Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Diário do gato de Schrödinger: LPO, powerlifting e umas paradinhas boribildi

Posts Recomendados

Postado

Em 23/01/2026 em 12:30, Rambaoretorno disse:

Mas no campeonato de federação vc sai de um agachamento pesado pra encarar um terra em seguida. E se botar sumo, todo mundo vai migrar pra ele(até eu) pq dá mais carga, e aí não vamos ter aquela coisa da hora de aprender e louvar o clássico

Não é "vou fazer sumo, vai subir mais peso". Não é todo mundo que se encaixa no sumo, ele tem uma tendência de ser mais forte, é um posicionamento mais "encaixavel", ninguém ergue nada na rua de forma próxima de um terra convencional, mas igual, se vai ser um não mais forte, é individual

• Respostas 5,9k
  • Visualizações 606,6k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

• TÓPICOS QUE EU CRIEI Artigos mais recentes: [Programa] Candito advanced deadlift - explicação e planilhas [Tradução] O sumô deveria ser banido do powerlifting? [Tradução] Esteroides aumentam ou diminu

• MINHA FORMA DE PENSAR EM RELAÇÃO À DIETA E RECOMPOSIÇÃO CORPORAL Primeiro sobre proteínas: Proteínas não se transformam em gordura facilmente;  Proteínas ajudam a preservar massa

• Tava andando pela orla de Lima e vi uma barra:

Imagens Postadas

Postado
Em 24/01/2026 em 22:52, Debew disse:

Não é "vou fazer sumo, vai subir mais peso". Não é todo mundo que se encaixa no sumo, ele tem uma tendência de ser mais forte, é um posicionamento mais "encaixavel", ninguém ergue nada na rua de forma próxima de um terra convencional, mas igual, se vai ser um não mais forte, é individual

Mas pq nos campeonatos tem uns caras que fazem sumô quase abrindo espacate? Não seria pra diminuir a trajetória da barra?

Eu fazia sumo antes, migrando o treino pro clássico eu senti bastante diferença, dificuldade, também achei que demora mais pra recuperar. Tô apanhando desse exercício igual mulher de bandido

Postado
Em 23/01/2026 em 12:23, vitoriacampeao2 disse:

Voto contra essa ausência também. Tem que rolar no mínimo a descriminalização do sumô. Ele inclusive disse que tá meio destreinado e longe do auge em ambos, mas concordo que não precisava proibir algo que as próprias federações não proíbem (até onde eu sei). Queremos todos os ilustres do fórum inscritos.

No strongman o sumo é proibido.

E olha q eles permitem straps apoiar na coxa etc… mas sumo não

Editado por Doctor Manhattan

Postado
  • Autor
Em 25/01/2026 em 09:05, Doctor Manhattan disse:

No strongman o sumo é proibido.

E olha q eles permitem straps apoiar na coxa etc… mas sumo não

Fala, Doug,

Dos 15 recordes mundiais atuais da IPF, 4 são convencionais e 11 sumô. Se sumô fosse inerentemente melhor, todos os recordes seriam sumô.

Eu postei a tradução de um post que faz uma análise mais aprofundada, que mostra vantagem pra pessoas mais leves pro sumô (ainda assim, o recordista masculino da 66kg faz convencional) e pra pessoas mais pesadas pro convencional, enquanto nas categorias intermediárias há certo equilíbrio.

Pode ser que pra maioria das pessoas o sumô seja melhor. Como o Wagner bem pontuou, ninguém levanta uma caixa do chão usando uma stance convencional. Mas o sumô não é inerentemente mais forte, depende das proporções da pessoa.

Postado
Em 25/01/2026 em 11:08, Lucas disse:

todos os recordes seriam sumô.

Ai vai para um senso comum totalmente errado pq não é só como mas quem que entra na jogada.

Tem muitos caras do alto nível q dizem q sumo é para mulheres e não fazem mas são absurdamente fortes mesmo assim.

Record mundial feminino abaixo de 63kg de terra é aproximadamente 235kg, eu tenho 85kg acredito q não consigo fazer essa marca, vc realmente acha q em termos de força absoluto um homem de 85kg é mais fraco que uma mulher de 63kg os dois treinados?

Editado por Doctor Manhattan

Postado
  • Autor
Em 25/01/2026 em 11:54, Doctor Manhattan disse:

Tem um fato q é bem difundido, atletas de braços longos costumam ser melhores deadlifters e piores supineiros e vice versa.

Sumo vem pra ajudar quem tem braços mais curtos.

