Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Os gases intestinais formam-se no estômago e no intestino durante o processo de digestão e fermentação dos alimentos, que é feito pelas bactérias que constituem a flora intestinal.

Leite e alimentos com lactose - O açúcar natural do leite e seus derivados pode aumentar a produção de gases, sobretudo porque algumas pessoas também não produzem a enzima que digere a lactose, a lactase, o que alarga o processo de digestão do leite.

Alimentos com amido - Batatas, milho, massas e trigo. Os seus compostos não são completamente absorvidos e vão para o intestino grosso onde são fermentados pelas bactérias aumentando a flatulência.

Refrigerantes - A maioria contém gás, que muitas vezes não é completamente eliminado durante a sua ingestão nem através do processo de eructação (vulgo arroto). Parte desse gás acaba por chegar aos intestinos.

Alimentos crucíferos - Brócolos, repolho, couve e couve-flor contêm enxofre que interage com as bactérias intestinais e provoca o aumento da flatulência. Por outro lado, os alimentos ricos em enxofre, como o alho e alguns vegetais, intensificam o odor dos gases.

Doces - Alguns adoçantes, açúcares e compostos adicionados a sobremesas, gomas e doces hipercalóricos podem aumentar a formação de gases devido à presença elevada de hidratos de carbono. Por outro lado, o sorbitol, por exemplo, usado para adoçar doces e bombons sem açúcar, também aumenta a produção de flatulência.

Cereais - As fibras, principalmente as solúveis, presentes nos feijões, ervilhas, aveia e na maioria das frutas e cereais, fermentam no intestino e promovem a formação de gases.

Frutas - Algumas frutas, devido ao seu tipo de açúcares naturais, também aumentam a formação de gases com cheiro mais intenso. A ameixa, banana, melancia, melão, morango e uva são algumas das frutas que aumentam a fermentação no intestino.

Leguminosas - Estes alimentos contêm rafinose, um oligossacarídeo (tipo de hidrato de carbono) que não é bem digerido e que favorece a fermentação do mesmo no organismo, originando gases.

Carne vermelha - A digestão deste tipo de carne é mais demorada, aumentando a ação das bactérias no intestino grosso. Além disso, muitas proteínas são compostas por aminoácidos com enxofre, o que aumenta a propensão para a produção de gases.

Beber água ajuda a eliminar a flatulência. Recomenda-se a ingestão de 1,5 a 2 litros por dia. Também pode optar por chás. Apesar de existirem alimentos que aumentam a flatulência, isso não acontece da mesma forma em todos os indivíduos. Quando o organismo não digere ou absorve alguns hidratos de carbono (açúcar, amidos e fibras) devido à escassez ou ausência de certas enzimas, esse alimento passa para o intestino onde existem bactérias inofensivas que degradam os alimentos, o que resulta na produção de hidrogénio, dióxido de carbono, metano e enxofre, atribuindo-lhe aquele odor peculiar.

Concordam? Discordam? Comentários? Experiências?

Postado

Concordo com os refrigerantes e doces por experiência própria. Mas quando mudei minha alimentação e passei a ingerir mais água e fibras, as flatulências diminuíram quase que a zero.

Postado

Concordo parcialmente. Tomo muito leite, como muito ovo, repolho, brócolos e couve, 4 a 5 litros de água, tudo sem lixo. Não tenho gases, só uns peidinhos que nem cheiram. 

Mas feijão e ervilha me transforam em fornecedor da Copagás ou uma arma química de tanto fedor. 

Postado
Em 24/05/2016 at 15:52, LiFe disse:

Concordo parcialmente. Tomo muito leite, como muito ovo, repolho, brócolos e couve, 4 a 5 litros de água, tudo sem lixo. Não tenho gases, só uns peidinhos que nem cheiram. 

Mas feijão e ervilha me transforam em fornecedor da Copagás ou uma arma química de tanto fedor. 

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk fornecedor copagás foi f***

Aveia com danone eu fico assim, as vezes leite, tenho um grau leve de intolerância, aí fico estragado por dentro

Postado
2 horas atrás, Milan Marcel disse:

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk fornecedor copagás foi f***

Aveia com danone eu fico assim, as vezes leite, tenho um grau leve de intolerância, aí fico estragado por dentro

Minha vida mudou desde que passei a consumir produtos sem lactose! =)

Postado
12 minutos atrás, Torf disse:

Minha vida mudou desde que passei a consumir produtos sem lactose! =)

A minha é muito leve, por enquanto vai integral mesmo kkkk azar dos outros 

Postado
3 minutos atrás, lucasf21 disse:

Eu digo isso pra todos..

Mas, assim, eu bebo cerca de 400 ml de leite todo dia... Leite sem lactose.

Postado
14 minutos atrás, Torf disse:

Mas, assim, eu bebo cerca de 400 ml de leite todo dia... Leite sem lactose.

Pelo menos tirou 50% do veneno, agora só falta tirar o leite, hahaha.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...