Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

"Qual a Diferença entre Refeed e Dia do Lixo?" - Tradução

Jhon Cena

Posts Recomendados

Publicidade

Visitante deletado____

Então Quisso, todo mundo aqui já deu um pitaco, explica o seu ponto de vista sobre refeed e leptina pra nós? para discussão, esse é o objetivo do forum creio eu...

Ninguém sequer entende o básico de leptina e já quer pular pro específico.

Vou explicar:

11tuamv.png

Fui eu que fiz, não desenho na mão, não tô com mesa, não isso, não aquilo, então o desenho ficou ruim mesmo. E minha letra é feia. Mas isso é como funciona a leptina. Em fisiologia pratiacamente todos os processos do corpo funcionam assim (feedback negativo, fica uma balancinha, vou usar várias delas na minha série na área acadêmica). Leptina é primordialmente um supressor de apetite. Ela funciona tanto diretamente quanto simplesmente inibindo a produção de estimulantes de apetite. Ela tem função também nas ilhotas pancreáticas (inibindo a produção de insulina) e no centro vasomotor do hipotálamo (agindo nas funções simpáticas).

Leptina é secretada em função de duas coisas, sendo que uma delas é intrínseca, uma vez que é o tecido adiposo que secreta o hormônio: 1) consumo energético e 2) quantidade de gordura presente no tecido adiposo (o que é redundante, uma vez que é só dizer "é secretado pelos adipócitos" que você já entende; quem tem mais adipócito secreta mais). Mas por que se separa isso dessa forma? É uma forma de exemplificar melhor como leptina atua no controle energético a curto e a longo prazo. A curto prazo, conforme se faz uma refeição, secreta-se leptina de forma que suprima o apetite conforme o aumento da ingesta calórica se faz, impedindo que coma-se demais.

Da mesma forma, se a refeição é menor, contém menos energia, leptina é menos secretada, o apetite é menos suprimido, e se tem menos saciedade. É X e anti-X, um raciocínio bem simples de acompanhar. Repare que nesse ponto tem um paradoxo: leptina atua suprimindo a secreção de insulina, mas depois de uma refeição se tem muita insulina circulante. E aí? Cadê os Deuses de vocês? (não, não vou responder nem comentar mais, fica a deixa pra alguém, e se quiserem chamar o Saintgraal aqui ele faz isso com muito gosto e primor, pesquisar a parada).

E como é secretada pelos adipócitos, pessoas com mais adipócitos secretam mais leptina. Não apenas em função da ingesta alimentar, mas também o nível sérico de leptina depois de algum período em jejum também é alto. Façam as inferências que for, dá pra fazer várias: o cara é gordo, logo, secreta mais leptina, logo, come menos, menos energia, tende a emagrecer. Se é magro, secreta menos leptina, suprime menos o apetite, consome mais, engorda. Enfim, pensamento lógico tão básico que parece coisa de criança.

Não vou falar de obesos e nem bodybuilders, porque pretendo tratar disso num momento mais oportuno. Não era nem pra eu tar no fórum (mas como Vendetta já identificou uma vez: se falou caca sobre algum assunto que eu persigo, eu virei. É a forma de me summonar)

O efeito sobre TMB e gasto energético em geral, de maneira muito, mas muito pobre pode ser correlacionado com nível aumentado de leptina. Mesmo os efeitos simpáticos são questionáveis e mais ainda a parte sobre a insulina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da mesma forma, se a refeição é menor, contém menos energia, leptina é menos secretada, o apetite é menos suprimido, e se tem menos saciedade. É X e anti-X, um raciocínio bem simples de acompanhar. Repare que nesse ponto tem um paradoxo: leptina atua suprimindo a secreção de insulina, mas depois de uma refeição se tem muita insulina circulante. E aí? Cadê os Deuses de vocês? (não, não vou responder nem comentar mais, fica a deixa pra alguém, e se quiserem chamar o Saintgraal aqui ele faz isso com muito gosto e primor, pesquisar a parada).

Pesquisei alguma coisa e a unica suposta resposta que achei foi que no caso, o efeito da insulina é mais intenso que o da leptina, por isso os níveis de insulina altos. Se alguém quiser explicar melhor ficaria grato, e se eu estiver errado, corrijam-me.

Básicamente a resposta veio daqui, mas esse também é interessante.

Link para o comentário

Visitante deletado____

Pesquisei alguma coisa e a unica suposta resposta que achei foi que no caso, o efeito da insulina é mais intenso que o da leptina, por isso os níveis de insulina altos. Se alguém quiser explicar melhor ficaria grato, e se eu estiver errado, corrijam-me.

