Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual sua religião?  

281 votos

1. 1. Votem aí, galera. Só por curiosidade das crenças ou descrenças marombas.

Posts Recomendados

Publicidade

Postado
1 hora atrás, Norton disse:

É da natureza dele ser chato, ele foi evoluindo, quando era pequeno era só um chatinho, depois passou a chato e está se tornando chatão. auhsaushauhs

Pensa ele com 50 anos... Só por Jah!!! kkkk

**Não nego que ele coopere bastante com o forum, mas...

Postado

Primeiro queria deixar claro que eu acredito em Deus, muito provavelmente o mesmo Deus que a maioria aqui, como a Frango colocou no primeiro tópico, apesar das diferente religiões o Deus é o mesmo. Mas não sou religioso, e sei que isso pode ser contraditório.

Em 03/06/2016 at 18:31, Norton disse:

A bíblia foi escrita por líderes espirituais e para tanto existe o respeito a regras e condutas, estas presentes na própria bíblia. A vida destes homens deviam demonstrar que eram homens a serviço de Deus, e que falavam e escreviam em nome de Deus. Eram pecadores como todos os homens, mas não se sujeitavam ao pecado, buscavam a santificação, a aproximação de Deus e o afastamento da concupiscência da carne.

Quanto a história ser escrita pelos vencedores, não é exatamente verdade. O padrão literário dos povos do atual Oriente Médio era o de imparcialidade, de ser o mais preciso possível. E isto é percebido por toda a bíblia, onde são narradas as vitórias e as derrotas dos hebreus, os períodos de escravidão, os erros dos homens contra outros homens ou para com os mandamentos de Deus. Já no novo testamento está descrita a aliança, antes exclusiva entre Deus e seu povo, Israel, agora através de Jesus foi estendia a todos os que creem no seu nome e praticam sua palavra. Sobretudo a bíblia não atende a caprichos de um povo, de uma política, de um sistema. A palavra não visa agradar ao homem.

Este tópico é exemplo disto, a palavra causa separação, não tem como objetivo falar o que queremos ouvir. E sim o que é necessário, justo e verdadeiro, Deus é o ministro e não a vontade humana. Para quem gosta de ciência existem diversas comprovações feitas pela arqueologia. Dentre elas: o dilúvio, e a travessia do Mar Vermelho, Descobriram recentemente um dos pilares feitos em pedra na antiguidade, descrevendo o evento. Existiam dois, um em cada lado, um deles encontrado no fundo do mar, pois a área onde foi construído hoje está invadida pela água. Isso só foi possível com a tecnologia atual, com o uso de sonar.

Quanto a qualquer possibilidade de falha em traduções, estas eram feitas pelos homens mais cultos do seu tempo, e inclusive tem caráter sagrado para cada um deles. Portanto o trabalho era feito com a maior seriedade possível. Outro detalhe é que existem os textos originais, muitos teólogos vão inclusive até o idioma nativo para esclarecer alguma dúvida. Existe também o mover do Espírito Santo, quem estiver disposto realmente a ouvir a palavra de Deus, este é tocado por ela, é algo sentido. O convertido passa a ter fé, esta dada por de Deus por meio de sua graça.  

Eu de verdade entendo, e tenho a noção que seria muito difícil que, alguns poucos indivíduos conseguissem, desviar o livro original, justamente pelo vídeo postado pelo Frango, seriam milhares de cópias confiáveis, contra poucas cópias alteradas, o que anularia essas cópias mal feitas (propositais ou não).

Porém, isso não exclui a possibilidade de erros, e a resposta estaria na resposta do Frango, a humanidade sempre foi mal letrada até o inicio do século passado, a grande massa era analfabeta. Mas sei que a igreja sempre dotou de um gral elevado de escolaridade. 

Isso acaba virando um looping eterno. A história sempre tem dois lados. Mas no fim não temos a certeza, e você sabe disso, que o livro de hoje contem a verdade absoluta. 

Na MINHA OPINIÃO, a palavra de Deus vale mais do que um livro feitos por homens, que diz ter a palavra de Deus. Assim como você disse no final do eu post

Em 04/06/2016 at 01:34, FrangoEctomorfo disse:

Boas indagações. É fácil respondê-las depois de estudar apologética. A questão é que as respostas aí pouco importam. Talvez por isso ninguém estuda apologética.

Eu nunca vi ninguém acreditar na Bíblia pq fez um estudo histórico-arqueológico-exegético-antropológico. As pessoas acreditam na bíblia pelo que o Deus cristão faz na vida delas. O cristianismo se espalhou pelos milagres e não pela leitura do evangelho. Aliás, por quase um milênio só tínhamos bíblias em latim que ninguém entendia poha nenhuma. 

O protestante médio não pensa que 100 anos atrás, pertinho, o número de analfabetos era maior que alfabetizados. E o custo de uma bíblia era maior que de um carro importado (mesmo eles sendo inventados centenas de anos depois, haha).

