Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Buenas.

Pessoal venho abordar um assunto que considero pertinente, e não encontrei estudos ou tópicos falando sobre.

 

A quantidade de fibras que ingerimos, seja proveniente de cereais, alimentos, saladas, etc, são muito benéficas para a digestão e outras coisas, sabemos disso. É um ótimo aliado do praticante em cutting por dar aumentar a saciedade, etc. Inclusive, estudos recentes mostram que as fibras pode até mesmo diminuir a digestão e absorção de nutrientes, logo, menos calorias entrando no corpo.

 

Essa história de menos calorias parece interessante para quem quer perder peso, mas e para o garotinho que busca o aumento de peso (vulgo EU. em bukling), que está ingerindo cerca de 160g de aveia/dia + saladas + o restante de toda a dieta, gostaria de saber se há algum estudo mostrando o "limite" de fibras que um praticante de musculação DEVERIA ingerir a ponto de não atrapalhar na absorção de nutrientes por dia, e por que não, por refeição. 

O VD recomendado no Brasil de fibras é de 25 a 35g/dia. E para nós, que buscamos a hipertrofia, ganho de massa, força, etc, há estudos indicando um número diferente de fibras a serem consumidas SEM COMPROMETER a absorção de nutrientes e calorias?

Um abraço.

Editado por pauloguilhermemd

Publicidade

Postado

160 gramas de aveia, salada, etc não são exatamente 160 gramas de fibra, mas algo em torno de 10~30 gramas de fibra (um pouco mais ou menos dependendo do que exatamente está considerando e consumindo).

 

Estes estudos que circulam por aí sugerem que fibras podem representar problemas quando consumidos em elevadas quantidades, tanto no que diz respeito a absorção de nutrientes (alguns poucos minerais, mais espeficamente), quanto prisão de ventre (sobretudo se acompanhado de baixo consumo de água).

 

Agora, veja que isto tudo muito pouco importa para a maioria, porque a dieta de fibra do brasileiro médio parece se restringir a basicamente arroz e feijão, visto que este brasileiro médio parece não consumir frutas, verduras, alimentos integrais, etc, não ao menos no tanto que seria recomendável e saudável. Ao mesmo tempo, o pessoal que faz dieta de redução tende a endeusar fibra e vez ou outra se entupir da mesma, aonde eventualmente possam ocorrer os problemas relacionados a elevado consumo, ainda que note bem, é necessário consumir uma mega quantidade de alimentos com fibra para se ultrapassar significativamente o valor recomendado. Então não sei, mas as vezes isto parece apenas um daqueles problemas hipotéticos de que tanto se fala mas de que pouco se vê.

  • Supermoderador
Postado

Não conheço nenhum assim tão especifico. 

Acho mais importante manter um balanço entre fibras solúveis e indissolúveis. Exceto por aqueles que comem grandes quantidades de fibras (grandes mesmo), como centenas de gramas de aveia, por exemplo, acho que o efeito delas sobre a absorção de nutrientes não é significativo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...