Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Gorduras E O Aumento Da Testosterona!

stronger

Posts Recomendados

Bom galera tenho lido muito e axei um artigo importante , principalmente para aqueles que ainda acham que as gorduras so fazem mal e engordam! Estao muito enganados!

Na forma de ácidos graxos e triglicérides, após a absorção, as gorduras são reestruturadas para participar de diversos processos metabólicos, desde o transporte da maioria dos elementos diluídos no sangue (ligadas às proteínas, as gorduras levam hormônios, remédios, nutrientes, anticorpos, etc.), até à formação de substâncias essenciais como os hormônios sexuais, de estruturas vastamente utilizadas como a capa celular (lipoproteínas) ou tecidos como o subcutâneo.

A dimensão do transporte é descomunal, raramente discernida até mesmo por profissionais de saúde. Vejamos um exemplo para entendermos melhor:

A testosterona, hormônio masculino que determina as características físicas e comportamentais, existe em grande quantidade nos homens, e em menor quantidade nas mulheres. É possível medirmos a quantidade de testosterona que está ligada às gorduras circulantes e a quantidade livre, "solta" no sangue. A testosterona livre no homem adulto é em média de 0,03 nanogramos (1/1.000.000.000 gramas) por decilitros de sangue, enquanto que a testosterona ligada a gorduras no homem adulto é em média de 600,00 nanogramos por decilitros de sangue. A proporção é de 1/20.000 entre a testosterona livre e a ligada a gorduras circulantes.

Outro aspecto é quando a eficácia metabólica deste transporte está relacionada com o tempo como no caso dos hormônios:

Num determinado momento precisamos de um certo hormônio, o corpo com seus mecanismos de auto-regulação envia ordens para que este hormônio seja injetado na corrente sangüínea através de seu órgão produtor (por exemplo, as supra-renais). Para o hormônio ir do órgão produtor até o órgão alvo (por exemplo os músculos da íris) é necessário que se ligue às gorduras do sangue. Caso estas estejam aumentadas, o órgão alvo irá receber menos hormônio do que o necessário, pois ficarão ligados às gorduras circulantes. Assim o corpo enviará uma ordem para colocar mais hormônio na corrente sangüínea até atingir o nível adequado no órgão alvo. Após a utilização do hormônio e sua presença não é mais necessária, uma nova ordem é enviada para cessar a injeção de hormônio na corrente sangüínea, porém como tem muita gordura circulante, e conseqüentemente muito hormônio ligado a ela, o órgão alvo continua recebendo estes hormônios.

O equilibrio

A perspectiva de equilíbrio deve ser estendida a todos os alimentos que utilizamos, evitando produtos processados que aumentem demasiadamente algum nutriente. Entre os maiores exemplos deste desequilíbrio temos o açúcar, o sal, a farinha e o óleo.

Gordura, óleo, manteiga, maionese e produtos afins são combustíveis, não alimentos; no máximo seriam adequados para ser utilizados sobre a pele ou cabelos, substituindo os cosméticos.

Gorduras não deveriam ser utilizadas de forma isolada na alimentação, mas sim diluídas entre amidos, proteínas e ligadas à íons (sais), na devida proporção, a fim de promover a vida, tal qual numa semente de feijão (<1% de gorduras). Durante sua metabolização forma ácidos que são neutralizados pelos sais dos alimentos equilibrados. Quando os sais não estão presentes, estes metabólitos acabam reagindo com os tecidos vivos, prejudicando-os (efeito oxidante).

Vamos imaginar um exemplo prático do desequilíbrio:

Drenando todo o óleo existente num prato de comida teremos aproximadamente uma colher de óleo líquido; isto eqüivale ao óleo existente em aproximadamente 500g de feijão; ou seja o esforço que o corpo fará para digerir esta colher de óleo será equivalente a digerir as gorduras de meio quilo de feijão; acrescido do prato de comida... Somando toda a gordura ingerida durante o dia teremos aproximadamente a quantidade existente em dois quilos de feijão ao dia... 365 dias ao ano. Imaginem o esforço que o corpo faz para desmanchar a gordura que ingerimos num prazo de 40 anos... Não é a toa que as doenças apareçam. Este esforço é melhor compreendido logo após uma refeição gordurosa, onde ficamos desanimados, letárgicos, sonolentos, o sangue é distribuído preferencialmente no trato digestivo em restrição ao cérebro e músculos.

