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Religião.


Paradoxo1996

Qual sua religião?  

280 votos

  1. 1. Votem aí, galera. Só por curiosidade das crenças ou descrenças marombas.



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24 minutos atrás, danilorf disse:

Ah, só pra mostrar algo pra você. Primeiro você disse que a Igreja não abraçou o legado filosófico de Aristóteles, e que Aristóteles atrasou o desenvolvimento da ciência dentro da Igreja. Depois você disse que:

 

 

Então, na verdade, a Igreja absorveu o legado de Aristóteles e não desenvolveu a ciência. Aí você cita o livro:

 

E o livro simplesmente fala tudo ao contrário do primeiro cara que você citou, e ainda está de acordo com as minhas posições.

 

Você, por algum motivo, pegou alguma birra irracional quanto ao que o Olavo fala desse assunto, e a sua argumentação totalmente desconexa e contraditória prova isso.

 

Você fez confusão. O problema não foi a igreja abraçar o legado de Aristóteles. O problema foi de abraçar algumas ideias erradas. Por isso citei Monfort:

 

"Quando se diz que S. Tomás filtrou a obra de Aristóteles o que se quer dizer é que recolheu as muitas verdades de sua obra e separou-as dos erros que continham."

 

O método científico é uma fusão de filosofia grega com cosmovisão medieval. Eis a tese do livro. Essa fusão aconteceu tardiamente por culpa de algumas ideias erradas de Aristóteles.

 

Não vejo contradição alguma nisso. Você vê?

 

14 minutos atrás, Torf disse:

Quando eu vejo o @danilorf e o @FrangoEctomorfo discordando, vem à mente:

 

Discordamos bem pouco. Eu acho Aristóteles importante para o método científico. Só que existe uma tese de que a ciência começou na Grécia e só foi resgatada no "renascimento" (greco-romano). Tese iluminista e furada. O meu ponto é que a idade média foi importante principalmente por corrigir algumas ideias erradas de Aristóteles, permitindo a revolução científica. O Danilo parece não reconhecer a influência cristã no método científico. Talvez a discordância seja apenas essa.

Editado por FrangoEctomorfo
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8 minutos atrás, FrangoEctomorfo disse:

 

Você fez confusão. O problema não foi a igreja abraçar o legado de Aristóteles. O problema foi de abraçar algumas ideias erradas. Por isso citei Monfort:

 

"Quando se diz que S. Tomás filtrou a obra de Aristóteles o que se quer dizer é que recolheu as muitas verdades de sua obra e separou-as dos erros que continham."

 

As "idéias erradas" de Aristóteles que você citou nesses posts não são idéias de Aristóteles. E as "idéias certas" de quem se contrapôs às "idéias erradas" de Aristóteles são justamente as idéias deste último.

 

Citar

O método científico é uma fusão de filosofia grega com cosmovisão medieval. Eis a tese do livro. Essa fusão aconteceu tardiamente por culpa de algumas ideias erradas de Aristóteles.

 

Não, a fusão não aconteceu tardiamente por culpa das "idéias erradas de Aristóteles". Essa tese é ridícula. Um dos grandes motivos da fusão ter acontecido tardiamente foi que, oras bolas, os escritos de Aristóteles chegaram tardiamente para os Cristãos da idade média.

 

Citar

Não vejo contradição alguma nisso. Você vê?

 

Vejo.

Editado por danilorf
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1 minuto atrás, danilorf disse:

 

As "idéias erradas" de Aristóteles que você citou nesses posts não são idéias de Aristóteles.

 

 

Não, a fusão não aconteceu tardiamente por culpa das "idéias erradas de Aristóteles". Essa tese é ridícula. Um dos grandes motivos da fusão ter acontecido tardiamente foi que, oras bolas, os escritos de Aristóteles chegaram tardiamente para os Cristãos da idade média.

 

 

Vejo.

