Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estou proibido de fazer o terra?

mctimbu

Posts Recomendados

3 horas atrás, mpcosta82 disse:

Não, o terra não é um exercício de explosão. Você só vai explodir a sua lombar se continuar assim.

Existe uma variação do terra, chamada speed deadlift, que é feita de forma explosiva. Sua utilidade é questionável, e ainda assim ela é feita com cargas baixas (por volta de 50-60% da sua 1RM) e para apenas 1-2 repetições.

Mais uma vez, não pense em fazer variações do terra sem antes a sua execução estar 100%. Uma coisa é você fazer um levantamento de forma explosiva, outra é tentar fazer é forma explosiva e perder totalmente a técnica.

Nem a variação com pausa?

2 horas atrás, arthurranger disse:

Opinião de fisioterapeuta que trata ciatalgia frequente.

ou tu tem encurtamento de nervo femoral ou ciatico, e isso pode se observar em exames simples, procure na internet.

ou tu tá com bloqueio pelvico, e teu sacro tá contra nutando junto com tuas pelves.

ou teu piriforme é encurtando, pressiona o ciatico, causando essa dor.

ou na pior, tá com uma puta de uma hernia.

uma dessas dai é mano, fala pro teu traumato isso dai, e manda ele avaliar tudo isso.

faz teste de lasegue, se for postivo é hernia.

faz o teste de thomas, testando reto, se for encurtamento, pode ser femoral irradiando.

abraço.

qualquer duvida chama!

Teste de lasege:

Eu faço na academia o seguinte alongamento:

alongamentotend%C3%A3odeitado.jpg

Só que com a mão na ponta do pé. Isso equivale ao teste? Quando eu faço esse alongamento sinto uma pequena dor, muito longe mesmo.

Teste de Thomas: acabei de fazer aqui em casa e não sinto nada.

18 minutos atrás, poindexter disse:

@mctimbu, melhorou um pouco, talvez apenas em função da pausa que adiciona um momento extra na execução e que pode favorecer a correção da forma (o objetivo da pausa no Control day é este mesmo). No Candito Linear que você está usando agora, é proposto 70% de 1RM para Control Day. Você pode, e talvez mesmo deva, diminuir isto para 60 ou 50% e continuar trabalhando a execução tanto no dia Control quanto no Heavy durante algumas semanas. É preferível mesmo diminuir intensidade e aumentar a quantidade de lifts na semana para favorecer este processo de reaprendizado. Boa sorte.

Segunda posto mais um vídeo do terra tradicional. Vou tentar fazer o exercício de forma menos explosiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

8 minutos atrás, mctimbu disse:

Segunda posto mais um vídeo do terra tradicional. Vou tentar fazer o exercício de forma menos explosiva.

Koklyaev executando 9 x 362. Abre no Youtube, assiste em velocidade normal e depois configura o vídeo para assistir em slow motion. Este sujeito é campeão de weightlifting e powerlifting. Treina com Boris Sheiko que provavelmente é o treinandor de PL mais obcecado com forma e movimento que se tem notícia na atualidade.

Tem coluna neutra, olha para a frente, faz movimento lento e com absoluto controle durante toda a execução, ativa posteriores já no meio da canela, mantém a perna em contato com a barra 100% do movimento, não "encoxa" a barra ao final da subida. É quase que um ballet :)

Link para o comentário

ééé timbu, quem disse que seria facil hehe ... Inconscientemente vc ainda levanta mt o pescoço no começo e esta muito rápido, e de novo postarei este video, apure os ouvidos e escute o que ele fala no momento 20:35: ( NOT TO FAST... NOT TO FAST)

Só essas duas coisinhas que vc precisa ficar atento: pescoço neutro e diminuir velocidade. De resto, ta blz.

Link para o comentário

Não vejo problema algum em fazer o terra de forma explosiva. Muito pelo contrário.

Quando se fala em performance, o terra feito com carga submáxima DEVE SER FEITO DE FORMA EXPLOSIVA. Pra quem manja em inglês basta ver o vídeo a seguir, não me recordo o momento exato que ele fala sobre a explosão no levantamento terra mas estou com preguiça de ver o vídeo todo novamente:

O que eu melhoraria mesmo no movimento dele é a coordenação. Concordo com o pessoal que disse que ele está dividindo o movimento em duas partes. Mas ele mantém a lombar bem contraída, inclusive até a escápula fechada. O pescoço hiperestendido poderia causar lesão na cervical, e não na lombar ou na torácica. 

Mas pela minha experiência de +6 anos de treino de força e 2 anos de instrutor eu não diria que a única razão pela qual ele sente essa dor seria devido à essa execução do terra.

Pra melhorar sua coordenação no movimento, sugiro que faça séries com 50% do seu RM e alguns singles com 80% RM. Coordenação se pega praticando. Também recomendo que melhore sua mobilidade seguindo alguma rotina. A que te indico é a Limber 11 do Joe DeFranco, basta procurar no Youtube.

