Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Oxidação do Azeite ao ser aquecido - mito ou verdade (?)


MonsterFreak

Posts Recomendados

Eae pessoal

 

Abri esse topico pra tirar uma duvida, porque o topico do low-carb está fechado.

 

Seguinte, postaram um artigo la no topico, com umas referencias onde :

Estudos apontam que azeite é resistente a oxidação, devido a dois fatores 

 

  • é pobre em ácidos graxos poliinsaturados 
  • é rico em anti-oxidantes

 

link dos estudos (todos com azeite extra virgem)

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20678538

http://fst.sagepub.com/content/7/1/15.short

http://www.marksdailyapple.com/defending-olive-oils-reputation/#axzz40YmGLwhv

http://grasasyaceites.revistas.csic.es/index.php/grasasyaceites/article/viewArticle/689 (aumento insignificante de gordura trans)

 

 

Outro estudo mostrou que a ingestão de azeite aquecido aumentou os marcadores de oxidação no sangue em comparação com uma refeição com azeite sem aquecimento, porem aquecido por 8 horas (situação que nao ocorre no dia-dia) e nao era extra-vigerm

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0021915001005615

 

 

--

 

 

Desde então uso azeite pra fritar ovos e carnes na frigideira todos os dias, estou fazendo certo ou nao ? Esse mito ja foi derrubado ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Pra mim sempre foi passado que o azeite aquecido faz mal tanto quanto o óleo tradicional. Mas isso é boca a boca. Não sei realmente se é verdade. Mas, sempre uso o azeite pra fritar porque acho que da um gostinho melhor, seilá, aquele gostinho de azeite, fica melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em breve será derrubado. Dentre as regiões com menos problemas cardiacos esta a Sardenha justamente pelo alto consumo de azeite, e ai que entra o detalhe, na culinária tipica da região o azeite é na maioria das vezes usado para cozinhar, ainda que tb usem para regar a comida, comer com pão, eles tb assam com pão. 

Problema em si não é tanto no aquecimento do azeite, eu tb acreditava nisso e propaguei isso por muitas vezes, o problema real ta no tipo de azeite que consome. Diria que com o preço da importação não encontrará azeite bom por menos de 50 a 70 reais. Os mais baratos em geral podem até serem azeites de verdade, de baixa acidez, passar no teste da anvisa, mas não necessariamente é totalmente extraido no frio. O bom azeite não passa por termobatedeiras, é caro por ser o primeiro oleo da azeitona, a segunda e terceira extração (no qual tb tira óleo do caroço) utiliza batedeira de alto calor que magoa a qualidade do azeite. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

" O azeite, ou óleo de oliva extra virgem exibe resistência aos processos oxidativos devido ao seu alto conteúdo de ácidos graxos monoinsaturados (55-88%), baixo conteúdo de ácidos graxos poliinsaturados (2-21%) e a presença de grande quantidade de compostos fenólicos antioxidantes que podem inibir a produção de hidroperóxidos.2 O óleo de oliva apresenta ainda em sua composição o tocoferol, ou vitamina E, com composição entre 100 e 380 mg/kg. A razão entre o conteúdo de tocoferol e a quantidade de ácidos graxos poliinsaturados é relativamente alta nos óleos de oliva (1,2) em comparação com os outros óleos vegetais, como por exemplo, o óleo de soja (0,25). Isto significa que os óleos de oliva apresentam menor suscetibilidade a sofrer oxidação do que o óleo de soja.4 Entretanto, essa informação é válida para o azeite de oliva extra virgem, não podendo ser estendidas aos azeites de oliva virgem, refinados e aos óleos compostos, que contém apenas uma percentagem de azeite de oliva em suas composições. "

No mesmo artigo é explicado qual é o extra virgem:

" azeite de oliva extra virgem: esse tipo é considerado de altíssima qualidade e pode ser vendido direto ao consumidor. Não sofre nenhum refino químico, apresentando grau de acidez menor que 0,8%. É o mais saudável e completo entre todos e o responsável pelos efeitos benéficos à saúde humana; "

Métodos

"Um primeiro espectro de cada amostra foi adquirido em temperatura ambiente de aproximadamente 27 ºC. Cada uma das amostras foi aquecida de 30 ºC até 170 ºC, com um espectro coletado a cada diferença de 10 ºC na temperatura. Esta faixa de temperatura foi escolhida para a análise levando-se em consideração o valor médio da temperatura observada durante frituras, que é de 162 ºC.25 Os experimentos foram conduzidos em sistema aberto, simulando um ambiente utilizado em fritura"

 

Conclusão
"Enquanto o azeite de oliva extra virgem inicia sua degradação em 70 ºC, o azeite de oliva virgem tem sua degradação iniciada em 40 ºC, o que sugere que seu conteúdo de tocoferol e de ácidos graxos poliinsaturados seja intermediário ao conteúdo desses componentes no azeite de oliva extra virgem e no azeite composto. De qualquer forma, o consumo de azeite de oliva objetivando a saúde cardiovascular e os benefícios de seu poder antioxidante são obtidos com o consumo do azeite de oliva extra virgem em temperatura ambiente.30 "

" A utilização do método quimiométrico MCR-ALS aliado à espectroscopia UV-Vis promoveu a obtenção de informações acerca da degradação do tocoferol e da formação de produtos de oxidação em diferentes classes de azeite de oliva submetidos ao tratamento térmico. "

 

fonte:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422015000600864&lang=pt

 

De acordo com esse artigo 40º já oxida. 

Editado por Pensamento Big
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fizeram um teste com várias marcas de azeite um tempo atrás, alguns nem foram considerados azeites, mas houveram outros que receberam classificação de extra-virgem. Será que podemos confiar nessas marcas que passaram nos testes ou o estudo é insuficiente? 

Fonte: 

http://jornalggn.com.br/blog/proteste-associacao-de-consumidores/teste-de-azeite-de-oliva-pior-resultado-entre-os-quatro-ja-realizados-pela-proteste

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas iae, nao compensa de jeito nenhum comprar azeite nacional, nao tem nenhum que escapa ?

Eu nao tenho como comprar azeite importado de 70-80 reais, acaba rapido na minha casa, fonte de gordura pratica e combina com quase td, gosto mt de azeite... to usando um nacional extra-virgem 10-15 reais.

 

vou testar a banha,

manteiga tbm gosto, porem custo x beneficio é pior que do azeite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, MonsterFreak disse:

Mas iae, nao compensa de jeito nenhum comprar azeite nacional, nao tem nenhum que escapa ?

Eu nao tenho como comprar azeite importado de 70-80 reais, acaba rapido na minha casa, fonte de gordura pratica e combina com quase td, gosto mt de azeite... to usando um nacional extra-virgem 10-15 reais.

 

vou testar a banha,

manteiga tbm gosto, porem custo x beneficio é pior que do azeite

Cara, pelo que eu saiba os bons nacionais são bem carinhos... comprei o meu da Argentina foi 70 reais 4 litros (sim, muito mais barato que aqui no Brasil) e o gosto dele é bem diferente dos nacionais que ja comprei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...