Eu não entendi exatamente qual o seu argumento aí… mas acho q concordamos ao menos que algumas pessoas vão se dar melhor com sumô e outras com convencional. Os super pesados terram em grande maioria convencional, por ex. Pra esse grupo sumô é desvantajoso em geral.

Na prática o competidor vai usar o lift que dê a ele melhor chance de ganhar.

O Panash, que é um PL de menos de 70kg que sigo, supinador absurdo, terra convencional, mesmo sendo de uma categoria leve. Certamente ele usaria sumô se automaticamente fosse levantar mais carga.

É perfeitamente razoável afirmar que sumô provavelmente é mais vantajoso pra maioria das pessoas. Não discordaria disso. Mas acredito que não seja possível afirmar - e nem há evidências pra isso - que o sumô é automaticamente melhor pra qualquer um.

Postado
  • Autor

Hj foi treino de empurrar com algumas mudanças:

A. Jerk 3x2x80kg

B. Supino reto 6x1x110kg - Sem perda de velocidade significativa entre singles

C. Supino reto com bloco 3cm 3x3x110kg - Sem perda de velocidades significativa. Era pra ter usado bloco de 5cm.

D. Crucifixo halteres 3x10x20kg

E. Tríceps polia 12/4/2/2x40kg - Rest-pause. Perda de reps mto grande…

F. Elevação lateral sentado 12/9/7x13kg - Rest-pause

Acabei demorando mais que o habitual, especialmente nos singles, por conta de ser um treino novo. Preciso usar um cronômetro pra fazer os singles sem esquecer que to treinando.

Hj foram 6x1 pra 87%, mas a ideia é chegar em 90% e, se seguir sem perda de velocidade, continuar aumentando.

De complemento usei o board press, que tem menos amplitude e vai trabalhar mais a parte superior, sem agredir a porção baixa do movimento, que é mais sensível.

No próximo treino de empurrar serão só duas triplas leves de supino e depois alguns sets de supino deadstop, saindo da trava baixa, logo acima do peito (o nome chique seria low pin bench press).

Esse low pin bench é pra treinar a parte mais fraca, que é a saída do peito.

O crucifixo tem foco total em hipertrofia do peitoral, que é o movedor principal do supino, num movimento com perfil de resistência semelhante ao supino.

Espero que meu supino saia do lugar.

É isso. Amanhã é inferiores.

Postado
  • Autor
  • Este é um post popular.

Alguém pediu um programa de treino de terra e como eu nunca fiz um, dei uma pesquisada e os programas do Candito costumam ser interessantes. Então tá aí:

Google Docs
No image preview

[COMPARTILHADA] Candito Advanced DL.xlsm

Programa de levantamento terra do Candito. Eu peguei a planilha do liftvalt e automatizei as várias coisas não automatizadas.

O link do liftvalt com a planilha:

https://liftvault.com/programs/powerlifting/candito-deadlift-program-spreadsheet/

Resumo descritivo do programa

CANDITO ADVANCED DEADLIFT PROGRAM

DESCRIÇÃO GERAL E DETALHADA

Candito Advanced Deadlift Program é um programa gratuito, desenvolvido por Jonnie Candito, com foco exclusivo em maximizar o desempenho no deadlift em atletas intermediários a avançados. Ele é amplamente difundido por meio de planilhas públicas (como as do LiftVault) e descrições técnicas do próprio autor em fóruns e artigos.

O programa não é um plano de treino completo de powerlifting. Ele é um bloco especializado, projetado para ser integrado a um treinamento mais amplo, com o objetivo claro de elevar o 1RM do deadlift sem comprometer excessivamente a recuperação.

OBJETIVO CENTRAL DO PROGRAMA

O Candito Advanced Deadlift foi construído para resolver um problema comum em atletas avançados:

o deadlift estagna antes dos outros lifts devido a limitações neurais, técnicas e de tolerância ao volume pesado.

Para isso, o programa:

• reduz a dependência de progressões lineares simples,

• utiliza variações estrategicamente organizadas,

• combina autorregulação com percentuais pré-definidos,

• e controla rigorosamente a fadiga sistêmica.

ESTRUTURA GERAL

Duração

• 10 semanas (versão sem a fase opcional de “bridge”)

• Existe também uma versão estendida (≈14 semanas) com uma fase adicional de volume, mas a versão mais difundida é a de 10 semanas.

Frequência

• 2 sessões de deadlift por ciclo semanal

• O próprio autor recomenda treinar a cada 3º dia, e não necessariamente em semanas fixas de calendário, para otimizar recuperação.