Básicamente a resposta veio daqui, mas esse também é interessante.

O resumo (?) do trabalho que você postou diz respeito a glicogenólise, e não necessariamente a dicotomia insulina/leptina (e como é a atuação recíproca dentre elas).

O outro (Halpern et al) é bacana pra iniciar uma pesquisa (ir atrás das referências que ele cita, e depois quem cita essas referências já que o trabalho é de 2004).

Não sei se deixei claro no outro post, mas uma das coisas que eu quis dizer foi: leptina tem uma ação muito rápida a nível pós-prandial. Em pouquíssimo tempo depois da refeição já não se tem mais o mesmo nível de leptina que tinha enquanto tava sendo feita a tal da refeição. Por isso é injustificado um consumo exagerado em um período de tempo tão curto (o tal do dia do lixo) pra "aumentar a leptina", uma vez que aumenta, da mesma forma que qualquer refeição aumenta (vai aumentar mais, com certeza, mas e daí?), e vai cair logo em seguida da mesma forma que cairia após qualquer refeição.

Link para o comentário

O resumo (?) do trabalho que você postou diz respeito a glicogenólise, e não necessariamente a dicotomia insulina/leptina (e como é a atuação recíproca dentre elas).

O outro (Halpern et al) é bacana pra iniciar uma pesquisa (ir atrás das referências que ele cita, e depois quem cita essas referências já que o trabalho é de 2004).

Não sei se deixei claro no outro post, mas uma das coisas que eu quis dizer foi: leptina tem uma ação muito rápida a nível pós-prandial. Em pouquíssimo tempo depois da refeição já não se tem mais o mesmo nível de leptina que tinha enquanto tava sendo feita a tal da refeição. Por isso é injustificado um consumo exagerado em um período de tempo tão curto (o tal do dia do lixo) pra "aumentar a leptina", uma vez que aumenta, da mesma forma que qualquer refeição aumenta (vai aumentar mais, com certeza, mas e daí?), e vai cair logo em seguida da mesma forma que cairia após qualquer refeição.

Então tu tá dizendo que o refeed de carbos (ou dia do lixo) é inútil num cutting quando se tem como objetivo regular a leptina?

Link para o comentário

Visitante deletado____

Então tu tá dizendo que o refeed de carbos (ou dia do lixo) é inútil num cutting quando se tem como objetivo regular a leptina?

Não. Tô dizendo que é imbecil afirmar que é por causa da leptina.

Refeed funciona. Refeed de carbo então, funciona que é uma maravilha (tem pesquisa que afirma até que partição de nutrientes é afetada por eles, e é pesquisa feita com atleta com condicionamento alto, o que mais facilmente dá pra extrapolar pra gente). Mas que é uma idiotice sem tamanho sair afirmando por aí que é o Deus Leptinus que nos abençoa com uma TMB mais alta após comer bastante, isso é.

Editado por Quisso
Link para o comentário

Ninguém sequer entende o básico de leptina e já quer pular pro específico.

Vou explicar:

11tuamv.png

nao concordei com isso , observe meu ponto de vista que me fez nao concordar

o que aumenta leptina sao carboidratos , principalmente os de alto IG...

e sao esses mesmos carboidratos que nos fazem ficar com fome mais rapidamente ...esta entendendo o raciocinio ?

carbos de alto IG = + fome + leptina

Link para o comentário

Não. Tô dizendo que é imbecil afirmar que é por causa da leptina.

Refeed funciona. Refeed de carbo então, funciona que é uma maravilha (tem pesquisa que afirma até que partição de nutrientes é afetada por eles, e é pesquisa feita com atleta com condicionamento alto, o que mais facilmente dá pra extrapolar pra gente). Mas que é uma idiotice sem tamanho sair afirmando por aí que é o Deus Leptinus que nos abençoa com uma TMB mais alta após comer bastante, isso é.

Então qual o deus que faz do refeed algo útil se não o Leptinus? o spaguete molusco voador?

Link para o comentário

Visitante usuario_excluido22

Vocês não deveriam se preocupar com a leptina no que diz respeito a TMB, quanto a isso, sua função é irrisória. Ela exerce uma função fisiológica, não tem porquê eu ficar explicando o que o Quisso já disse, se vocês têm tantas dúvidas quanto a isso, leiam qualquer livro de fisiologia que explica sobre.

Só para vocês terem uma ideia do que os adipócitos secretam:

29305t1.gif

Um estudo que explica pouca coisa sobre ela:

http://www.efdeportes.com/efd150/tecido-adiposo-como-regulador-da-obesidade.htm

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...