Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Duvida] A Temperatura Influencia Na Regeneracao Do Tecido Muscular ?

Posts Recomendados

Postado

Galera desculpa ta postando esse topico aqui mas è pq eu to com uma duvida aqui , pesquisei e nao achei nada sobre isso. Bom eu gostaria de saber se a temperatura influencia na velocidade da regeneracao do tecido. Ex: se esta muito quente ou muito frio , muda alguma coisa na recuperacao das fibras musculares apos um treino intenso!??

Publicidade

Postado (editado)

Na verdade influencia em outras coisas tb..

Se chama Crio terapia , maioria dos lutadores top de Mma , apos o treino ficam em um balde de gelo..

ta ai um texto que achei na net... PESQUISANDO.

_________________________________________________________________________________

Qual a função do gelo? Quando devemos usar? Quantos minutos são necessários para ser efetivo? Qual a posição correta da aplicação? E tantas outras perguntas sobre este tratamento tão eficaz, de fácil acesso e custo/beneficio maravilhoso.

Vamos tentar ser o mais claros e definitivos possível.

O uso do gelo como terapia já existe há muito tempo e é largamente utilizado na reabilitação esportiva e/ou em qualquer trauma, mas para que ela seja efetiva temos que realizar a execução correta, pois, assim como os remédios, a crioterapia também tem que ter dose certa.

Quando ocorre a lesão aguda, ou seja, um trauma direto, uma torção, uma distensão, imediatamente coloque gelo no local, se possível antes dos primeiros 10 minutos pós-lesão, para evitar as reações de hipoxia secundária e aumento do edema; neste caso o gelo atua como controlador da inflamação e do edema. Permaneça por 20 minutos em uma confortável posição de drenagem e repita o procedimento de 2 em 2 horas.

E em uma lesão crônica, gelo ou calor? Depende. O gelo é um excelente analgésico, diminui o metabolismo da lesão e pode ser usado sempre que temos a dor como sintoma. No caso da lesão crônica, aquela que persiste por mais de 20 dias, podemos tentar o que mais alivia. Por experiência com meus atletas, parece ser o gelo mais eficaz na eliminação da dor nos tendões e articulações e o calor no músculo. Sempre pode haver uma agudização da lesão crônica, neste caso é imperativo voltar para o gelo.

Regras Básicas:

1 - apenas utilize gelo em pedra ou gelo gel pronto (adquire-se em farmácias e similares), nunca use com sal ou ainda recipientes prontos para gelar cerveja, pois a temperatura baixa muito e necrosa a pele.

2 - sempre fazer o gelo em repouso. Não coloque gelo e saia a passear para aproveitar o tempo. A intenção é diminuir o metabolismo, portanto tem que estar em repouso.

3 - realize a técnica em drenagem e com compressão (com uma atadura elástica); caso a lesão seja na perna, fique deitado com a perna acima do coração e apoiada. No ombro cotovelo ou mão deixe o braço apoiado confortavelmente com uma leve abertura do ombro.

4 - não use o gelo direto na pele, mesmo o gel. Utilize uma proteção de tecido, uma sugestão é usar aqueles saquinhos em que vêm sapatos. Gelo queima e atrapalha na recuperação.

5 - fique de 20 a 30 minutos com o gelo e não ultrapasse este tempo, após a aplicação movimente a região, ativa e lentamente.

6 - em lesões agudas repita a aplicação a cada 2 horas por 3 dias, em lesões crônicas 3 x ao dia é o suficiente.

7 - nunca aplique gelo antes da atividade física ou no meio dela. Deve-se fazer após atividade de preferência após o banho e dos alongamentos, mas dentro da primeira hora. Isto faz muita diferença.

Mas também há Contra-Indicações do uso do gelo. A crioterapia deve ser aplicada com cautela em indivíduo com hipersensibilidade ao frio, circulação defeituosa e doenças termorregulatórias. Se após essas considerações a crioterapia for o tratamento escolha desses pacientes, monitoramentos próximos da resposta e ajuste apropriado aos parâmetros de tratamento são necessários. Diminuindo a duração e ajustando a intensidade da aplicação, podemos produzir os efeitos desejados sem provocar reações adversas. Pacientes portadores de doenças como Fenômeno de Raynaud, Gota, entre outras, devem evitar o uso do gelo.

Existem muitas maneiras de aplicar o gelo, escolha a sua e aproveite esta terapia. Entre numa gelada.

Ps ~ Eu acredito que a crioterapia seja mais utilizada pelo efeito analgésico (redutor da dor) que ela propicia, de forma localizada, sem a utilização de agentes farmacológicos.

Não acho que tenha muito a ver com o Anabolismo muscular.

abraço!

Editado por Outlaw
Postado

Entendi amigo , mas como voce disse no final , tipo minha duvida era se a temperatura por exemplo de um atleta de fisiculturismo que treina no RJ com 35 graus e um que treina nos EUA com -3 graus , o metabolismo da recuperacao depois de um treino intenso altera , nao quis dizer de lesao de machucar , mas to falando da regeneracao das fibras se è que me entende! Eu achei que poderia ter uma interferencia negativa ou positiva! Vamos esperar mais respostas!

Postado (editado)

Não sei na teoria, mas na pratica quando eu ligo o ar aqui, (isso é quase o dia todo, VIVA RONDONIA!) eu sinto mais aquela dor pós-treino, já observo isso fazem meses, quanto menor a temperatura que eu deixo o ar, mais eu sinto..Agora se isso influencia em algo, nao faço a minima ideia iaokskoko'.

Editado por split
Postado

quando tá muito frio, sei que o musculo tem que 'tremer' pra se esquentar, acho que influencia sim..

um local com uma temperatura mais 'normal', mais quentinha ajuda na recuperação.. já que os musculos nao trabalham pra esquentar o corpo

Postado

quando tá muito frio, sei que o musculo tem que 'tremer' pra se esquentar, acho que influencia sim..

um local com uma temperatura mais 'normal', mais quentinha ajuda na recuperação.. já que os musculos nao trabalham pra esquentar o corpo

Aqui o corpo trabalha é pra esfriar, não pra aquecer kosakosko'..

Postado

Eu acho que deve ter alguma diferença sim,

falo isso porque eu sinto diferença no treino em dia frio, parece mais dificil fazer força.

E em qualquer esporte se for feito no frio tem que da uma ênfase maior no aquecimento,

mas eu nao sei como influencia na regeneração, mas que deve influenciar deve.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...