Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Conversa Transcrita com Dr. David Ludwig e Gary Taubes

Por que ganhamos gordura?

O escritor da ciência Gary Taubes culpa o açúcar. Aqui está o porquê.

"Você tem açúcar sempre na cena do crime."

Esta conversa foi editada e condensada. Para ver a conversa completa, link no vídeo abaixo.

https://heleo.com/conversation-why-do-we-get-fat-science-writer-gary-taubes-blames-sugar-heres-why/12508/

David Ludwig , MD, PhD., É um endocrinologista residente no Hospital Infantil de Boston, professor de nutrição da Harvard Medical School e autor do livro # 1 best-seller do New York Times, "Always Hungry?" Ele recentemente se juntou Gary Taubes para uma conversa Heleo para discutir por que engordamos,  qual culpado dietético poderia ser, e como reverter a epidemia de obesidade e diabetes. Gary é um escritor de ciência premiado cujo livro mais recente, The Case Against Açúcar, analisa porque o açúcar pode ser o nosso tabaco atual danificando, viciando, e apoiado por poderosas corporações.

David: A visão convencional de controle de peso sustenta que todas as calorias são iguais. Você apenas tem que comer menos e se mover mais - é uma questão de disciplina pessoal e força de vontade. Isso é mais difícil no nosso ambiente moderno, com todos os alimentos saborosos, ricos em calorias densas ao nosso redor, mas é basicamente uma questão de auto-controle.

Então, se eu trancar você em um quarto e só lhe der água e 800 calorias por dia de açúcar, você certamente perderá peso. Qual é o problema com essa maneira de pensar?

Gary: A pergunta que queremos saber [a resposta] é: por que as pessoas acumulam excesso de gordura? Essa é uma questão diferente de como remover o excesso de gordura. Uma das coisas que aprendi durante meu aprendizado científico foi que a pergunta que você faz tem que ser muito específica, e a resposta que você recebe é muito específica para a pergunta que você fez.

Então, se você perguntar, posso morrer de fome e levá-los a perder peso? Claramente. Na verdade, essa é uma das observações de condução por trás dessa hipótese de equilíbrio de energia. Quando eu lecionava sobre isso, eu tinha um slide de prisioneiros em campos de concentração da Segunda Guerra Mundial. Você mata de fome as pessoas, elas perdem peso. O ponto é, você pode privar as crianças e inibir o seu crescimento. Ninguém diria que seu crescimento é causado pelo excesso de consumo de calorias. Por que concluiríamos, portanto, que o excesso de calorias impulsiona a acumulação de gordura para começar?

David: Nós intuitivamente compreendemos que o crescimento linear de uma criança não é dirigido especificamente por quanto comemos. Sim, precisamos de um certo número de calorias, não podemos crescer durante tempos de fome severa, mas há uma unidade interna de crescimento linear. Você está fazendo uma analogia entre isso e o desenvolvimento da massa gorda, argumentando que algo está programando a massa de gordura para crescer. Sim, você pode temporariamente controlar isso.

Gary: Ou revertê-la temporariamente por fome-lo.

David: Então por que não? Por que não apenas nos matamos de fome e resolvemos o problema?

Gary: Porque isso não resolve o problema. Ele inverte o processo apenas quando há uma ausência de calorias disponíveis. Nós não vivemos em um ambiente onde há uma ausência de calorias disponíveis, e em cima dele, podemos encontrar populações em que a desnutrição e a desnutrição está claramente presente, e ainda há altos níveis de obesidade. Pelo menos em algumas populações, o tecido adiposo encontra uma maneira de crescer apesar da relativa ausência de calorias.

David: Assim, podemos limitá-lo a comer menos, mas o corpo luta para retornar com o aumento da fome . Ficamos famintos, e isso é muito difícil para a maioria das pessoas resistir. Também há alterações metabólicas.

"Você tem açúcar sempre na cena do crime em populações, você tem açúcar sempre na cena do crime no corpo. O mecanismo está lá. "

Gary: Invariavelmente, essas discussões se chegam aos aspectos de qual é a melhor dieta. A questão que eu tenho tentado abordar é que temos essas tragédias em andamento, essas epidemias de obesidade e diabetes. Cada população no mundo que passa por uma transição de nutrição para uma dieta ocidental eventualmente manifesta aumentos maciços na obesidade e diabetes. Estamos tentando encontrar um culpado para o crime comitter dessas epidemias. O açúcar é o principal suspeito porque, em primeiro lugar, está sempre na cena do crime. A transição nutricional para muitas populações - sejam os Inuit, a metade da população da África ou as populações agrárias da Índia - você adiciona açúcar à dieta, você vê rapidamente uma série de doenças crônicas que inevitavelmente incluem obesidade e diabetes.

Mecanicamente, podemos colocá-lo na cena do crime. Estas doenças são altamente associadas à resistência à insulina. Você poderia dizer que esta epidemia de obesidade e diabetes é uma epidemia de síndrome metabólica e resistência à insulina. Síndrome metabólica é uma condição que precede estes dois, e antecede doença cardíaca e câncer, em certa medida. Se for esse o caso, queremos saber o que causa a síndrome metabólica e a resistência à insulina.

Há muita evidência que implica açúcar, porque a fração de frutose da molécula de açúcar, como dizem os químicos, é metabolizada no fígado, e há muita evidência de que a resistência à insulina começa com a acumulação de gordura no fígado. Parte da frutose é convertida em gordura nas circunstâncias corretas.

Basicamente, você tem açúcar sempre na cena do crime em populações, você tem açúcar sempre na cena do crime no corpo. O mecanismo está lá.

No meu livro anterior, eu falo sobre o açúcar e os grãos refinados, e este é o argumento que sempre temos sobre os dados ecológicos observacionais. Estou dizendo que o açúcar e os grãos refinados são a causa da obesidade e do diabetes, e alguém diz: "E quanto ao Sudeste Asiático?" É um pedaço de cisne negro. No sudeste da Ásia, eles comem grãos refinados e têm feito isso por milhares de anos. Por que eles não têm altos níveis de obesidade e diabetes? Bem, eles não consumiam muito açúcar. Eles tinham entre os menores consumo de açúcar do mundo. Japão tem estado a cerca de um século atrás de nós no consumo de açúcar, e cerca de um século atrás de nós na taxa de diabetes. A hipótese mais simples possível para mim sempre foi o açúcar.

David: Então seu argumento de dois minutos para o júri é que [açúcar] está na cena do crime. Há uma arma fumegante, embora não tenhamos realmente visto açúcar segurá-lo ainda.

Gary: Ele deve ser o principal suspeito. Se eu fosse um advogado promotor, eu poderia obter uma acusação. Eu não acho que eu posso ter uma convicção baseada na evidência como é agora.

David: Vamos mergulhar um pouco mais na ciência nutricional de carboidratos. Todos os carboidratos são feitos de, ou quebram em, açúcares. Há realmente apenas três tipos diferentes de açúcares: glicose, frutose e galactose. Galactose realmente só aparece como açúcar do leite.

Qualquer coisa que venha de um produto de grãos ou de batata, estes amidos foram a base da pirâmide alimentar em 1992. Se processados, eles digerem muito rapidamente em glicose, aumentando o açúcar no sangue e a insulina, enquanto que praticamente todos os edulcorantes comuns têm um Composição diferente. Eles têm tipicamente meio glicose e metade frutose. É o componente frutose que adiciona a doçura real ao açúcar. A glicose por si só tem gosto anémicamente doce. Inversamente, frutose pura é cloyingly doce. Parece que o sweet spot para humanos é de 50/50 combinação.

A frutose, em oposição à glicose, é exclusivamente nociva, ou eles são equivalentemente prejudiciais, se altamente processados? Esta é uma questão crítica para a saúde pública. Se a frutose é o único problema, podemos nos livrar do açúcar, substituí-lo com pão branco, arroz branco, produtos de batata, biscoitos sem açúcar, bolachas e similares. Tenha nosso bolo e coma-o muito. Podemos nos sentir bem com aqueles outros carboidratos processados, ou é uma questão de escolher o seu veneno e precisamos ter uma visão mais global dos carboidratos processados? Qual a sua opinião?

Gary:  Há um monte de questões diferentes aqui que você tocou. Uma das coisas que eu pensei em fazer na pesquisa para [ The Case Against Açúcar ] é que talvez o problema fundamental sejam os carboidratos líquidos. Talvez seja o sistema de entrega.

"Claramente, a enorme quantidade de açúcar que consumimos em relação ao que consumimos há 200 anos parece causar alterações metabólicas".

Imagino um mundo em que, em vez de beber 24 onças de bebidas açucaradas, metade glicose / metade frutose, estamos fazendo nossas bebidas açucaradas com frutose só. Como você diz, a glicose sozinha é anêmicamente doce, como Gatorade costumava ser. Quando eu era criança, Gatorade tinha gosto de água de pântano, mas você bebia mesmo assim. Agora, se bebermos a mesma quantidade de água de glicose que bebemos de água adocicada com frutose, quais são os efeitos metabólicos? A resposta é, eu não sei. Nós não fazemos isso. É como quando as pessoas me perguntam, o mel é tão ruim quanto açúcar? Para citar Lustig , a dose faz o veneno.

Claramente, a enorme quantidade de açúcar que consumimos em relação ao que consumimos há 200 anos parece causar alterações metabólicas. O mel não é simplesmente um alimento tão útil. Você não pode misturá-lo com bebidas frias, e grande parte do nosso consumo de açúcar está em bebidas frias. Se pudéssemos consumir 80 ou 90 quilos de mel per capita, é provável que seja tão prejudicial quanto o açúcar, mas não podemos fazê-lo. O consumo per capita de mel tem sido um par de libras por ano durante um século.

Estou colocando meu dinheiro na frutose. Em parte, é a combinação frutose-glicose, porque é tudo o que sabemos, porque é isso que consumimos.

David: Para ser justo, não temos estudos definitivos. Alguns dos estudos que têm trazido um olhar muito ruim a frutose usou apenas frutose sozinha, que não é uma maneira que os seres humanos iriam sempre consumir em doses astronômicas, mais do dobro do percentual de consumo.

Esperemos que eles tenham pesquisa mais definitiva que coloque a frutose no contexto adequado. Afinal, comemos muito mais glicose do que frutose, por causa de todos os produtos de grãos e produtos de batata.

Vamos passar para um conceito relacionado, o índice glicêmico (IG): ele reflete o quão rápido carboidratos transformam-se em glicose, o produto final. A maioria dos grãos processados e batatas transformam-se em glicose muito rapidamente no trato digestivo. Na verdade, eles aumentam o açúcar no sangue mais rapidamente do que o açúcar. Essas coisas vão aumentar a insulina.

