Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Rica em fibras, aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e sais minerais, a aveia é um dos cereais mais completos em termos nutricionais. Exerce forte impacto metabólico por ter uma fibra solúvel, a betaglucana, a qual proporciona uma liberação gradativa da glicose. A betaglucana compõe a estrutura das paredes celulares dos grãos de aveia. A carga glicêmica da aveia é baixa e não provoca picos pós-prandiais de glicemia. Sendo assim, desempenha papel importante na alimentação antes da prática de atividade física dos atletas. A combinação de aveia com iogurte e frutas, como banana, morango e papaia, de preferência de 30 a 40 minutos antes do treino ou provas, proporciona uma boa fonte energética e evita picos de glicemia, pois a energia é liberada de forma lenta durante o exercício.Uma revisão da literatura sugere ainda que, a aveia exerce efeito imunomodulatório, que poderia atenuar a imunossupressão e o risco de infecções do trato respiratório superior associado a práticas esportivas extenuantes 1.

A betaglucana, por ser uma fibra solúvel, contribui ainda, para o retardo do esvaziamento gástrico e o aumento do bolo fecal. Promove, assim, maior saciedade e contribui para o bom funcionamento intestinal, benefícios para aqueles que desejam manter ou perder peso corpóreo.

Pensando na prevenção e tratamento do diabetes mellitus tipo II, como a liberação de glicose é lenta, reduz a glicemia pós prandial e melhora a reposta celular à insulina.

Outros beneficiários no consumo da aveia são os cardiopatas, visto que as fibras alimentares auxiliam na redução dos níveis de colesterol plasmáticos. Em 2006, o Food and Drug Administration (FDA) atestou que o uso de betaglucanas, oriundos da aveia, está associado a um menor risco de doença coronariana 2. Estudos sugerem que a ação dessas substâncias na diminuição dos níveis de lipídios plasmáticos ocorre em razão da sua alta viscosidade. Assim, ao entrar em contato com a água forma-se um gel que torna o bolo alimentar mais viscoso, contribuindo para a menor absorção da glicose e do colesterol. O menor contato do colesterol da dieta com o epitélio intestinal favorece, ainda, sua conversão em ácidos biliares que serão excretados pelas fezes. Outro mecanismo proposto pela literatura é a redução da síntese hepática de colesterol por ácidos graxos de cadeia curta, produzidos pela ação das betaglucanas no cólon 4.

Ingestão recomendada de betaglucana diária varia entre os estudos. Em geral recomenda-se a consumo de 3 a 6g por dia para obter a diminuição dos níveis sanguíneos de colesterol total e LDL 3 e 4. A quantidade de betaglucana na aveia pode variar de acordo com o tipo de processamento do grão e da safra. Sua principal fonte é o farelo de aveia, que contém 9,5% da fibra. Os flocos médios e finos também apresentam altos teores, em torno de 5% 5.

http://www.areadetreino.com.br/?p=1119

Postado

Uma boa receita que uso aqui em casa e as crianças adoram é panquecas de aveia:

Ingredientes:

•75g de farinha de trigo integral

•75g de aveia em flocos

•150ml de leite integral

•1 ovo

•1 colh. (chá) de fermento químico em pó

•1 colh. (chá) de açúcar orgânico claro

•1 pitada de sal

•1 pitada de canela

•1 pitada de noz-moscada ralada na hora

Preparo:

Misture todos os ingredientes com um garfo até que fique mais ou menos homogêneo. Aqueça uma frigideira pequena, derreta um pouquinho de manteiga e despeje uma concha (80-100ml) da massa, girando a frigideira para que a massa se espalhe uniformemente. Deixe em fogo médio-baixo até que doure embaixo e forme buracos na superfície. Vire com uma espátula e deixe dourar do outro lado. É muito gostoso vale apena.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×
×
  • Criar Novo...