Cada semana é organizada em:

• Day A → sessão mais específica / pesada

• Day B → sessão complementar (volume, suporte ou autorregulação diferente)

PRINCÍPIOS-CHAVE DO PROGRAMA

1. Especialização progressiva

O programa não treina o deadlift pesado desde o início. Ele passa por fases onde o foco é:

1. uma variação próxima,

2. depois uma variação distante,

3. e só então o deadlift de competição.

Isso reduz estresse articular precoce e melhora transferência técnica.

2. Autorregulação nos singles

Em vez de prescrever singles a porcentagens fixas desde o começo, o Candito utiliza:

• o conceito de “lbs in the tank” (libras na reserva),

• que funciona como uma forma indireta de RIR/RPE aplicado a singles.

Isso permite:

• ajustar o peso diário conforme a prontidão do atleta,

• evitar falhas precoces,

• e manter alta qualidade técnica.

3. Controle rigoroso de fadiga

O programa:

• limita o volume total de deadlift pesado,

• desencoraja agachamentos pesados simultâneos,

• e mantém acessórios em volume suficiente para estímulo, mas insuficiente para interferência.

AS FASES DO PROGRAMA

PHASE 1 — CLOSE VARIATION

Semanas 1–3

Objetivo

• Desenvolver força e eficiência em uma variação muito próxima do deadlift de competição.

• Preparar o sistema nervoso para cargas altas sem usar ainda o lift principal.

Características principais

• Uso de uma variação próxima (ex.: paused deadlift, deficit leve, tempo deadlift).

• Presença de singles autoregulados, com “peso na reserva”.

• Volume moderado, com séries mais longas no início (ex.: 3×8, 3×5).

Autorregulação

O single inicial não é dado como % fixa. Ele é calculado com base em:

• a carga máxima estimada da variação,

• menos um valor em libras “na reserva”,

• que aumenta progressivamente da Week 1 para a Week 2.

Na Week 3, o programa permite:

• singles mais pesados,

• inclusive ligeiramente acima da referência inicial da variação, se a execução estiver sólida.

PHASE 2 — DISTANT VARIATION

Semanas 4–6

Objetivo

• Atacar pontos fracos específicos do deadlift.

• Aumentar a capacidade de produzir força em condições biomecanicamente menos favoráveis.

• Uso de uma variação distante (ex.: deficit maior, snatch-grip deadlift, stiff-leg).

• Progressão linear baseada em um 5RM estimado da variação.

• Paralelamente, o deadlift de competição reaparece com baixo volume, usando a mesma carga da variação, apenas para manter familiaridade técnica.

Importante

Nesta fase:

• não há singles pesados,

• o foco é tolerância a carga submáxima,

• e desenvolvimento estrutural.

PHASE 4 — COMPETITION DEADLIFT

Semanas 7–10

Não existe Phase 3 na versão curta. A numeração salta diretamente para a Phase 4.

Objetivo

• Converter todo o trabalho prévio em performance máxima no deadlift de competição.

• Realizar o peaking e o teste final de 1RM.

• Uso exclusivo do deadlift de competição.

• Combinação de:

• singles pesados (0,875 → 0,94+),

• séries médias (2–6 reps),

• e redução gradual de volume conforme o pico se aproxima.

Autorregulação nesta fase

O programa frequentemente oferece:

• faixas de porcentagem (ex.: 85–90%),

• com orientação para escolher a carga com base em RPE/velocidade.

A Week 10 termina com:

• um taper curto,

• seguido de um max out / teste de 1RM.

ACESSÓRIOS E ASSISTÊNCIAS

O Candito Advanced Deadlift não é um programa orientado a acessórios. Eles existem com funções claras:

Funções dos acessórios

• manter massa muscular relevante,

• corrigir pontos fracos específicos,

• sem gerar fadiga sistêmica excessiva.

Tipos mais comuns

• exercícios de cadeia posterior leve a moderado,

• abdominais e core,

• leg curls,

• variações de deadlift controladas (pausa, tempo, ROM ajustado).

O que o programa desencoraja

• isoladores pesados de quadríceps,

• alto volume de agachamento,

• qualquer acessório que cause DOMS intenso e atrapalhe a puxada.

AGACHAMENTO NO CONTEXTO DO PROGRAMA

O agachamento:

• não é periodizado dentro do Candito Advanced Deadlift,

• é tratado apenas como manutenção.

Diretrizes implícitas:

• intensidade moderada,

• RPE baixo a moderado,

• evitar proximidade com o dia pesado de deadlift.

Isso é uma decisão consciente de design, não uma omissão.