Insulina promove a absorção de calorias em células de gordura. Se você apenas dá insulina o animal fica com fome, ganha peso. Mesmo se você restringir suas calorias, ele ainda se torna excessivamente gordo.

A glicose de ação rápida toma um hit sobre as células de gordura. A frutose de ação rápida tem um acerto no fígado, levando a aumento da inflamação. Se o fígado tem um problema metabólico, você tem um problema metabólico. Por outro lado, as formas de ação lenta desses carboidratos são muito menos preocupantes, frutas inteiras ou de baixo índice glicêmico, minimamente processados.

Gary: Isso foi a tese do meu primeiro livro , e ainda é, indiretamente, a tese de um segundo . Estamos confundindo duas questões: uma é a causa da epidemia de obesidade. Qual é o gatilho da obesidade? Sabemos que transições nutricionais tendem a aumentar o índice glicêmico. Eles aumentam o refinamento e teor de açúcar. Podem mesmo diminuir a contagem total do carb, porque igualmente aumentam o índice da gordura e da proteína. As populações tornam-se mais ricas, elas podem se dar ao luxo de comer mais produtos animais. Mas as mudanças dominantes são do açúcar e do IG mais elevado. A partir dessa observação, ambos são o caso.

A segunda pergunta é: o que vamos fazer com os pacientes? Que conselho você daria a indivíduos obesos e diabéticos? Há outra coisa - que conselho você vai dar a pessoas magras e saudáveis para evitar que desenvolvam obesidade e diabetes?

David: Então, se alguém está à beira da diabetes tipo II, queremos ele uma dieta sem frutose, uma dieta baixa em carboidratos, uma dieta cetogênica?

Gary: De um modo geral, dependendo do seu peso. Eu removerei o açúcar primeiro porque é um alvo fácil. Então eu restringiria os carboidratos de alto IG exatamente como você faria. Então, que dose da intervenção precisamos para fazer a pessoa saudável? Minha dose é a remoção de carboidratos e substituí-los com gorduras animais naturais, que é um novo sinônimo de gorduras saturadas que não estamos muito assustados. Este seria o tratamento ideal.

David: Você acha que o mais seguro é uma dieta mínima de carboidratos?

Gary: Nós realmente não sabemos. Ele precisa ser estudado. Eu ouço das pessoas o tempo todo que inverteram o diabetes em uma dieta low-IG. Um exemplo disto é o caso da epilepsia pediátrica. O tratamento original era uma dieta cetogênica muito rigorosa que era como beber gemada durante todo o dia sem o álcool. Em seguida, as pessoas passaram a dieta modificada Atkins e percebi que isso fez um trabalho muito bom de inibir convulsões.

David: Só para esclarecer, uma dieta cetogénica é o avô de todas as dietas de baixo carboidrato. O americano típico pode comer 50-55% de carboidratos. As dietas mediterrâneas estão na faixa de 40%. Você começa a pensar em uma dieta baixa em carboidratos quando você chegar a 30%, e carb muito baixo em 20%. Uma vez que você começa abaixo de aproximadamente 15%, o corpo não tem bastante hidrato de carbono para alimentar o cérebro diretamente da glicose, assim que você muda na cetose. Esse é o caminho natural que os seres humanos evoluíram para alimentar o cérebro durante os períodos de fome ou durante longos invernos quando não havia carboidratos.

Gary: Ou durante as centenas de milhares de anos em que muitos deles não comiam carboidratos.

"Os carboidratos processados, especialmente durante os anos de baixa gordura, receberam uma bênção de alguns dos líderes mais proeminentes em nutrição. Isso faz com que essa inundação de carboidratos entre na circulação geral ou no fígado muito rápido, mais rápido do que jamais seria se você estivesse comendo mel como caçador-coletor ".

David: É isso mesmo. Na verdade, os carboidratos são o único nutriente totalmente dispensável. Você precisa de proteína, você precisa de gorduras, você pode viver sem carboidratos inteiramente. Quando você chegar a esses níveis muito baixos, então as cetonas vêm muito rapidamente a células de gordura.

A idéia é que é um combustível muito potente para o cérebro. Pode ajudar com a epilepsia, pode ajudar a tirar o stress do pâncreas para alguém com diabetes. Você gosta desse tipo de dieta?

Gary: Um monte de gente acha que é extremamente eficaz. Eu aconselharia a uma nação inteira? Não com base na pesquisa que existe até agora.

Quais são os seus principais suspeitos [para a obesidade e epidemias de diabetes], e o que vamos fazer sobre isso?

David: Meu principal suspeito é a digestão rápida de carboidratos. Esse é o combustível metabólico mais estritamente controlado na corrente sanguínea. O corpo se preocupa muito com manter o nível de açúcar no sangue em um intervalo muito apertado. Temos um hormônio, a insulina, para diminuí-lo. Temos um punhado de hormônios de estresse para levantá-lo. Você não quer açúcar no sangue muito alto, é altamente reativo e está perdido na urina. Você não quer açúcar no sangue muito baixo porque o cérebro sofre.

Esses carboidratos processados, especialmente durante os anos de baixa gordura, receberam uma bênção de alguns dos líderes mais proeminentes em nutrição. Estes causam esta inundação de carboidratos para entrar na circulação geral ou no fígado muito rápido, mais rápido do que jamais seria, exceto se você estivesse comendo mel como um caçador-coletor. Isso enfatiza o fígado, causa lipogênese e inflamação de novo. Ele aumenta insulina que promove deposição de gordura e tecido adiposo.

Para a maioria das pessoas, a redução de carboidratos processados irá dar-lhes a maior parte do benefício. Eu não acho que a maioria das pessoas precisam necessariamente de uma dieta muito baixa em carboidratos. Eu acredito que para pessoas com Tipo I ou Tipo II ou com resistência severa à insulina, que estas dietas muito baixas de carboidratos e cetogênicos têm resultados positivos extremamente promissores.

David: [Em relação à proteína, algumas pessoas perguntam se] não é uma vantagem da planta contra a proteína animal, especificamente quanto. Em uma dieta cetogênica, a proteína realmente aumenta a insulina e pode ser convertida em glicose via gluconeogênese, mas a gordura não pode. Portanto quantidades muito elevadas de proteína previnem a cetose. Você tem uma recomendação sobre a quantidade de proteína [para consumir]?

Gary: Não, e, tradicionalmente, essas dietas são sempre alto teor de gordura. A idéia de que elas deveriam ser de alta proteína surgiu nos anos 1980 e 1990, porque era tão politicamente inaceitável empurrar uma dieta rica em gordura. Todos concordaram que a proteína era boa para você, então, de repente, tínhamos ótimos livros de baixo teor de carboidratos como Protein Power. Quando eu aconselho as pessoas a comer essas dietas, lembro-lhes que devem ser dietas ricas em gordura. Você não deve comer proteína magra.

David: Então, você levou embora o açúcar, o que acontece com adoçantes artificiais? E os que foram feitos em um laboratório?

Gary: Meu sentimento sobre os adoçantes artificiais foi capturado por Philip Handler, presidente da Academia Nacional de Ciências, quando eles tiveram um fórum sobre adoçantes de volta em 1975. Ele disse: "O ponto crítico é, quanto adoçante que eu tenho que consumir para substituir os 100, 120 ou 140 quilos de açúcar que eu normalmente consumiria? O que é pior? "Não é se os adoçantes vão ou não causar câncer em um rato, porque nós dois pensamos que até certo ponto os açúcares e grãos refinados, por qualquer motivo, também vão aumentar o risco de câncer. Você usa um pouco porque é muito mais doce do que o açúcar. Isso é melhor ou pior do que o açúcar? Eu não posso acreditar que é pior.

David: Você utiliza?

Gary: Não. Eu costumava, mas agora não sei mais. Acho que praticamente todos os que defendem mudanças em uma dieta mais saudável diriam: consuma água, perca seu hábito por doces. Eu preocupo-me que, mantendo o hábito vivo, mantenha a vontade viva. Há alguma evidência de que poderia ter efeitos metabólicos que são deletérios, mas não é evidência muito convincente.

David: [A pergunta que eu sou frequentemente questionado é] como pode haver o apoio da sociedade de investigação médica e nutrição que não é seja controlado pela Big Pharma? Onde está a melhor pesquisa sendo feita e como ela é financiada?

Gary: [Pessoalmente,] Posso definir a melhor pesquisa fazendo as perguntas certas e se tenho a possibilidade de responder as perguntas certas. Eu acredito que as perguntas certas são muito diferentes do que a corrente principal de pesquisa da nutrição e da obesidade.

"Temos epidemias e, embora pensemos que sabemos por que estão acontecendo, o fato de que não conseguimos controlá-las de forma alguma sugere que nosso entendimento fundamental é incorreto".

Eu acho que vocês estão fazendo a melhor pesquisa porque vocês são um dos poucos pesquisadores que estão fazendo as mesmas perguntas que eu estou perguntando e que pensam de uma maneira similar, embora não idêntica, sobre como essas perguntas precisam ser respondidas.

David: Qual é o grande ponto de vista? Onde temos de ir como uma sociedade, se é preciso um bilhão de dólares para trazer uma droga para o mercado por apenas uma complicação de uma doença crônica relacionada à dieta?

Gary: Não só isso, lembre-se que a doença da obesidade crônica relacionada com a dieta e diabetes juntos custam ao sistema de saúde cerca de um bilhão de dólares por dia.

David: E vai-se. Diabetes tipo II sozinho está previsto para atingir metade de um trilhão de dólares por ano em custos.

A maioria dos estudos nutricionais é feita com um orçamento reduzido com um controle de qualidade deficiente e uma incapacidade de fazer perguntas definitivamente. Como nós lidamos com isto?

Gary: A maneira como eles financiam estudos é uma questão fundamental. Há um pouco de financiamento para milhares de pesquisadores, nenhum dos quais tem dinheiro suficiente para fazer algo significativo, mesmo que quisessem. O primeiro passo, para se libertar do vício, é reconhecer que você tem um problema. Precisamos que os Institutos Nacionais de Saúde e as Autoridades de Saúde Pública digam que temos epidemias e, embora pensemos que sabemos por que estão acontecendo, o fato de não conseguimos controlá-las de forma alguma sugere que nosso entendimento fundamental é incorreto.

Então precisamos que eles digam, quais são as alternativas para a maneira como entendemos a causa dessas epidemias? Porque se nós não entendemos a causa, nós nunca conseguiremos impedi-las. Então nós temos que financiar a pesquisa para identificar o que nos falta.

