco tempo, acrescentei um cinturão para
musculação com a marca Schwarzenegger e outros produtos, o bastante para um anúncio de
página dupla. Isso atraiu ainda mais clientes. O negócio foi aumentando tanto que eu pude
contratar uma secretária para trabalhar alguns dias por semana e atender à maior parte dos
pedidos.


Antes de publicar os anúncios na revista, eu sempre os mostrava a Joe, porque ele era um
verdadeiro rei do merchandising. Ele dissecava meu texto quase palavra por palavra. “Por
que não escrever: ‘Pedido atendido em poucos dias’?”, perguntava ele. “Ponha isso no
anúncio! As pessoas querem saber que podem confiar em você. E deveria colocar também:
‘Apostila com tiragem limitada.’ Todo mundo adora tiragens limitadas!”
Eu estava adorando ser um empreendedor americano. Com as vendas por correspondência,
estava trilhando o mesmo caminho de Charles Atlas!


Logo criei outro negócio, dessa vez com Franco. Sua ideia era que trabalhássemos na
construção civil, porque ele já tinha atuado nesse ramo tanto na Itália quanto na Alemanha e
acreditava que as pessoas iriam querer contratar dois caras fortes. Quando fomos ao sindicato,
porém, descobrimos que poderia levar meses para nos inscrevermos.
“Por que não criamos a nossa própria empresa?”, perguntei a Franco. Ele tinha experiência
no ofício de pedreiro, e eu na administração de um negócio. Então, foi o que fizemos. Pusemos
um anúncio no jornal dizendo: “Pedreiros europeus. Especialistas em mármore e pedra.” Não
demoramos a conseguir nosso primeiro trabalho: construir um muro para um cara cuja casa,
em Venice, pertencera ao astro do cinema mudo Rodolfo Valentino.
Franco e eu tínhamos percebido que os americanos adoravam tudo o que era estrangeiro:
massagens suecas, design italiano, ervas chinesas, engenhosidade alemã. Decidimos que
devíamos ressaltar o fato de sermos europeus. O detalhe de Franco ser italiano era
particularmente útil. Veja o Vaticano! A arquitetura italiana é imbatível. Eu também já havia
reparado que os americanos gostam de pechinchar um pouco e de ter a impressão de estar
fazendo um bom negócio – ao contrário dos alemães, que se mostram mais dispostos a aceitar
o preço pedido. Assim, Franco e eu bolamos uma cena. Eu levava uma trena, tirava medidas e
fazia um orçamento. Para aumentar a aura europeia de mistério, as medidas eram sempre em
metros e centímetros, em vez de polegadas e pés. Então mostrava os números a Franco e
começávamos a bater boca em alemão na frente do cliente.


– O que está acontecendo? – perguntava o cliente.
– Bom, o senhor sabe como são os italianos – dizia eu, revirando os olhos. – Não entendo
por quê, mas Franco acha que a sua varanda vai custar 8 mil dólares. Ele quer encomendar x
tijolos, muito mais que o necessário. Sério, cá entre nós, eu acho que podemos fazer tudo por
7 mil. Vão sobrar vários tijolos, que podemos devolver para pedir os mil dólares de volta.
E assim o cliente começava a confiar em mim na mesma hora.
– Quanta gentileza a sua tentar me fazer o melhor preço.
– Bom, nós queremos ser competitivos. O senhor com certeza pediu outros orçamentos, não
é?
– Pedi, claro.
– Está vendo, Franco? – dizia eu.


Então batíamos boca em alemão mais um pouco e o cara saía todo feliz depois de fecharmos
o serviço por 7 mil.
Adorávamos trabalhar como pedreiros e tínhamos a sensação de ser muito produtivos. Mas
também nos divertíamos bastante. Certa vez, uma mulher apresentou o orçamento de um
concorrente nosso: ele cobrara 5 mil para trocar a chaminé da casa dela, e nesse preço
estavam inclusos os mil dólares para demolir a antiga.


– Mil dólares? – estranhou Franco. – Me deixe dar uma olhada.
Ele subiu no telhado, apoiou as costas nas telhas e, como se estivesse no aparelho de leg
press da academia, fez um movimento com as pernas que arrancou a chaminé inteira. Esta
quase foi parar em cima da mulher, que assistia a tudo lá do chão. Em vez de se zangar,
porém, ela ficou agradecida.
– Ah, muito obrigada por me ajudar! Que perigo! Essa chaminé poderia ter caído na cabeça
de alguém.


Ela não só nos contratou para o serviço como nos deixou ficar com os tijolos velhos, que eu
vendi para outro cliente dizendo que eram “tijolos vintage”.
Outro cliente queria refazer o muro em volta da sua casa. Chegamos à conclusão de que
demolir o muro antigo seria um trabalho pesado o suficiente para valer como nosso treino do
dia. Alugamos os maiores martelos que conseguimos encontrar e eu disse a Franco para
transformarmos aquilo em uma disputa. “Você começa daquele lado e eu começo deste aqui”,
sugeri. “Vamos ver quem chega ao meio primeiro.” Começamos a martelar feito uns doidos, e
eu teria ganhado caso uma lasca de muro não tivesse voado e quebrado a janela de vitral
antiga do cliente. Lá se foi nosso lucro.