PARA QUEM O PROGRAMA É INDICADO

Atletas intermediários a avançados
Quem já estagnou no deadlift
Quem tolera bem singles pesados
Quem entende RPE/RIR ou pelo menos controle de execução

Iniciantes
Quem ainda progride linearmente
Quem precisa desenvolver todos os lifts ao mesmo tempo

CONCLUSÃO

Candito Advanced Deadlift Program é um bloco de especialização altamente focado, que combina:

• variações estrategicamente organizadas,

• autorregulação inteligente,

• progressões não lineares,

• e controle rigoroso de fadiga.

Ele não tenta fazer tudo — e exatamente por isso funciona bem para o que se propõe:
aumentar o deadlift máximo em atletas já treinados.

Postado
Em 25/01/2026 em 02:27, Rambaoretorno disse:

Mas pq nos campeonatos tem uns caras que fazem sumô quase abrindo espacate? Não seria pra diminuir a trajetória da barra?

Porque eles conseguem ahsuhausa

Como comentei na primeira frase, não é todo mundo que faz sumo e se da bem, independente da stance, não significa em nada que o contrário não aconteça. Como relato pessoal, quando iniciei no PL a milenios atrás, era fã do Dan Green, que puxa sumo. Por influência disso me obriguei a ir pra esse terra onde o teto de peso que consegui puxar foi 260kg. Nessa época, mal fazia 230kg convencional. Hoje focando no convencional passei dos 300kg e a facilidade de tudo, setup, movimento, tudo, é muito melhor do que do sumo que eu me fodia pra me ajustar e puxar.

Em 25/01/2026 em 02:27, Rambaoretorno disse:

Eu fazia sumo antes, migrando o treino pro clássico eu senti bastante diferença, dificuldade, também achei que demora mais pra recuperar. Tô apanhando desse exercício igual mulher de bandido

E isso é completamente normal, não tem como esperar ser bom em algo que tu não treina. Assim como relatei acima, quando puxava sumo, meu convencional era fraco. Comecei a focar no convencional ele passou o sumo.

De novo, sim existe uma tendência de que o sumo seja uma forma mais eficiente de puxar, mas ser uma tendencia, nem de longe faz com que seja unanime.

Os dados que o @Lucas trouxe ai mostram isso.

Em 25/01/2026 em 12:42, Lucas disse:

É perfeitamente razoável afirmar que sumô provavelmente é mais vantajoso pra maioria das pessoas. Não discordaria disso. Mas acredito que não seja possível afirmar - e nem há evidências pra isso - que o sumô é automaticamente melhor pra qualquer um.

que bonitinho a gente falou a mesma coisa <3

Postado

Gente as aulas aqui estao foda, tanto do Lucas quanto do Wagner. Deu pra entender a lição de casa

Mas tem uma parada aí que eu não tô tankando, vcs acham que abrir espacate e mover a barra centímetros do chão é a mesma dificuldade de um terra convencional? Acho que não, vão concordar que nego pega a regra e abusa

Editado por Rambaoretorno

Postado
  • Autor
Em 26/01/2026 em 08:18, Rambaoretorno disse:

Mas tem uma parada aí que eu não tô tankando, vcs acham que abrir espacate e mover a barra centímetros do chão é a mesma dificuldade de um terra convencional? Acho que não, vão concordar que nego pega a regra e abusa

Se eu fizer isso, não movo 1cm do chão, não vou ter força nessa posição e ainda vou machucar meu adutor kkk

Tem gente que consegue, tem as proporções e a capacidade de gerar força nessas posições extremas, mas acho que a maioria não. Concordo que é bem feio e escroto, mas não é tão simples de fazer, senão todo mundo faria, todo mundo quer ganhar, mas a maioria não faz essas aberturas extremas.

Postado
  • Autor

Hj os movimentos não tavam saindo 100% fluidos, mas eu consegui fazer o planejado, ainda que com alguma dificuldade. Qd tem snatch, tenho que postar vídeo aqui:

O treino ficou assim:

A. Snatch 3x2x70kg

B. Agachamento 3x140kg + 5x122kg

C. Agachamento 1 1/2 3x3x100kg - Coisa nova, explico a seguir.

D. Snatch pull 3x3x105kg

E. Panturrilha em pé unilateral 10/7/5x40kg - Rest-pause.

Esse agacho 1 1/2 (um e meio) é o seguinte:

A ideia é melhorar o controle postural na saída do bottom do agacho pra passar pelo sticking point com maior fluidez. Então eu desço, faço o bounce, subi até o stincking point, faço uma micropausa ali, desço de novo e subo até o final. É bem difícil kkk

No outro treino tem o deadstop pin squat saindo logo abaixo do sticking point, que já é mais pra desenvolver força bruta nessa posição e focar em quadríceps.

