Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual sua religião?  

281 votos

1. 1. Votem aí, galera. Só por curiosidade das crenças ou descrenças marombas.

Posts Recomendados

Postado
11 minutos atrás, Norton disse:

Mostrar conteúdo oculto

Qual deles?

Ocultar conteúdo

O que cacareja.

Ocultar conteúdo

O que faz qua qua.

Ocultar conteúdo

Aquele que late.

Ocultar conteúdo

Ou o corretor ortográfico.

Ocultar conteúdo

São tantos...

gps2008.jpg?w=640

O ideal seriam todos esses que querem humilhar, desvirtuar, atacar usando respostas travestidas de citações supostamente respeitosas.

Publicidade

Postado (editado)
29 minutos atrás, EderCuer disse:

O ideal seriam todos esses que querem humilhar, desvirtuar, atacar usando respostas travestidas de citações supostamente respeitosas.

Só queria deixar claro que eu nunca quis ser supostamente respeitoso com ninguém; pelo contrário, já falei abertamente que o meu prazer é humilhar e pisar no calo de tipos como o Norton.

Você acha mesmo que eu espero algum tipo de debate com alguém que nem ler e escrever sabe direito? E mais, você acha mesmo que é possível manter qualquer postura séria com quem quer pagar de sabichão mas nem uma pontuação correta na frase sabe colocar? Acha que é possível manter uma discussão saudável com quem não sabe os princípios básicos de argumentação?

Certo mesmo é ignorar que 90% das pessoas que escrevem nesse tópico não fazem a mínima idéia do que estão falando e só repetem chavões que leram ou ouviram nos jornais ou na TV? E quando alguém vem e cita ipsis litteris, por exemplo, um gigante como Mário Ferreira, essa pessoa é obrigada a nivelar a argumentação de um filósofo desse porte com um zé ruela semi-analfabeto criado pela vó? E tudo com ares de respeitabilidade magistral? Simulando que o que está acontecendo é, de fato, algo como um debate em uma universidade, em que todos são cultos, compartilham do mesmo fundo cultural e que estão apenas desejosos da verdade?

'DISGULBA, MAS NAUM DÁ.'

Editado por danilorf
Postado

Acho que nunca nenhum debate sobre religiöes do mundo chegará a algum consenso.

Mas, enfim, pelo menos eu näo ofendo ninguém e respeito as regras do fórum. Já é alguma coisa. =)

• Supermoderador
Postado

Só se chegará a um consenso sobre religião quando todos professarmos a mesma fé, ainda que nenhuma. Isso vale, também, para esportes e política.

O que podemos ter antes disso é discussão saudável, entendida como aquela em que todos estão empenhados em aprender e defendem seus pontos de vista sob este viés (aprender). Infelizmente nem todos os envolvidos (na maioria dos debates) tem este objetivo.

É fato, ainda, que mesmo a discussão mais "atravessada" pode proporcionar informação válida para quem se dispõe a ler com o espírito descrito no parágrafo anterior.

Postado (editado)

Enquanto aí no Brasil querem que as igrejas paguem impostos, aqui na Europa muitos países säo laicos porém oficialmente cristäos, ou seja, o cristianismo é a religiäo oficial mas o culto a todas as outras é permitido. Como resultado disso temos, para citar o exemplo da Alemanha, o Kirchensteuer, que é o imposto PARA a igreja. O valor varia dependendo da religiäo (católica ou protestante) e conforme o estado, mas normalmente é algo entre 8 a 9% do valor pago de imposto de renda.

Por exemplo, se você ganha 4000 Euros bruto, você paga 766 Euros de imposto de renda descontado na fonte e mais o imposto da igreja em cima. No caso da católica no estado da Renânia-Platinado, onde vivo, seriam 9%, ou seja, 68 Euros dos seus 4000 bruto seriam descontados na fonte e repassados para a igreja.

Aqui na Alemanha você pode declarar fazer parte de uma religiäo que näo as oficiais ou entäo declarar-se sem religiäo e näo pagará esses 9%, o que é meu caso. (O interessante é que muito brasileiro que vem vivier na Alemanha ou Suíca, por exemplo, se declara ateu para näo pagar o imposto, mas quando tem filhos nenhum padre aceita batizá-los por näo fazerem, oficialmente, parte da igreja)

Todo esse blá-blá-blá é pra ilustrar o exemplo da Islândia. Lá, mesmo sendo ateu, você tem que pagar o imposto à igreja.

Sendo isso exposto, apresento-lhes a matéria abaixo:

Como nova religião politeísta passou de 3 a 3 mil fiéis em semanas na Islândia

Popularidade de 'zuísmo', inspirada em antiga crença suméria, tem menos a ver com fé e mais com atitude política; saiba por quê.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/12/como-nova-religiao-politeista-passou-de-3-a-3-mil-fieis-em-semanas-na-islandia.html

Editado por Torf
  • Supermoderador
Postado
12 minutos atrás, Torf disse:

aqui na Europa muitos países säo laicos porém oficialmente cristäos, ou seja, o cristianismo é a religiäo oficial mas o culto a todas as outras é permitido

O conceito de Estado LAICO não presume que não há religião oficial?

Ou, dito de outra forma, o Estado, neste caso, não deve ser dito "de religião católica"?

Postado
1 minuto atrás, busarello disse:

O conceito de Estado LAICO não presume que não há religião oficial?

Ou, dito de outra forma, o Estado, neste caso, não deve ser dito "de religião católica"?

Eu acho que laico no sentido que a religiäo näo tem influência nos assuntos do Estado. A igreja näo tem poder nenhum.

Há uma diferenca entre estado laico e estado ateu.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...