Em um mundo ideal, você recebe o dinheiro de filantropos independentes que reconhecem que há um enorme problema e querem fazer algo sobre isso. É difícil imaginar o governo federal entrando em cena com a mentalidade correta - o que naturalmente é um sinônimo para minha mentalidade.

David: Você é honesto reconhecer que.

Não podemos esquecer que os cientistas têm egos, também, e ficamos presos em nossos paradigmas e nossas carreiras podem ser afetadas. Sempre houve ego na ciência. O que é diferente agora é o enorme dinheiro da indústria, o que pode influenciar o que pesquisamos em várias direções.

"A história do financiamento da indústria, seja para o tabaco, mortes de trânsito, açúcar, é que esses relacionamentos tendem a beneficiar a indústria e minar a saúde pública muito mais do que avançar a ciência".

Gary: Vamos dizer que Coca-Cola vem até você e diz: nós estamos realmente preocupados com os nossos produtos. Queremos dar $ 20 milhões porque sabemos que você é um crítico. Vamos dar-lhe US $ 20 milhões para projetar um estudo, e nós vamos ter os melhores cientistas do mundo para rever esse estudo, e nós vamos realmente descobrir se estamos matando pessoas.

Você vai recusá-los?

David: Sim. Eu tenho, e a história do financiamento da indústria, seja para o tabaco, fatalidades de trânsito, açúcar, é que esses relacionamentos tendem a beneficiar a indústria e minar a saúde pública muito mais do que avançar a ciência.

Para a minha última pergunta, eu gostaria que você imaginasse que está no final de sua carreira, e você está olhando para trás. O que você veria se o trabalho de sua vida acabasse por ser completamente bem sucedido?

Gary: Nós costumávamos discutir em Nusi (Iniciativa Ciência Nutrição) como poderíamos definir o sucesso. No momento, temos abordagens falhas para tratar a obesidade. Sabemos que não funciona porque as pessoas continuam ficando cada vez mais gordas. Isso deixa a porta aberta para que todos tenham uma idéia - desde jornalistas a médicos de dieta, cardiologistas, o nome é, todo mundo tem uma teoria e há esse ruído sendo gerado o tempo todo. As pessoas não sabem o que fazer.

No meu mundo ideal, todos os envolvidos sabem qual é a resposta certa. Todos os envolvidos estão dando o conselho certo. Pediatras estão dando o aconselhamento certo, as mães estão dando o conselho certo, as escolas estão projetando-se de uma forma que os alimentos que as crianças estão recebendo estão certos. O sistema alimentar mudou de forma que qualquer alimento que não seja consumido seja mais difícil de encontrar. As seguradoras sabem qual o conselho correto, os médicos, hospitais e pesquisadores sabem o que eles devem estar estudando para aperfeiçoar esse conselho.

Eu quero certificar-me de que cada criança obesa no mundo está começando a seguir o conselho correto e a ajuda que necessitam maximize sua possibilidade em ser um adulto magro e saudável. Essa é a meta.

Editado por Norton

Publicidade

Postado

Esse livro do Taubes já tá na minha lista pra compra (Por que engordamos), e já é meio ruim de achar por aí...esse do açúcar também é certo, lançando aqui ou não.

Bom, eu estou começando finalmente o Low carb de forma mais séria agora. Low carb ou pelo menos algo parecido....:P. Minhas impressões iniciais estão sendo muito boas. Perder o medo de encarar essa foi decisivo, já que tentei fazer só um dia ou dois da outra vez e parei (perda de rendimento mesmo, que PORÉM, pode até ter se dado por outras variáveis que eu não percebi). Depois posto com mais detalhes, pois primeiro vou atualizar meu diário de treino com essa.

Sempre haverá uma série de variáveis que a gente pode passar batido, já que não vivemos num laboratório isolando tudo. Mas de modo geral, minha vida é bem regrada e rotineira; então, acho que vai servir como exemplo.

Postado

Taubes caga pra ciência. Em um debate, Alan Aragon perguntou a ele se ele mudaria a visão dele caso novas evidências surgissem, e a resposta dele foi não. Ele já fez a cabeça de que os carboidratos são o mal do mundo e não vai mudar - mesmo com o abundante corpo de pesquisas mostrando que isso não é verdade. Recentemente um estudo financiado pelo próprio Taubes mostrou que uma dieta cetogênica não trouxe vantagens em relação a uma dieta rica em carbos - obviamente ele cagou pro próprio estudo. Em outras palavras, esse cara não é cientista.

Como uma imagem diz mais que mil palavras, segue representação gráfica do trabalho de Taubes:

15894755_10155646534804992_5110940223630 

• Supermoderador
Postado (editado)
1 hora atrás, Shrödinger disse:

Taubes caga pra ciência. Em um debate, Alan Aragon perguntou a ele se ele mudaria a visão dele caso novas evidências surgissem, e a resposta dele foi não. Ele já fez a cabeça de que os carboidratos são o mal do mundo e não vai mudar - mesmo com o abundante corpo de pesquisas mostrando que isso não é verdade. Recentemente um estudo financiado pelo próprio Taubes mostrou que uma dieta cetogênica não trouxe vantagens em relação a uma dieta rica em carbos - obviamente ele cagou pro próprio estudo. Em outras palavras, esse cara não é cientista.

Como uma imagem diz mais que mil palavras, segue representação gráfica do trabalho de Taubes:

15894755_10155646534804992_5110940223630 

Tipo isso

https://sciencebasedmedicine.org/why-we-get-fat/

Taubes parece ser só mais um vendedor de idéias tipo o outro autor sobre wheat belly (que esqueci o nome do cara), nem que isso custe ignorar muita informação, ser o mais parcial possível, falar algumas mentiras meias-verdades selecionando a dedo as pesquisas que lhe convêm. Depois é só escrever o livro, botar a venda e aparecer nos programas de TV. $uce$$o garantido.

É tipo o Dr. Oz que fala muita coisa (nem que venda alma e o próprio diploma..) pra conseguir vender os próprios produtos, mas nunca cai em discussão com alguém da área e o que não falta é debunk sobre as afirmações que faz.

Editado por krebz
Postado (editado)

As diretrizes estão mudando e ainda tem gente fortemente ligada a dogmas, isto sim é triste.

Relatório do Fórum Nacional da Obesidade do Reino Unido

"A quantidade ideal de Açúcar a ser consumido, para a saúde, é zero

O açúcar (sacarose, uma combinação de glicose com frutose) adicionado aos alimentos não tem absolutamente nenhum valor nutricional. Não existe uma única reação bioquímica do corpo humano que requeira frutose oriunda da dieta. Não Existe um único estudo que demonstre benefícios associados com seu consumo (23). O consumo excessivo de açúcar é fortemente associado com o aumento do risco de diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares, independentemente das calorias ou de seu efeito sobre o peso corporal (24, 25, 26). Embora estejamos satisfeitos como fato de que, recentemente, a Organização Mundial da Saúde estabeleceu um limite máximo recomendado, a mensagem de saúde pública deveria enfatizar o fato de que açúcar não tem NENHUM papel em uma dieta saudável. O açúcar deveria ser relegado ao status de condimento ou aditivo alimentar, ao invés de comida, e deve retornar ao seu papel de coisa decadente e desnecessária, a ser consumida ocasionalmente, ao invés de diariamente em uma dieta saudável.

Além disso, nós recomendamos que o rótulo dos alimentos destaque a quantidade de açúcar adicionado, e que expresse esse valor em colheres de chá. Isso permitirá aos consumidores tomar decisões melhor informadas ao comprar produtos no supermercado."

Spoiler

Na semana que passou, o Reino Unido estava em polvorosa. O motivo: uma organização sem fins lucrativos chamada Fórum Nacional da Obesidade, juntamente com outra organização análoga chamada Colaboração para a Saúde Pública, publicaram um relatório exortando o governo Inglês a mudar radicalmente as diretrizes alimentares. Houve grande repercussão na imprensa, com manchetes na capa de quase todos os jornais, além de entrevistas na BBC e na televisão.

2016-05-28%2B12.01.19.jpg

IMG-20160523-WA0003%257E2-1.jpg

Eu discuto longamente o assunto no podcast de número 14, que ainda será publicado. No entanto, eu li a íntegra do relatório, e achei tão bom que resolvi traduzi-lo. Segue a íntegra traduzida:

O original está aqui.

Introdução
Depois de 250 mil anos de evolução, os humanos tornaram-se uma espécie saudável, bem nutrida e com longa expectativa de vida. Mas, em apenas 30 anos, as coisas evoluíram catastroficamente mal, com epidemias de obesidade e diabetes tipo 2, intocadas pelas políticas vigentes, e que provavelmente irão reduzir a expectativa de vida e quebrar os sistemas de saúde. Este relatório representa uma potencial mudança destas políticas falhas, e recomenda alternativas que têm probabilidade de reverter alguns dos efeitos contraproducentes das políticas recentes. 

Solucionar a epidemia de obesidade e suas consequências adversas para a saúde, tais como o diabetes tipo 2, é o desafio mais importante da saúde pública nos dias de hoje. A obesidade tem custos diretos para o Serviço Nacional de Saúde de mais de 6 bilhões de libras por ano. O diabetes tipo 2 tem custos diretos e indiretos da ordem de 20 bilhões de libras e, se não houver uma ação efetiva, este este preço provavelmente irá dobrar nos próximos 20 anos (1). Nos Estados Unidos, o custo do diabetes disparou recentemente, atingindo 245 milhões de Dólares em 2012. 

As raízes da obesidade e do diabetes tipo 2 estão fortemente entranhadas no ambiente alimentar. Esforços legislativos para encorajar um menor consumo de alimentos processados e de bebidas açucaradas ajudarão a reduzir significativamente o fardo de doenças relacionadas à dieta, que hoje contribuem com mais mortes e morbidade globalmente do que a inatividade física, o cigarro e o álcool combinados (2). O papel das diretrizes alimentares ruins tem sido ignorado por tempo de mais. Especificamente, a mensagem de consumir alimentos de "baixa gordura"  e "baixo colesterol"  teve consequências não antecipadas desastrosas para a saúde. 

A má ciência por detrás desta mensagem e a subsequente mudança nas diretrizes alimentares introduzidas para os americanos em 1977 (3), seguida pelas diretrizes do Reino Unido em 1983 (4), resultaram em aumento do consumo de comida-lixo low fat, carboidratos refinados e óleos vegetais poli-insaturados. Nos Estados Unidos, entre 1961 e 2011, 90% do aumento da ingestão calórica veio de carboidratos e óleos vegetais poli-insaturados (5). 

