Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação de Rotina Calistênica Básica

garotacalistenia

Posts Recomendados

Idade 24

Peso 57

Altura 164

Objetivos: força e saúde, e um treino fullbody que possa ser feito em pouco tempo.

ROTINA:

5 minutos de aquecimento dinâmico

Flexões inclinadas (mãos apoiadas a cerca de 60cm do chão) 10-15 reps

Agachamento 30-35 reps

Remada Invertida (uso cordas amarradas na grade da janela, a pegada está a mais ou menos 120cm do chão) 10-15 reps

Abdominal 30 reps + superhomem 30s

Repete o ciclo acima 2x.

Intervalo de 2 a 3 min entre os exercícios e entre os ciclos

Realizado de 2 a 3 vezes por semana. Meu tempo infelizmente está bastante imprevisível. Mas SEMPRE faço no mínimo 2x e sempre que posso faço 3x ou dia-sim, dia não.

Progressão pretendida:

Flexão - quando fizer 15 reps tranquila no segundo ciclo diminui grau da inclinação.

Agachamento - quando fizer 35 reps tranquilo no segundo ciclo, troca o exercício por um combo de agachamento 18reps + avanço 18reps (e assim vai pĺanejando, etc etc)

Remada invertida - quando fizer 10-15 reps tranquilo no segundo ciclo diminui grau da inclinação.

Abdominal - quando tiver 30reps tranquilo no segundo ciclo troca os exercicios

Opiniões e dicas são bem-vindas :)

Editado por garotacalistenia
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

2 horas atrás, Mklek disse:

Não entendo nada de calistenia. Você pode dar uma olhada no diário do @R.U.M. aqui. O RUM é o cara que tem o treino mais hardcore de calistenia que jamais existiu.

9159617.jpg

Bondade sua!

@garotacalistenia curti sua rotina. Cobre o básico e vai assegurar desenvolvimento, mas podemos dar uma ênfase maior ao abdome/core.

Vou sugerir alguns exercícios e uns circuitos, para treinos esporádicos.

Exercícios:

- Prancha

- Ponte 

- Parada de mão

- Elevações de pernas

- Avanços/afundos/lunges

- Agachamento/afundo búlgaro 

- Burpees

- Pular corda é excelente também!

"Nossa, mas é um monte de exercícios..."

Concordo. Só fui perceber conforme estava escrevendo. Para abdome/core insira ponte, prancha e/ou elevações de pernas e já está de bom tamanho. Os agachamentos e avanços ficam como uma substituição interessante caso você enjoe dos tradicionais e as burpees são um exercício fullbody para condicionamento aeróbico por excelência, acredito que se encaixam em qualquer rotina ou objetivo.

E reparei que você tem pouco tempo disponível para treinar, logo vou sugerir uma abordagem parecida com a minha, que é basicamente roubada do Crossfit: circuitos limitados por tempo. Mantenha o alongamento/aquecimento, e experimente misturar os exercícios dentro de faixas de tempo determinadas por você. 8 minutos, 15 minutos, 30 minutos, 'tabata', qualquer abordagem é válida. Afinal o seu treino tem te servir

Enfim, deixo uma fórmula básica para construção de um treino breve, intenso e adaptável à sua disponibilidade:

1 - determine seu tempo limite;

2 - determine um objetivo (máximo de rounds, distâncias, repetições, 'a cada minuto faça X' [EMOM]);

3 - tenha preferência por fullbody, mas upper/lower é totalmente válido... enfim, seu treino TE SERVE!;

4 - use pelo menos um exercícios para cada plano de movimento básico: empurrar (flexões), puxar (remadas, barra-fixa), agachamento, algum para o 'core' ;

5 - para construir um treino com múltiplos rounds, certifique-se de que os exercícios escolhidos estejam em baixas repetições e relativamente fáceis. Se forem poucos exercícios, certifique-se de que seja difíceis/pesados. Se forem muitos, prepare o cardio... hehe;

6 - se em tal dia você não estiver com tempo ou acesso para treinar em qualquer lugar que não seja seu quarto e seu único equipamento é o chão, experimente estes aqui ou algo parecido:

- Máximo de rounds em 20 minutos de: 10 flexões (qualquer) + 15 sit ups (abdominal no solo) + 20 agachamentos;

- Max reps de flexões (completa, no chão) em 10 minutos + 50m de avanços;

- 50 elevações de pernas, pontes, flexões e agachamentos no menor tempo possível (particionar como necessário);

- Tabata sprints, se possível em escadas ou morros;

Mais alguns exemplos de circuitos (WODs) 'oficiais' do crossfit (em inglês): http://crossfitvillains.com/wp-content/uploads/2015/05/Comprehensive-Bodyweight-Workout-List-v1.0.pdf

Curto demais calistenia... você pode construir tamanho, força, condicionamento, potência, só com o seu corpo. E com baixo risco de lesão, ou de tédio.

Boa sorte! Um beijo ;)

Link para o comentário

2 horas atrás, garotacalistenia disse:

Vou dar uma olhada! Mas não estou procurando nada hardcore no momento. Só uma rotina básica para força e manutenção da saúde que se encaixe numa vida super corrida :)

umas barras no parquinho, flexões, corridas intervaladas, agachamentos e abdominais já ajudam

Link para o comentário

1 hora atrás, R.U.M. disse:

9159617.jpg

Bondade sua!

