Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado
7 minutos atrás, Marlon Paradise disse:

O problema é que é bem mais simples/econômico obter os macros através de alimentos, do que obter micros sem ser com multi. Eu não tenho saco (de preparar) e nem grana sobrando pra gastar com legumes e verduras, então só como quando minha tia faz, que é algumas vezes por semana. Meu único suplemento é creatina, e ainda penso se não é melhor eu trocar pra um multivitamínico.

2

não nasci pra ficar comendo folha demais não

Publicidade

Postado
1 hora atrás, Marlon Paradise disse:

O problema é que é bem mais simples/econômico obter os macros através de alimentos, do que obter micros sem ser com multi. 

Mas, assim, vendo na visäo macro, um kg de batata doce crua tá custando (é difícil expecular pois depende muito do local) entre 2,50 a 6 Reais. Vou adotar 4 Reais como valor intermediário. Supondo que cada kg de batata doce forneca 280 gramas de carboidrato (vou desconsiderar a proteína apenas para efeitos práticos), precisariamos de 3,5 kg de batatas para conseguir 1 kg de carboidrato, o que dá um valor aproximado de 14 Reais, fora gastos com cozimento e o tempo investido no preparo.

Um kg de maltodextrina custa em média 10 Reais e para se conseguir 1 kg de carboidratos através da maltodextrina, precisamos de cerca de 1,06 kg do produto, o que dá um valor de 10,60 R$, sem gastos extras com preparo e sem investimento de tempo. Ou seja, a maltodextrina, isso tudo apenas na visäo macro, é cerca de 30% mais vantajosa, desconsiderando preparo e tempo(ou seja, isso a torna mais vantajosa ainda!), do que a batata doce.

Entäo, nesse caso, é mais simples e mais econômico se obter carboidratos através de suplementos que de alimentos. (dependendo da regiäo, claro)

Além do que, muita gente aponta que a suplementacäo com multivitamínicos näo é bem absorvida pelo corpo, ou seja grande parte da quantidade que você suplementar vai para a urina e as fezes.

As vitaminas e os minerais para serem melhores absorvidos devem estar na forma quelada, ou seja, ligado a um aminoácido, melhorando assim a absorção do mesmo. Os complexos vitamínicos para baratearem suas fórmulas, utilizam as vitaminas e os minerais na forma de sal que são pouco absorvidos comparados aos quelados. Assim o atleta compra e utiliza o complexo vitamínico, que não está exercendo efeito algum no organismo já que as vitaminas e minerais estão sendo pouco absorvidas.

Além disso, devido essa má absorção, os complexos vitaminicos possuem quantidades altas de alguns minerais e vitaminas , e estes se interrelacionam , sendo que o excesso ou falta de um , pode interferir na absorção do outro, como é o caso do Ferro e do Zinco, existe uma proporção ideal dessa dupla para que ambos sejam absorvidos e aproveitados da mesma maneira.

Lembrando que os quelatos säo beeeeem mais caros.

Postado
59 minutos atrás, Torf disse:

As vitaminas e os minerais para serem melhores absorvidos devem estar na forma quelada, ou seja, ligado a um aminoácido, melhorando assim a absorção do mesmo. Os complexos vitamínicos para baratearem suas fórmulas, utilizam as vitaminas e os minerais na forma de sal que são pouco absorvidos comparados aos quelados. Assim o atleta compra e utiliza o complexo vitamínico, que não está exercendo efeito algum no organismo já que as vitaminas e minerais estão sendo pouco absorvidas.

Além disso, devido essa má absorção, os complexos vitaminicos possuem quantidades altas de alguns minerais e vitaminas , e estes se interrelacionam , sendo que o excesso ou falta de um , pode interferir na absorção do outro, como é o caso do Ferro e do Zinco, existe uma proporção ideal dessa dupla para que ambos sejam absorvidos e aproveitados da mesma maneira.

Lembrando que os quelatos säo beeeeem mais caros.

Eu quis dizer que é mais fácil se obter prt/gord/carb através dos alimentos do que obter todos ou quase todos os micros apenas com alimentos. Por exemplo,  arroz, frango e ovo (ou banana, feijão, batata, etc), já nos fornecem todos os macronutrientes, agora com os micronutrientes, teríamos que variar em varias frutas/legumes/verduras, para que pudesse obter uma boa quantidade de micro e variação delas. Mas o que você falou não deixa de ser verdade, malto/whey realmente é mais simples, mas nos alimentos não vem apenas carbo e proteína, vem acompanhado de várias outras coisas também. Interessante essa questão do multi, então o mais viável seria suplementar O3? Ou uma vitamina isolada, caso a pessoa tenha deficiência em alguma?

Postado

Eu creio, @Marlon Paradise que é o tal negócio, como já dizia o poeta, "quem näo tem cäo caca com gato.". Se há a possibilidade (tempo/prática/financeira) de se consumir alimentos mais ricos em micronutrientes ou entäo acrescentá-los à dieta, eu acho que devemos optar por isso, complementando eventuais deficiências com suplementos.

No caso que o probo @saintgraal citou, para quem näo tem a possibilidade de comer peixe selvagem, a suplementacäo com ômega 3 é altamente benéfica.

Eu, por exemplo, procuro comer apenas sardinhas e salmäo selvagens, nunca peixes de cativeiro, justamente para beneficiar-me do ômega 3 e, nos dias que näo consumo tais alimentos (geralmente os como 1 a 2 vezes por semana), eu consumo algumas cápsulas de ômega 3.

Eu acho a estratégia de montar uma dieta visando os micronutrientes uma coisa muito mais bonita, divertida e desafiadora do que montar uma dieta usando apenas o IIFYM. Adoro esse desafio mental. =)

Raros säo os nutricionistas que montam dietas verdadeiramente individuais visando cobrir deficiência de micronutrientes. Tais coisas só acontecem quando a pessoa está com sintoma de alguma doenca e tem que passar a consumir um determinado micronutriente. Portanto os profissionais que preferem prevenir do que remediar säo os que eu admiro mais.

Para complementar, uma tabela sobre micronutrientes que postei há poucos minutos em outro tópico:

7574t2.gif

Postado

Vou dizer uma coisa que vai chorar e ajudar sobre o magnésio. 

Tirando a semente de abóbora (que é rica em omega 6 por sinal), e abacates de pé "selvagem", qualquer um dos demais não vão te dar o suficiente: 

1 - Alimentos estão pobres em minerais devido a monocultura, principalmente as folhas, frutas mais exóticas e feijões.
2- Os alimentos não são os mesmos em seu DNA, sabiam que a cenoura só é laraja faz 300 anos, pois é, antes elas eram brancas, verdes e amarelas, porém um agricultor para homenagear a corte holandesa cruzou sementes até chegar na laranja. As bananas perderam os caroços, tem nada a ver com a selvagem.
3 - Essas porcentagens são referentes ao minimo para não ter problemas, mas passam longe do ideal, de exemplo tem a vit.C e o iodo, muitos alimentos se baseiam na porcentagem necessária para evitar escoburto, ou seja, bem pouco, e iodo para o bócio. 
4 - Sobre o espinafre, principalmente as mulheres não devem consumir ele constantemente, menos ainda diariamente. O Espinafre contém anti-nutrientes que impedem a absorção de ferro, estudos mostraram que dietas com inserção de espinafres diminui o ferro no sangue comparados com aqueles que não inseriram o espinafre. 

Obs.  quanto mais cálcio ingerir mais magnésio precisará.

Postado
16 minutos atrás, Wesley Pinto disse:

Tirando a semente de abóbora (que é rica em omega 6 por sinal), e abacates de pé "selvagem", qualquer um dos demais não vão te dar o suficiente:

Entäo o ideal seria todo mundo suplementar magnésio quelato?

Poderia indicar páginas ou documentos que contenham informacöes sobre o empobrecimento micronutricional dos alimentos contemporâneos?

Postado
8 minutos atrás, Kevin Walker disse:

O magnesio já suplemento a um bom tempo, o bom e velho ZMA dá conta do recado, mas manipular sai mais em conta pelo custo benefício. 400 mg de magnesio quelato (citrato de magnesio ou glicinato), zinco quelato e Vit B6 (as vezes a Vit nem precisa)

O povo gasta atoa com ZMA. Vale muito mais a pena manipular um por um e sem falar que as doses do ZMA sao ridiculas. 

50mg de zinco quelato / 400mg magnesio quelato com 60 capsulas deve ficar 50 conto, muito barato.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...