 

O Mídia Sem Máscara concorda comigo:

 

"Em seus ensinamentos, Thomas E. Woods Jr. nos descortina uma completa desmistificação da alegada e tão propalada incompatibilidade entre a ciência e a religião. Com efeito, sob o patrocínio da Igreja Católica, inúmeras descobertas científicas valiosas vieram ao mundo e dentre elas, talvez a mãe de todas, a do próprio método científico."

http://www.midiasemmascara.org/artigos/cultura/12394-o-principio-da-ordem-como-prova-da-existencia-de-deus.html

 

1aeb34f04219430c8f5674615f86270f.jpg

 

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2 minutos atrás, FrangoEctomorfo disse:

 

O Mídia Sem Máscara concorda comigo:

 

"Em seus ensinamentos, Thomas E. Woods Jr. nos descortina uma completa desmistificação da alegada e tão propalada incompatibilidade entre a ciência e a religião. Com efeito, sob o patrocínio da Igreja Católica, inúmeras descobertas científicas valiosas vieram ao mundo e dentre elas, talvez a mãe de todas, a do próprio método científico."

http://www.midiasemmascara.org/artigos/cultura/12394-o-principio-da-ordem-como-prova-da-existencia-de-deus.html

 

1aeb34f04219430c8f5674615f86270f.jpg

 

 

Me diz aonde isso contradiz o que eu digo. O desenvolvimento da ciência pela Igreja se deu com os escolásticos, e os escolásticos absorveram os ensinamentos da filosofia grega e o desenvolveram para um nível superior.

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16 minutos atrás, danilorf disse:

 

Me diz aonde isso contradiz o que eu digo. O desenvolvimento da ciência pela Igreja se deu com os escolásticos, e os escolásticos absorveram os ensinamentos da filosofia grega e o desenvolveram para um nível superior.

 

Você acaba de concordar com o meu post que gerou a discussão. Portanto, contradiz sua primeira réplica:

 

13 horas atrás, danilorf disse:

O método científico, na verdade, já estava dado em Aristóteles.

 

4 horas atrás, danilorf disse:

E, como eu disse, eles falsificavam ou simplesmente não sabiam o que os antigos haviam escrito, e onde eles não estragaram o que Aristóteles tinha feito, eles reinventavam a roda.

 

A tese do Thomas Woods (que o Olavo adora) e de todos os acadêmicos que citei é a de que a ciência só foi possível quando a cosmovisão monoteísta sobrepôs o animismo grego. Eis a tese da minha primeira mensagem, que você discordou até agora, talvez por não entender.

 

Leia novamente meu primeiro post:

 

17 horas atrás, FrangoEctomorfo disse:

É por isso que o Deus abraânico criou a civilização ocidental. Ele deu a noção, estranha aos povos pagãos, que a natureza era regular, por ser produto de criação divina.

 

a ciência moderna deve ter se originada da insistência medieval na racionalidade de Deus [...]. Minha explicação é que a fé na possibilidade da ciência, gerada antes do desenvolvimento da teoria científica moderna, foi uma consequência inconsequente da teologia medieval.” (Alfred Whitehead, Science and the modern world, p.19)

 

Como criação de um Deus fidedigno, a natureza demonstrava regularidade, confiabilidade e ordem. Ela era compreensível e podia ser estudada, demonstrando uma organização conhecível.” (Derr, Ecology and Human Need, p.26).

 

"Não havia certeza alguma de que o código das leis da natureza podia ser desvendado e lido, pois não havia certeza alguma de que um ser divino, ainda mais racional que nós, tivesse formulado um código como esse que se prestava a uma leitura... Não era uma ordem determinada por um ser racional e pessoal, e portanto não havia garantia alguma de que outros seres racionais e pessoais seriam capazes de explicar em detalhes, em suas próprias linguagens terrenas, o código divino preexistente de leis que o ser divino tinha previamente formulado." (Joseph Needham, The Grand Titration: Science and Society in East and West, Toronto: University of Toronto Press, 1969, p.327).

 

Eu demorei para compreender esta ideia. Isso pq nos parece óbvio que a natureza sustenta leis regulares. Tivemos aula de ciências no fundamental. Os gregos, não.

 

Num mundo de caos, a ciência não é possível. Ela só é possível num mundo feito racionalmente (por um ser racional, por consequência).

 

Sem Deus, sem ciência.

 

Editado por FrangoEctomorfo
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