Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

O potássio é um mineral essencial em nosso organismo, sendo que em adulto com peso normal armazena aproximadamente 2,6 gramas de potássio por quilo corporal, ou sejam: 208 gramas num homem pesando 80kg. Um musculador tem gordura corporal abaixo da média e maior quantidade de potássio: 3 gramas por quilo.

A prática de exercícios físicos intensos aumenta os níveis de potássio no organismo, pelas seguintes razões:

· Aumentam a necessidade potássio, essencial para a produção de uma enzima, a piruvato kinase que, por sua vez, é vital para o metabolismo energético.

· O potásio é utilizado em cada contração muscular, proporcionalmente à quantidade, intensidade e duração das contrações.

· O potássio é eliminado através do suor numa média de 190mg por litro. Um atleta, treinando 3 horas por dia, pode chegar a perder 4 litros de suor. Considerando apenas a transpiração, este atleta pode aumentar a necessidade de potássio para 750 mg.

Quanto mais se gasta o potássio, mais estimulado fica o organismo para armazená-lo. É preciso, portanto, uma dieta que inclua quantidades razoáveis de potássio, encontrado principalmente em verduras, legumes, frutas e cereais integrais.

Os alimentos modernos (enlatados, desidratados, congelados) contêm muito SÓDIO, desequilibrando o sistema nervoso, as contrações musculares e a absorção de líquidos, e impossibilitando, assim, o pleno desempenho do atleta. Nos últimos anos as pesquisas vêm indicando que existe relação entre o aumento da pressão sanguínea e dietas ricas em sódio mas com baixo nível de potássio.

Por exemplo: a vagem fresca contem +ou- 2 mg de sódio e 150mg de potássio por 100g; mas quando enlatada, a mesma quantidade de vagem passa a ter 236mg de sódio e só 95mg de potássio.

Para o musculador a mensagem é clara: sem uma boa dieta há o risco de insuficiência de potássio, cujo sintoma clássico são CÃIBRAS sem motivo aparente. Há duas formas de corrigir a insuficiência de potássio: Incluir na dieta alimentos frescos com alto teor de potássio, ou certificar-se de que seu suplemento de vitaminas e minerais contenha pelo menos 400mg de potássio (não ingira com o estômago vazio, pois pode causar azia).

• 2 semanas depois...

Publicidade

Postado (editado)

Muito bom Leandro, estava procurando sobre isso e econtrei o seu topico, porem a minha busca sobre potassio x sodio era sobre a vascularizacao.

Voce sabe me dizer algo sobre isso? (nao encontrei nada)

Falaram sobre fazer um balanco entre potassio e sodio (qual seria esse balanco)?

Muito obrigado.

Editado por fernandows
Postado (editado)

fernandows, pelo que sei é que mantendo o equilibrio entre os dois, você retem menos liquido, pois são esses dois os responsaveis por isso... Qto mais potassio, mais liquido intra-celular, e menos extra-celular, ou seja... menos retenção...

Ai essa menor retenção ajuda a ver a vascularização, mas não vai aumenta-la não.

Não sei qual é a quantidade para manter equilibrio....

Edit: Achei esse link aki que fala bastante coisa.... não tive tempo de ler direito não.

http://perfline.com/livro/download/Fdm_CEC_cap_07.pdf

Editado por Akanux
Postado

"Existem 2 truques básicos, mais eles não podem ser usados em conjunto, pois em conjuto podem causar severa desidratação.

Eles consistem em driblar o sistema homeostático e são baseados no fato de que o corpo humano leva 3 dias para restaurar o equilíbrio após mudanças mais drásticas.

O primeiro consiste em eliminar todo o consumo de sal durante 3 dias e aumentar o consumo de potássio, mais não drasticamente já que o excesso será eliminado. Aproximadamente 6mg de potássio por kg corporal.

O segundo consiste em frequentar a sauna, certificando-se de que a temperatura esteja entre 48-71ºC, duas vezes ao dia por 10 minutos cada, durante 3 dias. O objetivo é transpirar o sal e outras toxinas e estimular a vasodilatação, porém sem causar desidratação. Água destilada deve ser consumida durante estes dias ao invés de água mineral ou de torneira, pois estas contêm minerais que restaurariam o equilíbrio homeostático normal.

É interessante alternar entre esses 2 métodos, dando é claro o devido "descanso" ao organismo. Em pouco tempo eu tive uma melhora bastante significativa na vascularização."

minasvendas - mundoanabolico

Postado

Tu fez isso leandro?

Isso não vale a pena só pra kem ker estar sem nenhuma retenção por um curto periodo não, tipo competição... Não traz nenhum maleficio ao corpo?

Postado

Tu fez isso leandro?

Isso não vale a pena só pra kem ker estar sem nenhuma retenção por um curto periodo não, tipo competição... Não traz nenhum maleficio ao corpo?

Isso mesmo Aka. É um truque usando por competidores na semanas antecedentes as copentições.

Postado

Não sei se estou tomando certo mas tomo um composto reidratante, parte dele, no shake pós-treino.

Alguém poderia me dizer porquê coloca-se um pouco de sal no shake pós-treino, li aqui mas não me lembro onde. :(

Postado

Pq com o suor, você perde mto sódio, e outros minerais, pra isso que serve hidrotonicos, sal, e etc... após o treino.

Embora só acho isso indicado para atividades de longa duração, o que não é o nosso caso.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...