Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário do gato de Schrödinger: LPO, powerlifting e umas paradinhas boribildi


Lucas, o Schrödinger

Posts Recomendados

A partir da semana que vem eu vou fazer um pequeno ajuste nos max efforts. Em vez de buscar 2-3RM, vou buscar 3RM@8 (RPE 8).
 

Basicamente, vou colocar 89-90% da 1RM (o que daria RPE 9 pra 3 reps) e semana após semana tentar melhorar a performance até obter um RPE 8. 

 

Pretendo usar o app Metric VBT pra medir perdas de velocidade pra auxiliar na medida de RPE. Uma perda de velocidade (VL, velocity loss) de 20% pra uma intensidade de 85%1RM representa grosseiramente um RPE 8.

 

Table-2_EN.png

 

Resumidamente, vou colocar ~90%1RM e tentar reduzir a perda de velocidade até menos de 20%. Em paralelo vou usar tb o feeling da RPE.

 

Sempre que atingir RPE 8/20%VL vou aumentar a carga em 2-3%.

 

A ideia é só rotacionar o exercício eventualmente. Vou ficar mais fixo com agachamento e supino reto pausado. O supino tem sido mais problemático recentemente, então talvez ainda use um spoto press semana que vem, vai depender dos ombros.

 

É isso. O treino seguirá bem parecido, seguirei com max effort de empurrar e agachar, só vou mudar mesmo esses parâmetros pra pegar mais leve nas articulações.

 

PS: Essa ideia surgiu qd eu tava sugerindo soluções pro Thorzin pra reduzir a fadiga dele e aumentar a performance e acabei gostando e vou usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Hoje teve lower 2:

 

A. Agachamento
5x131kg - 75%
2x3x143kg - 82%
1x155kg - 89%
B. RDL 2x5x150kg

C. Extensão nórdica 2x8x10kg

 

To buscando ~9-10 sets semanais de agachar, puxar e empurrar e 5 de extensão de quadril.

 

É isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/02/2024 em 09:54, Lucas, o Schrödinger disse:

Acho que já havia estudos com resultados semelhantes, mas a população não era tão treinada. Isso aqui reforça a necessidade de um alto nível de esforço, mas, em princípio, descarta a necessidade de se atingir a falha.

Que bom que os estudos estão confirmando essa tese.

 

A ideia de uma falha completa nunca fez muito sentido para mim. Até porque eu treino sozinho, sem parceiro, então não é nem seguro alcançar a falha. Eu tento chegar o mais próximo disso.

 

Obrigado por compartilhar @Lucas, o Schrödinger!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/02/2024 em 09:54, Lucas, o Schrödinger disse:

Esse estudo recente abaixo comparou ir até a falha e ir até 1-2 repetições da falha:

 

https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02640414.2024.2321021

 

O resultado em termos de hipertrofia foi quase idêntico para os dois protocolos.
 

Tem alguns detalhes interessantes:

  1. Os indivíduos eram treinados. Mais de 50% já haviam competido em bodybuilding ou algum esporte de força;
  2. O design usava o mesmo sujeito como controle. Cada protocolo foi feito em uma perna.

 

Abaixo infográfico com o detalhamento do protocolo:

 

Figure 1. Schematic overview of study design and resistance training protocols. Participants completed two pre-testing sessions (involving two ultrasound assessments, and a repetitions-to-failure and repetition-maximum load assessment), 16 experimental sessions across the 8-week intervention (two times per week separated by ~72 h), and two post-testing sessions (involving two ultrasound assessments). RIR, repetitions-in-reserve. RM, repetition-maximum.

 

Outro infográfico contendo a variação em hipertrofia do quadríceps de cada perna:

 

Figure 7. Graphical overview of key findings and practical applications. Resistance training variables (e.g., volume, load lifted, exercise order) other than proximity-to-failure that contribute to the resistance training stimulus, along with individual characteristics (e.g., fatigability), also need to be considered in resistance training prescription. Rather than being strict instructions, the demographic recommendations shown (via the silhouettes) are examples of how the target proximity-to-failure during resistance training may vary across individuals.

 

Acho que já havia estudos com resultados semelhantes, mas a população não era tão treinada. Isso aqui reforça a necessidade de um alto nível de esforço, mas, em princípio, descarta a necessidade de se atingir a falha.

 

 

 

pode ser puro achismo meu ou até loucura USHAUASHUAHSSS

 

tipo, notei que quando comecei a trabalhar mais perto da falha, meu musculo começou a ter um aspecto diferente... mais hard, pode ser genético também, mas basicamente todos os atletas que trabalham perto da falha tem esse aspecto no shape. Não que esteja querendo a me comparar a um atleta UHSDAUASHUAHSUAHS só é uma coisa que venho notado já faz um tempo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/02/2024 em 18:59, T. Wall disse:

A ideia de uma falha completa nunca fez muito sentido para mim. Até porque eu treino sozinho, sem parceiro, então não é nem seguro alcançar a falha. Eu tento chegar o mais próximo disso.

Pra mim a falha só faz sentido em high reps, pq é difícil demais estimar a distância da falha, então melhor garantir e em exercícios simples isolados no final do treino.

 

Na maior parte do treino acho melhor trabalhar com 3-10 reps, não mais que isso. RPE 7-9 acho que fica bom, é o weet spot pra quem busca hipertrofia.

 

Em 25/02/2024 em 11:49, mzampieri disse:

pode ser puro achismo meu ou até loucura USHAUASHUAHSSS

 

tipo, notei que quando comecei a trabalhar mais perto da falha, meu musculo começou a ter um aspecto diferente... mais hard, pode ser genético também, mas basicamente todos os atletas que trabalham perto da falha tem esse aspecto no shape. Não que esteja querendo a me comparar a um atleta UHSDAUASHUAHSUAHS só é uma coisa que venho notado já faz um tempo...

Antes vc falhava ou trabalhava mas longe da falha? Não entendi isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2024 em 11:29, Lucas, o Schrödinger disse:

Máxima estimada em 145kg.

Com base na nova tabela a máxima estimada desce pra 142kg, o que parece mais realista mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...