Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Algumas pessoas acreditam que o desenvolvimento muscular ocorre lentamente, mas de forma segura com o tempo; assim, quanto mais tempo você treinar, maior ficará. É por isso que elas frequentemente perguntam a um fisiculturista “Há quanto tempo você treina?” ou “Quanto tempo levará para que eu fique desse tamanho?” Da forma como elas vêem, um fisiculturista é maior do que outro simplesmente porque treinou por mais tempo. Mas a realidade é que nem toda pessoa ganha músculo com a mesma rapidez ou tem o talento para criar o mesmo nível de desenvolvimento.

Sua genética individual tem muito a ver com como o seu corpo responderá ao treinamento. Por exemplo, eu comecei a treinar aos quinze anos, e fotos tiradas após apenas um ano revelam o princípio do físico que me fez conquistar sete títulos de Mister Olympia. A cada mês, ou dois, eu aumentava 1,3 cm nos braços, então as pessoas logo diziam, “Você deveria ser um fisiculturista”. Casey Viator saiu do levantamento de potência e foi para o fisiculturismo ainda muito jovem, e aos 19 anos tornou-se o primeiro e único Mister América adolescente. Veja as fotos do Mister América Lee Haney aos 19 ou 20 anos de idade e observe que ele já tinha um físico maduro. O oficial de polícia do Texas e fisiculturista Ronnie Coleman conquistou o título do Campeonato Mundial de Fisiculturismo Amador apenas dois anos após começar o treinamento sério de físico.

Arnold aos 16 Anos

Eu aos 16 anos.

Mas nem todos os fisiculturistas de sucesso tiveram seu apogeu logo cedo. Frank Zane foi bom o bastante para vencer sua porção de vitórias nos anos 60, mas não o foi até os anos 70, quando alcançou a perfeição de desenvolvimento que lhe permitiu ser vitorioso em três competições de Mister Olympia. A fisiculturista Yolanda Hughes abriu caminho e venceu sua primeira apresentação profissional – a Miss Internacional que promovo todo ano em Columbus – após 12 anos de competições amadoras e profissionais. O problema para as pessoas que se desenvolvem lentamente como essa é que elas não obtêm o sucesso imediato, o feedback positivo, que tanto ajuda a mantê-las motivadas. Mas o fisiculturismo é como a corrida entre a lebre e a tartaruga: no final das contas, determinação e resistência durante um longo período de tempo podem ganhar de um início rápido e precipitadamente aumentar a velocidade para a linha final.

Você também deve ter cuidado para não se desestimular comparando-se com alguém que é conhecido como o sucesso do momento. Hoje em dia, quando você vê um grande fisiculturista jovem de, digamos, 24 ou 25 anos, é muito provável que ele venha treinando desde os 12 ou 13 anos de idade; e se ele começou participando de competições quando adolescente, pode ser um veterano com 8 ou 9 anos de competição. No golfe, quando Tiger Woods abriu caminho e venceu o torneio de Masters aos 20 anos, muitas pessoas comentaram sobre a rapidez com que se tornou campeão, esquecendo-se de que ele vinha praticando golfe desde que frequentava o jardim de infância, e na época em que se tornou adolescente já tinha acertado centenas de milhares de jogadas características desse esporte.

Mas também me lembro de ver Tiger Woods perder uma final para um jogador que antes era um fracasso e nunca havia vencido um torneio profissional até os 30 anos de idade. Vencer essa prova era questão de quem obteria o escore mais baixo, não de qual jogador era o mais jovem ou teve sucesso mais cedo. A vitória era uma questão de quem colocasse a bola no buraco com o menor número de tacadas, não de quem era o mais famoso ou tinha a maior reputação.

Arnold

Visão é objetivo, e quando seu objetivo é claro, também o são suas escolhas de vida. A visão desenvolve a fé, e a fé desenvolve a força de vontade. Com fé não há ansiedade nem dúvida, apenas absoluta confiança.

Lembre-se: não é a rapidez com que você se desenvolve que fará a diferença no final, mas até onde você é capaz de chegar. Os juízes não olham para os competidores no palco e dizem “Esse concorrente treina há oito anos, mas o outro é melhor porque treina há apenas três!” Não, tudo que conta é o quão bem você se sai, e você não conseguirá fazer com que seu corpo desenvolva-se mais rápido do que sua própria constituição biológica permite.

Mas é possível desenvolver o físico mais lentamente do que sua biologia permitiria, simplesmente não acreditando que ganhos rápidos sejam possíveis e não treinando para desenvolver o corpo com a maior intensidade e rapidez que puder. Lembro-me de ver Franco Columbu treinar durante dois anos com apenas ganhos moderados. Então ele me viu vencer o Mister Universo da NABBA e de repente decidiu que queria muito conquistar esse título. Depois disso, passou a treinar realmente duro por 2 ou 3 horas por dia e começou a obter ganhos inacreditáveis em um período de tempo muito curto. Sua mente acreditava que ele poderia desenvolver um físico fantástico, criar músculos gigantes e subir no palco segurando o troféu do campeonato nas mãos; então seu corpo reagiu.

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...