O evidente aumento da obesidade imediatamente após a introdução das novas diretrizes sugere que elas sejam a causa do problema. A ciência da nutrição foi originalmente baseada em estudos humanos observacionais, os quais são frequentemente eivados de problemas, mas a ciência também foi corrompida por influências comerciais e interferência indevida da indústria alimentícia nas instituições responsáveis pelas diretrizes, bem como sobre os políticos, constituindo-se em ameaça significativa à  saúde pública. 

A professora de saúde pública Kelly Brownell notou que passaram-se 50 anos desde a primeira evidência científica publicada ligando o tabagismo ao câncer de pulmão até que uma regulamentação efetiva fosse introduzida a fim de minimizar o consumo do tabaco. As grandes companhias de cigarro adotaram uma estratégia de negação, plantando a dúvida, confundindo e até mesmo comprando a lealdade dos cientistas, as semelhanças recentes com a atuação da indústria alimentícia são assustadoras (6).

Nós compreendemos que os membros da indústria alimentícia têm a responsabilidade de produzir lucros para seus acionistas. Mas o escândalo real, às custas da saúde pública, é que acadêmicos, instituições e periódicos científicos, cuja responsabilidade primária é para com os pacientes e com a integridade científica, tenham, por vezes, conspirado com a indústria objetivando ganhos financeiros. 

O mais recente guia Eatwell ("Coma Bem") da Public Health England é, talvez, um exemplo de interesses comerciais passando por cima de evidência científica independente. A maior parte do grupo estabelecido pela Public Health England para determinar o modelo de alimentação saudável para o país representava a indústria alimentícia e de bebidas. Será que a Federação de Alimentos e Bebidas deveria estar entre aqueles que desenharam as diretrizes alimentícias da Inglaterra, ou será que cientistas independentes é que deveriam preencher este papel? 

É também chocante a sugestão de que o consumo de 22 colheres de chá de açúcar por dia possa ainda ser considerado aceitável dentro das diretrizes alimentares vigentes. Não obstante, isto tem sido verdade por mais de uma década (7). Não existe NENHUMA necessidade dietética ou biológica de qualquer quantidade de açúcar adicionado em uma dieta saudável. 

A fim de corrigir estes erros, o fórum Nacional da Obesidade e o Public Health Collaboration,  baseados nas mais atualizados evidências científicas e clínicas, recomendam uma completa revisão das diretrizes nutricionais e de saúde pública. As mudanças mais efetivas e importantes podem ser resumidos nos seguintes 10 pontos. 

1) Comer  gordura não engorda. 

Evidências de múltiplos ensaios clínicos randomizados têm revelado que uma dieta com mais gorduras e menos carboidratos é superior a uma dieta de baixa gordura para perda de peso e redução de risco cardiovascular (8, 9). Uma análise exaustiva de 53 ensaios clínicos randomizados, envolvendo 68.128 participantes, conduzida pela escola de saúde pública de Harvard, concluiu que "quando comparada com intervenções dietéticas de intensidade similar, a evidência de ensaios clínicos randomizados não dá suporte às dietas de baixa gordura, em relação a outras intervenções dietéticas, para perda de peso no longo prazo. Em ensaios clínicos de perda de peso, intervenções com mais gordura levaram à perdas de peso mais significativas do que as intervenções com menos gordura". 

Além disso, o Women's Health Initiative (Iniciativa para a Saúde da Mulher), foi o maior ensaio clínico randomizado de dieta jamais feito. 48.835 mulheres pós-menopáusicas foram randomizadas para sua dieta usual ou uma dieta de baixa gordura, reduzida em calorias e com aumento de exercícios, com a hipótese de que isso levaria a uma redução de doenças cardiovasculares. O seguimento médio foi de 8,1 anos. A intervenção atingiu uma redução absoluta de 8,2% na gordura total e 2,9% na gordura saturada, mas não reduzir o risco de doença coronariana ou derrame (10). Embora não fosse especificamente um estudo de perda de peso, não obstante, a redução da gordura e das calorias (361 calorias a menos por dia) falhou em produzir qualquer perda significativa de peso na duração do estudo. Isto refutou a noção de que uma dieta de baixa gordua seja benéfica, tanto para o sistema cardiovascular, como para perda de peso. 

Isso pode ser explicado, em parte, em nível fisiológico, pois o consumo de gordura induz à saciedade e à sensação de estômago cheio e, quando comparada aos demais macronutrientes - proteínas e carboidratos - a gordura têm o menor impacto na glicemia e insulina. Além do mais, a resistência à insulina é um precursor do diabetes tipo 2 e, em homens, este é o fator de risco número um para ataques cardíacos (veja o ponto no. 3).

Nós recomendamos que as diretrizes para perda de peso no Reino Unido devam incluir um consumo à vontade de carboidratos não-refinados e uma dieta rica em gorduras saudáveis (isto é, alimentos não-processados ou "comida de verdade") como uma abordagem aceitável, efetiva e segura para prevenir o ganho de peso e ajudar na perda de peso. 

2) Gorduras saturadas não causam doença cardíaca. Os laticínios integrais são provavelmente protetores.

A pressa em condenar a gordura saturada como nutriente digno de preocupação foi prematura. Uma nova metanálise das evidências disponíveis antes das mudanças das diretrizes alimentares de 1977 e 1983 nos Estados Unidos e na Inglaterra, respectivamente, mostrou que os estudos então disponíveis já não davam suporte à introdução da restrição da gordura na dieta (11).

Este erro não foi corrigido até 2014, mais de três décadas após, quando uma revisão sistemática de 76 estudos com mais de 600 mil participantes de 18 países concluiu que "as evidências atuais não dão suporte claro às diretrizes cardiovasculares que encorajam o alto consumo de ácidos graxos poli-insaturados e o baixo consumo de gorduras saturadas e totais" (12). De Souza et al resumiram o mais recente veredito sobre gorduras saturadas: "o consumo de gordura saturada não foi associado com mortalidade por todas as causas, mortalidade cardiovascular, doença coronariana, AVC isquêmico ou diabetes tipo 2" (13).

As diretrizes nutricionais vigentes focam-se, erroneamente, no conteúdo de gordura total e saturada, ao invés de focar-se em alimentares específicos e nos subtipos de gorduras que eles contêm. Em particular, o consumo de ácido margárico, prevalente em laticínios não desnatados, reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares. Thornig et al relatam que " dietas com queijos e carnes como fontes primárias de ácidos graxos saturados levam a níveis maiores de HDL e de Apo-A1 e, portanto, parecem ser menos aterogênicas do que uma dieta de baixa gordura e alto carboidrato." (14) Laticínios integrais também podem proteger contra a obesidade. Um estudo de 2014 concluiu: "participantes no maior tercil de laticínios não desnatados (queijo, iogurte, leite) tiveram chance significativamente menor de se tornarem obesos" (15).

Estudos de coorte prospectiva confirmam que os níveis séricos dos ácidos graxos saturados oriundos do consumo de laticínios, tais como queijos e iogurtes, são inversamente relacionados à incidência de diabetes tipo 2. Em contraste, os níveis séricos do ácido palmítico, relacionado ao consumo de amido, açúcar e álcool, estão fortemente associados ao desenvolvimento de diabetes tipo 2 (16).

Os alimentos mais naturais e nutritivos disponíveis - carnes, peixes, ovos, nozes, sementes, azeitonas, abacates - todos contêm gorduras saturadas. Estes alimentos naturais têm sido parte da dieta humana desde os tempos paleolíticos, e têm sido consumidos ad libitum sem consequências adversas para saúde humana por milênios. A demonização continuada de gorduras naturais onipresentes afasta as pessoas de alimentos altamente nutritivos, integrais e promotores da saúde. 

3) Alimentos processados que contenham no rótulo "baixa gordura", "light", "baixo colesterol" ou "comprovadamente reduz o seu colesterol" devem ser evitados. 

Não existem evidências que demonstrem que reduzir a gordura saturada da dieta reduza os eventos cardiovasculares e mortes. Ao contrário, as melhoras nos desfechos cardiovasculares são independentes da redução do colesterol pela dieta. Ensaios clínicos de dieta que forneceram gorduras naturais abundantes, tais como ácido alfa-linoleico, polifenóis e ácidos graxos ômega 3, encontrados em nozes, azeite de oliva, peixes gordurosos e vegetais, exercem efeitos positivos rapidamente sobre a saúde (17). Os mecanismos podem incluir a redução da inflamação, da aterosclerose e da trombose. Substituir gordura saturada por óleos vegetais contendo ômega 6 reduz o colesterol, mas NÃO melhora a mortalidade cardiovascular (18). Ao contrário, estudos revelaram uma tendência no sentido de aumento da mortalidade. 

Os profissionais de saúde e o público precisam deixar de se focar tanto no LDL como marcador de saúde cardiovascular. As evidências mostram claramente que um perfil lipídico caracterizado por triglicerídeos altos e HDL baixo é mais preditivo de risco cardíaco, e é uma forma confiável de estimar a resistência à insulina. Um modelo matemático revelou que prevenir a resistência à insulina em homens jovens evitaria 42% dos infartos do miocárdio, uma redução maior do que a obtida com a correção da hipertensão (36%), do HDL baixo (31%), do índice de massa corporal elevado (21%) ou dos níveis de LDL (16%) (19). A calculadora de risco QRISK, usada por médicos para estimar o risco de doença cardiovascular nos próximos 10 anos,  sequer faz uso dos valores de LDL, e sim da relação colesterol total / HDL. 

Os processos através dos quais os "alimentos redutores de colesterol" atuam levantam sérias preocupações no que diz respeito a doença cardíaca coronariana: "... não há evidência de que os esteróis das plantas reduzam o risco de doença cardiovascular, e há várias evidências de que prejudiquem". (20).

4. Limite os carboidratos refinados e o amido para prevenir e reverter o diabetes tipo 2Diabetes tipo 2 é uma doença de resistência excessiva à insulina, que se manifesta através de níveis elevados de glicose no sangue. Os pacientes demonstram profunda intolerância aos carboidratos, e as mensagens de saúde pública deveriam refletir isto. É sabido que carboidratos refinados e amido aumentam os níveis de glicose no sangue, a necessidade de medicação e o ganho de peso. É, portanto, muito perturbador que os sites de ambos, Diabetes Uk eNHS (departamento de saúde do Reiuno Unido), deem prioridade ao consumo de carboidratos e amidos para portadores de diabetes tipo 2. Tais dietas irão levar, potencialmente, à piora da doença e a todas as suas complicações, tais como cegueira, insuficiência renal, neuropatia, doença vascular periférica, doença cardíaca e derrame.