@garotacalistenia curti sua rotina. Cobre o básico e vai assegurar desenvolvimento, mas podemos dar uma ênfase maior ao abdome/core.

Vou sugerir alguns exercícios e uns circuitos, para treinos esporádicos.

Exercícios:

- Prancha

- Ponte 

- Parada de mão

- Elevações de pernas

- Avanços/afundos/lunges

- Agachamento/afundo búlgaro 

- Burpees

- Pular corda é excelente também!

"Nossa, mas é um monte de exercícios..."

Concordo. Só fui perceber conforme estava escrevendo. Para abdome/core insira ponte, prancha e/ou elevações de pernas e já está de bom tamanho. Os agachamentos e avanços ficam como uma substituição interessante caso você enjoe dos tradicionais e as burpees são um exercício fullbody para condicionamento aeróbico por excelência, acredito que se encaixam em qualquer rotina ou objetivo.

E reparei que você tem pouco tempo disponível para treinar, logo vou sugerir uma abordagem parecida com a minha, que é basicamente roubada do Crossfit: circuitos limitados por tempo. Mantenha o alongamento/aquecimento, e experimente misturar os exercícios dentro de faixas de tempo determinadas por você. 8 minutos, 15 minutos, 30 minutos, 'tabata', qualquer abordagem é válida. Afinal o seu treino tem te servir

Enfim, deixo uma fórmula básica para construção de um treino breve, intenso e adaptável à sua disponibilidade:

1 - determine seu tempo limite;

2 - determine um objetivo (máximo de rounds, distâncias, repetições, 'a cada minuto faça X' [EMOM]);

3 - tenha preferência por fullbody, mas upper/lower é totalmente válido... enfim, seu treino TE SERVE!;

4 - use pelo menos um exercícios para cada plano de movimento básico: empurrar (flexões), puxar (remadas, barra-fixa), agachamento, algum para o 'core' ;

5 - para construir um treino com múltiplos rounds, certifique-se de que os exercícios escolhidos estejam em baixas repetições e relativamente fáceis. Se forem poucos exercícios, certifique-se de que seja difíceis/pesados. Se forem muitos, prepare o cardio... hehe;

6 - se em tal dia você não estiver com tempo ou acesso para treinar em qualquer lugar que não seja seu quarto e seu único equipamento é o chão, experimente estes aqui ou algo parecido:

- Máximo de rounds em 20 minutos de: 10 flexões (qualquer) + 15 sit ups (abdominal no solo) + 20 agachamentos;

- Max reps de flexões (completa, no chão) em 10 minutos + 50m de avanços;

- 50 elevações de pernas, pontes, flexões e agachamentos no menor tempo possível (particionar como necessário);

- Tabata sprints, se possível em escadas ou morros;

Mais alguns exemplos de circuitos (WODs) 'oficiais' do crossfit (em inglês): http://crossfitvillains.com/wp-content/uploads/2015/05/Comprehensive-Bodyweight-Workout-List-v1.0.pdf

Curto demais calistenia... você pode construir tamanho, força, condicionamento, potência, só com o seu corpo. E com baixo risco de lesão, ou de tédio.

Boa sorte! Um beijo ;)

Valeu pelos coments RUM! To me apaixonando pela calistenia também. Gostava (ainda gosto) de rotinas fullbody na academia com exercicios compostos (SS, SL, etc, praticidade e eficiênciaa) mas o tempo e o dinheiro encurtando tão me levando pra calistenia e pelo pouco que li da pra fazer treinos também práticos, eficientes e desafiadores com bastante progressão.

Então, você acha que se eu fizer um combo de prancha frontal+superhomem+prancha lateral já dá um treino legal pro core?

To pensando em começar com 20s cada até evoluir para 2 minutos (não tenho paciência p passar muito tempo também) e dai passar para exercícios mais avançados.

Confesso que nunca treinei core direito, como fazia bastante agachamento (32kg, franga), levantamento terra (40kg, franguinha) e remada curvada (20kg, frangota), já pegava bastante core e nem ligava :P  

1 hora atrás, saintgraal disse:

umas barras no parquinho, flexões, corridas intervaladas, agachamentos e abdominais já ajudam

Barras, meu sonho, um dia consigo. To pretendendo dominar a remada invertida e depois passar pra elas.

No momento esperando o almoço digerir pra começar o treino :)

Link para o comentário

2 horas atrás, garotacalistenia disse:

Valeu pelos coments RUM! To me apaixonando pela calistenia também. Gostava (ainda gosto) de rotinas fullbody na academia com exercicios compostos (SS, SL, etc, praticidade e eficiênciaa) mas o tempo e o dinheiro encurtando tão me levando pra calistenia e pelo pouco que li da pra fazer treinos também práticos, eficientes e desafiadores com bastante progressão.

Então, você acha que se eu fizer um combo de prancha frontal+superhomem+prancha lateral já dá um treino legal pro core?

To pensando em começar com 20s cada até evoluir para 2 minutos (não tenho paciência p passar muito tempo também) e dai passar para exercícios mais avançados.

Confesso que nunca treinei core direito, como fazia bastante agachamento (32kg, franga), levantamento terra (40kg, franguinha) e remada curvada (20kg, frangota), já pegava bastante core e nem ligava :P  

Barras, meu sonho, um dia consigo. To pretendendo dominar a remada invertida e depois passar pra elas.

Com certeza! O mais importante é você se desafiar (e se divertir) sempre, basta manter a fome e a curiosidade.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...