Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário do gato de Schrödinger: LPO, powerlifting e umas paradinhas boribildi


Lucas, o Schrödinger

Posts Recomendados

Publicidade

Alguns pensamentos sobre alta frequência

 

Tem algumas regras importantes na hora de montar uma rotina desse tipo. 

 

A primeira coisa é inicialmente não tentar aumentar o volume semanal com a alta frequência. Se faz 6 sets de um movimento, em cada dia, 2x na semana, totalizando 12 sets; ao partir pra uma frequência de 4x deve-se manter esses 12 sets, ou seja ~3 sets por dia. Depois que adaptar, talvez seja até possível aumentar esse volume.

 

Agora que o volume tá equalizado, tem que pensar na recuperação entre os treinos. Aqui é importante evitar altas repetições, RPE muito alto (e falha) e movimentos que causem muito dano alongando as musculaturas alvo, tipo RDL, paralelas, entre outros, principalmente se não estiver acostumado. Esses movimentos, assim como repetições e RPEs mais altas podem entrar no momento que tiver uma janela boa de recuperação (quando tiver pelo menos um dia de recuperação até o treino seguinte).

 

Pra ter alguns parâmetros, é interessante não passar de RPE 8-9 na maior parte do treino e eu prefiro ir até não mais que 10 repetições. Nesse tipo de treino é melhor usar mais intensidade com folga nas repetições em reserva. Se precisar, aumenta o número de sets pra equiparar o volume. Se 3x5 ficar com RPE alta, altera pra 5x3 pra ficar com mais folga no nível de esforço.

 

A principal vantagem de alta frequência, em minha opinião, é aprendizado técnico e neural. É fazer o movimento mais vezes na semana. Além disso, quando se treina com alta frequência naturalmente vai aquecer mais vezes aquele movimento e isso também vai promover um aprendizado.

 

Com alta frequência dá pra treinar um dia mais pesado, com um esforço máximo, por exemplo, mas tem que moderar nos outros dias de treino, mantendo uma certa intensidade (gosto de usar sempre mais de 70-75%) poucas repetições e RPE baixo/moderado (por volta de 6-8). Uma prática que ajuda a manter força aqui (nem tanto hipertrofia) é usar máxima intenção nas concêntricas, ou seja, concêntricas o mais rápidas possível. Tem que criar esse hábito de impor o máximo de intenção mesmo com pouca carga.

 

Acho que é isso.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje foi difícil treinar. Nível de estresse tá alto, acabei comendo um pote de sorvete e saindo da dieta (tenho comido umas porcarias aqui e ali, mas fazia tempo que não aloprava e saia da dieta assim). Eis que no final da tarde faltou energia e fiquei sem opção, senão treinar. No escuro. E no calor.

 

A. C&J 3x(2+2)x80kg
B. Agachamento pausado 3x5x100kg
C1. Press in snatch 2x8x24kg
C2. Elevação lateral 2x10x26kg 
C3. Flexão de joelho no remo 2x12

 

Os ombros e cotovelos tão incomodando bastante, mas surpreendentemente se comportaram bem por todo o treino. Mto esquisito.

 

Os agachamentos foram fáceis. Acho que recuperei o nível de força.

 

Não fiz DL. Porque não. Tudo tem limite.
 

É isso. Vou tentar fazer um cardio no remo nesses dois dias do fds. Agora acho que vou beber pra desestressar - parte 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/12/2023 em 19:40, Lucas, o Schrödinger disse:

Os ombros e cotovelos tão incomodando bastante, mas surpreendentemente se comportaram bem por todo o treino. Mto esquisito.

Agora que vc está em TRT, já considerou usar uma deca ou NPP para melhorar essas articulações? Só plantando uma semente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/12/2023 em 12:39, T. Wall disse:

Agora que vc está em TRT, já considerou usar uma deca ou NPP para melhorar essas articulações? Só plantando uma semente...

Usei e não mudou nada…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/12/2023 em 12:45, Lucas, o Schrödinger disse:

Usei e não mudou nada…

huuum, certo...

 

Já pensou então em entrar com ácido hialurônico e colágeno hidrolisado tipo 2? Já adianto, é caro, mas é o que há de melhor para tecidos conjuntivos e moles do corpo humano. Converse com sua médica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/12/2023 em 19:40, Lucas, o Schrödinger disse:

Hoje foi difícil treinar. Nível de estresse tá alto, acabei comendo um pote de sorvete e saindo da dieta (tenho comido umas porcarias aqui e ali, mas fazia tempo que não aloprava e saia da dieta assim). Eis que no final da tarde faltou energia e fiquei sem opção, senão treinar. No escuro. E no calor.

 

A. C&J 3x(2+2)x80kg
B. Agachamento pausado 3x5x100kg
C1. Press in snatch 2x8x24kg
C2. Elevação lateral 2x10x26kg 
C3. Flexão de joelho no remo 2x12

 

Os ombros e cotovelos tão incomodando bastante, mas surpreendentemente se comportaram bem por todo o treino. Mto esquisito.

 

Os agachamentos foram fáceis. Acho que recuperei o nível de força.

 

Não fiz DL. Porque não. Tudo tem limite.
 

É isso. Vou tentar fazer um cardio no remo nesses dois dias do fds. Agora acho que vou beber pra desestressar - parte 2.

 

Pior época do ano pra cutting.

 

Mês de dezembro eu deixo solto, não como igual cavalo, mas eh muito evento e fica difícil controlar os macros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/12/2023 em 13:01, Vitor_Maromba disse:

Pior época do ano pra cutting.

To em manutenção. Como o gasto médio é 3400kcal fica de boa geralmente. Cutting só a partir de janeiro.

 

Em 09/12/2023 em 12:48, T. Wall disse:

Já pensou então em entrar com ácido hialurônico e colágeno hidrolisado tipo 2?

Colágeno tipo 2 eu já uso. O outro nunca testei. Recentemente testei MSM. Acho q o colágeno tipo 2 dá uma leve ajuda, mas bem pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/12/2023 em 12:45, Lucas, o Schrödinger disse:

Usei e não mudou nada…

Eita meu mano, não sabia que vc era hormonizado, sempre achei que vc fosse natural.

 

Acho que não vi seu post sobre isso. Começou a quanto tempo? Blast and Cruise ou só TRT?

 

Acho que seria importante e interessante vc postar sobre isso, principalmente pra ver como afetam as suas cargas, sempre tive curiosidade sobre o assunto na prática, principalmente sobre os efeitos no seu treino que é mais focado em LPO e Powerlifting.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/12/2023 em 13:24, ThorMitologicamenteAcurado disse:

Blast and Cruise ou só TRT?

Tem pouco mais de um ano de uma TRT plus (200mg/sem). Teve um período que usei a cada 10 dias, mas resolvi ficar com 200mg por semana.
 

Cheguei a usar deca por pouco tempo, na intenção de melhorar as articulações, mas não ajudou e coincidentemente foi justo no período que lesionei a lombar, então meio que não aproveitei nem o que seria pra mim o plus anabólico, já que tava treinando com cargas bem baixas (nessa época eu perdi massa muscular).

 

Eu não senti diferença nas cargas. Na dose que uso realmente é mais uma questão de qualidade de vida mesmo, melhora na disposição, libido, recuperação dos treinos. Tem algum efeito bem marginal na hipertrofia, que é bem pouco no curto prazo, mas acho q pode fazer diferença no longo prazo. 

 

Quem sabe no futuro eu invento de fazer um blast… mas realmente não tenho grandes objetivos estéticos, então não sei se vai acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...