Uma recente revisão ampla da literatura concluiu que a restrição de carboidratos é “a intervenção isolada mais eficiente para reduzir todos os aspectos da síndrome metabólica”, e deveria ser a primeira abordagem no manejo do diabetes. Uma dieta cetogênica (aquela na qual menos de 10% das calorias são oriundas de carboidratos) resulta na maior queda da hemoglobina glicada, e em redução do uso de medicamentos; seus benefícios são vistos mesmo na ausência de perda de peso (21).

O Dr David Unwin, um expert do Royal College of General Practitioners, Publicou recentemente resultados impressionantes obtidos ao simplesmente recomendar uma dieta de baixo carboidrato e com mais gordura para seus pacientes. Ele foi reconhecido como o Inovador do Ano nos Prêmios de Reconhecimento de Lideranças da NHS (Innovator of the Year at the NHS Leadership Recognition Awards 2016). Além de melhorar dramaticamente a saúde de seus pacientes, o doutor Unwin poupou ao sistema de saúde britânico 45 mil libras por ano em medicações para o diabetes, quando comparado com a média dos outros clínicos (22). Se nós pudéssemos replicar estes resultados nos outros 9400 consultórios médicos do Reino Unido, nós poderíamos potencialmente economizar 423 milhões de libras por ano apenas em medicamentos para o diabetes. Os custos cumulativos da redução dos danos aos órgãos alvo (ataques cardíacos, derrames, câncer, etc.) são muitas ordens de magnitude mais altos. E isso sequer leva em conta a redução significativa em sofrimento humano.

5. A quantidade ideal de Açúcar a ser consumido, para a saúde, é zero
O açúcar (sacarose, uma combinação de glicose com frutose) adicionado aos alimentos não tem absolutamente nenhum valor nutricional. Não existe uma única reação bioquímica do corpo humano que requeira frutose oriunda da dieta. Não Existe um único estudo que demonstre benefícios associados com seu consumo (23). O consumo excessivo de açúcar é fortemente associado com o aumento do risco de diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares, independentemente das calorias ou de seu efeito sobre o peso corporal (24, 25, 26). Embora estejamos satisfeitos como fato de que, recentemente, a Organização Mundial da Saúde estabeleceu um limite máximo recomendado, a mensagem de saúde pública deveria enfatizar o fato de que açúcar não tem NENHUM papel em uma dieta saudável. O açúcar deveria ser relegado ao status de condimento ou aditivo alimentar, ao invés de comida, e deve retornar ao seu papel de coisa decadente e desnecessária, a ser consumida ocasionalmente, ao invés de diariamente em uma dieta saudável.

Além disso, nós recomendamos que o rótulo dos alimentos destaque a quantidade de açúcar adicionado, e que expresse esse valor em colheres de chá. Isso permitirá aos consumidores tomar decisões melhor informadas ao comprar produtos no supermercado.

6. Óleos vegetais obtidos por refino Industrial devem ser evitados
Por virtualmente a totalidade dos 2,4 milhões de anos da história humana, óleos vegetais puros extraídos de sementes não fizeram parte da dieta. O ácido linoleico (a gordura ômega 6 destes óleos) é extremamente suscetível à oxidação, tornando os alimentos rançosos, e também oxidando dentro do corpo (27, 28). Na natureza, o ácido linoleico existe em alimentos integrais tais como sementes, nozes, peixes e ovos, que também contêm vitaminas, minerais e antioxidantes que protegem esta gordura poli-insaturada altamente suscetível.

Dados recentes em humanos sugerem que nós deveríamos remover estes óleos vegetais de nossa alimentação para uma saúde ótima. Uma metanálise incluindo quase 10 mil pacientes confirmou que uma ingestão alta de óleos ômega 6 (oriundos de sementes ou de margarinas) aumenta o risco de morte e o risco de doença cardíaca quando comparado a gorduras saturadas e gorduras trans (29). Os dados de estudos mais antigos não demonstravam isso de forma tão clara, pois o consumo de ômega 3 era computado juntamente com consumo de ômega 6, o que dava uma falsa impressão de benefícios do ômega 6 para a saúde. Outros estudos, tais como o Anti-Coronary Club trial, confirmam que os ácidos graxos poliinsaturados ômega 6 aumentam o risco de morte quando comparados com a gordura animal (30).

Importante salientar que a mortalidade aumentou com consumo de óleos vegetais ricos em ômega 6 no LA Veterans Trial (31). Numerosos estudos em animais demonstraram que a gordura poli-insaturada ômega 6 promove o crescimento de tumores induzidos experimentalmente, enquanto o omega 3 inibe tal crescimento. Os óleos vegetais ricos em ômega 6 (tais como girassol e milho), ligados a um risco aumentado de morte, doença coronariana e câncer em humanos (32), assim como ao crescimento de tumores em modelos animais (33), não podem ser considerados seguros. Na verdade, mal podem ser considerados comida.

7.Pare de contar calorias (o pensamento focado em calorias causou danos à saúde pública).

As calorias só são iguais quando são incineradas e o calor liberado é medido. De fato, esta é a definição de caloria. Entretanto, calorias de alimentos diferentes têm efeitos metabólicos completamente diferentes no corpo humano, tornando esta definição inútil. Portanto, o efeito na nossa saúde difere substancialmente dependendo de onde tais calorias foram derivadas. Por exemplo, porções com a mesma quantidade de calorias de açúcar, álcool, carne ou azeite de oliva têm efeitos completamente diferentes em sistemas hormonais tais como a insulina, e em sinais de saciedade tais como colecistoquinina e o peptídeo YY. É altamente irrelevante saber quantas calorias uma porção de comida ou um prato contém. O que importa é como o nosso corpo responde a ingestão e absorção dessas calorias, e como elas são metabolizadas, dependendo do alimento específico em questão.

As atuais estratégias de redução calórica para perda de peso são altamente ineficazes. Dados do Reino Unido, de 2004 a 2014, estimam que a probabilidade de obter um peso normal com restrição calórica é de 1 em 167 (34). Isso equivale a uma taxa de insucesso superior a 99%. isso é facilmente confirmado pelas experiências de virtualmente todas as pessoas que experimentam dietas, a maioria das quais baseadas em restrição calórica.

Frequentemente, parte-se do princípio de que a ingestão excessiva de calorias é a causa da obesidade, mas isso não é verdadeiro. Uma caloria de energia oriunda de comida pode ter destinos metabólicos diferentes dependendo do contexto hormonal. Por exemplo, a mesma caloria de comida pode ser utilizada para gerar calor corporal, ou ser armazenada como gordura. A obesidade é uma doença de particionamento energético, e não de consumo energético total. O principal determinante de tal particionamento é o hormônio insulina.

O pensamento focado em calorias apresenta necessariamente um viés contra alimentos contendo gordura, muitos dos quais podem ser protetores contra a obesidade e doenças relacionadas, e tende a dar suporte a substitutos contendo amido e açúcar, os quais são particularmente ruins para pessoas com resistência à insulina.

Desviar o foco das calorias e enfatizar um padrão dietético que foque-se na qualidade dos alimentos ao invés da quantidade ajudará rapidamente reduzir a obesidade, as doenças relacionadas, e o risco cardiovascular (35). A perda rápida de peso o reganho após dietas da moda não é bom para saúde; este efeito sanfona contribui para hipertensão, resistência insulina e dislipidemia, resultando em risco aumentado de mortalidade e em desfechos cardiovasculares piores (36). O estudo Look Ahead não encontrou benefícios cardiovasculares em uma dieta com baixa caloria combinada com o aumento da atividade física em pacientes com diabetes tipo 2. A despeito de uma perda de peso significativa, mesmo com um seguimento de máximo 13,5 anos, nenhum efeito benéfico à saúde foi encontrado (37).

A saúde pública deve trabalhar primariamente favorecendo o consumo de alimentos integrais, que ajudam a proteger contra o desequilíbrio energético que leva à obesidade e disfunção metabólica, ao invés de continuar a promover mensagens baseadas em calorias, que podem criar (e depois culpar) vítimas, além de provavelmente exacerbar a epidemia de obesidade e doenças relacionadas.

8. Você não pode consertar uma dieta ruim como exercício.
É largamente aceito, tanto pelo público quanto pela a mídia, que consumir mais calorias do que nós queimamos é a causa da epidemia de obesidade e, assim, a solução é fazer mais exercício. Isso não está correto. A obesidade é um transtorno hormonal, levando a um particionamentoanormal da energia, que não pode portanto ser solucionado apenas aumentando o exercício.

Por muitos anos, as indústrias fabricantes de bebidas e alimentos têm salientado a mensagem da atividade física a fim de exonerar-se da sua própria responsabilidade sobre a epidemia de obesidade. De fato, companhias que promovem alimentos processados e altamente refinados, ligados a epidemia de obesidade, têm patrocinado os maiores eventos esportivos (as Olimpíadas, por exemplo).Atividade física regular, sem dúvida, tem uma miríade de efeitos benéficos para a saúde - mas a perda de peso não é um deles. Houve muito pouca mudança em nosso nível de atividade física nas últimas três décadas enquanto os níveis de obesidade aumentaram (38). Um dos mais eminentes cientistas do esporte do mundo, o professor Timothy Noakes, diz que “os benefícios do exercício são inacreditáveis, mas se você precisa exercitar-se a fim de manter o peso baixo, sua dieta está errada”.

A associação entre alimentos ultraprocessados e refrigerantes com o esporte é muito preocupante. O apoio por parte de celebridades passa a mensagem errada, particularmente para crianças. Com o futuro da nação em risco, nós não podemos nos dar ao luxo de esperar - nós precisamos dissociar a atividade física da obesidade. Você não vai ficar bem se você comer junk food, mesmo que você pratique esportes (39).

9. Comer Lanches com frequência fará você engordar (sua avó tinha razão!)
Houve duas grandes mudanças nos hábitos dietéticos desde os anos 70, antes do início da epidemia de obesidade. A mudança para uma dieta de alto carboidrato e baixa gordura foi bem documentada, e teve um importante papel em causar obesidade. A outra mudança, o aumento na frequência da alimentação, tem um papel igual, senão maior, e tem sido negligenciada. Nos anos 70, o número médio de oportunidades para alimentar-se era três: café da manhã, almoço, e janta. Em 2005, o número praticamente dobrara (40). Agora, nós comemos café da manhã, lanche, almoço, lanche, janta e mais lanche. E cada uma dessas oportunidades tem boa chance de conter carboidratos refinados.

