Administrador Este é um post popular. Hipertrofia.org 1701 Postado Dezembro 21, 2015 às 22:39 Administrador Este é um post popular. Postado Dezembro 21, 2015 às 22:39 ENTREVISTA REALIZADA PELO MEMBRO DEBEW Para trazer mais um pouco do mundo do PL para o fórum, já que o público adepto a este esporte vem crescendo, tomei a iniciativa de buscar, junto aos PL brasileiros, algumas entrevistas para que possam dividir conosco seus conhecidos sobre a modalidade. Conversei na Segunda-feira com o PL Luis Henrique Zouein, Bi-Campeão brasileiro(2014-2015), campeão sul-americano jr 2014 e adulto 2015, campeão pan-americano adulto 2015. (entrevista logo abaixo) Hipertrofia.org: Quais suas referências dentro dos esportes de força? (Seja PL/WL/Strongman) Zouein: Tenho algumas inspirações ou ídolos nos esportes de força. Atletas que acompanho pelas redes sociais, e alguns que tive o enorme prazer de conhecer em competições nacionais ou internacionais. No Brasil, minha grande inspiração e ídolo é o powerlifter David Coimbra. Também no Powerlifting, acompanho o Ray Willians, que tive o prazer de conhecer no Mundial IPF Raw este ano na Finlândia, Dan Green, Konstantin Konstantinovs, Misha. No LPO, Ilya Ilyin, Klokov e o egípcio Ehab são atletas que estou sempre acompanhando. No strong, Brian Shaw, que também compete Powerlifting! Hipertrofia.org: Há quanto tempo treina e quando/porque decidiu que iria começar a competir como PL? Zouein: Comecei a praticar Powerlifting há pouco mais de 3 anos, em meados de 2012, e não parei mais. Fui convidado a competir uma copinha organizada pela IPF do Rio de Janeiro pelo André Jenz, atleta que hoje é meu treinador e meu grande amigo no esporte, senti aquela adrenalina de competição, e fiquei viciado. Eu já agachava e supinava há alguns anos para fins estéticos (bodybuilding), mas o Levantamento Terra e os treinos de força eu havia conhecido há poucos meses. Hipertrofia.org: Você se diverte durante seus treinos? Zouein: Há dias em que o corpo e mente pedem para não treinar. O cansaço, lesões, o estresse da rotina, trabalho, estudo, problemas familiares. Não importa. Ao chegar à academia, alongar, aquecer, esqueço de tudo, e aquele período se torna a minha terapia diária. Sem falar nos parceiros de treino, que se tornam grandes irmãos. A verdade é que eu conto as horas do dia para poder ir treinar. Hipertrofia.org: Como funciona sua alimentação/dieta? Ela muda muito próximo a campeonatos? Zouein: Testei muitas coisas ao longo destes 3 anos. Carne vermelha ou frango. Comer limpo ou comer lixo também. Arroz branco ou arroz integral. Carbo no café da manhã: sim ou não? Definitivamente minha melhor resposta foi com uma dieta hipercalórica, comendo lixo, carne vermelha, e carboidrato no café da manhã. Sempre com a orientação de um nutricionista. Única alteração acontece quando estou pouco acima da minha categoria, até 105kg, quando reduzo sódio e líquidos. Hipertrofia.org: Você acha difícil bater o peso para competição e manter/ganhar carga nos lifts bases? Zouein: No último Pan-americano, por imprudência minha, cheguei faltando apenas 2 dias para a competição com 108kg. Passei 30 horas sem beber água, fazendo sauna, e sem comer sódio. Acabei perdendo mais que devia. Pesei 103.6kg. Mas com a hidratação imediata após a pesagem e uma grande refeição, senti pouco comprometimento no desempenho. E sim, essa refeição foi lixo: 1 promoção do burguer king e uma barra de chocolate. Hipertrofia.org: Quais estratégias pra prevenção de lesões costuma usar? Possui alguma lesão? Zouein: Tenho 2 lesões crônicas que aprendi a conviver: Pubalgia, que compromete meu adutor, e 2 protusões discais (l3-l4 e l4-l5), estas mais recentes. Hoje, mais do que nunca, alongamentos e movimentos acessórios fazem parte da rotina de treinamento. Além disto, faço fisioterapia preventiva 2 vezes por semana: propriocepção, fortalecimento do core, alongamento, manipulações. Hipertrofia.org: Com que frequência costuma treinar os ''big lifts''? Zouein: A frequência varia de acordo com o momento da periodização. Em geral, costumo agachar todos os dias! Já o supino, entre 3 e 4 vezes na semana, e o levantamento terra, entre 2 e 3. Sempre trabalhando com folga. Dificilmente vou até a falha, menos ainda trabalho com cargas superiores a 90% de RM, salvo em momentos específicos. Hipertrofia.org: Você costuma implementar variações dos 3 lifts nos seus treinos. Se sim, quais e com que objetivo? Zouein: Sempre! No agachamento vario altura da barra, posições dos pés, faço frontal, pausado, etc, etc. No supino, vario pegada e inclinação, board, sling shot. No terra, convencional ou sumo, parcial ou déficit. Sou adepto do lema: “Quer ficar bom em algo? Faça este algo”, mas a variação de estímulo é essencial. Hipertrofia.org: Qual metodologia de treino você sente que te gerou mais ganhos? E por quê? Zouein: Meu treinador André Jenz não segue uma metodologia específica. No agacho, por exemplo, usamos uma inspiração maior do método Búlgaro. Já para o controle de volume, nos inspiramos nos russos. Alongamos antes e depois dos treinos, como os chineses. Fazemos muitos acessórios e periféricos, como os americanos. Esta combinação é a que vem me trazendo melhores resultados. Hipertrofia.org: Na sua opinião, qual o papel de isoladores no treino de força ? Zouein: Os movimentos acessórios são importantes, principalmente quando distantes de competições. Desenvolvimento (press), stiff, paralelas, barras e remadas fazem parte do meu programa o ano todo. Já extensora, flexoras, ou movimentos que isolam o bíceps ou tríceps, apenas no período de base, geralmente no começo do ano. São, contudo, importantes sim, não só em termos de desempenho, como em prevenção de lesões. Hipertrofia.org: Que quantidade de competições anuais você considera prudente para lifters naturais? Quais possíveis consequências você vê para aqueles que excedem este número? Zouein: Eu competi demais nos últimos anos, e paguei o preço com lesões. Em 2016 pretendo competir apenas o Brasileiro, Arnold Classic, Sul-americano e Mundial. Acredito que 3 ou 4 campeonatos em um ano seja um número razoável. Mais que isso, a periodização é comprometida, o foco também, o que gera as mais diversas lesões. Hipertrofia.org: Você disse ter decidido competir no Brasileiro de Levantamento Terra somente na data do evento. Com isto, é possível presumir que você não estava periodizando o treino para fazer esforço máximo neste dia. Você costuma fazer levantamentos acima de 90% de 1RM em dias não programados? Se sim, isso tem sido positivo ou negativo para os seus resultados? Como? Zouein: Jamais! O Campeonato Brasileiro de Levantamento Terra foi uma exceção. Contudo, psicologicamente foi importante para perceber que estou recuperado das lesões e que a técnica sumo está encaixando. Não costumo fazer cargas superiores a 90% de RM, salvo momentos muito específicos da periodização. As chances de lesão são enormes e comprometem os treinos seguintes pelo desgaste muscular, articular e neural. Hipertrofia.org: Você percebe diferenças quanto a organização, estrutura, arbitragem, etc, nos campeonatos IPF realizados no Brasil em relação aos realizados em outros países mais tradicionais no powerlifting? Quais? Zouein: A IPF inegavelmente é a federação mais organizada no Brasil e no Mundo, e por isso compito por ela. No entanto, nós latinos temos muito que aprender com os europeus em termos de estrutura e logística. Aqui, somos poucos e com apoio insignificante. É difícil realizar um evento no mesmo nível que aqueles realizados na Europa ou Estados Unidos. Falta dinheiro, falta apoio, falta pessoal. Hipertrofia.org: Se vê competindo no esporte nos próximos cinco, ou dez, ou X anos? Zouein: O Powerlifting faz parte da minha vida e da minha identidade. Pretendo ser um vovô powerlifter! E com muitas medalhas. Hipertrofia.org: Quais são suas metas no esporte para 2016? E para o longo prazo? Zouein: 2016 será um ano de muitas vitórias. Vou trabalhar para manter os títulos de Campeão Brasileiro, Sul-americano e Pan-americano. Já no Mundial, não quero ir apenas para participar, como fui este ano em 2015. Quero dar um sustinho nos russos. Vou para dar trabalho. E claro, uma medalha em Mundial é um sonho, assim como ver o Powerlifting se tornar esporte olímpico. hellgod, R.U.M., Pantomen e 25 outros reagiu a isso 28
Visitante Postado Dezembro 21, 2015 às 23:28 Postado Dezembro 21, 2015 às 23:28 Eram pra ser somente 10 perguntas mas tinha tanta coisa boa no tópico que eu achei muito ruim de pegar somente 10 e como o Zouein concordou em responder mais perguntas ficou dessa forma. Muitas coisas interessantes de se ver na entrevista. O que pra chamou mais atenção - não tinha como não chamar -, é que minha abordagem atual de treinamento é muito similar a que ele utiliza, com exceção do terra que faço uma vez na semana só e dar variações que não utilizo muito.
