Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)
15 minutos atrás, Ricardo Queiroz disse:

Fernando, desse tempo (um ano) que começou a correr, mais ou menos em quanto tempo que começou a perceber uma melhoria significativa no seu pace?

Atualmente, em média, em quanto anda seu volume de corrida (kms/semana)?

E outra, como está sua distribuição de treino? Dias por semana, objetivos/dia, treinos/dia...

Abraços

Comecei a sentir diferença no PACE de depois de dezembro, quando estabeleci que ia correr uma Meia Maratona. Peguei firme, utilizei as planilhas do Nike Plus para a distância. Coloquei nível avançado e fui. Sofri um pouco com os longos.

Ultimamente tem variado entre 50 e 70 quilômetros.

Treino em média 6 vezes na semana, com um dia Off. Faço fortalecimento 2x na semana (segundo período).

Caso você queira queira aumentar seu volume de treino, não deixe de começar fazendo fortalecimento pois corrida é um esporte muito propenso a lesão!.

Editado por Fernandoomi

Publicidade

Postado

Ahh tranquilo, não pretendo aumentar volume não. Não me vejo como corredor, então não sigo uma template de treino de um, mas gosto de correr e na medida do possível tento dar um up hehehhe, não é o modelo ideal mas aparentemente tem funcionado, fico na faixa de 35-44km/sem e só com 3 treinos (1x no dia), cada um tem um "objetivo específico", também não almejo 1/2 ou algo acima disso, curto mais trails curtas (<=14km), aí o treino acaba volta para melhorar no morro/praia mesmo. Sobre fortalecimento, acho que estou de boa nessa parte rsrsrs.

Me interessei pelo seu diário pela corrida e natação (só que eu nado em mar aberto msm), apesar de não ser meu "foco" pegar uns bizus com quem sabe vale a pena demais, coisa ou outra com certeza irei aproveitar e implementar.

Não sei se chegou a ver, mas pode ser que tenha algo de interessante para vc nesse link da minha assinatura (treino concorrente), na verdade minha "vibe" é essa, fazer um pouquinho de tudo.

PS.: teu tempo run é quase o pace do meu dia de speed kkkkkkkkkk

Postado
2 minutos atrás, Ricardo Queiroz disse:

Ahh tranquilo, não pretendo aumentar volume não. Não me vejo como corredor, então não sigo uma template de treino de um, mas gosto de correr e na medida do possível tento dar um up hehehhe, não é o modelo ideal mas aparentemente tem funcionado, fico na faixa de 35-44km/sem e só com 3 treinos (1x no dia), cada um tem um "objetivo específico", também não almejo 1/2 ou algo acima disso, curto mais trails curtas (<=14km), aí o treino acaba volta para melhorar no morro/praia mesmo. Sobre fortalecimento, acho que estou de boa nessa parte rsrsrs.

Me interessei pelo seu diário pela corrida e natação (só que eu nado em mar aberto msm), apesar de não ser meu "foco" pegar uns bizus com quem sabe vale a pena demais, coisa ou outra com certeza irei aproveitar e implementar.

Não sei se chegou a ver, mas pode ser que tenha algo de interessante para vc nesse link da minha assinatura (treino concorrente), na verdade minha "vibe" é essa, fazer um pouquinho de tudo.

PS.: teu tempo run é quase o pace do meu dia de speed kkkkkkkkkk

Natação faz um tempo que parei... Ainda gosto, mas acho bem caro e a gente vai ficando mais velho fica chato pra treinar... Deixa o cara com um físico muito bacana, mas acho os treinos bem mais sofridos  (ter hipoxia-apnéia, frio, não poder conversar ou ouvir música). Meus pais tem casa na praia e quando vou pra lá dou minhas braçadas, mas sem a mínima pretensão.

Nadar em águas abertas é uma delícia, mas sempre é bom ter algum parceiro ou alguém vigiando. O risco de pegar uma corrente ou ter uma câimbra é real.