Comer continuamente desde o momento em que acordamos até o momento que vamos dormir não permite ao nosso corpo digerir e usar alguns dos alimentos que consumimos. O dia inteiro torna-se uma oportunidade para armazenar a energia dos alimentos, sem chance de queimá-las. Comer 6 vezes por dia não resulta em perda de peso (41), mas tende a aumentar o consumo geral de comida.

Os lanches tendem a ser altamente insulinogênicos (engordantes), uma vez que nós exigimos a conveniência e durabilidade característica dos carboidratos refinados. É simples comer alguns biscoitos como lanche, mas não um pequeno pedaço de salmão grelhado.

Nós precisamos de equilibrar o tempo que nós gastamos comendo e o tempo que nós gastamos não comendo, ou jejuando. A própria palavra café da manhã em inglês (breakfast = “break fast” = “quebrar jejum”), implicitamente reconhece que nós precisamos passar alguma parte do dia jejuando, mesmo que seja apenas 12 a 14 horas, a maior parte da qual durante o sono. Reduzir a frequência das nossas refeições pagará enormes dividendos em termos de perda de peso. Eliminar lanches, especialmente após a janta, e adicionar novamente períodos de jejum, são ideias simples, que já eram largamente praticadas antes da instalação da epidemia de obesidade. Isto provavelmente não é uma coincidência.

10. A nutrição baseada em evidências deve ser incorporada aos currículos educacionais de todos os profissionais da Saúde.

Em vista da ameaça imediata imposta pelas doenças relacionadas a dieta, nós acreditamos que seja imperativo que os currículos de graduação e pós-graduação, bem como o da educação médica continuada, incorporem nutrição baseada em evidências atualizadas. Uma pesquisa global desenvolvida pelo banco de investimentos Credit Suisse preocupantemente revelou o nível substancial de desinformação que existe entre os médicos, com 92% acreditando que comer gordura provoca problemas cardiovasculares e 87% acreditando que levará ao ganho de peso - com resultados semelhantes para nutricionistas. Incorretamente, 54% dos médicos e 40% dos nutricionistas pensam que comer alimentos ricos em colesterol aumenta os níveis sanguíneos de colesterol. Mais “chocante” neste relatório foi que 83% dos médicos acredita que a manteiga é pior do que a margarina, e 66% acreditam que óleos vegetais são benéficos para saúde (42).

Isso não diz respeito apenas a prevenção de doenças, mas envolve intervenções nutricionais voltadas a eliminação das causas das doenças crônicas, não limitando-se apenas a tratar os sintomas e os fatores de risco com medicamentos. O fato de que medicações prescritas são atualmente a terceira maior causa de mortes no mundo todo, depois de doença cardíaca e câncer, deve servir de alerta para o fato de que o futuro dos cuidados à saúde irá requerer uma estratégia que incorpore mudanças de estilo de vida baseadas em evidências para tratar as doenças, estratégias essas a serem empregadas como um acréscimo ou frequentemente como uma alternativa aos tratamentos medicamentosos e seus efeitos colaterais. Nós apoiamos a Academy of Medical Royal Colleges e o British Medical Journal que, conjuntamente, oferecem um plano para reduzir os danos do "excesso de medicações", como parte da campanha Choosing Wisely ("escolhendo com sabedoria"): uma das suas recomendações encoraja a educação do público para que questionem os profissionais médicos sobre se existem opções mais simples ou mais seguras à medicação prescrita (43).

Diretrizes de alimentação saudável e perda de peso para o Reino Unido

Além de auxiliar na confecção deste documento, a Public Health Collaboration (PHC) também escreveu um relatório mais longo sobre diretrizes de alimentação saudável e perda de peso para o Reino Unido. este relatório pode ser baixado do site da PHC em https://www.PHCuk.org/healthy-eating-guidelines-weight-loss-advice-for-the-uk/ onde você também achará mais informações.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

1. Hex N, Bartlett C, Wright D, et al. Estimating the current and future costs of Type 1 and Type 2 diabetes in the United Kingdom, including direct health costs and indirect societal and productivity costs. Diabetic Medicine 2012;29:855–62. 

2. Newton JN, Briggs AD, Murray CJ, Dicker D, Foreman KJ, Wang H, et al. Changes in health in England, with analysis by English regions and areas of deprivation, 1990–2013: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2013. Lancet. 2015. doi:10.1016/S0140-6736(15)00195-6. 

3. Select Committee on Nutrition and Human Needs. Dietary goals for the United States. First ed. Washington: U.S. Govt. Print. Off., February 1977. 

4. National Advisory Committee on Nutritional Education (NACNE). A discussion paper on proposals for nutritional guidelines for health education in Britain, 1983. 

5. Credit Suisse. Fat: The New Health Paradigm: Research Institute, 2015:76. 

6. Brownell KD, Warner KE. The perils of ignoring history: big tobacco played dirty and millions died. How similar is big food? Milbank Q 2009;87: 259–94. 

7. Malhotra, A. (2013) The dietary advice on added sugar needs emergency surgery. BMJ, 346, f3199. 

8. Sackner-Bernstein J, Kanter D, Kaul S. Dietary Intervention for Overweight and Obese Adults: Comparison of Low-Carbohydrate and Low-Fat Diets. A MetaAnalysis. PLoS One 2015;10(10):e0139817 doi: 10.1371/journal.pone.0139817[published Online First: Epub Date]|. 

9. Bazzano LA, Hu T, Reynolds K, et al. Effects of Low-Carbohydrate and Low-Fat Diets: A Randomized Trial Effects of Low-Carbohydrate and Low-Fat Diets. Ann. Intern. Med. 2014;161(5):309-18 doi: 10.7326/M14-0180[published Online First: Epub Date]|. 

10.Howard BV, Van Horn L, Hsia J, et al. Low-fat dietary pattern and risk of cardiovascular disease: the Women's Health Initiative Randomized Controlled Dietary Modification Trial. JAMA 2006;295(6):655-66 doi: 10.1001/jama.295.6.655[published Online First: Epub Date]|. 

11.Harcombe Z, Baker JS, Cooper SM, et al. Evidence from randomised controlled trials did not support the introduction of dietary fat guidelines in 1977 and 1983: a systematic review and meta-analysis. Open Heart 2015;2(1) doi: 10.1136/openhrt-2014-000196[published Online First: Epub Date]|. 

12.Chowdhury R, Warnakula S, Kunutsor S, et al. Association of Dietary, Circulating, and Supplement Fatty Acids With Coronary Risk: A Systematic Review and Meta-analysis. Ann. Intern. Med. 2014;160(6):398-406 doi: 10.7326/M13-1788[published Online First: Epub Date]|. - 16 - www.NationalObesityForum.org.uk www.PHCuk.org 

13.de Souza RJ, Mente A, Maroleanu A, et al. Intake of saturated and trans unsaturated fatty acids and risk of all cause mortality, cardiovascular disease, and type 2 diabetes: systematic review and meta-analysis of observational studies. BMJ 2015;351 doi: 10.1136/bmj.h3978[published Online First: Epub Date]|. 

14.Thorning TK, Raziani F, Bendsen NT, Astrup A, Tholstrup T, Raben A. Diets with high-fat cheese, high-fat meat, or carbohydrate on cardiovascular risk markers in overweight postmenopausal women: a randomized crossover trial. The American journal of clinical nutrition 2015 doi: 10.3945/ajcn.115.109116[published Online First: Epub Date]|. 

15.Crichton GE, Alkerwi Aa. Whole-fat dairy food intake is inversely associated with obesity prevalence: findings from the Observation of Cardiovascular Risk Factors in Luxembourg study. Nutrition Research 2014;34(11):936-43 doi: 10.1016/j.nutres.2014.07.014[published Online First: Epub Date]|. 

16.Mozaffarian D. Saturated fatty acids and type 2 diabetes: more evidence to re-invent dietary guidelines. Lancet Diabetes Endocrinol 2014;2:770–2 

17.Chakrabarti S, Freedman JE. Review: nutriceuticals as antithrombotic agents. Cardiovasc Ther 2010;28:227–35. 

18.Veerman J Lennert. Dietary fats: a new look at old data challenges established wisdom BMJ 2016; 353 :i1512 

19.Eddy D, Schlessinger L, Kahn R, Peskin B, Schiebinger R. Relationship of insulin resistance and related metabolic variables to coronary artery disease: a mathematical analysis. Diabetes Care. 2009;32(2):361–6. 

20.Harcombe Z, Baker J. Plant Sterols lower cholesterol, but increase risk for Coronary Heart Disease. Online J. Biol. Sci. 2014;14(3):167-69 doi: 10.3844/ojbssp.2014.167.169[published Online First: Epub Date]|. 

21.Feinman RD, Pogozelski WK, Astrup A, et al. Dietary carbohydrate restriction as the first approach in diabetes management: critical review and evidence base. Nutrition 2015;31:1–13. 

22.Unwin D, Unwin J. Low carbohydrate diet to achieve weight loss and improve HbA1c in type 2 diabetes and pre-diabetes: experience from one general practice. Practical Diabetes 2014;31(2):76-79 doi: 10.1002/pdi.1835[published Online First: Epub Date]|. 

23.Credit Suisse - Sugar Consumption at a crossroads 

24.Lustig RH: Sickeningly sweet: does sugar cause type 2 diabetes? YES. Can J Diab (in press). 

25.Isocaloric fructose restriction and metabolic improvement in children with obesity and metabolic syndrome. Lustig RH, Mulligan K, Noworolski SM, Tai VW, Wen MJ, Erkin-Cakmak A, Gugliucci A, Schwarz JM. Obesity (Silver Spring). 2016 Feb;24(2):453-60. doi: 10.1002/oby.21371. Epub 2015 Oct 26. - 17 - www.NationalObesityForum.org.uk www.PHCuk.org 

26.Added sugar intake and cardiovascular diseases mortality among US adults. Yang Q, Zhang Z, Gregg EW, Flanders WD, Merritt R, Hu FB. JAMA Intern Med. 2014 Apr;174(4):516-24. doi: 10.1001/jamainternmed.2013.13563. 

27.Free Radic Biol Med. 2001 Dec 1;31(11):1388-95. The stomach as a bioreactor: dietary lipid peroxidation in the gastric fluid and the effects of plantderivedantioxidants. Kanner J, Lapidot T. 

28.Curr Atheroscler Rep. 2009 Nov;11(6):403-10. Impact of circulating esterified eicosanoids and other oxylipins on endothelial function. Shearer GC, Newman JW.

