Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado
Em 01/03/2016 at 04:04, Torf disse:

Muitas pessoas quando falam em alimentos sólidos e comparam precos ignoram o fato de haverem custos para o seu preparo. Por isso decidi trazer esse guia simples para que as pessoas vejam que o custo com preparo pode sim ser algo significante. Ignorando custos de armazenagem e depreciacäo, vamos falar apenas do impacto do custo do gás de cozinha nas suas receitas.

No exemplo ilustrado abaixo, falaremos do forno.

Primeiro, precisamos saber algumas coisas. O botijão de gás comum e caseiro tem 13 quilos, não vou considerar os bujões e nem os fogões industriais, por que a idéia aqui é ilustrar um exemplo para quem faz em casa.

Um fogão comum, de 4 bocas, gasta em média, segundo as empresas que vendem gás (para ter certeza, consulte o manual do seu fogão)

0,200 Kg/h em temperatura baixa (forno abaixo de 180)

0,225 Kg/h em temperatura média (180)

0,250 Kg/h em temperatura alta (200 ou mais)

Vamos considerar o preço de um botijão de gás 60,00 R$. Ele tem treze quilos, o que daria:

0,200 kg/h = R$ 0,92 (isso é o quanto você gasta de gás em 1 hora abaixo de 180 graus)

0,225 kg/h = R$ 1,04 (isso é o quanto você gasta de gás em 1 hora na temperatura média 180 graus)

0,250 kg/h = R$ 1,15 (isso é o quanto você gasta de gás em 1 hora no alto acima de 180 graus)

Basta usar uma regra de três para achar o valor (0,200 X 60):13 – repare que o consumo também está em quilograma.

Concluindo, se você usar o forno por 1 hora em temperatura abaixo de 180, ou seja, em forno baixo, seu gasto vai ser de 0,200kg de gás, ou R$ 0,92. Da mesma forma, se você usar o forno médio por uma hora, seu gasto de gás será 0,225kg e em valor R$ 1,04. Se o forno ficar 1 hora em temperatura alta, seu gasto vai ser de 0,250kg e em valor R$ 1,15.

Sei que ninguém aqui vai sair calculando quanto se gasta de gás em cada prato. Isso é interessante apenas para quem cozinha profissionalmente. A intencäo do tópico é apenas mostrar que custos com o preparo podem ser relevantes e os mesmo näo devem ser ignorados.

trabalho com mini salgados. Como faco para calcular o gasto com o gas? Essa sempre foi minha duvida, e saber se estou cobrando certo ou nao. Eu nao ultilizo o forno.

Publicidade

Postado
Em 01/03/2016 at 05:30, SantinoBarzagli disse:

Se colocarmos cada detalhe do nosso estilo de vida na ponta do lápis, não haverá sanidade mental que resista.

De qualquer forma, são informações válidas.

Caraca!

Se eu te falar que já pensei da mesma forma.. Acredita?

HAUEHAEUAEHUAE

É realmente insano pensar em detalhes do dia inteiro .. as vezes quando me vejo fazendo isso, eu tenho que falar pra mim mesmo esquecer de alguns detalhes.

Não conseguiria calcular o gás com precisão aqui em casa, o uso é inconstante.

• 1 ano depois...
Postado

Eu colocaria nesse cálculo o custo de minha hora de trabalho, afinal pra pilotar fogão eu deixo de usar meu tempo em outras atividades que me renderiam mais retorno. Esse tipo de cálculo é o que justifica contratar cozinheiro se você consegue ganhar mais grana fazendo outra coisa.

Os cálculos que você enunciou estão coerentes com os que fiz pra uma colega de trabalho que faz bolos no tempo livre. Mostrei pra ela que ela podia ter uma formação de preço maia clara e assim melhor remunerar seu trabalho.

Por contas similares fiquei 10 anos sem ter carro pois a combinação ônibus táxi era muito mais vantajosa 

Bom tópico

Eu colocaria nesse cálculo o custo de minha hora de trabalho, afinal pra pilotar fogão eu deixo de usar meu tempo em outras atividades que me renderiam mais retorno. Esse tipo de cálculo é o que justifica contratar cozinheiro se você consegue ganhar mais grana fazendo outra coisa.

Os cálculos que você enunciou estão coerentes com os que fiz pra uma colega de trabalho que faz bolos no tempo livre. Mostrei pra ela que ela podia ter uma formação de preço maia clara e assim melhor remunerar seu trabalho.

Por contas similares fiquei 10 anos sem ter carro pois a combinação ônibus táxi era muito mais vantajosa 

Bom tópico

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...