Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Os gases intestinais formam-se no estômago e no intestino durante o processo de digestão e fermentação dos alimentos, que é feito pelas bactérias que constituem a flora intestinal.

Leite e alimentos com lactose - O açúcar natural do leite e seus derivados pode aumentar a produção de gases, sobretudo porque algumas pessoas também não produzem a enzima que digere a lactose, a lactase, o que alarga o processo de digestão do leite.

Alimentos com amido - Batatas, milho, massas e trigo. Os seus compostos não são completamente absorvidos e vão para o intestino grosso onde são fermentados pelas bactérias aumentando a flatulência.

Refrigerantes - A maioria contém gás, que muitas vezes não é completamente eliminado durante a sua ingestão nem através do processo de eructação (vulgo arroto). Parte desse gás acaba por chegar aos intestinos.

Alimentos crucíferos - Brócolos, repolho, couve e couve-flor contêm enxofre que interage com as bactérias intestinais e provoca o aumento da flatulência. Por outro lado, os alimentos ricos em enxofre, como o alho e alguns vegetais, intensificam o odor dos gases.

Doces - Alguns adoçantes, açúcares e compostos adicionados a sobremesas, gomas e doces hipercalóricos podem aumentar a formação de gases devido à presença elevada de hidratos de carbono. Por outro lado, o sorbitol, por exemplo, usado para adoçar doces e bombons sem açúcar, também aumenta a produção de flatulência.

Cereais - As fibras, principalmente as solúveis, presentes nos feijões, ervilhas, aveia e na maioria das frutas e cereais, fermentam no intestino e promovem a formação de gases.

Frutas - Algumas frutas, devido ao seu tipo de açúcares naturais, também aumentam a formação de gases com cheiro mais intenso. A ameixa, banana, melancia, melão, morango e uva são algumas das frutas que aumentam a fermentação no intestino.

Leguminosas - Estes alimentos contêm rafinose, um oligossacarídeo (tipo de hidrato de carbono) que não é bem digerido e que favorece a fermentação do mesmo no organismo, originando gases.

Carne vermelha - A digestão deste tipo de carne é mais demorada, aumentando a ação das bactérias no intestino grosso. Além disso, muitas proteínas são compostas por aminoácidos com enxofre, o que aumenta a propensão para a produção de gases.

Beber água ajuda a eliminar a flatulência. Recomenda-se a ingestão de 1,5 a 2 litros por dia. Também pode optar por chás. Apesar de existirem alimentos que aumentam a flatulência, isso não acontece da mesma forma em todos os indivíduos. Quando o organismo não digere ou absorve alguns hidratos de carbono (açúcar, amidos e fibras) devido à escassez ou ausência de certas enzimas, esse alimento passa para o intestino onde existem bactérias inofensivas que degradam os alimentos, o que resulta na produção de hidrogénio, dióxido de carbono, metano e enxofre, atribuindo-lhe aquele odor peculiar.

Concordam? Discordam? Comentários? Experiências?

Publicidade

Postado

Concordo com os refrigerantes e doces por experiência própria. Mas quando mudei minha alimentação e passei a ingerir mais água e fibras, as flatulências diminuíram quase que a zero.

Postado

Concordo parcialmente. Tomo muito leite, como muito ovo, repolho, brócolos e couve, 4 a 5 litros de água, tudo sem lixo. Não tenho gases, só uns peidinhos que nem cheiram. 

Mas feijão e ervilha me transforam em fornecedor da Copagás ou uma arma química de tanto fedor. 

Postado
Em 24/05/2016 at 15:52, LiFe disse:

Concordo parcialmente. Tomo muito leite, como muito ovo, repolho, brócolos e couve, 4 a 5 litros de água, tudo sem lixo. Não tenho gases, só uns peidinhos que nem cheiram. 

Mas feijão e ervilha me transforam em fornecedor da Copagás ou uma arma química de tanto fedor. 

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk fornecedor copagás foi f***

Aveia com danone eu fico assim, as vezes leite, tenho um grau leve de intolerância, aí fico estragado por dentro

Postado
2 horas atrás, Milan Marcel disse:

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk fornecedor copagás foi f***

Aveia com danone eu fico assim, as vezes leite, tenho um grau leve de intolerância, aí fico estragado por dentro

Minha vida mudou desde que passei a consumir produtos sem lactose! =)

Postado
12 minutos atrás, Torf disse:

Minha vida mudou desde que passei a consumir produtos sem lactose! =)

A minha é muito leve, por enquanto vai integral mesmo kkkk azar dos outros 

Postado
3 minutos atrás, lucasf21 disse:

Eu digo isso pra todos..

Mas, assim, eu bebo cerca de 400 ml de leite todo dia... Leite sem lactose.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...