Hoje em dia o pessoal usa aqueles Wet Suit/Body de neoprene parece que ajuda bastante com a temperatura. Na minha época de maratona aquática era só uma calça com uma material que o pessoal chamava de papel. Óculos para nadar eu gosto dos "Suecos", aqueles que não tem ventosa, são baratos, eficientes mas leva um tempo para acostumar/regular.

Quando eu competia as maratonas o esquema era o seguinte: ficar o mais na frente o possível na largada, tentar pegar a "esteira" do caiaque. Saia bem forte nos primeiros 200 metros, depois depois descansava no vácuo de alguém para ter energias para o sprint final.

Em águas abertas tem um lance que é a compensação da correnteza, não sei qual o nome mas é tipo a "curva do cão" da aviação. Você nada meio em diagonal.

A braçada é um pouco mais econômica, mais cruzada, com o cotovelo mais baixo e o ritmo da perna também é diferente. No geral respira 3x1, ou se tem marola de um lado faz 4x1. A gente tinha um macete de cada 20 braçadas levantar um pouco a cabeça (só até ficar com água no nível do nariz) para conferir a direção. Quem vai liderando numa prova não precisa ter tanta preocupação pois o caiaque que vai puxando está fazendo isso.

Eu vi você falando sobre o atleta híbrido, depois dá uma olhada nestes caras: SamuelPoldo Longo. Até que são bem híbridos, mas não naquele nível.

Mas se você ver está bem recente essa minha melhora de ritmo. A verdade é que a corrida leve (rodagem) é a mais importante.

Uma dica que eu te dou na corrida é treinar a cadência, que é o número de passos por minuto que se dá. Depois que saí dos 160 passos por minutos de um corredor regular e fui para perto dos 180, melhorei bastante a mecânica e com isso a recuperação ficou mais rápida.

Postado

Opa, show de bola vlws pelas dicas.

Tenho me acostumado com 3x1 (foi a mais confortável e não fico refém dos imprevistos do mar, até me acostumar a respirar para esquerda foi muita água pelo nariz XD) e a cada 6-7 dessas(~18-21) estou me "obrigando" a olhar para frente, para me acostumar com o movimento da orientação. Sobre o parceiro, não tenho, mas sempre nado em locais com guarda-vidas e na direção da faixa de areia mesmo, pelo bem pelo mal se der merda é fácil voltar. Também só nado em praias que não tem correnteza (são protegidas e não tem muita, aí fica de boa. Do frio é fodz mesmo hehehehe, nessa época do ano pior ainda.

Da corrida, a base da minha continua na rodagem mesmo, deixo uns 75-80% do volume semanal p/ isso, o restante vai p/ uns splits de 400, um pouco de tempo, enfim, como disse não é o melhor mas até que está indo bem.

Sobre a cadência ainda não fiz um controle adequado da mesma e tem sido minha principal dificuldade (ainda não consegui ajeitar direito isso, acabo desperdiçando muita energia), mas está melhorando, engatinhando mas está, percebo pq os treinos de velocidade tem ficado um pouco mais confortáveis de serem feitos e a recuperação entre os tiros está mais rápida.

Postado
6 minutos atrás, Ricardo Queiroz disse:

Sobre a cadência ainda não fiz um controle adequado da mesma e tem sido minha principal dificuldade (ainda não consegui ajeitar direito isso, acabo desperdiçando muita energia), mas está melhorando, engatinhando mas está, percebo pq os treinos de velocidade tem ficado um pouco mais confortáveis de serem feitos e a recuperação entre os tiros está mais rápida.

Pra melhorar eu botei o metrônomo no celular e fui correndo no tic-tac kkkk. O programa chama Simple Metrônome, é super levinho. Tem um app no Android Chamado Runzi, ele mede a cadência, bacana para se ter uma noção de como anda.

Postado (editado)
3 minutos atrás, PalaMan disse:

Legal a história man... acompanhando. Devo me formar em 1 ano em engenharia mecânica também... fiquei preocupado ja vc ta achando difícil conseguir emprego :(

É tá brabo... Mas meu caso é agravado por já estar um tempo fora do mercado, e ter muita formação. Mas se estiver afim dá uma olhada numas dicas que dei num vídeo:

Spoiler

Editado por Fernandoomi

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...