Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

O que determina em quanto tempo o alimento deve ser consumido com segurança, ou seja, antes de causar problema de saúde ou ter seu gosto ou textura alterados, são os chamados "testes de vida de prateleira".

Este estudo, que é feito em laboratório e a partir de pequenas amostras do produto, avalia sob que condições e em quanto tempo ele se deteriorará. Os testes são feitos em um ambiente com temperatura e umidade controladas, e as amostras são checadas regularmente.

Os pesquisadores não levam em conta apenas se a quantidade de microrganismos presentes ao longo do tempo está dentro do limite estabelecido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Aspecto, aroma, sabor e cor também são analisados.

Geralmente, os laboratórios já têm uma ideia da validade de determinado alimento utilizando como base produtos semelhantes, como o de um concorrente. O que eles precisam fazer é checar, através desses testes, se a "previsão" é realmente verdadeira.

"Mas nem sempre isso acontece, porque o uso da matéria-prima pode causar grande variação no resultado", explica Roger Barbosa, coordenador do curso de Engenharia de Alimentos da Unesp.

Durante os testes, os produtos não-refrigerados são submetidos à temperatura mais alta que a registrada na cidade mais quente em que eles serão vendidos, por exemplo. Isso ajuda o fabricante a ter uma ideia de como o seu produto se comportará em condições extremas.

"No caso de produtos refrigerados, o prazo será calculado tendo como base a exposição em uma prateleira de supermercado com uma temperatura já pré-determinada", diz Barbosa.

E pode comer algo vencido?

A verdade é que os prazos de validade são determinados com uma certa margem de segurança. Isso significa que, se o resultado da análise de um produto der que o prazo é de três meses e 10 dias, por exemplo, a data passada para o consumidor será de três meses.

Então, isso significa que podemos comer alimentos vencido? Bom, os especialistas dizem que não.

Depois do prazo, não é mais possível garantir a integridade do alimento, mesmo que seja apenas um dia depois da data. Assim, não recomendamos o consumo

Roger Barbosa

E quando falamos de integridade, não significa apenas que ele fará mal. Em alguns casos, ele ainda mantém-se dentro dos limites permitidos de microrganismos, mas sua textura já não é a mesma.

Resumindo, a data de validade aponta em quanto tempo "determinado produto vai chegar aos seus limites de excelência de qualidade", como diz o Conselho Nacional de Defesa de Recursos dos EUA.

Alimento vencido no supermercado

De acordo com o site do Idec (Instituto Brasileiro de Desfesa do Consumidor), o Código de Defesa do Consumidor mostra que, quando algum alimento está com o prazo de validade vencido --ou alterado, adulterado, falsificado ou fraudado-- o fornecedor passa a ser o responsável por ressarcir o consumidor, devolvendo o dinheiro ou substituindo o produto por outro dentro do prazo de validade.

Se o problema não for visível de imediato (por exemplo, o consumidor compra um alimento embalado e somente quando abre a embalagem percebe que está estragado), o prazo para reclamação tem início na data em que o consumidor detectar o problema.

Vale lembrar também que o consumo de um alimento vencido, mesmo que há apenas um dia, isenta o fabricante de qualquer responsabilidade.

 

Publicidade

Postado

Um adendo, no Brasil a anvisa obriga TUDO a ter prazo de validade... vinhos, perfumas, maquiagem, etc... coisas que em muitos países do mundo, não tem validade... vai entender.

Como ressaltado no texto, o sabor também é considerado, mas, é no que diz respeito se o sabor muda, se fica melhor ou pior não é quantificável, então, algumas pessoas, vão ao mercado, compram alguns tipos de queijo e guardam na geladeira até passar da validade mesmo, para que tenha seu sabor mais forte.

Postado

Aqui na Alemanha, defini-se o prazo de validade como o período mínimo que um alimento mantém suas características originais sem que quaisquer cuidados extras hajam sido tomados.

Por isso que aqui é muito comum o consumo de alimentos após o prazo de validade. (Näo todos os alimentos, mas vários)

 

Mas as empresas, para se resguardarem, elas näo väo nunca sugerir que se consuma um alimento nem um segundo sequer após o prazo de validade.

Postado
37 minutos atrás, t disse:

Sempre como coisas vencidas. O que não mata vira músculo.

Esse sempre aí é meio dúbio. Talvez demonstre que você näo tem muita cautela.

Uma leitura que pode ser interessante:

 

Postado

Como é que vocês conseguem comer coisas vencidas? Compram pro ano todo? kk.

 

Eu compro mensalmente ou semanalmente e mesmo assim a validade é pra 1 ano ou alguns meses depois. O que acabava rápido a validade e eu usava (não uso mais) era o creme de leite e queijos.. Acho que só..

 

Da mesma forma que não como coisas mofadas, não como depois de passar da validade (a não ser que seja só algumas semanas, e ao provar o alimento, esteja com a textura e gosto normais)

  • 2 meses depois...
Postado

Pessoal, então, criei um topico, mas foi excluido.  no meu caso não é comida e nem suplemento, mais sim um termogenico, o oxyelite. venceu agora em maio, estamos no inicio do junho. será que faz mal tomar? já me disseram que não, pelo fato de ter vencido a pouquissimo tempo, mas preferi pegar a opnião de vcs antes. o que me dizem?

Postado

Minha esposa é professora de ciências e precisava de alimentos mofados para uma aula de fungos, dentre os alimentos que selecionamos um pão integral (faltavam uns 2 dias pro vencimento). Umedecemos os alimentos e deixamos eles em um local quente pra desenvolver os fungos, em poucos dias estava tudo mofado menos o pão... Uns 15 dias se passaram e o pão sem o menor sinal de mofo... Deixamos o pão lá por 2 meses e nada...  

 

Ou os fungos não gostam de pão integral, ou é tanto conservante que só nós mesmo pra comer essa porcaria!

Postado
Minha esposa é professora de ciências e precisava de alimentos mofados para uma aula de fungos, dentre os alimentos que selecionamos um pão integral (faltavam uns 2 dias pro vencimento). Umedecemos os alimentos e deixamos eles em um local quente pra desenvolver os fungos, em poucos dias estava tudo mofado menos o pão... Uns 15 dias se passaram e o pão sem o menor sinal de mofo... Deixamos o pão lá por 2 meses e nada...  

 

Ou os fungos não gostam de pão integral, ou é tanto conservante que só nós mesmo pra comer essa porcaria!

Kkk. Isso me lembrou q formiga n vai em nutella, msm aquilo sendo açúcar puro, pq sera ?

Enviado de meu GT-I8190L usando Tapatalk

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...