Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A Importância Dos Nutrientes


Posts Recomendados

A importância de cada nutriente – Gordura (lipídio)

Os lipídios são fornecedores de calorias (energia) e de ácidos graxos, substâncias muito importante em nosso organismo, quando consumidas na quantidade certa e sem exageros. Eles auxiliam na absorção das vitaminas A, D, E, e K.

Porém há os ácidos graxos benéficos, que são os monoinsaturados (ômega 9) e os poliinsaturados (ômega 3 e 6); e os ácidos graxos prejudiciais (gordura trans e ácidos graxos saturados).

Os ácidos graxos monoinsaturados são as gorduras boas e protetoras, pois ajudam a reduzir o colesterol total e o LDL do sangue, não deixando-os depositar nos vasos sanguíneos e consequentemente diminuindo a aterosclerose e melhorando a circulação. Por isso são conhecidas como “amigas do coração”. Podem ser encontradas no azeite de oliva, óleos vegetais, azeitona, castanhas, nozes, abacate, pistache e amêndoa.

Os ácidos graxos poliinsaturados também são “amigos do coração”, pois proporcionam uma boa função sanguínea e auxiliam a combater inflamações. Eles são muito importantes para o bom crescimento das crianças e podem ser encontrados nos óleos vegetais e em pequenas quantidades na gordura da carne e do leite.

Os ácidos graxos saturados (gorduras ruins) são aquelas gorduras que, em temperatura ambiente, ficam sólidas e provêm de fontes de gorduras animais, exceto o óleo de coco e de dendê, que é liquido em temperatura ambiente e tem origem vegetal. O consumo em excesso aumenta o colesterol total e o LDL (colesterol ruim) e diminuem o HDL (colesterol benéfico). Por isso devem evitados e ingeridos em pouquíssimas quantidades. As fontes são: banha, bacon, óleo de coco e de dendê, carnes gordas, óleos vegetais utilizados várias vezes, manteiga e alguns queijos.

Os ácidos graxos trans (gorduras ruins), também chamados de gorduras hidrogenadas aumentam o LDL (colesterol ruim) e diminuem o HDL (colesterol bom). São encontrados em vários produtos industrializados como margarinas, biscoitos, chocolates, sorvetes, pães, molhos, cremes e sobremesas prontas e maioneses, pois são substitutos industriais da gordura animal, mas seus malefícios podem ser até piores que os acarretados pelas gorduras saturadas.

A importância de cada nutriente – Proteína

É o que fornece aminoácidos ao nosso organismo, substâncias importantes para a formação, crescimento e manutenção de tecidos corporais (músculos, ossos, pele, vasos sanguíneos, órgãos internos), formação de anticorpos (manutenção da imunidade) e de alguns hormônios.

Também fornecem os aminoácidos essenciais. São aqueles que o organismo não consegue sintetizar sozinho, devendo ser ingeridos na alimentação. A deficiência desses aminoácidos essenciais leva à perda de peso e retardo no crescimento das crianças. A proteína também é fonte de energia.

Sua deficiência, em adultos, causa emagrecimento, anemia, e diminuição da imunidade. Nas crianças, ocorre o Kwashiorkor, que é a carência de proteína, levando a uma parada no crescimento, emagrecimento, distúrbios mentais, diarréia, inflamações na pele, alterações no cabelo, entre outras causas.

Porém, seu excesso pode acarretar problemas renais, cardiovasculares (colesterol alto, aterosclerose) e câncer devido às fontes de proteína animal sempre estarem acompanhadas de gordura saturada e colesterol.

Suas fontes podem ser encontradas tanto em produtos de origem animal quanto de origem vegetal:

Fontes de proteínas de origem animal: São as mais ricos nesse nutriente. O leite e o ovo são os alimentos que possuem proteína de melhor qualidade entre todos. Outras fontes são as carnes em geral (carne vermelha, aves, peixes) e os derivados do leite (exceto a manteiga, que é classificada como gordura);

Fontes de proteínas de origem vegetal: Leguminosas como os feijões, lentilha, soja, ervilha, grão-de-bico; cereais como o arroz, milho, trigo; castanhas e nozes. Mas são proteínas com qualidade inferior.

Devemos consumir fontes protéicas todos os dias, em quantidades adequadas e moderadas, pois não possuímos reservas desse nutriente em nosso organismo para necessidades eventuais.

A importância de cada nutriente - Carboidrato

Também chamados de Hidratos de Carbono, é a principal fonte de calorias da dieta. Eles são a fonte de energia mais importante para o ser humano, pois se transformam em glicose, combustível indispensável para o funcionamento do cérebro, órgãos e músculos. Devem contemplar de 50 a 70% da energia consumida diariamente. As principais fontes de carboidratos são as massas, arroz, farinhas, pães, batata, mandioca, biscoitos e cereais.

Quando os ingerimos em quantidades adequadas e suficientes, os carboidratos servem de fonte de energia quase que imediata, poupando, assim as proteínas da função energética, mantendo-as em suas funções de construção, manutenção e regeneração de tecidos e músculos.

Porém, se consumirmos excessivamente e não gastarmos essa energia ingerida com a atividade física, a glicose formada pelo metabolismo do carboidrato transforma-se em gordura e depositam-se no tecido adiposo, aumentando a gordura corporal.

Por isso deve-se dar preferência aos alimentos integrais como pão integral, arroz integral, aveia em flocos grossos e a granola. Eles são fontes de carboidratos complexos e possuem uma grande quantidade de fibras que fazem com que a saciedade venha mais rápido, diminuindo a quantidade de alimento ingerida e conseqüentemente reduzindo o valor calórico da refeição. As fibras também são responsáveis por vários outros benefícios: absorvem parte da gordura consumida antes de ser absorvida pelo organismo, podem diminuir o colesterol e a glicose sanguíneos, previne a prisão de ventre, entre outras.

fonte: nutriçãoativa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...