Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Olá Colegas,

Meu nome é Francislene e sou nutricionista.
Preciso de uma opinião. Tenho pesquisado uma bioimpedância de melhor custo benefício, pois quero oferecer uma melhor qualidade de resultados para meus pacientes, mas não posso desembolsar 3 mil pilas agora. rsrs
Encontrei a Omron tetrapolar que é a da primeira foto. Existem comentários sobre a diferença de resultados dela em comparação com a % das dobras.
Encontrei a Tanita bc 601 tetrapolar e existem alguns comentários positivos, mas não muitos, pois ela é importada e não tão usada aqui no BR. ela também é 3x mais cara que a Omron.
Alguém aqui já usou ou sabe informações sobre elas?
Desde já agradeço.

balanca_digital_de_controle_corporal_corpo_inteiro_bioimpedancia_hbf_514c_la_omron_31526_2_20150123175023.png

Publicidade

• Supermoderador
Postado

Olá,

nenhuma balança de bioimpedância é confiável. Leia mais sobre isso aqui: 

Considerando o exposto acima, seria melhor você não comprar nenhuma balança para o seu consultório, e utilizar uma forma de medição de gordura corporal um pouco mais confiável, como as dobras cutâneas. Poderia utilizar o orçamento disponível para a balança com um plicômetro de melhor qualidade.

Postado

Concordo com o Martin!

% de BF é sempre algo estimado. Se for para estimar, melhor usar as dobras que fornecem um dados  de algo visual e aproximadamente objetivo.

Postado

Obrigada por responder pessoal.

Então Eu pensei nisso, porém existe uma recomendação de não utilizar o adipômetro em pessoas muito obesas e nem muito magras. Sem falar que a bioimpedância reduz tempo e ganha em confiabilidade das informações se for confiável. hoje uma consulta minha sem coleta de dobras e bio demora 1 hora, com o uso do adipomêtro demoraria 1hora e meia.

Gostaria de saber a opinião de quem já utilizou e se comparou os resultados com os de um adipômetro, pois na net encontro comentários de pessoas que gostaram e outras que não.

Postado (editado)

A menos pior para os pacientes comprarem e terem em casa, haja vista as considerações que o Martin fez, é a HBF-514c.

http://www.cardiomed.com.br/balanca-hbf-514c-de-controle-corporal-de-corpo-inteiro-onrom?utm_source=google&gclid=CPH49ur6hM0CFVIHkQodDvYGKA

https://www.walmart.com.br/item/2050235/sk?utm_source=google-pla&adtype=pla&utm_medium=ppc&utm_term=2050235&utm_campaign=beleza+2050235

Peça pra fugirem das balanças bipolares de banheiro, mais baratas e com leituras mais absurdas.

Sou obeso e também estou com esses problemas envolvendo leituras de dobras por causa da minha gordura visceral.

O valor em si não é algo confiável, como já foi indicado. Via sete dobras estou com 29%. Via bioimpedância bipolar de mão - HBF-306 "modo sedentário" estou com 32% e "modo atleta" estou com 26%. Logo, o valor em si, é ruim de ser respeitado. 

Porém *** a variação da leitura que o instrumento fornece de uma avaliação para outra a cada quinze dias ***, tendo a medida sido realizada sempre sob as mesmas condições, é algo que eu uso intensamente e, para isso, a bioimpedância tem me ajudado bastante. 

Editado por Jaraqui
Postado

Eu testei uma balança parecida com a da primeira foto há alguns anos, não sei te dizer se era esse mesmo modelo. Eu fiz o teste em conjunto com adipômetro e deu diferença nos resultados, eles não bateram. Se for pra usar com pacientes obesos e os resultados forem consistentes (eu acho esse o grande problema das balanças desse tipo que eu testei) não há problema em usá-la para acompanhar a evolução, pois facilita muito a realização da consulta. Eu concordo com o @Jaraqui, pra testes realizados sob as mesmas condições, acho interessante, embora não confie na precisão da medição.

• Supermoderador
Postado (editado)
48 minutos atrás, Fran nutri disse:

Obrigada por responder pessoal.

Então Eu pensei nisso, porém existe uma recomendação de não utilizar o adipômetro em pessoas muito obesas e nem muito magras. Sem falar que a bioimpedância reduz tempo e ganha em confiabilidade das informações se for confiável. hoje uma consulta minha sem coleta de dobras e bio demora 1 hora, com o uso do adipomêtro demoraria 1hora e meia.

Gostaria de saber a opinião de quem já utilizou e se comparou os resultados com os de um adipômetro, pois na net encontro comentários de pessoas que gostaram e outras que não.

Neste caso, talvez o ideal seja estimar o percentual de gordura pelo IMC - aí basta uma balança comum.

Leia o tópico que eu postei, lá tem comparações com adipômetro baseadas em estudos científicos. Há comparações inclusive com o IMC, que mostram que a bioimpedância não é melhor do que o IMC para estimar o percentual de gordura corporal.

edit: o ponto citado pelo Jaraqui e pelo Guim - medições ao longo do tempo nas mesmas condições - também é tratado no tópico acima. Para este caso, a bioimpedância é ainda pior. Ela apresenta as maiores variações (e erros) entre todas as técnicas de medição:

bia-change-spread-in-bodybuilders.png

Editado por mpcosta82
Postado

Eu desisti de confiar em qualquer balança ou objeto digital.

Confio no olho e na medição do adipômetro.

Semana passada subi na segunda-feira na balança com 90,5 kg, na mesma balança em 2 dias estava com 86,5 kg (ok, sei que é possível pela retenção/estomago cheio e etc), no outro dia estava com 89 e na sexta 91. Sendo que olhando no espelho todos os dias estou mais seco (estou em cutting).

Pra medir o BF não existe equipamento automático que me faça acreditar.

Postado

Sei que você preza pela velocidade do atendimento dos seus pacientes, mas eu, no caso se fosse em uma nutri e ela medisse meu BF por bioimpedância consideraria como dinheiro rasgado. Todo o subsequente seria duvidoso. Então, eu optaria por qualidade. Eu fui em nutri duas vezes, e nunca mais procurei justamente por que não confiei em 5% do que disseram. Tenho uma balança de bio em casa, de 4 pontos, que peguei do consultorio do meu tio quando ele desfez. Ela vale próximo dos 1000 no ML. Usei uns 2 dias só, depois que ela chegou. Se bebo água antes de dormir altera, se suo muito a noite altera, se estou de estômago cheio altera... No manual fala que até dependendo da hidratação das mãos o resultado pode alterar.

Acabo usando só o adipômetro de plástico de dez reais que tenho. 

Então minha recomendação (completamente leiga, pensando como paciente) seria comprar uma balança mediana e um plicômetro, e só usá-la quando necessário. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...