Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas Sobre Índices Glicêmicos

Bia.M.

Posts Recomendados

Oi Gente! Eu estive dando uma olhada em várias tabelas de índices glicêmicos e percebi que alguns alimentos sofrem uma alteração de tabela pra tabela.. Por exemplo: no caso da banana, em uma tabela mostrava 77 e na outra 83! Tem algum problema essa variação?

Qual o melhor alimento controle? O pão branco ou a glicose? Pq vi também que tem uma alteração nesses dois tipos de alimentos, onde:

Alimento Padrão: Pão Branco

IG < 75 = Baixo IG

IG > 95 = Alto IG

Alimento Padrão: Glicose

IG < 55 = Baixo IG

IG > 70 = Alto IG

E outra dúvida: Usando o caso do arroz branco: Ele tem em uma dada tabela índice glicêmico 83. Ok. Tudo certo. Mas isso equivale a qual quantidade de arroz?

Desculpe se fez perguntas "básicas" ou "óbvias" demais, mas é que eu to começando ainda com esse papo de alimentação regrada, hipertrofia e tal, ainda to dando os primeiros passos!

Sem mais para o momento e obrigada a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

O pão francês é alto IG, pura farinha branca.

Banana é medio IG.

Arroz branco é médio/alto IG.

Arroz integral é médio IG.

Qto as demais perguntas, não sei lhe responder.

Saber identificar se é baixo/médio/alto índice eu consigo, eu já sabia sobre os índices dos alimentos que eu citei, msmo assim, obrigada.. Fico no aguardo das respostas pras minhas perguntas ;)

Link para o comentário

Então , na verdade a "Quantidade" de Carboidrato interfere pouco..

Porque tipo , Qualquer Quantidade de Carboidrato , ja faz o Pancreas Liberar insulina..

Na verdade acho que a quantidade de insulina Liberada , é fazendo uma relação de : IG do alimento X quantidade..

Mais se voce manda 1gr de Açucar , ja vai ta criando um Pico de indice glicemico.

Se voce manda algum alimento com baixo Ig , o corpo vai liberar insulina , porem em quantidades Menores.

Resumido , eu acho que a quantidade e insulina é liberada em maior ou menor quantidade , de acordo com o IG do Alimento ingerido.

Se eu falei merda , me corrijam.

abraços!

E em relação a Tabela..

é tudo muito relativo , não existe nada que seje 100% seguro..

O negocio é voce ver as que voce considera mais confiante e fazer um "valor" medio..

Mais uma dica é , não se apegue muito a esses numeros..

Basta voce saber Quais são os alimentos de alto IG e de Baixo Ig.

E basta voce saber quando ingeri-los.

Alto Ig - apos um longo periodo de jejum ( ao acordar) e após o treino(shake) , esses 2 são os horarios que o nivel de cortisol estão mais elevados , então causando um Pico de insulina , ajuda a reduzir os niveis de cortisol e Parar de catabolizar.

Baixo ig - Pré treino , pós treino solido , lanches , varia de acordo com o objetivo de cada um

Editado por Outlaw
Link para o comentário

Então , na verdade a "Quantidade" de Carboidrato interfere pouco..

Porque tipo , Qualquer Quantidade de Carboidrato , ja faz o Pancreas Liberar insulina..

Na verdade acho que a quantidade de insulina Liberada , é fazendo uma relação de : IG do alimento X quantidade..

Mais se voce manda 1gr de Açucar , ja vai ta criando um Pico de indice glicemico.

Se voce manda algum alimento com baixo Ig , o corpo vai liberar insulina , porem em quantidades Menores.

Resumido , eu acho que a quantidade e insulina é liberada em maior ou menor quantidade , de acordo com o IG do Alimento ingerido.

Se eu falei merda , me corrijam.

abraços!

Será que é isso mesmo?! Tem alguém pra confirmar?!

E em relação a Tabela..

