Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Alguns motivos para incluir BCAA na sua rotina!

lucasf21

Posts Recomendados

Aminoácidos de Cadeia Ramificada: Será?

Os aminoácidos de cadeia ramificada, conhecidos como BCAA (de branched chain amino acids) compreendem três aminoácidos essenciais: leucina, isoleucina e valina, encontrados em fontes proteicas de origem animal. Esses aminoácidos atuam como importante fonte energética para o músculo esquelético, durante períodos de estresse metabólico. Nessas situações, os BCAAs podem promover a síntese proteica, evitar o catabolismo proteico e servir como substrato para a gliconeogênese. Somam 35% dos aminoácidos indispensáveis nas proteínas musculares e aproximadamente 40% dos aminoácidos pré-formados necessários para os animais.

Os BCAA são desaminados no tecido muscular formando a alanina, que por sua vez, deixa o músculo e vai para o fígado onde é convertida em piruvato e, posteriormente, em glicose (ciclo glicose-alanina) contribuindo para a manutenção da glicemia durante exercícios prolongados.

Ação anabólica e anticatabólica

- Blomstrand et al. (2006) - os BCAA, particularmente a leucina, podem apresentar efeitos anabólicos no metabolismo de proteínas, aumentando significativamente a taxa de síntese e diminuindo a taxa de degradação de proteína na musculatura em repouso, após o exercício.
- Koopman et al. (2005) - os autores concluíram que a ingestão associada de proteína e leucina estimulou a síntese muscular de proteína e melhorou o equilíbrio proteico de todo o corpo, comparado com a ingestão isolada de carboidrato. Verificou-se maior liberação de insulina, maior síntese muscular e menor degradação proteica.
- Diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (2003) - sugere dados parecidos, afirmando que se ingeridos juntamente com soluções de carboidratos, após treinos intensos, os aminoácidos essenciais podem promover uma melhor recuperação do esforço seguido de aumento da massa muscular.
- Shimomura et al. (2004) - constataram que a suplementação com BCAA antes e depois do exercício teve efeitos benéficos por diminuir danos musculares induzidos pelo exercício, além de promover a síntese muscular de proteínas; sugerindo a possibilidade de que a suplementação com BCAA tenha utilidade positiva em relação à prática de exercícios e esportes.

Serve de substrato para a gliconeogênese

- (Lancha Jr., 1996, Marquezi e Lancha Jr., 1997; Alves, 2005) - Os BCAA atuam no ciclo da alanina-glicose servindo de substratos para a produção de glicose
- Yudkoff et al. (2005) - a leucina, não sendo uma substância neuroativa, pode seguramente transitar pelo cérebro e ser usada como uma fonte de NH2 com o propósito de sintetizar o glutamato; o glutamato é o produto da transaminação do α-cetoglutarato, participando na produção de metabólitos como o piruvato ou o oxaloacetato, que participam em vias metabólicas como a gluconeogénese e na glicólise.

Envolvimento na resposta imunológica

- Calder, (2006) - em ratos, a restrição dietética de BCAA prejudicou vários aspectos da função imunológica apresentando aumentos na suscetibilidade para agentes patogênicos. Pacientes pós-cirúrgicos ou com infecção foram submetidos a doses intravenosas de BCAA e mostraram melhora no sistema imunológico, com resultado melhorado frente aos processos infecciosos.

Economia nos estoques de glicogênio muscular

- Shimomura et al. (2000) - dieta rica em BCAA preserva as reservas de glicogênio do fígado e da musculatura esquelética durante exercício, e que a diminuição na atividade complexa de deidrogenase do piruvato nestes tecidos, pelos BCAA dietéticos, está envolvida nestes mecanismos.

Retardo da fadiga central em exercícios prolongados

- (Newsholme e Blomstrand, 2006; Zamberlan, 2001; Willians, 2004; Bacurau, 2001, Kazapi e Tramonte, 2003) - acredita-se que a suplementação de BCAA poderia reduzir a formação da serotonina, retardando assim a fadiga e conseqüentemente, melhorando o desempenho esportivo. Sabe-se que os BCAA e o triptofano-livre competem entre si, em situações em que os níveis plasmáticos de BCAA se encontram reduzidos (exercícios prolongados); isto facilitaria a entrada de triptofano-livre no cérebro (SNC), levando à geração de 5 hidroxi-triptamina, precursor da serotonina, que por sua vez é um mediador potencial da fadiga central.

Em 2009, Francisco Navarro e Guilherme Rossi, publicaram um estudo o seguinte estudo na Revista de Nutrição Esportiva Brasileira (O EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DE LEUCINA NA SÍNTESE PROTEICA MUSCULAR) e concluíram que A suplementação de leucina mostrou-se eficaz em estimular o processo de síntese proteica muscular em ratos e em humanos, após serem submetidos a uma atividade física ou mesmo após jejum e sem esforço físico. Os mecanismos pelos quais isto se dá envolvem vias relacionadas à ativação da proteína chave mTOR e também vias ainda desconhecidas.

