Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas Sobre Índices Glicêmicos

Bia.M.

Posts Recomendados

Minha profissão também não tem nada a ver com nutrição, mas isso não é desculpa para não se pesquisar nada. Você ao menos se deu ao luxo de pesquisar sobre "carga glicêmica" ou em inglês "glicemic load" ? Se pesquisar todas as tuas respostas estão lá, inclusive para esta última pergunta.

Tá estressado?!

Eu li aqui msmo no fórum sobre Carga Glicêmica, mas, coonforme sua afirmação, não foi lá que achei a resposta, foi no trecho de Íncide Glicêmico, onde diz:

Através da analise da curva glicêmica produzida por 50g de carboidrato (disponível) de um alimento teste em relação a curva de 50g de carboidrato do alimento padrão (glicose ou pão branco).

Posso estar errada, mas me levou a conclusão de que as cargas são medidas através de 50g de carboidrato de um determinado alimento, seja ele qual for. Porém, existem alimentos com 25,8g de carboidratos, por exemplo: 100g de arroz integral cozido tem 25,8g de carboidratos.. Até chegar as 50g, faltam 24,2. Então a carga glicêmica desse alimento é baseada em cima de 193,8g do alimento (pelas contas: 193,8g de arroz cozido integral equivale a 50g de carboidrato do mesmo). Estou certa?!

Editado por Bia.M.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Quanto a tua pergunta sobre se a quantidade interfere no IG, ao meu ver não interfere.

O IG é um número fixo que da a base para sabermos quanto de insulina é preciso liberar para consumir aquele alimento.

Pelo que eu sei pode ser explicado assim: Se tu pega 100g de um carbo de alto IG e 100g de um carbo de baixo IG, os dois liberarão insulina no sangue, o que difere entre eles é a quantidade liberada. O de alto IG dará um pico alto, consumindo o carbo rapidamente e te dando uma maior quantidade de energia em um espaço de tempo. O de baixo IG dará um pico menor, consumindo o carbo em uma velocidade mais baixa e te dando uma quantidade de energia razoável durante um maior periodo de tempo se comparado com o outro carbo.

Logo se você aumentar a quantidade do segundo carbo (baixo IG) para igualar a quantidade de insulina liberada do primeiro carbo (alto IG), isso não vai alterar o IG dele, pois com a maior quantidade de carbo, a velocidade de consumo não aumentará e o pico de insulina, agora maior, não aconteceu devido o IG dele ter aumentado e sim porque a quantidade de alimento foi aumentada.

É assim que eu entendo, se tiver errado, o meu mundo caiu aqui em casa! :(

Link para o comentário

Quanto a tua pergunta sobre se a quantidade interfere no IG, ao meu ver não interfere.

O IG é um número fixo que da a base para sabermos quanto de insulina é preciso liberar para consumir aquele alimento.

Pelo que eu sei pode ser explicado assim: Se tu pega 100g de um carbo de alto IG e 100g de um carbo de baixo IG, os dois liberarão insulina no sangue, o que difere entre eles é a quantidade liberada. O de alto IG dará um pico alto, consumindo o carbo rapidamente e te dando uma maior quantidade de energia em um espaço de tempo. O de baixo IG dará um pico menor, consumindo o carbo em uma velocidade mais baixa e te dando uma quantidade de energia razoável durante um maior periodo de tempo se comparado com o outro carbo.

Logo se você aumentar a quantidade do segundo carbo (baixo IG) para igualar a quantidade de insulina liberada do primeiro carbo (alto IG), isso não vai alterar o IG dele, pois com a maior quantidade de carbo, a velocidade de consumo não aumentará e o pico de insulina, agora maior, não aconteceu devido o IG dele ter aumentado e sim porque a quantidade de alimento foi aumentada.

Man está correto. É o tipo de carbo que interfere na quantidade de liberação e pico de insulina e não a quantidade dele consumida.

Link para o comentário

Man está correto. É o tipo de carbo que interfere na quantidade de liberação e pico de insulina e não a quantidade dele consumida.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...