Sobre a resposta para sua questão. A bíblia é o livro mais confiável da antiguidade no quesito copista. Caio Fábio explica:

SIM, durante anos (aproximadamente 2000), não foi preciso entender a bíblia para seguir o caminho de Deus, não precisava do livro para ser um cristão. Lógico que isso não significa que a bíblia esteja errada. O quero dizer, é que, a bíblia não seria o único caminho, sem contar a possibilidade (ao meu ver) do erro.

Até hoje a interpretação da bíblia é extremamente complicada (veja esse tópico, e muitos outros), mesmo lendo o livro por completo, e entendendo (tentando) suas metáforas, sem levar tudo ao pé da letra, entender seu significado real, é muito difícil, o que traria a tona outras questões, como por exemplo:

Supondo que todas as repostas do meu post anterior tenham sido respondidas, ou seja, não restam dúvidas de que a bíblia é um livro confiável, e que contém a palavra de Deus, qual seria a possibilidade de não estarmos compreendendo o real significado do livro, tanto nos pormenores quanto no geral ?

Algumas pessoa, pedem para que oremos, para Deus nos guiar e nos ajudar a entender a bíblia, e se Deus estiver falando algo diferente pra mim ?

Como eu disse, eu acredito em Deus, mas não sei se a bíblia seria o melhor, ou o único caminha que nos leva a ele. Digo isso porque vejo que, pelo menos aqui no fórum, a bíblia rege a religiosidade de muitos.

abraços 

Postado
4 minutos atrás, Paradoxo1996 disse:

Frango, que tipo de experiência você teve? Poderia relatar?

Epifania é indescritível. As sensações não são parecidas com as sensações deste mundo.

Pergunte para alguém mais velho, tipo seu avô. Pessoas mais velhas costumam ter tido várias epifanias. Não é por acaso que velho vive rezando.

Agora, Eduardo90 disse:

Eu não leio a Bíblia e não vejo ela como fonte de Cristianismo. Isso parece um absurdo para um protestante (que só tem uma fonte de revelação). Eu não acho que, com meus 24 anos, tenho capacidade de entender uma só linha da bíblia.

Mas se eu lesse, não ligaria para possíveis erros de copistas. A essência do cristianismo não depende de minúcias. Na história, os maiores cristãos foram analfabetos (metade dos santos da história).

Eu sou católico. Para os católicos, o evangelho é mais importante que a tradição oral e escrita. Então o que aconteceu é mais importante que os registros do acontecido. Até pq quem escolheu os livros da bíblia foi a igreja católica, se você não confiar nela, não pode confiar na bíblia.

O pai da teologia cristã disse: "Eu não creria no Evangelho se não fosse a autoridade da Igreja Católica" (Santo Agostinho, Epístola Contra os Maniqueus v. 6)

A bíblia protestante é a pior. Além de Lutero rasgar a Bíblia tirando livros utilizados por todas as "vertentes" do cristianismo, ele cometeu erros de traduções (mais de 2.000) e modificou as doutrinas para ficarem compatíveis com uma doença que Lutero tinha (escrupulosidade).

O protestante cai nessa falácia paradoxal:

Ciclo+B%C3%ADblia.jpg

A frase de St. Agostinho refuta a imagem. Mas só vale para católicos.

Eu comentei mais sobre a loucura que é a Bíblia protestante no devido tópico: 

Talvez você goste deste vídeo:

Este vídeo é elogiado até pela esquerda. Os argumentos do Olavo em religião são impecáveis. Isso pq ele foi da tariqa do shuon, o maior metafísico do século passado. O Olavo também foi premiado na arábia saudita por um livro sobre o profeta Maomé, o que mostra que o Olavo é um monstro das religiões comparadas.

Abraço!

Postado (editado)
31 minutos atrás, Eduardo90 disse:

Primeiro queria deixar claro que eu acredito em Deus, muito provavelmente o mesmo Deus que a maioria aqui, como a Frango colocou no primeiro tópico, apesar das diferente religiões o Deus é o mesmo. Mas não sou religioso, e sei que isso pode ser contraditório.

Eu de verdade entendo, e tenho a noção que seria muito difícil que, alguns poucos indivíduos conseguissem, desviar o livro original, justamente pelo vídeo postado pelo Frango, seriam milhares de cópias confiáveis, contra poucas cópias alteradas, o que anularia essas cópias mal feitas (propositais ou não).

Porém, isso não exclui a possibilidade de erros, e a resposta estaria na resposta do Frango, a humanidade sempre foi mal letrada até o inicio do século passado, a grande massa era analfabeta. Mas sei que a igreja sempre dotou de um gral elevado de escolaridade. 

Isso acaba virando um looping eterno. A história sempre tem dois lados. Mas no fim não temos a certeza, e você sabe disso, que o livro de hoje contem a verdade absoluta. 

Na MINHA OPINIÃO, a palavra de Deus vale mais do que um livro feitos por homens, que diz ter a palavra de Deus. Assim como você disse no final do eu post

Complementando o final do meu último post:

"Não há distinção entre judeu e grego; pois o mesmo Senhor o é de todos, rico para com todos que o invocam;
porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo.
Como, pois, invocarão aquele em quem não têm crido? e como crerão naquele de quem não têm ouvido falar?
e como ouvirão sem pregador? e como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!
Mas nem todos deram ouvidos ao Evangelho. Pois Isaías disse: Senhor, quem creu a nossa mensagem?
Logo a fé vem pelo ouvir, e o ouvir vem pela palavra de Cristo."
Romanos 10:12-17

A população na sua maioria era iletrada naquele tempo, justamente por isso a palavra de Deus é pregada. Os letrados passavam a palavra aos iletrados, esta é a missão do cristão anunciar as boas novas a todos os dispostos a ouvir. É por meio desta palavra, da bíblia, a palavra de Deus é anunciada, ela toca o coração dos homens, produz mudança, por meio dela vem a fé.

Você acredita em Deus e isto é bom, mas é preciso se aproximar dele e o máximo sacrifício já foi feito por meio de Jesus para isso. Ele é o único caminho para a salvação, não há outro caminho, nem vários. Todo cristão sabe disso porque está escrito na bíblia e esta é o manual de sobrevivência do cristão. Não é o homem que convence, não é uma teoria científica que irá te convencer, só Deus pode tocar o homem e mostrar o caminho. Se alguém procura estar próximo a Deus, e quer conhecê-lo profundamente. Eu acredito que este alguém receberá uma resposta de Deus e chegará a verdade.

"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;
Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.
E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.
Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles.
Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência,
Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou;
E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.
Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.
Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus."
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

2 Timóteo 3:1-17

Editado por Norton
Postado

Trazendo uma nova discussão para o tópico. O que vocês acham dos adventistas? Vocês acreditam na Ellen White? A bíblia fala alguma coisa sobre possíveis profetas depois da morte de Jesus Cristo?

A bíblia fala para guardar o sábado e pq os católicos guardam o domingo?

Postado
1 minuto atrás, lukao1993 disse:

Frango, já que a bíblia não serve de nada, de onde os cristãos vão tirar suas regras de conduta  e como deve ser a sua moral?

Da revelação. "A bíblia não salva, você pode ler a bíblia o dia todo, quem salva é Jesus Cristo" Olavo no vídeo. Veja, vale a pena. Mas vou te explicar tentando resumir num esqueminha didático.

Revelação = como Deus se revela ao mundo.

Revelação muçulmana = anjo gabriel dita o Alcorão para Maomé.

Revelação judaica = Moisés revela Deus.

Revelação cristã = Deus se faz carne (encarnação).

Tradição se define como conteúdo de uma revelação (filosofia perenialista). Então a revelação sobrevive a história por tradição.

Tradição muçulmana = alcorão (escrito) + vida de maomé (tradição oral).

Tradição judaica= torá (escrito) e torá (oral).

Tradição cristã = sagrada escritura (bíblia) e sagrada tradição (igreja).

Veja que todas as religiões mantém a revelação na tradição oral e escrita. (menos os protestantes que inventaram algo chamado sola scriptura)

A Bíblia Indica que Devemos Aceitar a Tradição Oral

Deus mandou seu filho num mundo que menos de 1% das pessoas sabiam ler. Não precisa ler a Bíblia para ser cristão. Você precisa conhecer o evangelho. Para isso, você só precisa de ouvidos.

Postado (editado)
21 minutos atrás, lukao1993 disse:

Frango, já que a bíblia não serve de nada, de onde os cristãos vão tirar suas regras de conduta  e como deve ser a sua moral?

Justamente, num post ele criticou os protestantes por valorizar a moral. Mas é justamente o que a bíblia diz, o que Jesus diz: "Vá e não peques mais". O pecado traz separação entre Deus e os homens. Então não devo ligar para moral, devo eu viver em pecado e esperar ter alguma ligação como Deus? É loucura deturpação total da bíblia. É abominável a adoração a outros deuses e ele defende que todas as religiões levam a Deus. Sabe-se que ainda hoje existem religiões que fazem sacrifício humano. Então é loucura atrás de loucura, deturpação sobre deturpação. É preciso crer em Deus, mas fazer o que ele manda também. E para isso existe a bíblia, é o norte para o homem, mostra o caminho correto para a salvação. 

Antes existiam os pregadores que anunciavam o evangelho, quem não podia ler a bíblia ouvia a palavra e frequentava as igrejas que foram fundadas em cada nova região por missionários. Esta contava com um pregador e a palavra podia ser ouvida e renovada nos corações.

Editado por Norton
Postado
4 minutos atrás, Norton disse:

Dá pra levar a sério um fiscal de herege que é CRISTÃO e COMUNISTA?

Eu argumentei em todos meus posts anteriores com bastante calma e didática. Com você, só consigo rir. É igual tu tá numa discussão avançada sobre a segunda guerra mundial e chega um judeu negro defendendo os nazistas. kkk

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...