29.BMJ. 2013 Feb 4;346:e8707. doi: 10.1136/bmj.e8707. Use of dietary linoleic acid for secondary prevention of coronary heart disease and death: evaluation of recovered data from the Sydney Diet Heart Study and updated meta-analysis. Ramsden CE1, Zamora D, Leelarthaepin B, Majchrzak-Hong SF, Faurot KR, Suchindran CM, Ringel A, Davis JM, Hibbeln JR. 

30. Christakis G, Rinzler SH, Archer M t al. Effect of the anti-coronary club program on coronary heart disease. Risk-factor status. JAMA 1966;198:597– 604 

31.Pearce ML, Dayton S. Incidence of cancer in men on a diet high in polyunsaturated fat. Lancet 1971;1:464-7. 

32.Am J Epidemiol. 1998 Feb 15;147(4):342-52. Adipose tissue omega-3 and omega-6 fatty acid content and breast cancer in the EURAMIC study. European Community Multicenter Study on Antioxidants, Myocardial Infarction, and Breast Cancer. Simonsen N1, van't Veer P, Strain JJ, MartinMoreno JM, Huttunen JK, Navajas JF, Martin BC, Thamm M, Kardinaal AF, Kok FJ, Kohlmeier L. 

33.Cancer Res. 1988 Dec 1;48(23):6642-7. Effect of different levels of omega-3 and omega-6 fatty acids on azoxymethane-induced colon carcinogenesis in F344 rats. Reddy BS, Sugie S. 

34.Fildes A et al. Probability of an Obese Person Attaining Normal Body Weight: Cohort Study Using Electronic Health Records. Am J Public Health. 2015;105: e54–e59 

35.Malhotra A, DiNicolantonio JJ, Capewell S. It is time to stop counting calories, and time instead to promote dietary changes that substantially and rapidly reduce cardiovascular morbidity and mortality. Open Heart 2015;2(1) doi: 10.1136/openhrt-2015-000273[published Online First: Epub Date]|. 

36.Mann T, Tomiyama AJ, Westling E, et al. Medicare's search for effective obesity treatments: diets are not the answer. Am Psychol 2007;62:220–33. 

37.Wing RR, Bolin P, Brancati FL, et al. Look AHEAD Research Group. Cardiovascular effects of intensive lifestyle intervention in type 2 diabetes. NEngl J Med 2013;369:145–54. 

38.Luke A, Cooper RS. Physical activity does not influence obesity risk: time to clarify the public health message. Int J Epidemiol 2013;42:1831–6. - 18 - www.NationalObesityForum.org.uk www.PHCuk.org 

39.It is time to bust the myth of physical inactivity and obesity: you cannot outrun a bad diet . A Malhotra, T Noakes, S Phinney Br J Sports Med bjsports- 2015-094911Published Online First: 22 April 2015 doi:10.1136/bjsports-2015- 094911 

40.Popkin BM. Does hunger and satiety drive eating anymore? Am J Clin Nutr 2010;91:1342–7 

41.Cameron JD. 6 meals per day does not result in greater weight loss. Br J Nutr. 2010 Apr;103(8):1098-101 

42.Fat; The New Health Paradigm - Credit Suisse 2015

43.Malhotra A, Maughan D, Ansell J, Lehman R, Henderson A, Gray M et al. Choosing Wisely in the UK: the Academy of Medical Royal Colleges' initiative to reduce the harms of too much medicine BMJ 2015; 350 :h2308

http://www.lowcarb-paleo.com.br/2016/05/relatorio-do-forum-nacional-da.html

Academia Americana de Nutrição - GUINADA histórica de 180 graus!

Spoiler

Primeiro, foi o mais importante centro de pesquisa e tratamento de diabetes do mundo - o Joslin Diabetes Center, em Harvard - que anunciou que era hora de abandonar a dieta de alto carboidrato (leia em http://www.lowcarb-paleo.com.br/2015/03/mais-importante-centro-de-tratamento-de.html)  

Mas agora, estamos presenciando uma guinada tão histórica na posição oficial da Academia Americana de Nutrição (Academy of Nutrition and Dietetics), que estou sem palavras!

Academy_of_Nutrition_and_Dietetics_logo.jpg
Vamos lá:

Semana passada, a Academy of Nutrition and Dietetics, dos EUA (antiga ADA), a maior e mais importante associação de nutricionistas do mundo, fundada em 1917, escreveu uma carta aberta para o Comitê que está preparando as novas diretrizes nutricionais de 2015 (2015 Dietary Guidelines Advisory Committee).

Tenho escrito sobre esses tópicos desde 2011, mas ver isso escrito pela Academy of Nutrition and Dietetics indica que a mudança de paradigma está em pleno andamento. A íntegra do documento encontra-se em http://www.eatrightpro.org/resource/news-center/on-the-pulse-of-public-policy/regulatory-comments/dgac-scientific-report

Vamos aos highlights:

• "Deve-se notar que NENHUM estudo incluído na revisão sobre doença cardiovascular identificou a gordura saturada como tendo associação desfavorável com doença cardiovascular"
  • "Nós sugerimos que as próximas diretrizes ajudem as pessoas a adotar dietas que não são as recomendadas até hoje, tais comouma dieta de baixo carboidrato, para ajudá-las as fazer escolhas mais saudáveis dentro deste tipo de dieta."
  • "O consumo de carboidratos leva a um maior risco cardiovascular do que o consumo de gordura saturada. (...) As evidência de múltiplos estudos estimaram o impacto da gordura saturada  [no risco cardiovascular] como sendo próximo de ZERO."
  • "A Academia apoia a decisão de não mais limitar o consumo máximo de colesterol a 300 mg por dia, visto que as evidências disponíveis mostram que não a relação significativa entre o consumo de colesterol na dieta e o colesterol sérico"
  • "No mesmo espírito de não mais limitar o colesterol diário, a Academia sugere que haja uma revisão semelhante no que diz respeito à gordura saturada, tirando a ênfase da mesma como nutriente digno de preocupação. Embora haja vários estudos ligando a ingestão de gordura saturada e níveis de LDL, isso é IRRELEVANTE para a questão da relação entre dieta e risco cardiovascular"
  • "Há um consenso crescente de que uma recomendação única de consumo de sódio para todos os americanos é inadequada, devido ao crescente corpo de literatura sugerindo queos baixos valores de sódio atualmente recomendados estão na verdade associados a um AUMENTO DA MORTALIDADE para indivíduos saudáveis."

É difícil estimar o impacto que isso terá. Calculo que será imenso. Mas calculo também que haverá forte reação de setores conservadores dentro da própria Academia de Nutrição Americana. Prevejo ainda que as diretrizes de 2015 não contemplarão essas mudanças. Mas tenho convicção de que as diretrizes de 2020 serão genuinamente revolucionárias.

Este documento da Academy of Nutrition and Dietetics é um divisor de águas. Poderá ser usado como "escudo" por todos os nutricionistas com inclinações low carb. Para o bem ou para o mal, as diretrizes tupiniquins sempre copiam as diretrizes norte-americanas. Agora, é apenas questão de tempo.

Aliás, vou propor um movimento para as redes sociais: agora que a a Academy of Nutrition and Dietetics mudou completamente sua postura, conclamo TODOS os nutricionistas low carb a usar a seguinte hashtag:

#sounutrilowcarb

Está na hora de sair do armário!

Novas diretrizes abolirão completamente a restrição ao colesterol na dieta

Spoiler

Estou de férias fora do Brasil,  com Internet ruim e sem computador. Assim cheguei a pensar em não postar nada mas... algumas notícias simplesmente não podem esperar! Então, vou aproveitar para lançar as Postagens Rápidas: postagens feitas no celular mesmo, sem formatação, mas com as últimas notícias.

1) As novas diretrizes nutricionais dos EUA,  que estão para sair agora em 2015, deverão ABOLIR COMPLETAMENTE qualquer restrição ao consumo e qualquer alimento em virtude do seu conteúdo de COLESTEROL. Isso mesmo, acabou o limite de número de ovos. Claro que isso não é NENHUMA novidade para quem estuda: há pelo menos 50 anos é  SABIDO que o colesterol da dieta não tem nada a ver com o colesterol do sangue. Mas agora, como deu na imprensa, você terá mais facilidade para convencer seus parentes e amigos...  Seguem os links :

http://www.forbes.com/sites/larryhusten/2015/02/10/new-us-guidelines-will-lift-limits-on-dietary-cholesterol/

http://www.theverge.com/2015/2/11/8018253/us-dietary-guidelines-drop-cholesterol-warning

2) Novo artigo no periódico científico Open Heart, do British Medical Journal, afirma, com todas as letras, que as diretrizes nutricionais vigentes, e sua orientação low fat (de baixa gordura) não são nem nunca foram baseadas em ciência, e que jamais deveriam ter sido implementadas!
Segue os links:

http://www.theguardian.com/lifeandstyle/2015/feb/10/fat-guidelines-lacked-any-solid-scientific-evidence-study-concludes

http://time.com/3702058/dietary-guidelines-fat-wrong/

E, agora, na Veja:
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/alerta-sobre-consumo-de-gordura-nao-tem-base-cientifica-diz-estudo

Alerta sobre consumo de gordura não tem base científica, diz estudo

veja.abril.com.br | 2 de Novembro

Diretrizes médicas que recomendam limitar o consumo de comidas como carne vermelha e manteiga "nunca deveriam ter sido introduzidas", afirmam pesquisadores

Diretrizes médicas que recomendam limitar o consumo de alimentos como carne bovina e manteiga para evitar doenças cardiovasculares não têm fundamento científico. A afirmação é de uma pesquisa publicada nesta semana no periódico Open Heart.

Há mais de trinta anos, países como Estados Unidos e Grã-Bretanha recomendam que seus cidadãos consumam com moderação gordura saturada, encontrada em alimentos de origem animal, sobretudo carnes vermelhas e derivados de leite. De acordo com as diretrizes desses países, no máximo 10% do total de calorias ingeridas no dia deve vir desse tipo de gordura.

Para pesquisadores da Universidade do Oeste da Escócia, no entanto, os dados que motivaram essa recomendação eram falhos e inconclusivos. Eles chegaram a essa conclusão depois de revisar seis estudos realizados com quase 2 500 homens na época em que as diretrizes foram elaboradas. As seis pesquisas investigaram a redução nas mortes e no nível de colesterol promovidas por dietas com baixa ingestão de gordura. 