Outros estudos:

Estudo de 2011 sobre baixo impacto de BCAA em insulina

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21512300

Importante papel de BCAA na oxidação de gordura: 

http://journals.lww.com/acsm-essr/Abstract/publishahead/Potential_Role_of_Branched_Chain_Amino_Acid__BCAA_.99919.aspx

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19997003?dopt=Abstractplus

Obs: vale lembrar que uma dosagem efetiva de bcaa está longe do que é pregado pelas empresas de suplemento, uma dosagem realmente boa varia de 20 até 40g dia, pra mais eu acho desperdício...

Editado por lucasf21
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

3 minutos atrás, Born4Run disse:

É um dos poucos suplementos que uso.

Eu também, vale muito a pena se tiver uma grana extra..

1 minuto atrás, LucasBora disse:

se eu tivesse $ ctz que usaria

se for pensar bem não é tão caro (sem querer fazer propaganda) mas na wedy, eu pego 600g por 60 reais, dura 1 mes o bcaa, não acho caro não.. tem nego que paga 100 conto em whey rsrs

Link para o comentário

Agora, lucasf21 disse:

se for pensar bem não é tão caro (sem querer fazer propaganda) mas na wedy, eu pego 600g por 60 reais, dura 1 mes o bcaa, não acho caro não.. tem nego que paga 100 conto em whey rsrs

tempos dificeis mesmo, desempregado ai é foda

Link para o comentário

@lucasf21

Tu não errou o preço não parça?o refil de 600g tá 89 pila no boleto.

Outra coisa,tu consome 20g/dia?sé loco,eu tinha comprado a uns 2 anos atrás da dymatize o bcaa em pó e consegui mandar uma semana só,bagulho ruim da porra,os últimos dias eu tava no modo viking colocando na boca direto e bebendo água logo após,mas depois nem conseguia mais,nem o cheiro eu posso sentir que já dá uns revertério e ansia de vomito kk,o da growth também é muito ruim,nem os com sabor rola,como que tu faz pra tomar?ou tu compra aquele instantâneo?

Link para o comentário

Pessoal... pelo amor de Deus

já tem estudos provando que BCAA é inútil 

Um dos estudos

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4773154/

Conhecem o Rich Villela?

Ele já falou várias vezes sobre o BCAA e provou por A+B que não presta

40 minutos atrás, IRLAM disse:

motivo para nao incluir: muito caro, pessimo custo x beneficio rsr

Marketing puro

1 hora atrás, lucasf21 disse:

Tu não toma whey não?

Por que pagar 100 conto num whey é pouco no mercado BR

Mesmo que você pague uns 70 a 80 dessas marcas mais desconhecidas, tem o frete né cara :)

Editado por mut4nt3
Link para o comentário

3 horas atrás, mut4nt3 disse:

Um dos estudos

O que esse estudo, feito em porcos, prova?

Eu li e näo entendi como ele prova que o BCAA é inútil, se puder me dar uma luz eu agradeco.

Link para o comentário

8 horas atrás, Mateus~ disse:

@lucasf21

Tu não errou o preço não parça?o refil de 600g tá 89 pila no boleto.

Outra coisa,tu consome 20g/dia?sé loco,eu tinha comprado a uns 2 anos atrás da dymatize o bcaa em pó e consegui mandar uma semana só,bagulho ruim da porra,os últimos dias eu tava no modo viking colocando na boca direto e bebendo água logo após,mas depois nem conseguia mais,nem o cheiro eu posso sentir que já dá uns revertério e ansia de vomito kk,o da growth também é muito ruim,nem os com sabor rola,como que tu faz pra tomar?ou tu compra aquele instantâneo?

e 89 mals..

cara, eu tbm acho bem ruim, apesar de não me importar com o gosto, o que fez eu nem sentir mais o gosto foi ad clight no bcaa, eu jogo e nem sinto o gosto.

8 horas atrás, IRLAM disse:

motivo para nao incluir: muito caro, pessimo custo x beneficio rsr

Isso depende, caro pra alguns, mas entre um whey por exemplo que a maioria toma sem necessidade e um bcaa, o bcaa é muito melhor...

8 horas atrás, mut4nt3 disse:

Um dos estudos

Conhecem o Rich Villela?

Ele já falou várias vezes sobre o BCAA e provou por A+B que não presta

Marketing puro

Tu não toma whey não?

Por que pagar 100 conto num whey é pouco no mercado BR

Mesmo que você pague uns 70 a 80 dessas marcas mais desconhecidas, tem o frete né cara :)

nao não tomo, pq eu bato minhas proteinas com alimento de verdade, enfim tbm quero saber o que esse estudo tem a ver com a discussão.

Postar o que o rich (marketing puro) fala é fácil, quero ver apresentar provas e argumentos como postei no tópico.

A leucina que está no bcaa estimula m-thor = mais sintese de proteína, sem mais, só por isso já valeria a pena, fora que é anti catabólico etc..

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...