Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)
3 minutos atrás, _brunno_ disse:

"ingerindo mais claras proporcionalmente a quantidade de gemas, tem-se praticamente os mesmos benefícios, porém com menos calorias" 

A clara não tem nem 1/3 da quantidade de nutrientes(fora proteina), que se tem em uma gema...

Eu costumo usar no café da manhã, 3 claras e 1 gema (ou um pouco mais, já que na hora que eu quebro o ovo, vaza um pouco e eu deixo). No papel da nutricionista falava em 5 claras....fiquei de cara e até falei com ela que era muita gema pra jogar fora. Não sigo isso tãão rigoroso na verdade, até por ser um assunto controverso.

Acredito que, no ponto de vista dela, esses nutrientes são compensados de outra forma, mas enfim...

4 minutos atrás, Torf disse:

Mas o detalhe é que as calorias da gema do ovo säo calorias boas, excelentes! O tópico já fala dos vários benefícios das gorduras da gema que säo gorduras "boas" e, além disso, a gema é a parte do ovo que é riquíssima em vitaminas e minerais.

Ou seja, cada caloria da gema do ovo vale a pena e será proveitosa.

Calorias de suplementos como dextrose e maltodextrina essas sim devem ser evitadas pois näo trazem nenhum benefício.

O corpo precisa de gordura. Ela é a responsável pelo bom funcionamento do sistema hormonal.

Dicas de leitura:

Vou ler depois sim Torf. Valeu!

Editado por Dartagnan.

Publicidade

Postado
1 minuto atrás, Dartagnan. disse:

Eu costumo usar no café da manhã, 3 claras e 1 gema (ou um pouco mais, já que na hora que eu quebro o ovo, vaza um pouco e eu deixo). No papel da nutricionista falava em 5 claras....fiquei de cara e até falei com ela que era muita gema pra jogar fora. Não sigo isso tãão rigoroso na verdade, até por ser um assunto controverso.

Acredito que, no ponto de vista dela, esses nutrientes são compensados de outra forma, mas enfim...

O que se é difundido hoje principalmente no meio dos nutricionistas, é que a gema não deve ser usada em quantidades, e colesterol e bla bla bla. Eu continuo aqui comendo meus 9 ovos INTEIROS, todos os dias. De buenas! hauhauahahu :D

Postado
Agora, Jonatas Silva disse:

Mas cara se for pra consumir 1 castanha mas vale n consumir porque gasta grana pra fica comendo de uma em uma que não chega nem a 40 calorias 

Isso é algo que eu também estou discutindo nesse momento no tópico do magnésio.

A castanha do pará näo deve ser ingerida pensando somente nos macronutrientes, ela deve ser ingerida pensando nos micronutrientes! 1 castanha já fornece a quantidade ideal de selênio, em média. Basta! Qualquer castanha a mais é desperdício de dinheiro (no sentido micronutrientes). Nesse tópico meu tem um post sobre dosagens encontradas nas castanhas brasileiras. Procure na primeira página que você o encontra

Uma folha de alface contém 2 kcal. E aí, compensa investir em alface? Veja os benefícios que míseras 16 kcal de alface trazem:

Nutrientes Quantidade por 112g
Vitamina K 114.80 mcg
Vitamina A 2912.00 IU
Vitamina C 26.88 mg
Folatos 151.98 mcg
Magnésio 0.71 mg
Crômio 15.68 mcg
Potássio 324.80 mg
Molibdénio 6.72 mcg
Fibras 1.90 g
Vitamina B1 (tiamina) 0.11 mg
Ferro 1.23 mg
Vitamina B2 (riboflavina) 0.11 mg
Fósforo 50.40 mg
Cálcio 40.32 mg
Proteínas 1.81 g
Ácidos Ômega 3 0.08 g
Triptofanos 0.01 g
Vitamina B3 (niacina) 0.56 mg
Vitamina B6 (piridoxina) 0.05 mg

Temos que pensar menos macro e mais micro.

Tópico onde estou discutindo isso:

Postado
25 minutos atrás, Jonatas Silva disse:

Posso continuar então com minhas 30g de castanha por dia? Tá de boas ?

Eu continuaria, há algo também como a tolerância que é ampliada com o consumo.

Postado

Essa questão do selênio é parecido com o do ovo cru. Tem gente que come por anos vários ovos crus por dia e não teve nada, mas pode ser que um ~azarado, em míseros 1 semana/1 mês acabe contraindo alguma infecção. Idem pro caso da castanha, consumindo 20~100g/dia.

