Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treino HST (Hypertrophy-Specific Training) - FBx3

Posts Recomendados

Postado

Fala galera, tudo bem?

Estou estruturando meu treino e gostaria de alguns pitacos da turma aqui. Depois de 2 anos parado, voltei à academia em agosto e agora decidi experimentar um treino diferente.

Li bastante coisa aqui no fórum sobre os diversos tipos de treinamento disponíveis (principalmente posts do Craw69, valeu pelos ensinamentos!).

Por fim, cheguei a conclusão que o HST (Hypertrophy-Specific Training) seria o ideal para os meus propósitos, pois é um treino que não toma muito tempo (apenas 3 vezes por semana, com duração de 60~75 minutos) e, principalmente: porque é um treino "amigável" com o sistema nervoso central. Este ponto para mim é crucial, pois não posso me dar ao luxo de ter uma estafa mental (famoso overtraining) em função da academia, além do que minha rotina já é suficientemente estressante por si só.

Para quem não é familiarizado com o HST, o treino tem a duração de 8 semanas, sendo que sua divisão é feita da seguinte forma:

1ª e 2ª semanas: treinos com séries de 15 reps.

3ª e 4ª semanas: treinos com séries de 10 reps.

5 e 6ª semanas: treinos com séries de 5 reps.

7ª e 8ª semanas: idealmente, o autor do treino propõe que estas semanas sejam focadas em negativos (parte excêntrica do exercício). Porém, como treino sozinho, pretendo fazer essas duas semanas com séries de 3~4 reps.

Terminadas as 8 semanas, é feito um período de deload (descanso) por 9~15 dias, após o qual inicia-se o ciclo novamente.

Aqui devo ressaltar uma peculiaridade: meu primeiro ciclo será encerrado na 4ª semana, após o qual farei um deload forçado (viajarei para festas de final de ano e não poderei treinar). Em janeiro reiniciarei o treino da semana 1. Esse deload provavelmente vai interferir nos resultados tanto do 1º quanto do 2º ciclo, mas o que se pode fazer?

Altura: 1,82
Peso: 71kg
BF: 10%
Objetivo do treino: hipertrofia.

Segue o treino:
Estrutura do treino: FBx3 (HST)

-Agachamento frontal e posterior (2x); aqui, faço 1 série de agachamento posterior (barra sobre o trapézio) e 1 série de agachamento frontal (barra sobre os deltoides).
-Stiff(2x);
-Panturrilha (2x);
-Supino reto (2x);
-Pullover (1x);
-Desenvolvimento militar (2x);
-Paralela máquina (1x);
-Remada curvada (2x);
-Barra frontal (1x);
-Pulley posterior (1x);

-Triceps cross (1x);
-Rosca direta (1x).

Bom, vamos agora às dúvidas: estou muito incerto sobre o volume do treino e, também, a escolha dos exercícios. *Ressalto de antemão que dei prioridade propositadamente para costas (em relação a peito, que tenho mais facilidade para desenvolver).

Outro detalhe é: ando de bike todos os dias, é meu meio de transporte. A intensidade é baixa e o volume também (15km/dia), porém não é tão insignificante que não possa ser notado. Inclusive, eu vou para a academia de bike. Essas pedaladas vão atrapalhar muito?

Agradeço antecipadamente a todo o fórum pelas inúmeras contribuições e conhecimento disponibilizado aqui.

Forte abraço.

P.S.: fotos de antes e depois devem ser postadas aqui ou em um diário? E relatos da experiência com este treino específico?

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...