é tudo muito relativo , não existe nada que seje 100% seguro..

O negocio é voce ver as que voce considera mais confiante e fazer um "valor" medio..

Mais uma dica é , não se apegue muito a esses numeros..

Basta voce saber Quais são os alimentos de alto IG e de Baixo Ig.

E basta voce saber quando ingeri-los.

Alto Ig - apos um longo periodo de jejum ( ao acordar) e após o treino(shake) , esses 2 são os horarios que o nivel de cortisol estão mais elevados , então causando um Pico de insulina , ajuda a reduzir os niveis de cortisol e Parar de catabolizar.

Baixo ig - Pré treino , pós treino solido , lanches , varia de acordo com o objetivo de cada um

Ahh sim, entendi! Vou procurar fazer essa média ;)

Editado por Bia.M.
Link para o comentário

Eu discordo da primeira parte do Outlaw, pelo menos por logica. Muitos alimentos tem 1g de acucar, isso des de whey, leite até aveia tem. Se fosse assim, praticamente qualquer carbo iria dar pico de insulina; e nao existiria aquelas coisas de mandar pelo menos umas 50g de carbo no pós liquido para ter o pico, seria apenas mandar 1g de acucar e pronto. Nao sei na questao bioquimica da coisa, mas por logica eu acho que nao tem sentido nao, minha opiniao ( a nao ser que eu tenha interpretado errado ).

Ja a segunda parte da resposta dele, concordo.

Abracos

Link para o comentário

Eu discordo da primeira parte do Outlaw, pelo menos por logica. Muitos alimentos tem 1g de acucar, isso des de whey, leite até aveia tem. Se fosse assim, praticamente qualquer carbo iria dar pico de insulina; e nao existiria aquelas coisas de mandar pelo menos umas 50g de carbo no pós liquido para ter o pico, seria apenas mandar 1g de acucar e pronto. Nao sei na questao bioquimica da coisa, mas por logica eu acho que nao tem sentido nao, minha opiniao ( a nao ser que eu tenha interpretado errado ).

Ja a segunda parte da resposta dele, concordo.

Abracos

Aii caramba, que dúvida! Hehehe

Link para o comentário

O mais importante é a carga glicêmica e não o índice glicêmico.

A quantidade de alimentos (carboidratos) é de suma importância na quantidade de insulina liberada pelo corpo. Alimentos com baixo índice glicêmico liberam menos insulina pois são polisacarideos e o nosso corpo somente absorve monosacarideos. Esses polisacarideos devem ser quebrados em monosacarideos antes de entrarem na corrente sanguínea o que prolonga a absorção e mantém a glicose sanguinea mais estável.

Link para o comentário

O mais importante é a carga glicêmica e não o índice glicêmico.

A quantidade de alimentos (carboidratos) é de suma importância na quantidade de insulina liberada pelo corpo. Alimentos com baixo índice glicêmico liberam menos insulina pois são polisacarideos e o nosso corpo somente absorve monosacarideos. Esses polisacarideos devem ser quebrados em monosacarideos antes de entrarem na corrente sanguínea o que prolonga a absorção e mantém a glicose sanguinea mais estável.

Posso ser sincera? Não entendi nada! Hehehe.. Eu faço economia na faculdade, e de nutrição eu to meio por fora.. A única coisa que eu queria saber é, qual eh a quantidade de comida contida no índice glicêmico.. Por exemplo: Se o índice glicêmico de tal produto é 22, isso se refere a qual quantidade desse produto? E depois que passa essa quantidade, o índice dobra?! Eeeita confusão!

Link para o comentário

Minha profissão também não tem nada a ver com nutrição, mas isso não é desculpa para não se pesquisar nada. Você ao menos se deu ao luxo de pesquisar sobre "carga glicêmica" ou em inglês "glicemic load" ? Se pesquisar todas as tuas respostas estão lá, inclusive para esta última pergunta.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...