Pablo79 684 Postado Dezembro 22, 2015 às 03:19 Postado Dezembro 22, 2015 às 03:19 Ótima entrevista! Parabéns @debew pela iniciativa! Xubaka reagiu a isso 1
Torf 11507 Postado Dezembro 22, 2015 às 07:44 Postado Dezembro 22, 2015 às 07:44 Muito legal mesmo a entrevista. =) Xubaka reagiu a isso 1
FabricioZanchetta 705 Postado Dezembro 22, 2015 às 13:47 Postado Dezembro 22, 2015 às 13:47 Parabéns pela entrevista debew!
antigoargos 1324 Postado Dezembro 22, 2015 às 14:03 Postado Dezembro 22, 2015 às 14:03 Parabéns pela iniciativa.. aguardamos as próximas ;D
Verdura 696 Postado Dezembro 22, 2015 às 14:04 Postado Dezembro 22, 2015 às 14:04 Parabéns! Dá pra ver que o cara compete em alto nível e não tem preconceito em relação a treino e alimentação (o que não quer dizer que não tenha disciplina). Para mim (leigo) foi meio que uma surpresa ver que não faz 90% RM, salvo em raros momentos.
Este é um post popular. FabricioZanchetta 705 Postado Dezembro 22, 2015 às 14:12 Este é um post popular. Postado Dezembro 22, 2015 às 14:12 2 minutos atrás, Verdura disse: Parabéns! Dá pra ver que o cara compete em alto nível e não tem preconceito em relação a treino e alimentação (o que não quer dizer que não tenha disciplina). Para mim (leigo) foi meio que uma surpresa ver que não faz 90% RM, salvo em raros momentos. A cima de 85% de intensidade a exigência neural é muito grande, e o tempo de recuperação é maior do que pra própria musculatura. Isso significa que se o cara fizer uma semana a cima de 90%, ele provavelmente vai precisar de 1 ou até 2 semanas de descanso. Tendo em vista que ele acha razoável competir 3-4 vezes por ano, não vale a pena perder umas 4-8 semanas por ano com descanso por causa de uma semana com treino de intensidades muito altas. Como ele compete, o "teste" dele é na própria competição. Sem contar que ele treina os lifts mais de 2x por semana, imagina agachar 5-6 vezes por semana a 90%, somando 3-4 vezes de supino a 90% e 2-3 de terra a 90%, não vale a pena. Dá uma lida:https://www.facebook.com/FabricioZanchettaCE/photos/a.775707029209594.1073741828.772752956171668/877276949052601/?type=3 Verdura, Hipertrofia.org, Eduardo90 e 2 outros reagiu a isso 5
GuitarndIron2 387 Postado Dezembro 23, 2015 às 12:55 Postado Dezembro 23, 2015 às 12:55 Top pra car*lho @debew, parabéns!
Johnn 5835 Postado Dezembro 29, 2015 às 01:00 Postado Dezembro 29, 2015 às 01:00 Muito bom. Senti falta das entrevistas..
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora