Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Se consumidas em excesso, estas substâncias podem até matar. Mas nunca se esqueça: "É a dose que faz o veneno", diz o cientista Ed Blonz, num artigo publicado pela American Cancer Society. Saiba do que estamos a falar!

Lectinas - Os feijões, lentilhas, grãos-de-bico, ervilhas, amendoins, soja e os seus derivados proporcionam uma boa quantidade de proteína, são ricos em fibra e produzem uma sensação de satisfação. São também uma fonte constante de glicose, que dá energia, ferro, ácido fólico e quantidades apreciáveis de magnésio. Porém, também contêm lectinas, que não são processadas pelo sistema digestivo humano. Algumas pessoas desenvolvem intolerância a estas leguminosas e têm uma sensação de inchaço e dor no estômago. As lectinas estão envolvidas na síndrome do intestino irritável, que se manifesta com obstipação, vómitos, diarreia e inchaço. Porém, consumi-las em excesso não vai causar mais do que uma simples indigestão.

Glicosídeos cianogénicos - Muitas pessoas confessam morder a semente da fruta até que ela se quebre, sentindo um sabor amargo e amendoado. Esse é o sabor dos glicosídeos cianogénicos, precursores do cianeto de hidrogénio que é potencialmente letal quando processado pelo corpo humano. Podem ser encontrados nas sementes de maçãs e no interior carnoso das sementes de ameixas, pêssegos, cerejas, entre outros. Os sintomas de uma intoxicação por esta substância incluem confusão, vertigem, dor de cabeça e vómitos. Em casos extremos, pode haver dificuldades respiratórias, falência renal e, em caso de não haver tratamento, até a morte.

Nitratos - As verduras e hortaliças frescas são ricas em nutrientes e vitaminas e, quando consumidas regulamente, evitam um sem número de doenças. Porém, estes vegetais também contêm nitratos, que vêm da água utilizada na irrigação e dos fertilizantes.
Entre as que têm maior quantidade de nitrato estão a alface, beterraba, cenoura, espinafre, salsa, repolho, rabanetes, aipo e couve. Segundo estudos recentes, esses nitratos beneficiam a saúde: atuam sob a produção descontrolada de glóbulos vermelhos o que, com o tempo, evita a formação de coágulos que podem causar derrames cerebrais. Mas altos níveis de nitratos podem também ser tóxicos e são particularmente perigosos durante a infância.

Glicoalcaloides (solanina) - A batata assada, frita ou em forma de puré é um dos alimentos mais populares do mundo e fundamental na dieta de muitas famílias. Mas a batata tem glicoalcaloides - sobretudo solanina. É uma toxina natural que atua como pesticida ou fungicida; uma defesa contra animais, insetos e fungos que possam atacá-las.
Os glicoalcaloides também estão presentes em beringelas e tomates, apesar de em menor concentração. A solanina é muito venenosa em grandes doses. Pode causar alucinações, paralisia e até morte. Mas para tal uma pessoa teria que consumir quase 70 tubérculos grandes de uma só vez para ficar envenenada.

Cumarina - A canela é uma das especiarias mais importantes do mundo para condimentar alimentos e bebidas. Existem variedades distintas: a canela do Ceilão, cultivada no Sri Lanka, Madagáscar e nas ilhas Seicheles, conhecida como "canela verdadeira" e muito cara. Por isso, a maioria da canela vendida na Europa Ocidental e Estados Unidos é a mais barata, produzida na China e Indonésia. Ambas têm cumarina, uma substância química do grupo das hepatotoxinas. Esta pode provocar danos no fígado. O problema é que a canela do Ceilão tem pouca cumarina, em comparação com a canela mais barata. Um estudo feito na Alemanha em 2010 descobriu que o pó da canela da China tinha até 63 vezes mais cumarina do que o pó de canela do Ceilão.

Editado por Torf

Publicidade

Postado

Torf, não vou entrar em detalhes das outras 4 substâncias, mas sobre os nitratos isso é mito.

A maioria dos nitritos não vem de fonte exógena mas sim de fonte endógena. (1)

O nitrato não se acumula no corpo. Quando nós o ingerimos, cerca de 25% reage com a saliva e se transforma em nitrito e o restante é eliminado depois pela urina. (2)

O nitrito tem meia vida curta quando absorvido pelo nosso organismo. (3)

Eles tambem ajudar no estimulo do sistema imunológico e ajudam na proteção contra bactérias. (4) (5) (6)

1 - http://junkfoodscience.blogspot.com.br/2008/07/does-banning-hotdogs-and-bacon-make.html#_jmp0_

2 - http://cat.inist.fr/?aModele=afficheN&cpsidt=1875340

3 - http://ajcn.nutrition.org/content/90/1/1.full

4 - http://ajcn.nutrition.org/content/90/1/1.full

5 - http://www.nature.com/ni/journal/v2/n10/abs/ni1001-907.html

6 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10615207

Abraço

 

Postado

Se o cara vai atrás de tudo que pode fazer mal, fica neurótico. Daqui a pouco vou viver de ovo e água...

Mas como sempre é dito, a diferença do remédio pro veneno é a quantidade, procuro nunca abusar de um alimento só por muito tempo a não ser ovo mesmo.

Obrigado por trazer as informações, depois dou uma pesquisada maior sobre cada uma destas substâncias.

[]'s

Postado

Näo é questäo de ficar neurótico, é apenas curiosidade.

Às vezes as pessoas relevam potenciais contaminacöes como por exemplo o clássico caso das castanhas do pará e o selênio.

Quanto aos nitratos, obrigado pelos esclarecimentos. =)

Postado

Interessante, Torf. Sempre bom lembrar de tiras as sementes da maçã..rss

A noz moscada tb pode ser tóxica, se consumida em excesso (2 unidades inteiras podem causar alucinações por até 12 horas). 

Podia falar dos fitatos também...

Encontrados nas oleaginosas e sementes , não são considerados tóxicos, mas por serem antinutrientes, diminuem a absorção de alguns minerais.

O lado bom é que dá pra reduzir a quantidade deles deixando as sementes de molho por algumas horas, e lavando antes de consumir.

Além de reduzir a quantidade de fitatos, ao deixar sementes e castanhas de molho por 4 a 12 horas "acordamos" a semente. Uma série de reações acontecem no interior, que darão início ao processo de germinação. Fatores inibidores do crescimento são desativados, e os hormônios de crescimento começam a atuar. As concentrações de várias vitaminas aumentam neste processo, particularmente vit C e do complexo B.

Amêndoas, avelãs e castanha do pará não perdem a crocância quando deixadas de molho... Já a castanha de caju crua fica mole, não recomendo.

Semente de linhaça é fácil de usar "acordada", mas a chia produz tanto gel de mucilagem que não é possivel lavar depois, pra retirar o fitato. De qualquer forma, deve ser melhor consumir a semente acordada.

 

 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...