@EDIT:

Considero que a melhor fonte de informações sobre treinamento é o EliteFTS. Então a menos que apareça uma fonte MUITO convincente eu vou mais por esses caras.

@EDIT2:

Vídeo em 8:25 ele fala sobre velocidade no movimento.

Editado por hylian
Link para o comentário

primeiro consulte um medico né, segundo trabalhe bem a a mobilidade e faça "foam rolling" antes de dormir, gosto de alongar tbm antes de dormir, melhora o sono e a recuperação.

terceiro, mude a forma, faz terra sumo e agachamento low bar(aumenta a inclinação da coluna mas diminui as alavancas sobre ela) com a base larga, a base mais sumo diminui a tendencia das costas curvarem e a base mais larga diminui um pouco a amplitude naturalmente.

tudo pode tbm trocar esse SL ai futuramente e fazer menos frequente os lifts pesados mas fazer lifts unilaterais que adicionam bom tempo sobre tensão no musculo sem muita sobrecarga nas articulações

Editado por radec2033
Link para o comentário

O posicionamento da cabeça - olhando pra frente, pra cima, pra baixo -  é totalmente subjetivo. Da mesma forma que tu vai achar N treinadores falando pra ti olhar pra baixo, vai achar outros N falando pra ti olhar pra frente e mais outros N falando pra ti olhar pra cima. Posicione a cabeça da forma que melhor se enquadra pra ti, desde que não seja pra "ficar cuidando a forma no espelho".

O teu terra, por estas duas fases bem distintas que tu faz, está mais parecido com um clean do que com um terra propriamente dito.

Por falar em clean, se mais alguém falar pra pescoço pra baixo, assistam horas e horas de WLs fazendo clean - que não deixa de ser uma "variação do terra" - e depois se perguntem de "terra com cabeça pra baixo".

Tu continua fazendo o terra de forma explosiva, até o pausado. NÃO FAÇA ISSO. Não pelo terra não ser um lift explosivo, até por que isso entra no que eu falei sobre a cabeça "pra cada cara que tu encontrar falando que não é um lift explosivo, tu vai achar outro falando que é e o fazendo de forma explosiva". O principal motivo pra ti não fazer de forma explosiva é que tu não domina o movimento o suficiente para fazer isso, e quanto mais explosão tu tentar imprimir ao movimento, maiores são as chances de tu cometer erros durante a execução, e ainda maiores são as chances de dar merda. Faça o lift de forma controlada pra lenta, para que tu consiga ter mais controle sobre o que está fazendo.

Ps.:

E não mude teu agachamento pra low bar wide stance ou sumo deadlift simplesmente por que falaram, se for mudar, mude por experiencia, de como encontrar a melhor forma pra ti. Se não, não tem motivo nenhum pra ti fazer isso.

Editado por debew
Link para o comentário

Em 15/07/2016 at 09:07, poindexter disse:

Koklyaev executando 9 x 362. Abre no Youtube, assiste em velocidade normal e depois configura o vídeo para assistir em slow motion. Este sujeito é campeão de weightlifting e powerlifting. Treina com Boris Sheiko que provavelmente é o treinandor de PL mais obcecado com forma e movimento que se tem notícia na atualidade.

Tem coluna neutra, olha para a frente, faz movimento lento e com absoluto controle durante toda a execução, ativa posteriores já no meio da canela, mantém a perna em contato com a barra 100% do movimento, não "encoxa" a barra ao final da subida. É quase que um ballet :)

Engraçado, ele senta antes de começar o movimento.

Em 15/07/2016 at 10:06, BRADOK_31 disse:

ééé timbu, quem disse que seria facil hehe ... Inconscientemente vc ainda levanta mt o pescoço no começo e esta muito rápido, e de novo postarei este video, apure os ouvidos e escute o que ele fala no momento 20:35: ( NOT TO FAST... NOT TO FAST)

Só essas duas coisinhas que vc precisa ficar atento: pescoço neutro e diminuir velocidade. De resto, ta blz.

Nunca imaginei que o terra fosse ser um exercício tão difícil assim. Dessa vez eu levantei o pescoço inconscientemente. Olhei o tempo todo pra baixo, até quando estava em pé eu evitei olhar pro espelho, mas mesmo assim não teve jeito.

Em 15/07/2016 at 10:51, hylian disse:

Não vejo problema algum em fazer o terra de forma explosiva. Muito pelo contrário.

Quando se fala em performance, o terra feito com carga submáxima DEVE SER FEITO DE FORMA EXPLOSIVA. Pra quem manja em inglês basta ver o vídeo a seguir, não me recordo o momento exato que ele fala sobre a explosão no levantamento terra mas estou com preguiça de ver o vídeo todo novamente:

O que eu melhoraria mesmo no movimento dele é a coordenação. Concordo com o pessoal que disse que ele está dividindo o movimento em duas partes. Mas ele mantém a lombar bem contraída, inclusive até a escápula fechada. O pescoço hiperestendido poderia causar lesão na cervical, e não na lombar ou na torácica. 

Mas pela minha experiência de +6 anos de treino de força e 2 anos de instrutor eu não diria que a única razão pela qual ele sente essa dor seria devido à essa execução do terra.

Pra melhorar sua coordenação no movimento, sugiro que faça séries com 50% do seu RM e alguns singles com 80% RM. Coordenação se pega praticando. Também recomendo que melhore sua mobilidade seguindo alguma rotina. A que te indico é a Limber 11 do Joe DeFranco, basta procurar no Youtube.

@EDIT:

Considero que a melhor fonte de informações sobre treinamento é o EliteFTS. Então a menos que apareça uma fonte MUITO convincente eu vou mais por esses caras.

@EDIT2:

Vídeo em 8:25 ele fala sobre velocidade no movimento.

Esse são os alongamentos dinâmicos que eu faço:

Em 17/07/2016 at 16:00, radec2033 disse:

primeiro consulte um medico né, segundo trabalhe bem a a mobilidade e faça "foam rolling" antes de dormir, gosto de alongar tbm antes de dormir, melhora o sono e a recuperação.

terceiro, mude a forma, faz terra sumo e agachamento low bar(aumenta a inclinação da coluna mas diminui as alavancas sobre ela) com a base larga, a base mais sumo diminui a tendencia das costas curvarem e a base mais larga diminui um pouco a amplitude naturalmente.

tudo pode tbm trocar esse SL ai futuramente e fazer menos frequente os lifts pesados mas fazer lifts unilaterais que adicionam bom tempo sobre tensão no musculo sem muita sobrecarga nas articulações

Esse foam rolling custa um dinheiro né? Não tô podendo gastar muito no momento.

Não faço o SL desde 2014.

18 horas atrás, debew disse:

O posicionamento da cabeça - olhando pra frente, pra cima, pra baixo -  é totalmente subjetivo. Da mesma forma que tu vai achar N treinadores falando pra ti olhar pra baixo, vai achar outros N falando pra ti olhar pra frente e mais outros N falando pra ti olhar pra cima. Posicione a cabeça da forma que melhor se enquadra pra ti, desde que não seja pra "ficar cuidando a forma no espelho".

O teu terra, por estas duas fases bem distintas que tu faz, está mais parecido com um clean do que com um terra propriamente dito.

Por falar em clean, se mais alguém falar pra pescoço pra baixo, assistam horas e horas de WLs fazendo clean - que não deixa de ser uma "variação do terra" - e depois se perguntem de "terra com cabeça pra baixo".

Tu continua fazendo o terra de forma explosiva, até o pausado. NÃO FAÇA ISSO. Não pelo terra não ser um lift explosivo, até por que isso entra no que eu falei sobre a cabeça "pra cada cara que tu encontrar falando que não é um lift explosivo, tu vai achar outro falando que é e o fazendo de forma explosiva". O principal motivo pra ti não fazer de forma explosiva é que tu não domina o movimento o suficiente para fazer isso, e quanto mais explosão tu tentar imprimir ao movimento, maiores são as chances de tu cometer erros durante a execução, e ainda maiores são as chances de dar merda. Faça o lift de forma controlada pra lenta, para que tu consiga ter mais controle sobre o que está fazendo.

Ps.:

E não mude teu agachamento pra low bar wide stance ou sumo deadlift simplesmente por que falaram, se for mudar, mude por experiencia, de como encontrar a melhor forma pra ti. Se não, não tem motivo nenhum pra ti fazer isso.

Acho que um dos problemas é que tem muito pouco peso também. Se tivesse mais pesado já ia sair naturalmente mais lento o movimento.

Tô indo pra academia agora, daqui a pouco posto vídeo do terra. Espero que seja o último. Vou tentar fazer de forma mais lenta a subida.

Editado por mctimbu
Link para o comentário

14 horas atrás, mctimbu disse:

E aí, melhorou alguma coisa?

Na minha concepção o movimento em si está bem seguro, dificilmente você teria lesões trabalhando nessa faixa de intensidade.

Entretanto o que eu observo aí é uma baixa ativação de glúteos. Você faz quase todo movimento puxando com a lombar e só no finalzinho você força o quadril pra frente. A maioria dos powerlifters consideram o levantamento terra um exercício de empurrar e não de puxar. Pense que você está empurrando o quadril pra frente, em todo o movimento. Uma mobilidade maior vai permitir que você recrute os glúteos na parte mais baixa do movimento com maior facilidade. Recomendo também que você trabalhe mobilidade de quadril num horário alternativo ao treino, todos os dias.

Link para o comentário

• Supermoderador
14 horas atrás, mctimbu disse:

E aí, melhorou alguma coisa?

Está melhor.

Alguns pontos ainda a considerar:

- você começa com os ombros razoavelmente à frente da barra. Pode experimentar começar com eles um pouco mais para trás.

- seus joelhos continuam flexionando no final do movimento. Mantenha eles sempre estendidos, após a barra passar por eles. 

- a hiperextensão da lombar continua, mas está melhor (piorou na última repetição). Continue tentando melhorar.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...