Eu resolvi fazer esses ajustes pq tive que mexer no supino e acabei ajustando o agacho tb, mais ou menos na mesma linha, de focar nos pontos fracos, apesar dele não estar tão estagnado.

É isso. Rumo aos 100kg de snatch. Oremos.

Postado
  • Autor

Hj foi treino de puxar:

A. Block power clean 3x3x80kg

B. Puxada unilateral supinada 10/8/7x45kg

C. Serrote 15/12x40kg

D1. Flexão de joelho em pé polia 2x8x30kg

D2. Rosca scot unilateral 9/7x20kg

E1. Crucifixo invertido 10/8x20kg

E2. Rosca inclinada 7x20kg

Essa puxada e simples, dá pra fazer em qq lugar que tenha um cross e é mto boa.

É isso. Amanhã é treino de empurrar.

Postado
Em 26/01/2026 em 09:36, Lucas disse:

Se eu fizer isso, não movo 1cm do chão, não vou ter força nessa posição e ainda vou machucar meu adutor kkk

Esse aqui é o ponto @Rambaoretorno . Sim, o pessoal pega a regra e abusa, justamente porque o PL "não é um esporte de força" (Sheiko, Boris). O objetivo do esporte é tu usar as regras a teu favor pra que tu consiga mover o máximo de peso possível. Strongman é um esporte de força pura, basicamente sem putisse, todo mundo faz a mesma coisa praticamente igual, ou tira a merda do chão ou não tira, até LPO pode entrar aqui.

O PL ta se tornando um esporte de força de forma mais "pura" agora com essas modificações nas regras.

Mas o ponto é, nao é todo mundo que consegue fazer isso, looooooooooooooooooogo, não é algo vantajoso. Assim como o Lucas, se eu tento fazer uma coisa dessas, é cirurgia na hora, a minha stance de maior força é no terra convencional.

Postado
Em 27/01/2026 em 12:56, Lucas disse:

Hj foi treino de puxar:

A. Block power clean 3x3x80kg

B. Puxada unilateral supinada 10/8/7x45kg

C. Serrote 15/12x40kg

D1. Flexão de joelho em pé polia 2x8x30kg

D2. Rosca scot unilateral 9/7x20kg

E1. Crucifixo invertido 10/8x20kg

E2. Rosca inclinada 7x20kg

Essa puxada e simples, dá pra fazer em qq lugar que tenha um cross e é mto boa.

É isso. Amanhã é treino de empurrar.

Muito bom! Uma dúvida, aqui na B. Puxada unilateral supinada 10/8/7x45kg aqui você fez 10 reps na primeira série, 8 na segunda e 7 na terceira?? As reps vai abaixando conforme as séries né?

Postado
  • Autor
Em 28/01/2026 em 00:20, BielDarkness disse:

Muito bom! Uma dúvida, aqui na B. Puxada unilateral supinada 10/8/7x45kg aqui você fez 10 reps na primeira série, 8 na segunda e 7 na terceira?? As reps vai abaixando conforme as séries né?

Eu fiz tudo RPE 10, aí naturalmente o numero de reps vai baixando. Se o numero de reps se mantiver é pq não foi RPE 10. No vídeo acho que foi a segunda e dá pra ver como não caberia mais nenhuma repetição.

Postado
  • Autor

Hj teve empurrar e eu estreei o pin bench:

Ficou mais leve do que deveria (RPE 5-6). Vou ajustar pros próximos treinos. Como a ideia é melhorar a força no sticking point, tenho que treinar isso com um nível de esforço maior (RPE 8-9).

Mas a execução ficou boa, pausa boa antes de fazer a concêntrica, pra retirar toda a força elástica. As concêntrica foram explosivas e a intenção tá funcionando, mas a carga tinha que ser maior pra ficar mais lenta (independente de minha vontade kkk).

O treino ficou assim:

A. Push press 3x2x90kg

B. Supino reto pausado 2x3x100kg - Foi menos leve do que deveria, oq indica uma fadiga acima do planejado no peitoral.

C. Low pin bench press 5x3x90kg

D. Crucifixo 2x10x20kg - Reduzi uma série pq o peitoral ainda tá castigado do treino passado. Vou manter 2 sets por enquanto, até adaptar melhor.

E. Tríceps francês unilateral halter 18/7/4x15kg - Rest-pause. A perda de reps segue grande aqui, como foi no tris polia.

F. Elevação lateral banco 45° viés alongado 12/6/4x9kg

Eu consegui fechar o treino em 1h10, contando com aquecimento, oq foi mto bom.

É isso. Amanhã é inferiores.

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.