Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Galera, estou com uma dúvida a respeito desses dois temas.

Basicamente, "Porque o saldo calórico positivo gera um balanço nitrogenado positivo?"

 

Qual a bioquímica "por trás" ? O que acontece em um organismo com excedente calórico que gere um balanço de nitrogênio propício e favorável ao ganho muscular?

 

Não consigo solucionar essa dúvida, seja no fórum, ou no google \ youtube (onde não se vê sequer 1 matéria\vídeo sobre o assunto, ainda mais explicando os detalhes que acontecem no organismo). 
Ficaria extremamente grato se alguém conseguisse solucionar minha dúvida!

Editado por Vitor Mineiro

Publicidade

Postado (editado)

Olá, não sei exatamente os mecanismos por trás disso, mas a lógica é relativamente simples:

 

Quando seu corpo possui níveis de energia baixo em relação à sua manutenção (déficit calórico), o corpo passa a buscar fontes de energia nos tecidos, seja na gordura seja na proteína dos músculos. Quando isso ocorre, as proteínas dos músculos, que contém nitrogênio em sua composição, passam a ser convertidas em energia pro corpo através de um processo chamado neoglicogênese. E isso resulta em perda de nitrogênio através da urina. Nitrogênio isoladamente é um tóxico para o corpo e quando as proteínas são desmanteladas para fabricar energia elas deixam sobrar o nitrogênio. Assim sendo, um déficit calórico , ou melhor um déficit protéico, gera um balanço de nitrogênio negativo, ou seja, você está mais catabolizando do que anabolizando. QUando estamos em dieta hipercalórica, esse processo praticamente não existe ou não tem significância, porque o seu anabolismo é aumentado tal que se torna maior ou igual ao catabolismo, e assim o seu saldo no balanço de nitrogênio permanece positivo.

 

Acontece que, mesmo em dietas hipocalóricas, é possível estar num balanço de nitrogênio positivo. Isso mesmo, é possível queimar gordura e ganhar massa magra ao mesmo tempo, mas não é algo simples. Não entendo todas as variantes desse processo mas esse argumento de que é preciso estar em "bulk" pra ganhar massa magra é mito. Se estiver em bulk, é certo que vai ganhar massa magra, se estiver treinando e comendo as proteínas e dieta boa etc. Mas pode-se ganhar massa magra num cutting tbm mesmo sem usar esteróides anabolizantes. Mas isso geralmente só vai ocorrer nos casos de pessoas que possuem pouca massa magra, ou de pessoas que ainda podem ganhar muita massa magra com variações na dieta. Isso porquê quando o cara tem muita massa magra e ele entra num cutting, se torna muuuito mais difícil manter a relação anabolismo/catabolismo positiva ja que a quantidade de energia que ele precisa só pra manutenção é bem alta e a demanda por energia excede a oferta na dieta. Desse modo, só pra manter a massa magra ja é um desafio enorme e precisa de muita proteína e energia.

Lembre-se, o corpo é bom em sobreviver, e não foi feito pra vc ficar fortão a menos que isso seja uma questão de sobrevivência. Por isso é tão difícil ganhar massa magra e mantê-la alta.

Comer muita proteína nem sempre vai aumentar sua relação anabolismo/catabolismo. Depende de outros fatores como ingestão de carbo, micronutrientes, stress e muitos outros. Então considere que se vc é iniciante na academia, vc não precisa de Bulking. Basta comer bem e com uma quantidade calórica digamos, de manutenção, que vc vai ganhar massa magra se fizer as coisas direito. Exceder suas calorias em digamos, 500kcal por dia logo de início vai provavelmente acumular um monte de gordura, pois o seu corpo não está apto a metabolizar ou utilizar todo esse excesso de energia. Não é necessário excedente calórico para ganhar massa magra, apenas um balanço de nitrogênio positivo. 

 

Esse processo de bulking, pra fisiculturistas que usam drogas é muito mais eficiente, pois eles podem ganhar muuuita massa magra no período de bulk, e depois, fazendo um cutting, eles vão queimar muita gordura mas a massa magra quase não vai cair já que estão sob efeito de esteróides. Porém, em naturais, esse processo é beeem diferente. Vc ganha muito mais gordura no bulk, e perde muito mais massa magra no cutting. Desse modo, é desinteressante seguir essa filosofia se for natural. Melhor é permanecer treinando constantemente satisfazendo suas necessidadeds  calóricas e protéicas com um pequeno excedente, onde pequeno é pequeno mesmo, tipo 50kcal por dia. Isso acabaria se tornando muito difícil de controlar, e então não compensa ficar controlando. Seja um dia onde vc ficou excedente ou no outro que ficou em déficit, mantendo o balanço nitrogênio positivo em ambos os casos, vc ganha massa magra e queima gordura alternadamente, obtendo uma evolução constante e sem se preocupar com loongos períodos de mudança, variações hormonais, libido, entre tantas coisas ruins que aparecem nessas mudanças.

 

 

 

 

 

 

 

 

Editado por Brunobyof
Postado

Bruno explicou MUITO bem, faria apenas um adendo.

É difícil também manter o balanço nitrogenado positivo em cutting pois seu corpo usa as proteínas prioritáriamente  para recuperar os tecidos vitais.. veias/artérias/órgãos e etc... quando você está comendo menos energia do que gasta, uma alta ingestão de proteínas é convertida principalmente em energia.. desperdiçando assim a proteína (por isso consumir 4 ou 5g/kg de prot, não vai resolver a questão)... em bulk certo, ele consegue a energia por outras fontes (gordura/carbo).. utilizando assim excesso de proteina para criar massa muscular (obiamente estou simplificando MUITO o pouco que sei do processo, mas, tem MUITAS outras variáveis além dessas)
E como dito, quando se tem uma quantidade razoável de massa magra, você precisa de uma quantidade hormonal maior para manter, e quando se está em déficit calórico, seu corpo tende a baixar as taxas hormonais a fim de sobreviver mais tempo.. e consumir menos energia... o que acaba fazendo os músculos uma ótima fonte de proteína, por isso um natural nunca deveria fazer dietas com restrição calórica muito alta.
Já com AEs a coisa muda completamente de figura... no básico você tem uma maior oferta hormonal independente da dieta, que é o principal sintetizador de proteína, que minimiza MUITO a quantidade de proteína usada como energia, isso já configura um estado anabólico muito maior.
Claro que to falando em linhas gerais e considerando Testo.
Mas só pra constar, balanço nitrogenado é simples, quanto seu corpo absorve de nitrogênio (proteínas) e quanto ele expele um menos o outro... o que complica a conta é que se seu corpo não tirar energia de lugar nenhum, ele para... e vc morre.. então, tentamos direcionar pra gordura essas fontes de energia :D ... e ai, existem inúmeras estratégias :D
já falei d+.... isso e parte do que aprendi lendo.. espero ter contribuído :D

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...