Cuidados

Em síntese: quando foi preciso, o hormônio enviado ficou retido nas gorduras circulantes, e quando seu fluxo deveria ter sido interrompido por não ser mais necessário, o hormônio continua presente por estar ligado às gorduras. Este retardo metabólico tem reflexos em praticamente todas as reações químicas do corpo desde a ação dos anticorpos até à quantidade de nutrientes absorvidos pelo intestino. Ter muita gordura circulante é como estar "embaçado". Após a exclusão das gorduras na dieta as pessoas ficam nitidamente mais dispostas e brilhantes, como que refletindo o "brilho" que acontece em todo o ambiente desengordurado (panelas, fogão, paredes, etc).

A ingestão de óleo é diretamente proporcional ao aparecimento de câncer do tubo digestivo (esôfago, estômago e intestinos). É fácil de se compreender porque: Se o óleo irrita a pele que é dura e grossa, imagine a mucosa do intestino que é extremamente fina... simplesmente queima. O corpo tem que cicatrizar esta queimadura, criando nova mucosa. Uma vez ou outra isto é feito sem problemas, mas todo dia, várias vezes por dia... uma hora começa cicatrizar, não para mais e a cicatriz vai crescendo sem controle. Isto é o câncer.

Além do transporte químico e da agressão por contato, outros aspectos do metabolismo lipídico não usuais em nossa cultura poderiam ser explicitados, tais como o desequilíbrio dos hormônios feitos com gorduras e a alteração estrutural na capa das células em geral e dos glóbulos sangüíneos.

Entre os aspectos vastamente conhecidos relembro a formação de placas nas paredes dos vasos, obstruindo-os progressivamente, culminando com infartos, que serão mais evidentes nos tecidos nobres como os coração e cérebro.

Após esta explicação as pessoas dizem: "então é bom usar pouco óleo no preparo dos alimentos", e dizemos: é bom não usar nenhum óleo no preparo dos alimentos, nem mesmo o óleo de oliva, pois todo o óleo que precisamos pode vir diretamente das sementes (equilibrados com os sais e os outros nutrientes). Não é à toa que desde há 3.500 anos atrás temos sido orientados a não usar este tipo de produto como alimento (Levitico 3.17; Levitico 7.22-25).

O valor que nossa cultura dá ao azeite de Oliva colocando-o até mesmo como terapêutico é decorrente principalmente da longevidade dos povos mediterrâneos, em especial dos gregos. No entanto ao analisarmos sua dieta verificamos que não existe suínos, ou seja, não utilizam qualquer parte de porco como alimento ou insumo alimentício. Aí está a razão para a longevidade aumentada, que apesar de estar sendo diminuída pelo uso de azeite, ainda assim é grande porque não utilizam suínos. Salomão antagoniza o azeite em um de seus provérbios.

Bom galera espero ter ajudado e aprofundado o conhecimento de voces , abracos e bons treinos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

• 1 ano depois...

galera n sei c eu estou doido, ou se o artigo foi alterado de 2009 pra ka, mas..

tah flanu mtas coisas ruin sobre gordura, ateh o azeite de oliva, alem de n fla q aumenta a testosterona?

descupa ressucita o topico, mas ou eu n ENTENDI nda do artigo ou ele eh totalmente contra a gordura..

Abraço

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Oi amigos, o que me dizem dos "óleos de peixe", óleos de côco e óleo de linhaça.... ???

Posso incluí-los na minha suplementação?

Posso colocar esse óleos (mct) no lugar da minha malto ou dextrose?

Essa eh minha duvida....

Abraço!!!

Link para o comentário

• Supermoderador
Oi amigos, o que me dizem dos "óleos de peixe", óleos de côco e óleo de linhaça.... ??? Posso incluí-los na minha suplementação? Posso colocar esse óleos (mct) no lugar da minha malto ou dextrose? Essa eh minha duvida.... Abraço!!!

São ricos em omega 3,6 e 9. Pode usar desde que inclua os valores de gorduras e calorias no computo geral, lembre de manter o balanço positivo para omega 3 e, principalmente, lembre que 1 grama de oleo de peixe NÃO equivale a 1 grama de Omega 3.

galera n sei c eu estou doido, ou se o artigo foi alterado de 2009 pra ka, mas.. tah flanu mtas coisas ruin sobre gordura, ateh o azeite de oliva, alem de n fla q aumenta a testosterona? descupa ressucita o topico, mas ou eu n ENTENDI nda do artigo ou ele eh totalmente contra a gordura.. Abraço

Este é um artigo, se pesquisar verá que existem outros, inclusive com mais pesquisas associadas, que falam diferente.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...