Postado
11 minutos atrás, Kevin Walker disse:

Mas esses benefícios valem tambem pro ovo de granja? Pq sabemos que há uma grande diferença entre ovo caipira e o de granja!

Poderia dissertar mais sobre isso?

Postado
2 horas atrás, Torf disse:

Questöes como toxicidade säo algo bem individualizado. Há o caso da Winnie Langley que fumou durante 95 anos. Ela comecou a fumar aos 8 anos e parou aos 102. Aí, 7 meses depois que parou de fumar, morreu. (Sei que é uma comparacäo absurda mas, por que näo, né? =P )

Apesar de autópsia em alguns animais já demonstrarem a causa da morte como intoxicacäo por selênio, creio que näo há registro de óbitos devido à selenose em humanos, mas é uma doenca e eu prefiro näo correr riscos.

Há estudos sobre a selenose e seus sintomas, como por exemplo GHISLENI, 2006, EHC, 1987 e CLARK, 2007. 

Mas em contrapartida,  STRUNZ et al (2008) avaliaram um grupo de voluntários (5 homens e 10 mulheres) submetendo-os à ingestão de 45g diárias de castanha-do-brasil, rica em selênio. O nível de selênio, no plasma sanguíneo, antes do consumo foi em média de 56 µg L-1 e após 15 dias aumentou, em média, para 208 µg L-1. Durante o estudo, nenhum paciente apresentou sintomas de selenose, distúrbios gastrointestinal, irritabilidade, fadiga e alterações do sistema nervoso.

A grande maioria dos relatos e estudos apontam que a selenose é algo bastante raro. O seu relato é mais um que corrobora para que näo tenhamos medo do selênio, mas é o tal negócio, se há a chance eu, particularmente, prefiro näo arriscar.

Caso alguém queria ler sobre o selênio a nível acadêmico, sugiro a tese de mestrado da Jaqueline Batista da Silva.

Exato, o cara que vende numa loja naturalista aqui perto ficou mal com meras 4 por dia. Ele começou a ter dores e sentir o corpo mais flácido. 

Postado
1 hora atrás, Dartagnan. disse:

Acho que o lance das gemas não tem a ver só com o possível colesterol, mas também com as calorias. Ingerindo mais claras proporcionalmente a quantidade de gemas, tem-se praticamente os mesmos benefícios, porém com menos calorias. Eu sei, tem gente que vai dizer que é pouca coisa de calorias....mas pra quem quer emagrecer ganhando massa muscular (ou perdendo o mínimo possível), qualquer detalhe ajuda no final.

Não sei a opinião de tudo que é nutricionista, mas acho que deve ser mais ou menos por aí.

Não tenho evidências, mas creio que o uso da clara em tantas dietas de bodybuilders é por ser uma proteina limpa, se ver o frango ainda tem algumas gramas de gordura, assim é mais fácil de mensurar e garante mais comida sólida que seja pura proteína. Mas eu particularmente acho intragável aqueles omeletes só de clara. 

Agora o pq eles fazem uso dessas proteinas puras, creio que é pq é o mais comum e que "funciona" como o Kai Greene mais ou menos disse: pouco importa os estudos e ciência eu uso o que funciona por anos em todos fisiculturistas. 

Enfim, ao meu ver é um desperdício da parte mais densa em nutrientes,  cara joga gema fora e toma suplemento de vit. A, E. 

Concordo que pelo saldo calórico dos culturistas e fome que da com uso de AE's, talvez seja mais interessante aumentar o volume de alimento mantendo só a clara do que incluir as gemas. Sem falar que o consumo de gemas ficaria extraordinariamente enorme dado a quantidade de claras que eles consomem, deixando assim de dar espaço - calórico - para outros alimentos. Outro fator é preço, muitas dietas hj nos blogs e aqui nada mais são que cópia de dietas de livros dos anos 80-90 que copiaram o que funcionava nos anos 70-80 no fisioculturismo gringo e que ainda é usado, com isso vale lembrar que carne é relativamente mais cara la fora, whey é mais barato, queijo só são baratos nos EUA os processados idem frango e carne. Com isso era comum dietas de frango, claras, pasta de amendoim, arroz marrom, batata doce, whey, brocolis e aspargos. Dai  muitos pegaram a fórmula sem entender os conceitos. O livro do Waldemar Guimarães, como todo respeito que tenho por ele, ao que se refere a nutrição é exatamente isso, pegar o que usam la fora. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...