Conclusão — Segundo os atuais pesquisadores, os regimes reduziram a taxa de colesterol dos participantes, mas não o índice de mortes decorrentes de doenças cardíacas. Eles criticaram ainda a ausência de mulheres nos levantamentos e o fato de que a maioria dos participantes tinha fatores de risco para doenças cardiovasculares. Os cientistas concluem que “não só as diretrizes devem ser revistas, como nunca deveriam ter sido introduzidas”.

http://www.lowcarb-paleo.com.br/2015/02/postagem-rapida-novas-diretrizes.html

Matéria: Relatório do fórum nacional de obesidade

Editado por Norton
Postado (editado)

Não é querer defender ninguém, mas..que o Taubes não é cientista, geral sabe. Ele é jornalista e fica de levantar as infos com os tais.

Em relação a ignorar outros estudos, isso pega praticamente qualquer um, inclusive cientistas....se for assim, não vamos escutar ninguém então.  Acho que vale ainda a prática de cada um mesmo. Isso e a qualidade dos tais estudos citados por cada um. Tipo, acho que não é novidade pra ninguém aqui que dá pra inventar matéria de revista com praticamente qualquer alimento, dizendo que ele emagrece.....PORÉM, vai ver o tipo de estudo que diz....

Mas, me coloco na posição de eterno aprendiz. Eu estou apenas começando a me informar sobre isso de forma melhor, mas a prática me vai ser melhor no momento. Estudar, ler e pesquisar é bom, mas só um começo.

Editado por Dartagnan.
Postado (editado)
1 hora atrás, Dartagnan. disse:

Sim ignorar é fácil, recorrer a falácia de autoridade mais fácil ainda quero ver pessoas rebatendo estudo por estudo do livro: "good calories bad calories". Ai dá tratar o sujeito com seriedade, caso contrário não.

Outro exemplo de manipulação, agora na mídia:

Dr. David Ludwig da Universidade de Harvard escreve uma carta aberta a mídia americana, mostrando que mesmo para alguém tão respeitável é muito difícil expressar opiniões contrárias ao establishment, ainda que totalmente baseadas em ciência.

Nem todos os livros de dieta mentem - uma carta aberta ao editor de Vox Ezra Klein

Em 24 de março, Julia Belluz escreveu um comentário hostil do meu novo livro Always Hungry? para o site de notícias online Vox intitulado : livros de dietas são cheios de mentiras. Mas eles são ainda pior quando escritos por médicos . Eu reclamei ao editor de Vox, Ezra Klein, que o artigo era fundamentalmente impreciso, injusto e pouco profissional. Para seu crédito, Klein concordou em investigar e em 27 de abril publicou uma versão substancialmente revisada que suprimiu o título notório. A revisão atenuou o ataque pessoal e incluiu alguns comentários que forneci por e-mail (em uma forma editada e altamente abreviada). No entanto, a revisão continua desequilibrada, e Vox se recusou a publicar minha resposta completa. Além disso, o artigo original foi publicado com muita fanfarra - seu título inflamatório atraiu a atenção generalizada (por exemplo, 15k no Facebook). Por essa razão, estou postando minha resposta ao artigo original como uma carta aberta ao editor. (As versões originais e revisadas do artigo estão disponíveis para comparação aqui e aqui ).

Caro Sr. Klein:

Em seu artigo de 24 de março de 2016 sobre o meu livro, a repórter da Vox, Julia Belluz, me acusou de mentir. Tal acusação nunca deveria ser feita casualmente, e o alvo desse tipo de ataque deveria ter a chance de responder. Não me foi dada essa oportunidade. Na verdade, praticamente tudo o que eu disse em uma extensa entrevista com Belluz foi desconsiderado, assim como os principais aspectos do livro que teriam minado suas distorções do meu trabalho. O artigo falhou até mesmo para informar a seus leitores que ela tinha me entrevistou a distância.

O argumento de Belluz baseia-se, em grande parte, no erro factual. Como explicitado no Always Hungry? , O teste piloto com o qual ela encontra falha nunca foi pretendido como prova científica da eficácia a longo prazo do programa do meu livro. A dieta rica em gordura que recomendo baseia-se em dezenas de estudos da minha equipe de pesquisa e em centenas de estudos realizados por outros. Nenhuma dieta já recomendada (incluindo pelo governo) foi comprovada por um ensaio controlado randomizado definitivo. Portanto, a questão relevante não é se há provas, mas sim como as evidências para abordagens alternativas se comparam às recomendações convencionais.

Por 40 anos, foi dito ao público que a melhor maneira de perder peso é reduzir as calorias e gordura. Mas este conselho falhou miseravelmente na prática e ignora que o peso corporal é controlado mais pela biologia do que pela força de vontade a longo prazo. Que a privação de calorias, aumenta a fome e o metabolismo diminui - uma receita para recuperar peso. Eu escrevi Always Hungry? Para fornecer uma abordagem alternativa focada nos drivers biológicos do ganho de peso, apoiada por centenas de referências científicas. É justo exigir que as novas abordagens sejam sujeitas a padrões de evidência muito mais elevados do que os aplicados às recomendações existentes? Ou Belluz reserva seus ataques somente para livros que desafiam o pensamento convencional?

As revisões sistemáticas relatam consistentemente perda de peso MENOR em dietas de baixo teor de gordura convencionais em comparação com todas as dietas de mais elevado teor de gordura , dietas de baixo carboidrato , dietas muito pobres em carboidratos ou dietas mediterrânicas . Alto teor de gordura e calorias de alimentos densos como nozes, azeite e chocolate escuro não estão associados com o ganho de peso na melhor pesquisa observacional, enquanto carboidratos processados estão no topo da lista . De particular interesse, o olhar adiante estudo foi encerrado prematuramente por "inutilidade" quando a sua dieta de baixa gordura não mostrou nenhuma promessa de reduzir a doença cardiovascular. Compare esse resultado para Predimed , um estudo também fechado mais cedo, mas neste caso, porque as dietas de mais elevado teor de gordura demonstraram inesperadamente grande proteção novamente a doença cardiovascular. Estas novas descobertas importantes, não obstante, a maioria do público dos EUA permanece focada na redução da gordura dietética de acordo com uma pesquisa Gallup , tendo sido ensinados a temer gordura pelo governo, organizações nutricionais profissionais e da indústria alimentar. Alguns especialistas ainda recomendavam açúcar na década de 1990 como uma boa maneira de "diluir" calorias provenientes de gordura na dieta.

Belluz também tem problema com o título do meu livro, mas não percebe que muitas publicações sobre perda de peso por professional societies e o governo se referem a potenciais benefícios no título. Considere, por exemplo, da American Heart Association No-Fad Diet: um plano pessoal para perda de peso saudável . Esse título não deixa claro que nem todo mundo vai perder peso ou que a perda de peso pode ser temporária. Além disso, nenhum estudo de longo prazo provou que a restrição calórica, sua abordagem recomendada, era saudável ou, mais importante, eficaz. É por isso que é crucial considerar o conteúdo de qualquer livro de dieta, especialmente aqueles que fazem reivindicações de perda de peso sensacionais.

Finalmente, Belluz me culpa por apresentar histórias anedóticas dos participantes do teste-piloto. Mas anedotas têm uma longa história na medicina e jornalismo como uma forma de transmitir experiência pessoal. (Para um tie-26 mar artigo, Belluz-se pediu aos leitores que enviassem as suas experiências seguindo dietas populares.) Eu incluí estas histórias não só para compartilhar o sucesso, mas também para destacar os desafios e como eles podem ser conquistados - a crítica, mas não Facilmente quantificável aspecto da mudança de estilo de vida. Além disso, os indivíduos apresentados no livro refletem uma gama de respostas que podem ocorrer em programas de perda de peso, incluindo aqueles que perderam mais de 2 quilos por semana e aqueles que perderam menos de ½ libra por semana. E ao contrário de alguns livros populares da dieta, todas as histórias pessoais eram reais e fornecidas sem compensação financeira.

Com evidências preliminares de que a obesidade começou a encurtar a expectativa de vida em os EUA , é extremamente importante que nós consideramos abordagens alternativas para o controle de peso e prevenção de doenças crônicas. Os jornalistas têm um papel vital a desempenhar neste sentido, sensibilizando a opinião pública e promovendo um vigoroso debate científico. Infelizmente, artigos como Belluz ultrapassam a fronteira entre jornalismo legítimo e polêmica, oferecendo um veículo para outros avançar uma agenda pessoal através de blogs e mídias sociais, em detrimento de um diálogo responsável e respeitoso.

https://medium.com/@davidludwigmd/all-diet-books-do-not-lie-an-open-letter-to-vox-editor-ezra-klein-edb1caeba0d0#.3x29s0m5r

Editado por Norton
Postado
10 horas atrás, Shrödinger disse:

Já que a cetogênica mostrou resultados semelhantes à dieta rica em carbos, acredito então que a melhor abordagem para a low-carb é aquela que "abusa" mais das proteínas do que da própria gordura. Certo? Até porque pra entrar em cetose, também é preciso controlar a ingestão de proteína.

• Supermoderador
Postado
5 horas atrás, Dartagnan. disse:

Não é querer defender ninguém, mas..que o Taubes não é cientista, geral sabe. Ele é jornalista e fica de levantar as infos com os tais.

Em relação a ignorar outros estudos, isso pega praticamente qualquer um, inclusive cientistas....se for assim, não vamos escutar ninguém então.  Acho que vale ainda a prática de cada um mesmo. Isso e a qualidade dos tais estudos citados por cada um. Tipo, acho que não é novidade pra ninguém aqui que dá pra inventar matéria de revista com praticamente qualquer alimento, dizendo que ele emagrece.....PORÉM, vai ver o tipo de estudo que diz....

Mas, me coloco na posição de eterno aprendiz. Eu estou apenas começando a me informar sobre isso de forma melhor, mas a prática me vai ser melhor no momento. Estudar, ler e pesquisar é bom, mas só um começo.

E quanto ao estudo patrocinado pelo Instituto que o Taubes financiava, estudo esse projetado pelo Taubes para provar tudo o que ele falava, e que mostrou o contrário....e o Taubes ignorou também?

O que você acha disso?

Postado
1 hora atrás, ZOOM disse:

Já que a cetogênica mostrou resultados semelhantes à dieta rica em carbos, acredito então que a melhor abordagem para a low-carb é aquela que "abusa" mais das proteínas do que da própria gordura. Certo? Até porque pra entrar em cetose, também é preciso controlar a ingestão de proteína.

A cetose libera a gordura estocada no copo como combustível, como demonstrado em vários artigos neste tópico. Esta é a vantagem sobre as demais.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...