Fazia menos de um ano que Franco e eu tínhamos aberto a empresa quando um grande
terremoto atingiu o Vale de São Fernando, no dia 9 de fevereiro de 1971. Varandas ficaram
deformadas, paredes racharam, chaminés despencaram dos telhados. Era a melhor
oportunidade que poderíamos ter tido. Logo pusemos nosso anúncio no Los Angeles Times e
arrumamos tanto serviço que trabalhávamos dia e noite. Contratamos alguns dos fisiculturistas
da praia para nos ajudar – em determinado momento, chegamos a ter 15 deles misturando
cimento e carregando tijolos. Era uma visão bem engraçada, mas não podíamos depender
daqueles homens. Eles simplesmente não eram capazes de trabalhar diariamente. Joe tinha
razão: alguns deles eram uns preguiçosos caras de pau.


Com o dinheiro que ganhamos, Franco e eu conseguimos comprar carros melhores e pagar
por aulas de melhor qualidade. Também pudemos fazer nosso primeiro investimento. Na
época, as companhias aéreas estavam planejando utilizar aviões supersônicos, e havia o
projeto de construir um aeroporto supersônico em Palmdale, logo depois das montanhas, uns
80 ou 100 quilômetros a nordeste de Los Angeles.


Eu queria ficar rico muito depressa. Quando descobri a história do aeroporto, pensei:
“Poderia ser um ótimo investimento.” Dito e feito: um ou dois meses depois, recebemos um
exemplar do jornal da região, o Antelope Valley Press , que trazia na primeira página um
magnífico desenho de como ficaria o aeroporto: imenso, bem futurista, exatamente como eu
imaginara que seriam os Estados Unidos. Aquilo, sim, era pensar grande! Em Graz, as
autoridades se preocupavam se o aeroporto deveria receber três ou quatro aviões por dia.
“Isso vai ser importante”, pensei.


Imaginei que, quando se constrói um aeroporto dessa magnitude, é preciso ter armazéns em
volta, além de shoppings, restaurantes, empreendimentos residenciais, prédios públicos –
mais e mais crescimento. Então disse a Franco: “Vamos descobrir se tem alguma coisa à
venda.” Não demorou muito para o Antelope Valley Press publicar outra matéria de capa
sobre como havia empresas comprando grandes terrenos que depois loteavam para revender.
Um senhor de uma dessas empresas nos levou para ver um terreno. Na época, o Vale dos
Antílopes era uma região abandonada, não passava de deserto. Levamos duas horas para
chegar lá, de ônibus, e o cara passou a viagem inteira falando sobre o projeto. Explicou como
iriam construir uma autoestrada até Palmdale e disse que o aeroporto seria internacional. No
futuro, poderia vir até a ser usado para aviões espaciais. Ficamos impressionados. Quando
chegamos, ele nos mostrou por onde chegariam a energia elétrica e a água, confirmando meu
instinto de que aquela seria uma boa oportunidade. Comprei 4 hectares de terreno por um total
de 10 mil dólares, e Franco, 2, bem ao lado de onde ficaria a pista de pouso e perto do local
onde haveria um complexo de arranha-céus. Não tínhamos 15 mil dólares em dinheiro vivo, de
modo que combinamos pagar 5 mil e mais 13 mil de principal e juros ao longo dos anos
seguintes.


É claro que nada disso levava em conta o problema do ruído supersônico e de como ele
afetaria as pessoas que morassem sob a rota dos aviões. A questão virou uma enorme disputa
no mundo inteiro, não apenas nos Estados Unidos. Os governos acabaram decidindo que as
companhias aéreas só poderiam fazer os aviões voarem numa velocidade superior à do som
quando estivessem acima dos oceanos – e Franco e eu acabamos com vários hectares de
deserto encalhados. O empreendedor insistia que tudo não passava de um obstáculo
passageiro. “Não vendam”, dizia ele. “Seus netos ainda vão aproveitar essas terras.”

 

Arnold Schwarzenegger

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Isso foi tirado de algum livro, revista ou algo do gênero? Adoraria ler o resto (se existir) 

 

Curto muito essas histórias.

Postado
Em 28/07/2016 at 09:45, Porcolitico disse:

É da Autobiografia do Arnold: "A Inacreditavel Historia da Minha Vida".

 

Depois vou postar como ele conseguiu seu primeiro prédio de apartamentos, tudo isso antes de virar ator. Ele era bem esperto. Não é a toa que chegou onde chegou.

 

Esse livro é incrível, muito bem escrito e com conteúdo. Ele fala abertamente da vida dele, até mesmo assuntos mais polêmicos com o filho que teve com a empregada e outras aventuras. Muito bom.

Postado

 

1 hora atrás, TheBirl disse:

 

Esse livro é incrível, muito bem escrito e com conteúdo. Ele fala abertamente da vida dele, até mesmo assuntos mais polêmicos com o filho que teve com a empregada e outras aventuras. Muito bom.

O livro é realmente muito bom, o cara ficou milionário antes de ser famoso, tem uma personalidade incrível, já era fã dele por causa do cinema, fiquei muito mais depois do livro.

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